segunda-feira, 25 de abril de 2011

Não se faz mais comunistas como antigamente.

PCdoB oficializa adesão a governo de Kassab em SP

Comunistas ficaram com secretaria responsável pela Copa do Mundo na cidade
O PCdoB, tradicional aliado do PT, agora integra a base do prefeito Gilberto Kassab em São Paulo. A oficialização ocorreu nesta segunda-feira (25), com a posse de Gilmar Tadeu Alves como secretário especial de Articulação para a Copa de 2014.
Os comunistas esperaram o desligamento de Kassab do DEM e a criação do PSD, seu novo partido, para integrar em definitivo a aliança que dá sustentação ao governo da capital, contrariando a vontade do PT paulistano. Nacionalmente, o PCdoB continua na base do governo da presidente Dilma Rousseff.
A cerimônia de posse do novo secretário teve a presença da cúpula do partido em São Paulo. O vereador Netinho, pré-candidato do PCdoB à sucessão de Kassab, e a presidente do diretório estadual, Nádia Campeão, foram destaques no evento. Nádia afirmou que “o PSD é muito bem vindo na democracia brasileira”.

- Nós saudamos a iniciativa do prefeito de criar um novo partido.

A dirigente também elogiou o ideia do PSD de se juntar à base da presidente Dilma.
- O PSD vai se somar a este caminho.
Além de Nádia e Netinho, participaram da posse o deputado federal e ex-delegado Protógenes Queiroz, que já manifestou o desejo de disputar a prefeitura de São Paulo, o deputado estadual Pedro Bigardi e o vereador Jamil Murad.
Ignorando as críticas do PT, que recentemente condenou a aliança entre o PCdoB e o prefeito de São Paulo em um manifesto, Netinho argumentou que seu partido trabalha visando o “melhor” para o município.
- O PCdoB trabalha para o bem da cidade.
Kassab vem trabalhando nos últimos meses para atrair antigos aliados do PT. Ao PCdoB foi oferecida a secretária especial para a Copa, proposta que, segundo o prefeito, tinha relação com o fato de o partido já ocupar o Ministério dos Esportes.
O diretório municipal do PCdoB aceitou o convite, mas houve intervenção por parte do diretório nacional, que decidiu aguardar os próximos passos do prefeito.

Alves, o novo secretário, ponderou que a adesão do PCdoB, agora confirmada, “está dentro deste grande momento em que o prefeito trafega para a base do governo Dilma”.
Nesta manhã, ao discursar, Kassab ficou à vontade para chamar os antigos oposicionistas de “companheiros” e “amigos do PCdoB”.
- Seja muito bem-vindo,Tadeu, seja muito bem-vindo, PCdoB, e que possamos juntos fazer o melhor pela cidade de São Paulo.

Partidos não cuidam da formação de seus quadros no país

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), ressaltou que as legendas partidárias não existem no país
partidos-politicos2_20100308_010317A análise do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, de que os partidos não cuidaram da formação de seus quadros e, por consequência, se afastaram dos anseios da sociedade, é uma preocupação compartilhada por lideranças da base governista e da oposição. Por razões diversas, parlamentares que vão do PT ao PSDB consideram que os partidos políticos se desatualizaram e criaram um fosso entre o que praticam e o que a população almeja.
Em entrevista à Agência Brasil, Carvalho afirmou que os partidos “não cuidaram da formação de seus quadros da mesma forma que os movimentos fizeram”. Por conta disso, ele qualificou o fato como “gravíssimo” e acrescentou que o país tem hoje “uma estrutura política e eleitoral que é quase uma indução à perda de teor ideológico e político. Ela é uma indução, eu diria, até à corrupção, se nós falarmos da eleição”.
O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), ressaltou que as legendas partidárias não existem no país e, por isso, “é impossível” falar sobre o assunto. Segundo ele, os partidos são artificiais e cartoriais, servindo apenas como acomodações para candidaturas de ocasião. Neste sentido, o líder tucano destacou que as alianças políticas nos estados e municípios não seguem uma orientação ideológica. “Temos políticos que possuem formação de direita filiados em partidos de esquerda e as coligações são totalmente contraditórias. Sem achincalhar a música [de autoria de Stanislaw Ponte Preta], é um samba do crioulo doido”.
Ele discordou, entretanto, da avaliação feita por Gilberto Carvalho de que os movimentos sociais prepararam melhor quadros no decorrer dos anos e “evoluíram muito”. Para o líder do PSDB, o que houve foi “um aparelhamento e uma relação de promiscuidade” entre os movimentos e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, agora, com o da presidenta Dilma Rousseff.
“Nos últimos oito anos, o Executivo liberou recursos para boa parte desses movimentos sociais para execução de projetos inexistentes ou indevidos sem prestação de contas ou qualquer fiscalização. Organizações não governamentais foram criadas para desviar dinheiro público com a conivência ou cumplicidade de autoridades”, afirmou o líder do PSDB.
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou por sua vez que o seu partido já constatou essa discrepância entre a atuação de seus legisladores, seja em cargos majoritários ou no legislativo, e as demandas sociais. Segundo ele, o PT tem tido “uma dificuldade especial” para estabelecer uma relação mais próxima com a sociedade, especialmente a juventude.
“Não temos produzido ideias, apesar de pesquisas internas terem sido feitas, para identificar as vontades da população e, principalmente, dos jovens. Talvez a tarefa de governar tenha tomado mais tempo na necessidade de defender e atuar na execução das políticas públicas estabelecidas pelo Executivo”, ressaltou o petista.
A seu ver, o mesmo ocorreu com os movimentos sociais. O líder do PT afirmou que, após assumir o poder em 2003, o partido passou a ter uma “relação mais fluida” com os representantes dos movimentos sociais. Agora, tanto na reaproximação com a juventude e com os movimentos sociais, o senador julga fundamental que o PT se abra ao diálogo. “Precisamos fortalecer nossos movimentos organizados voltados para os jovens”, defende.
O presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), destacou à Agência Brasil que a reaproximação do partido com a juventude e a qualificação de seus quadros é uma das principais preocupações das lideranças de hoje. Ele ressaltou que deliberação nesse sentido foi tomada na última reunião da Executiva Nacional, no início de abril. “Para ser candidato pelo PMDB, para qualquer cargo, os filiados terão que fazer o curso de gestão pública oferecido pela Fundação Ulysses Guimarães. Isso é pré-requisito”.
Já o senador pelo PDT Cristovam Buarque (DF), fez uma análise mais ampla do raciocínio do ministro. Ele afirmou que os partidos políticos continuam prisioneiros de metas de curto prazo e, por isso, incapazes de tomar decisões que impliquem em uma mudança profunda no modelo industrial vigente.
“A questão é que os partidos não percebem as limitações desse modelo, que nada tem a ver com opção pelo capitalismo ou socialismo, mas com limitações financeiras e ambientais que precisam ser estabelecidas”, afirmou Cristovam Buarque. Ele defendeu uma total revisão no atual “perfil do PIB [Produto Interno Bruto]” que permita priorizar a execução de políticas como a valorização do transporte público com qualidade, mas ao mesmo tempo desestimulando com campanhas o uso de automóveis. “É uma questão de mudar a cultura estabelecida com o processo de industrialização”, resumiu.
Ele ressaltou que, nesse aspecto, os movimentos sociais também criaram um descompasso com a sociedade no decorrer dos anos. O senador do PDT entende que os movimentos têm, hoje, uma cultura de trabalhar por mais verbas públicas para o seu segmento - “uma visão corporativista” -, da mesma forma que as legendas não se preocuparam em propor mudanças de hábito cultural.

Mantega vai falar de inflação e dólar ao ‘Conselhão’

Reúne-se nesta terça (26), no Planalto, o CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social).
Integram o 'Conselhão' representantes do empresariado, do sindicalismo, de ONGs, dos movimentos sociais e do próprio governo (aqui, a lista).
Na pauta, uma homenagem póstuma ao ex-vice-presidente José Alencar, um discurso de Dilma Rousseff e uma exposição do ministro Guido Mantega.
O titular da Fazenda recebeu a espinhosa missão de discorrer aos conselheiros sobre a conjuntura econômica. Falará de PIB, inflação e câmbio.
A apresentação de Mantega será dirigida a uma platéia inquieta. Gente que gere seus negócios com um olho na carestia e outro no derretimento do dólar.
O ministro tentará convencer o pedaço do mercado presente à reunião do acerto da estratégia anti-inflacionária adotada sob Dilma.
O governo combate a inflação e administra o câmbio com medidas servidas em conta-gotas. Tenta-se evitar o envenanamento do PIB.
Parte da platéia compartilha das previsões segundo as quais o teto da meta oficial de inflação, fixado em 6,5% ao ano, pode ser ultrapassado em 2011.
Mantega tem a tarefa de convencer a audiência do contrário. Se conseguir, deixará a reunião com a cara de Ethan Hunt, o personagem de Tom Cruise na série 'Missão Impossível'.

‘DEM é de direita e espero que assuma sua posição’

Presidente do DEM no Paraná, o deputado federal Abelardo Lupion enxerga uma oportunidade na liposaspiração que faz muchar sua legenda.
Afirma que, assim como ele, os políticos que optaram por permanecer no DEM são, em sua maioria, “de direita”.
Avalia que a agremiação tem diante de si a chance de parar de fingir que é de centro, assumindo sua verdadeira identidade:
“O DEM é um partido de direita e espero que assuma sua posição. A minha já foi assumida. Sou de direita e isso não é pecado”.
Defende que a tribo ‘demo’ pegue em lanças por suas ideias. Coisas como a defesa da propriedade privada, Estado mínimo e menos impostos.
“Gosto do libealismo”, posiciona-se Lupion. “Nós precisamos assumir nossas teses. Aqueles que não acreditam nisso não podem ficar no DEM”.
Para Lupion, os políticos brasileiros “não sabem o que significa ideologia”. Ele divide a fauna assim:
“A pessoa de centro no Brasil não tem posição. E 90% dos caras que se dizem de esquerda só querem estar na moda”.
Lupion tacha de “oportunista” o PSD do ‘ex-demo’ Gilberto Kassab. Insinua que o prefeito de São Paulo e seus seguidores buscam um lugar à sombra dos cofres federais:
“Ele está jogando para ir para a situação. Eles vão ser base do governo federal. Mas nós, do DEM, não fomos eleitos para sermos situação”.
Acha que “o eleitor não vai entender” a migração. Por quê? “Aqueles que estão saindo deixam para trás um compromisso com as urnas”.
“Oposição é tão importante quanto situação. Nós precisamos fiscalizar, debater, coibir impostos. O nosso papel é relevante”, Lupion acrescenta.
Imagina que, endireitando-se, o DEM vai dialogar com “20% da população” brasileira. Gente como “profissionais liberais, empresários e produtores rurais”.
Dá de ombros para o emagrecimento: “Vamos perder nove deputados federais e uma senadora. Vamos continuar com 37 deputados federais...”
“...[...] Vão dizer que nós somos pequenos. Mas nós somos o quinto maior partido do Brasil hoje...”
“...Vamos continuar lutando pelos nossos espaços, sendo críticos, fiscalizadores. Esse é um reflexo de oito anos de oposição e mais quatro ainda pela frente...”
“...Muita gente que não sabe viver sem mamar nas tetas do governo sucumbe”.
As declarações de Lupion devem lhe render ataques da patrulha. No Brasil, como se sabe, ninguém costuma ser de direita.
Melhor enfrentar a patrulha, porém, do que realimentar a picaretagem ideológica. Como diz o deputado, “o DEM é de direita”. Convém assumir.

PT olha para 2012 como rã que carrega ‘escorpiões’

Às voltas com o debate sobre as alianças de 2012, o PT comporta-se com a rã da fábula.
Enxerga nos parceiros a figura do escorpião. Receia que, aliando-se a eles, pode ser picado ao longo da travessia que leva a 2014.
- Inimigos íntimos: A política de alianças do PT para 2012, que começará a ser costurada na reunião do Diretório Nacional no próximo fim de semana, vai evidenciar algo que já está claro nas discussões internas: a preocupação do partido, hoje, é maior com o crescimento demasiado de aliados como PSB e PMDB do que com a oposição, enfraquecida e às voltas com sua própria divisão.
A lógica petista é simples: não ajudar a vitaminar legendas cujo engajamento no projeto de reeleição de Dilma Rousseff em 2014 é incerto. Setores do partido defenderão o desembarque de alianças em polos estratégicos como Belo Horizonte (MG), onde hoje o PSB governa com o PT na vice.

Força das águas: chuva derruba Torre da Igreja Matriz em Sousa; veja fotos

Torre Igreja Sousa
Torre Igreja Sousa
A segunda Torre sul da Igreja Matriz, Nossa Senhora dos Remédios chegou a desabar com a forte chuva que caiu no começo da noite deste domingo (25), na Cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba. A cena foi presenciada pelo Padre Milton Alexandre, responsável pela Igreja, por volta das 23hs.
A parte de cima da Torre, não suportou a infiltração e desmoronou, por sorte não chegou atingir vitimas.
Pessoas que terminavam de participar do evento, Matriz das Artes que acontece todos os domingos na Praça da Mariz, chegaram a presenciar o acontecimento também, e ficaram chocadas.


Torre Igreja
Torre Igreja
O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados, estiveram no local fazendo averiguação.
Conforme o Capitão Jean, Comandante do Corpo de Bombeiros em Sousa, ele disse que há perigo da estrutura da Torre Sul que sobrou desabar, por causa das rachaduras, e com as continuas chuvas que permanecem caindo na Cidade, há risco de desabamento há qualquer momento.

Da redação com Folha do Sertão

PRF registra 66 acidentes com 33 feridos

A Polícia Rodoviária Federal encerrou às 24h do domingo (24) a Operação Semana Santa de 2011, com 66 acidentes com 33 feridos e dois mortos em ocorrências registradas nas rodovias federais que cortam o estado da Paraíba. Dos 66 acidentes, 41 não tiveram vítimas.
Comparando com o resultado da mesma Operação em 2010, que também durou cinco dias (120 horas), e foram registrados 29 acidentes com 18 feridos e dois mortos, neste ano de 2011, teve um aumento em torno de 100%, tanto nos números de acidentes quanto nos de feridos. Já as ocorrências com mortos tiveram os mesmos números daquele ano.
A chuva, pistas molhadas, maior número de veículos em circulação, podem ter contribuídos para o aumento de ocorrências de acidentes nas rodovias da Paraíba. Mas, a parcela maior foi de responsabilidade humana, quando na maioria dos acidentes, colisões traseiras, saídas de pista e capotamento, foram provocados pela falta de atenção e imprudência de alguns motoristas, que nem perceberam a distância que deviam transitar entre os veículos, a sinalização indicando os limites de velocidade e ainda dirigiram sob efeito de bebida alcoólica.
OS NÚMEROS (120 horas de Operação)
Acidentes - 6
Feridos - 33
Mortos - 02
Veículos fiscalizados – 1.475
Veículos retidos para regularização – 37
Veículos detectados por radar (excesso de velocidade) – 952
Autos de Infração de Trânsito lavrados – 610
Animais apreendidos (soltos da pista) – 31
Auxilio ao usuário de rodovia - 59
Testes de alcoolemia – 933
Notificações por embriaguez alcoólica – 189
Pessoas conduzidas para Delegacia de Polícia – 19
Álcool e direção – 15
Porte ilegal de arma de fogo – 01
Mandado de prisão em aberto – 02
Crime ambiental - 01
Ascom PRF

Vereador diz que PT até pode renunciar candidatura se o candidato do PSB for Agra

“As conversar sobre a possibilidade de candidatura dentro do partido já estão acontecendo"
benilton_20100312_065607Ao contrário do que afirma o colega de partido, o deputado Luciano Cartaxo (PT), o vereador de João Pessoa, Benilton Lucena, acredita na possibilidade do PT abrir mão da candidatura própria nas eleições de João Pessoa para o candidato do PSB. Segundo o parlamentar, o Partido dos Trabalhadores renunciaria à candidatura caso o nome indicado pelo PSB tenha peso eleitoral.
De acordo com Benilton, apesar do debate sobre as eleições de 2012 estarem avançando dentro do partido, a aliança com a gestão socialista de Luciano Agra será mantida. “As conversar sobre a possibilidade de candidatura dentro do partido já estão acontecendo, pois, estamos realizando com muita freqüência reuniões para decidirmos se teremos ou não candidatura própria, mas se depender do nome do pretenso candidato do PSB nós poderemos sim renunciar candidatura”, disse.
O parlamentar lembrou que as deliberações sobre o pleito eleitoral no município é de responsabilidade do diretório municipal e criticou a postura do deputado Luciano Cartaxo ao afirmar que o PT não tem nenhum compromisso com a gestão do prefeito de João Pessoa. “O deputado parece que ainda não desceu do palanque de 2010”, disparou.

Ricardo Coutinho assina nesta segunda-feira ordem de serviços para implantação da rede de fibra ótica na Paraíba

Projeto visa interligar vários órgãos da administração estadual

O Governo do Estado dá o pontapé para o início das atividades das infovias que, vão interligar, através da internet, vários órgãos de todo o Estado.

A assinatura da ordem de serviços para instalação da rede em fibra ótica na Paraíba acontece nesta segunda-feira, às 10h, no Palácio da Redenção.

Assinam o documento o governador Ricardo Coutinho, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Cláudio Benedito Silva Furtado e o secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Estado, João Azevêdo Lins Filho.

A previsão inicial é que a construção da rede de fibra ótica em João Pessoa (Rede Metro JP) e a ligação dela com a rede já existente em Campina Grande (Rede Metro CG) seja concluída até o final do ano. O projeto está orçado em R$ 3.738.086,64.

O projeto, resultado do Convênio 01.06.0573.00, Fapesq-Finep, de 2006, prevê a criação de uma rede colaborativa de conteúdos informacionais, representada e mediada por um portal, para dar suporte ao planejamento, gestão, e disseminação de informações entre as instituições integrantes do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Informação (C&T,I), instaladas na Capital e em Campina Grande.

Com a Rede Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação – REDEICTI-PB – em pleno funcionamento será possível dar maior agilidade ao tráfego de informações entre os órgãos das administrações públicas, estadual e municipal, e as entidades de direito privado. Como conseqüência a essa rapidez na transmissão de dados, a prestação de serviços, nesses setores, será muito mais veloz.

A REDEICTI-PB também tem como um dos principais objetivos, o de promover a integração das diversas instituições acadêmicas do Estado, contribuindo para fortalecer a base organizacional e para a melhoria do sistema estadual de ensino, pesquisa e inovação.

Na Região Metropolitana de João Pessoa, a rede foi idealizada na forma de dois anéis óticos: Anel Sul e Anel Norte. Na rede subterrânea, os cabos percorrerão 22,07 Km, e na rede aérea, eles terão 29,94 Km de extensão. No total, serão usados 59.114 metros de cabos óticos.

A previsão é de que até o final deste mês, a Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia – SERHMACT, assine o termo de cooperação com a PBGás, que disponibilizará os seus dutos entre Campina Grande e João Pessoa para abrigar os cabos.

Mercosul será a próxima parada de Dilma

Nos próximos meses, devem entrar na agenda pelo menos oito viagens internacionais

Recém-chegada da China, a presidente Dilma Rousseff sobe no avião presidencial em breve para novos voos diplomáticos. Nos próximos meses, devem entrar na agenda pelo menos oito viagens internacionais, que incluem desde os vizinhos do Mercosul até a Bulgária, terra de seu pai. Em quase todas, o foco é o mesmo: atrair negócios para o Brasil.
Mais ainda que seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva - que se autodenominava um "caixeiro-viajante" -, a presidente deixa claro que seu objetivo ao sair do Brasil é ampliar relacionamentos que possam fazer bem à balança comercial do país.
Para cada ação programada pelo Itamaraty, a pergunta feita por Dilma é: "E o que nós ganhamos com isso?". Na primeira fase da agenda, ela vai percorrer boa parte da América do Sul. Por enquanto, estão no horizonte visitas ao Uruguai e Paraguai, ambas em maio. Aos parceiros menores do Mercosul, o Brasil deve levar mais do que trazer.
É o caso do Uruguai, onde Dilma pretende conversar com o presidente José Mujica sobre a dificuldade dos uruguaios em atrair grandes investimentos estrangeiros. Deve entrar também na pauta um acordo de cooperação sobre agricultura e pecuária. Apesar de muito menor que o agronegócio brasileiro, a produção uruguaia supera a nossa em qualidade e em diversas áreas. Ao Paraguai, a presidente espera entregar, finalmente, o acordo de revisão dos preços das tarifas de energia de Itaipu pagos ao país. O acordo, aprovado na semana passada pela Câmara, está no Senado. No entanto, o crescimento de 10,9% do PIB paraguaio em 2010 atiçou ainda mais o interesse brasileiro.

Ainda no primeiro semestre, a presidente deve ir ao Chile. Há em negociação hoje pelo menos quatro investimentos importantes para o Brasil, como o término da Rodovia Bioceânica - que vai de Santos ao norte do Chile, passando pela Bolívia. Faltam apenas 40 quilômetros. Há a construção do maior telescópio do mundo, no deserto do Atacama, e a possibilidade da adoção pelos chilenos do padrão nipo-brasileiro de tevê digital. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.