sábado, 2 de abril de 2011

Deputados da PB desprezam o interesse do povo

Colunista - Joanildo Mendes


Os deputados estaduais paraibanos, em sua grande maioria, não estão muito interessados na realização de sessões itinerantes para saber quais são os verdadeiros anseios do povo, lá na sua origem. Pelo menos foi o que ficou constatado na primeira sessão itinerante realizada na manhã desta sexta-feira, 1° de abril.

Parece mentira, mas não é! Em pleno 1° de abril os nossos deputados decidiram realizar a primeira sessão especial itinerante da atual legislatura na Câmara Municipal da cidade de Esperança e apenas 11 dos 36 parlamentares estiveram presentes, sendo a maioria do bloco que parece fazer parte da oposição ao governo Ricardo Coutinho.

Pois é, cerca de 70% dos nobres deputados não se fizeram presentes na primeira sessão itinerante do Poder legislativo paraibano. Estavam lá comandando os trabalhos os deputados Arnaldo Monteiro (PSC), idealizador da propositura, e Edmilson Soares (PSB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, responsável por presidir os trabalhos, uma vez que o presidente Ricardo Marcelo (PSDB) não apareceu, devendo estar envolvido em outros compromissos mais importantes.

Os outros deputados estaduais presentes ao “grande” evento para a cidade de Esperança foram: André Gadelha (PMDB), Gervásio Maia (PMDB) , Janduy Carneiro (PPS), Trocolli Junior (PMDB), Frei Anastácio (PT), Guilherme Almeida (PSC), Raniery Paulino (PMDB), Vituriano Abreu (PSC) e Anísio Maia (PT).

Nesta terça-feira, 5, os nossos deputados deverão votar a Medida Provisória (MP), de autoria do Poder Executivo, que autoriza o remanejamento de recursos que asseguram a reconstrução da barragem de Camará (aquela que provocou uma das maiores tragédias hídricas da Paraíba), que abastece a região de Esperança e Remígio, para a execução de outras obras, a exemplo do Centro de Convenções no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa.

Pois então... Nessa sessão especial, que contou com menos de 1/3 dos parlamentares paraibanos, ficou decidido que será encaminhada uma “solicitação formal” ao Governo do Estado para a imediata reconstrução da barragem de Camará. De acordo com release enviado pela assessoria da ALPB, representantes da população dos municípios de Esperança e Remígio serão mobilizados para, em conjunto, cobrarem dos deputados estaduais votos contrários à aprovação da MP assinada pelo governador Ricardo Coutinho.

A gerente regional da Cagepa, Alexandrina Moreira, disse que o manancial que abastece as duas cidades está no limite mínimo de bombeamento, mas ainda acredita que a reconstrução da barragem de Camará acontecerá no atual governo: “O governador não está contra a reconstrução de Camará. Quem pensa assim está enganado, pois o governador já se comprometeu em reconstruir essa importante obra”. Tomara!!