segunda-feira, 13 de junho de 2011

Quem que não está recebendo é porque não está contratado, destaca Ricardo


 Em visita à cidade de Patos, no Sertão do Estado, durante o fim de semana, o governador Ricardo Coutinho (PSB) falou sobre as denúncias de que existem prestadores de serviço do Estado, na região, trabalhando sem receber desde janeiro deste ano.

Para Ricardo, “se alguém estiver nessa situação é porque não foi contratado”.

- Se estão trabalhando sem receber é porque não foram contratados. Só quem manda entrar é o governo e só o governador autoriza a entrar numa folha de pessoal. Essa época de cada secretaria mandar em si mesma, passou. Quem diz que está contratado e não está recebendo, é porque não está contratado – afirmou o gestor.

Segundo o governador, apenas ele tem autonomia para ordenar a contratação de prestadores de serviço. Ele disse ainda que caso outra pessoa tenha convocado servidores para trabalhar isso foi feito de forma irregular.

- Só quem contrata é o Governo. Acabou esse tempo de cada secretaria mandar em si mesmo – concluiu o socialista. As declarações do governador repercutiram na Rádio Paraíba FM.

Couto: “Se o PT não se unificar, não teremos sucesso nas eleições de 2012”


 O deputado federal, Luiz Couto (PT), voltou a falar nesta segunda-feira (13) sobre as eleições municipais de 2012, e destacou que se quiser obter sucesso no próximo pleito, o PT da Paraíba precisa se unificar.

- Eu já fui por duas vezes candidato a prefeito de João Pessoa, e nós verificamos que se o PT/PB não estiver unificado, que é uma questão que eu coloco como preliminar, nós não teremos sucesso nas eleições de 2012 – observou Couto.

O parlamentar também falou sobre a administração do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), e criticou os petistas que fazem oposição ao seu governo, uma vez que o partido apoiou a candidatura de Agra, na época como vice-prefeito do hoje governador, Ricardo Coutinho (PSB).

- A cada momento nós verificamos que o PT é aliado da PMJP, participa da administração municipal e votou nesses candidatos, mas agora a gente vê nas inserções do partido na TV pau na prefeitura de João Pessoa. Então, como é que a gente é aliado dessa forma? – questionou o parlamentar.

Ele acrescentou ainda que o “partido sempre foi um grande defensor do Orçamento Participativo, e agora que o Governo do Estado o lançou recentemente o PT deveria estar apoiando, estando presente nas audiências, pois é isso que a gente espera de um partido, e não ficar com uma posição rancorosa, que não ajuda em nada”.

As afirmações de Luiz Couto foram repercutidas na Rádio Correio FM.

Ricardo Marcelo: “Quem quer que o MP aponte como responsável, será punido”


O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PSDB), comentou na tarde desta segunda-feira (13), sobre as investigações do grampo telefônico encontrado no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa do Estado.

Em entrevista concedida à Rádio Campina FM, o parlamentar declarou que vai esclarecer todos os questionamentos sobre o assunto e que os responsáveis serão punidos.

- Quem quer que o Ministério Público aponte como responsável, será punido. Nós tomaremos as providências. Eu não abrirei mão da minha postura de magistrado do Poder Legislativo – disse o deputado.

Para ele, essa atitude partiu de “uma pessoa desocupada que não tem propósito nenhum em contribuir com o bem e com o desenvolvimento da Paraíba. Uma pessoa totalmente desqualificada”.

Mais um ‘barraco’ do prefeito de Sousa


Portal de Sousa revela barraco de prefeito do sertão desta vez na cidade de Patos

Através de uma reportagem do Portal950 ficamos sabendo que mais uma vez o prefeito da cidade de Sousa, Fábio Tyrone, perdeu as estribeiras, desceu do salto e aprontou o maior barraco.

Só que desta vez o bafafá aconteceu em Patos, onde Tyrone teria tomado todas e acabou batendo no carro de um cabeleireiro.

Temendo represálias e por não dispor de provas tipo vídeo ou fotografia, o pessoal do Portal950, com sede em Sousa, hesitou em citar o nome, mas apurou evidências, entrevistou o cabeleireiro e chegou à mesma conclusão que nós aqui do blog: era sim o prefeito trapalhão, os rastros confirmam.

Veja a matéria do portal:

Na madrugada da última quinta-feira recebemos a informação de que um prefeito da região estava desde a manhã em um hotel em Patos, teria bebido muito e à noite batido em um carro parado no estacionamento do hotel. Depois teria agredido verbalmente o seu dono, um cabeleireiro.

Você internauta, deve estar dizendo: "Esse filme eu já vi. É requentada!". E a resposta é: "Não". O filme se repetiu mais uma vez, em outro local.

Depois que o PORTAL950 recebeu a informação durante a madrugada, manteve contato via telefone com a recepção do hotel, que confirmou tudo: o prefeito estava sim hospedado lá, estava embriagado, e tinha se envolvido em um acidente com o carro do cabeleireiro do hotel.

A reportagem então resolveu se deslocar até a cidade de Patos, para fazer a cobertura do caso, buscando provas e depoimentos que provassem o ocorrido. Porém, não teve condições de se deslocar ainda durante a madrugada.

As informações davam conta de que o prefeito teria passado o dia bebendo no local, e durante a noite, completamente embriagado, estaria querendo a todo custo voltar para casa. Tentando fazer isso, colidiu com o carro do cabeleireiro na saída do hotel. Ainda segundo as informações, uma mulher que acompanhava o gestor conseguiu, após o acidente, convencê-lo a dormir por lá.

Na manhã da sexta, a reportagem se deslocou até Patos para realizar a reportagem. Chegando lá, localizou o cabeleireiro, que quando percebeu que se tratava de uma equipe de imprensa, ficou nervoso, com medo, podendo-se perceber claramente que es tava com as mãos trêmulas. Ele confirmou a colisão com respostas monossilábicas, ficou ainda mais nervoso, disse que não podia mais falar e saiu correndo, abandonando o salão.

Depois de ouvir o cabeleireiro, a reportagem conversou com uma série de outras testemunhas do fato. Entre elas, encontramos uma moça que se identificou como amiga da acompanhante do prefeito, e concordou em falar sem gravar entrevistas e sem ter sua identidade revelada. Segundo ela, o prefeito estava com a moça desde as 11 horas da manhã no hotel, bebendo na beira da piscina. Vale ressaltar que o gestor é casado, e não estava na companhia de sua esposa.

A moça ainda revelou que, na manhã seguinte, ao acordar ainda ressacado, o prefeito quase enlouqueceu ao se dar conta dos fatos ocorridos no dia anterior. Segundo ela, ele saiu à s pressas oferecendo dinheiro aos funcionários e a gerência do hotel, para que o caso fosse abafado, e não vazasse na imprensa. Segundo a moça, o prefeito previa a presença do PORTAL950 no local, tanto é que alertou aos funcionários que não dessem informações a sites que deveriam aparecer lá. Após a distribuição de dinheiro, o prefeito se evadiu o mais rápido que pôde do local, antes da chegada da equipe do site.

A colisão não foi registrada em Boletim de Ocorrência, pois a polícia não foi solicitada, visando não tornar público o caso. Como já haviam se comprometido com o gestor, os funcionários do hotel não gravaram entrevista.

Sem provas formais, apesar de todas as evidências e depoimentos em "off", o PORTAL950 não pôde divulgar o nome do dito cujo. Durante a sexta , o site colocou em destaque o aviso que a "bomba" poderia explodir a qualquer momento, e continuou a buscar provas documentais. Mas o dinheiro derramado no hotel apagou o pavio da bomba. Mesmo assim, o site, visto que tudo tinha realmente tinha acontecido e sido abafado, não poderia deixar de mostrar a verdade ao internauta.

Não citamos o nome do chefe do executivo aqui, mas damos as seguintes "pistas":

1º - É reincidente 2º - Controla um dos maiores orçamentos do Estado, no Sertão 3º - Já é famoso nesses casos 4º - Tenta a todo custo desmoralizar o portal, mesmo sabendo que tudo isso é verdade 5º - Se você deduziu um nome, está com 99,99% de chance de ter acertado

E tem mais uma coisa: Dessa vez ele co nseguiu escapar e abafar as provas, mas o PORTAL950 está em alerta. Se surgirem provas formais, o site irá revelá-las e divulgar o nome do dito cujo.  

Cássio demonstra confiança e confirma que vai acompanhar julgamento em Brasília


 Ex-governador ainda agradeceu os aplausos recebidos durante show de forró na Domus Hall

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) viaja nesta terça-feira, 14, para acompanhar, em Brasília, o julgamento dos agravos regimentais contrários ao provimento do Recurso Extraordinário (RE 634250) que pede o deferimento do registro do tucano. A Corte do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a pauta do julgamento para a próxima quarta-feira, 15.
De acordo com a pauta do STF, os agravos serão os primeiros a serem apreciados pela Corte Suprema. Os recursos são de autoria da Coligação Paraíba Unida, José Andrea Magliano Filho (PT) e o vereador de Santa Luzia, Bivar de Sousa Duda (PT).
Pelo twitter, Cássio demonstrou confiança na manutenção do provimento do Recurso Extraordinário que irá lhe assegurar a vaga no Senado Federal como o mais bem votado na Paraíba.
“Amanhã viajo para BSB (Brasília) com a firme convicção que o julgamento dos Agravos de WS (Wilson Santiago) serão julgados e finalmente poderei ser diplomado e empossado”, disse o ex-governador. “Vale lembrar que o meu Recurso foi provido, ou seja, meu registro foi deferido. O que será julgado na 4ª feira são os Agravos de Wilson Santiago”, explicou.
Aplausos
O ex-governador Cássio Cunha Lima ainda agradeceu os aplausos recebidos pela plateia do show de Flávio José e Jorge de Altinho no último sábado, 11, na Domus Hall.
Na ocasião, ele foi citado por Jorge de Altinho e aplaudido por um público estimado em 12 mil pessoas. “Fiquei muito emocionado com os aplausos que recebi na Domus. Muito obrigado a todos pelo imenso carinho e solidariedade”, disse Cássio.

Luiz Couto propõe duplicação da pena em crimes de extermínio


 O Projeto de Lei de autoria do deputado Luiz Couto (PT-PB) estabelece o crime de extermínio, duplicando a pena do indivíduo, ou grupo, que praticarem esse tipo de delito contra a vida de agentes públicos.

Para Luiz Couto, a Lei é importante devido aos recentes casos de violência no campo na região Norte.

“Temos que votar projetos para o enfrentamento dessa violência praticada contra lideranças sindicais, contra lideranças populares no campo. A violência têm crescido muito. É um projeto que tipifica o crime de extermínio, passa para a esfera federal toda a investigação, também a denúncia do Ministério Público e o julgamento. O crime de extermínio é considerado como contra o estado democrático de direito. Se a prática do extermínio for de um agente público, ele terá a pena duplicada”, comenta.

Essa proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e está na pauta da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. (Bruno Costa – Portal do PT)

Centrais sindicais iniciam mobilização nacional e reivindicam mais direitos


Cinco centrais sindicais iniciam amanhã (14) um processo de mobilização nacional para pressionar governo e Congresso por melhorias trabalhistas. Até agosto, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e Nova Central vão promover ações em busca da redução da jornada de trabalho, do fim do fator previdenciário e de outras mudanças.

A partir de amanhã, cerca de cem dirigentes sindicais estarão em frente ao Congresso Nacional todas as terças e quartas-feiras para negociar com deputados e senadores a votação de projetos sobre direitos de trabalhadores. A regulamentação da terceirização de funcionários e a ratificação de convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) também vão estar na pauta das discussões.

Já a partir de julho, estão programadas mobilizações em todas as regiões do país. No dia 6, vão para as ruas os trabalhadores do Centro Oeste; no dia 14, da Região Norte; no dia 21, da Nordeste; no dia 28, da Sul; e no dia 3 de agosto, da Região Sudeste. “Em São Paulo, faremos nosso grande ato”, complementou o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical. “Queremos fazer a maior passeata da Avenida Paulista.”

Em entrevista coletiva concedida nesta manhã para a apresentação do calendário de mobilização, Paulinho disse que a ideia das centrais é acelerar a negociação e conseguir as mudanças reivindicadas pelos sindicalistas ainda neste ano. “Fizemos alguma coisa no primeiro semestre. Agora, no segundo semestre, queremos entrar com o pé no acelerador”, afirmou.

Segundo os líderes das centrais, todas as propostas em pauta estão em discussão há tempos. Algumas, como o fim do fator previdenciário e a regulamentação da terceirização, podem ser aprovadas com mais facilidades. Já outras, como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, só receberão o aval do Congresso com “mais pressão”, por isso a importância da mobilização.

Movimentos sociais também devem integrar a agenda de manifestações, segundo as centrais. Ubiraci Dantas de Oliveira, vice-presidente da CGTB, afirmou que a política econômica do governo federal é errada e, além dos trabalhadores, movimentos estudantis, feministas e da população negra devem estar presentes nas manifestações. "Existe uma pressão dentro do governo para a volta de uma pauta derrotada, a do neoliberalismo", afirmou.

Brasil vai doar R$ 32 milhões para campanhas mundiais de vacinação


Organização calcula que 2 milhões de crianças morrem por ano por falta de vacina

O governo brasileiro vai doar nesta segunda-feira (13), em Londres, R$ 32 milhões (US$ 20 milhões) para a organização denominada Aliança Global para Vacinas e Imunização (cuja sigla em inglês é Gavi), de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

A Gavi é uma iniciativa internacional, lançada há 11 anos, cujo objetivo é permitir o acesso mundial à vacinação. As ações, nos últimos 10 anos, preveniram pelo menos 5 milhões de mortes. Mas a organização calcula que cerca de 2 milhões de crianças, com menos de 5 anos, morrem em decorrência de doenças que podem ser prevenidas.

A doação do Brasil será feita durante a conferência da Gavi, que reunirá especialistas de vários países para discutir as medidas que devem ser adotadas para aumentar as oportunidades de acesso às vacinas, fortalecer os sistemas de saúde e imunização e colocar em prática novas tecnologias de imunização.

O objetivo da conferência é garantir o cumprimento dos Objetivos do Milênio de 2015, reduzindo em dois terços o número de crianças que morrem com menos de 5 anos. Para assegurar esta meta, a Gavi calcula que serão necessários US$ 3,7 bilhões para os programas de imunização no período de 2011 a 2015.

De acordo com a organização, de uma forma geral houve progressos nos sistemas de vacinação e imunização no mundo. Porém, cerca de 2 milhões de crianças morrem, todos os anos, de doenças que podem ser prevenidas. A maior parte das mortes ocorre em países pobres devido a problemas decorrentes de pneumonia e diarreia – responsáveis por 40% do total de mortes.

Além dos países desenvolvidos e de alguns em desenvolvimento, como o Brasil, são parceiros da Gavi a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Unicef (Fundo das Nações para a Infância) e o Banco Mundial, além de indústrias de vacinas, agências técnicas e de pesquisa e organizações não governamentais.

Biblioteca Municipal começa a funcionar neste segundo semestre


Quem precisar fazer alguma pesquisa escolar ou até mesmo ler um livro vai poder contar, dentro de alguns meses, da estrutura e do acervo oferecidos pela Biblioteca Municipal Joás de Brito Pereira, que vai funcionar no Conventinho do Largo de São Pedro, Centro Histórico da capital.

A iniciativa é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e da sua Fundação Cultural (Funjope). A previsão é que o prédio seja inaugurado no segundo semestre desse ano. A biblioteca municipal pretende dar um incentivo maior aos autores paraibanos, na divulgação de seus trabalhos e na promoção de livros.

De acordo com o coordenador de implantação da biblioteca, Marcos Paulo Rodrigues, o governo municipal está concluindo a obra de reforma do prédio, que terá um ambiente de mais de 500 metros quadrados. “A biblioteca vai começar a funcionar disponibilizando para o público visitante cerca de 25 mil exemplares no seu acervo”, afirmou Marcos.

Além da conclusão da obra, a Prefeitura também está empenhada na parte burocrática que regulariza a biblioteca. “Sendo regulamentada em lei ou decreto, vamos ter autonomia para trabalhar e conseguir recursos”, disse o coordenador.

O local aonde vai funciona a Biblioteca Municipal é um prédio histórico e precisa de alguns cuidados e adaptações como à implantação de um sistema de ar e incêndio, tudo de acordo com as normas arquitetônicas e que não danifique o patrimônio cultural.

Doações – Grande parte do acervo da biblioteca é composta por doações, conseguidas através da campanha ‘Estação do Livro’. Até o momento, 14 mil exemplares já foram arrecadados. Uma das voluntárias foi à professora Neide Medeiros Santos, que é representante da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil na Paraíba. “Ela fez uma doação de 175 livros, através do projeto Mandala. Todos os livros são direcionados para o público infanto-juvenil”, comentou Paulo.

Quem quiser doar livros, revistas, jornais, cd´s e dvd´s pode entregar o material no Centro de Capacitação dos Profissionais em Educação (Cecapro) que fica localizado na Avenida Beira Rio. Outros pontos de arrecadação funcionam no Paço Municipal (Centro), Centro Administrativo Municipal (CAM/Água Fria) e Subprefeitura (Tambaú).

Os livros devem ser depositados em uma caixa específica da campanha que estão disponíveis nos locais citados. A campanha teve início no dia 13 de março passado e a arrecadação dos exemplares é contínua. Outras informações sobre o projeto ligar: 3214-7963.