terça-feira, 19 de julho de 2011

João sobre ausências na AL: “É um desrespeito com a população”


 O deputado estadual, João Gonçalves (PSDB), comentou nesta terça-feira (19), em entrevista à Rádio Correio FM, acerca da ausência de mais da metade dos 36 deputados paraibanos na sessão de hoje da Assembleia Legislativa, a primeira a ser realizada após o recesso do mês de junho.

João disse que “lamento que na hora da ordem do dia só havia 14 deputados na Casa, o que é um desrespeito com a população da Paraíba”.

O parlamentar afirmou ainda que a população precisa acompanhar de perto o trabalho dos deputados, e garantiu que estará presente em todas as sessões da Casa de Epitácio Pessoa.

- Eu sou bem pago para trabalhar, e é o que eu faço – finalizou o ‘tucano’.

Hervázio Bezerra defende governo e diz que oposição quer politizar Projeto


O novo líder do governo, deputado Hervázio Bezerra (PSDB) ainda não se reuniu com sua bancada, mas tem conversado isoladamente com os seus colegas de bancada para começar a montar estratégias e ações com a colaboração de cada um ao seu trabalho. Um das ações do novo líder é manter a coesão para votação de um dos projetos mais polêmicos que ora tramita na Casa do Poder Executivo, que trata da permuta de um terreno.

O deputado lamentou que a oposição esteja politizando a matéria, pois o projeto não é ilegal e será mostrado a todos quem está com a razão. Segundo ele, o impasse será resolvido mediante a realização de um debate pública, que será realizado na próxima quinta-feira (21), na qual os governistas irão argumentar com documentos e provar a opinião pública de que o governo está bem intencionado no que diz respeito ao setor de segurança e a geração de emprego e renda.

Hervázio refutou as críticas auferidas pela bancada de oposição durante toda a sessão sobre o projeto do governo que solicita do Parlamento autorização para fazer a permuta de um terreno localizado em Mangabeira por um no Geisel. Segundo ele, a oposição faz o seu papel e tenta dificultara as ações do governo.

“Para a oposição não importa muito, pois torce para que o governo acerte. Nós temos a opinião pública favorável de Mangabeira porque não só o bairro será beneficiado como também o Geisel com a instalação de uma Central de Polícia e uma nova Acadepol. Isso tudo será feito com o acompanhamento de toda a sociedade”, disse.

Dilma diz que manterá relação “solidária” com governadores e prefeitos


A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (19) que durante sua gestão irá manter uma “relação republicana e solidária” com todos os governadores e prefeitos, independentemente do partido a que pertençam. A afirmação foi feita na coluna Conversa com a Presidenta, publicada semanalmente em jornais.

“A disputa política, o embate de ideias entre os diversos partidos, deve se dar na sociedade, pelos meios de comunicação, no parlamento, entre outros espaços. É legítimo, faz parte da democracia e é importante que seja assim. Mas no Executivo, temos que estabelecer parcerias que beneficiem a sociedade”, diz a presidenta na coluna, em reposta a uma leitora.

Dilma cita exemplos em que é fundamental a parceria entre municípios, estados e governo federal para que haja sucesso na execução das políticas de atendimento à população. Um deles é o Plano Brasil sem Miséria, em que as prefeituras são as responsáveis por localizar e assistir as famílias que precisam de ajuda.

“As parcerias que estabelecemos não levam em conta se o prefeito ou o governador são do partido A, B ou C. Afinal, fui eleita para ser a presidenta de todos os 190 milhões de brasileiros”, acrescenta a presidenta.

A coluna Conversa com a Presidente é publicada em jornais cadastrados na Presidência da República e nela a presidenta Dilma responde a perguntas enviadas por leitores.

Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia começa no Campus V da UEPB

Com a presença de mais de 200 alunos de Instituições de Ensino Superior de todo o país, teve início na noite desta segunda-feira (18), nas dependências do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, a 15ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEArq), maior evento estudantil da área de Arquivologia do país.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do diretor do Campus V, professor Elquio Eleamen, do coordenador do curso de Arquivologia da UEPB, professor José Washington Medeiros, da coordenadora do curso de Arquivologia da UFPB, professora Julianne Teixeira, da integrante da comissão organizadora e representante dos estudantes, Priscilla Gomes, e da vereadora Sandra Marrocos, representando a Câmara Municipal de João Pessoa.

Na oportunidade, o professor Elquio Eleamen convidou os estudantes de todo o país a conhecerem a cultura e história da Paraíba, além de aprimorarem o saber científico e compartilharem as diversas experiências de cada um. A estudante Priscilla Gomes ressaltou as dificuldades superadas para realizar esta edição do ENEArq que, segundo ela, é a maior de todos os anos, em todos os aspectos.
Já o professor Washington Medeiros relembrou a trajetória histórica da UEPB e o desenvolvimento do Campus V. Porém, o docente lembrou que a Paraíba ainda está entre os Estados mais pobres do país, sendo preciso repensar novas práticas que possam contribuir para o progresso do Estado, sobretudo no âmbito da informação.

“Almejamos que o uso da informação seja o cerne da organização desse cenário, porque nós acreditamos que só assim podemos evitar os grandes atrasos históricos, seja com relação às comunidades, seja no que se refere às instituições. E nessa perspectiva é que tentamos fazer com que os estudos e práticas arquivísticas se consagrem na contribuição para o desenvolvimento local”, destacou.

Renovação no modo de saber e fazer a Arquivística

A mesa de abertura “A Arquivologia Pós-Custodial e a Formação dos Arquivistas na Era da Informação” foi ministrada pelo professor do Curso de Licenciatura em Ciência da Informação da Universidade do Porto, Armando Malheiro da Silva, que detém várias obras publicadas na área de Ciência da Informação e larga experiência em Arquivística.

Na ocasião, o docente tratou do conceito de Arquivologia Pós-custodial enquanto corrente de pensamento que busca uma renovação no modo de saber e fazer a Arquivística. Foram abordados temas como singularidade brasileira, desafios a serem enfrentados, além da necessidade de novos currículos nas graduações e pós-graduações de Arquivologia.

O professor Armando Malheiro tratou ainda das diferenças entre o curso de graduação em Ciências da Informação da Universidade do Porto, onde o mesmo atua, e das graduações nas diversas áreas das Ciências da Informação do Brasil, apresentando as grades curriculares de vários destes cursos. “É necessário que haja um diálogo maior entre essas áreas afins e que todas se voltem para as novas tecnologias e o campo da informação”, esclareceu.

Para a estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jacione Gonzaga, a mesa de abertura ministrada pelo professor Malheiro foi gratificante porque além de trazer mais conhecimentos levou a uma reflexão sobre a situação dos cursos de Arquivologia do Brasil “Ele divulgou algo que nós já conseguíamos enxergar no nosso curso, as deficiências, e como podemos ampliar nosso aprendizado. Então, o interessante é que ele deu respaldo às nossas ideias e pensamentos”, avaliou.

Lançamento de Livro
Após a apresentação ocorreu o lançamento do livro “Paradigmas, Serviços e Mediações em Ciência da Informação” de autoria do professor Malheiro e da docente da Universidade do Porto Fernanda Ribeiro. Alguns temas discutidos em profundidade na obra foram abordados na mesa de abertura do ENEArq.
O primeiro dia de evento foi finalizado com a apresentação do Grupo de Cultura Popular Imburana, Círculo de Tambores e Forró Pé de Serra.
Programação ENEArq

A 15ª edição do ENEArq prossegue com as palestras “Perspectivas de trabalho para os egressos do curso de Arquivologia da UFBA”, tendo como ministrante a coordenadora do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia, professora Aurora Leonor Freixo; “Os Arquivistas no Contexto das Universidades”, tema abordado pela diretora do Centro de Documentação da Universidade de Brasília (UnB), Tania Maria de Moura Pereira; “Arquivologia 2.0”, a ser ministrada pelo consultor e arquivista paulista, blogueiro do Blog do Arquivista 2.0 e escritor do livro Arquivologia 2.0, professor Charlley Luz, e “Da gestão à memória: reflexões sobre a atuação dos arquivistas no contexto dos arquivos públicos”, proferida pela professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ana Célia Rodrigues.

O encerramento do evento contará com visitas técnicas, Plenária da Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia e a COPA ENEArq - atividade esportiva que visa a integração dos participantes. Além destas atividades, a programação contemplará oficinas, grupos de discussões, apresentação de trabalhos científicos, visitas técnicas, plenárias e a novidade deste ano que é a MonoArq , que consiste na apresentação de trabalhos de conclusão de curso de alunos recém-formados. Também estão previstas apresentações culturais em todos os dias de evento.

A estudante Maria Beraldi de Castro, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), considerou que o ENEArq 2011 está organizado para suprir uma carência dos estudantes não só no aspecto do contato com alunos de outras universidades, mas na questão da formação através das palestras, minicursos e atividades acadêmicas. Já para a discente Jacione Gonzaga, oriunda da mesma instituição, o evento é uma oportunidade de cada estudante disseminar e divulgar seu curso, além de trocar experiências com outros alunos.

Convênio, Intercâmbio e Novo Projeto Pedagógico

O professor Malheiro aproveitou o momento para anunciar que em breve será assinado um convênio de parceria entre o curso de Arquivologia da UEPB e o de Ciências da Informação da Universidade do Porto, em Portugal, que possibilitará o envio de professores e alunos para intercâmbio e a construção conjunta de um novo Projeto Pedagógico do Curso da UEPB.

Tal iniciativa, que está sendo mediada pela Coordenadoria de Relações Internacionais da UEPB, foi discutida durante uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira, nas dependências do Campus V, entre o professor Armando Malheiro, o coordenador do curso de Arquivologia, Washington Medeiros e o núcleo docente estruturante, composto por sete professores da UEPB.

“Já estive em João Pessoa para outros eventos da UEPB, como o Fórum Internacional de Arquivologia (FINARQ), em 2008, e naquela ocasião já discutíamos sobre uma possibilidade de convênio entre a UEPB e Universidade do Porto. Agora, creio que estão criadas as condições necessárias para que tal medida seja efetivada. Iremos colaborar para a construção deste novo Projeto Pedagógico e na formação dos docentes. Além disso, acho necessária e importante a participação dos alunos neste processo, por isso resolvi discutir essa questão na minha palestra, pois eles são a parte interessada nestas mudanças e devem participar deste debate”, afirmou o professor Malheiro.

O professor Washington explicou que, inicialmente, o professor Malheiro fará uma consultoria para a criação desse novo Projeto Pedagógico do Curso que será ligado às demandas de informação e conhecimento do século XXI e terá componentes curriculares na área de Tecnologia da Informação, Redes e Sistemas, documentos digitais, entre outros.

SMS lança campanha para arrecadar donativos para vítimas das chuvas em CG


A secretária de Saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros, durante entrevista concedida à Rádio Campina FM, nesta terça-feira (19), falou sobre o trabalho desempenhado pela sua Pasta em parceria com a Secretária de Assistência Social (SEMAS), afim de atender as pessoas que foram atingidas pelas chuvas do último final de semana, em Campina Grande.

- A SEMAS e a Secretaria de Saúde tem realizado uma força tarefa nas regiões onde as chuvas castigaram mais. Dessa forma uma equipe itinerante da Secretaria de Saúde tem participado das visitas juntamente com a SEMAS para levar ajuda a essas regiões com o atendimento médico, com a busca e dispensação de medicação e vacinação desses cidadãos que ocupam essas áreas atingidas pelas chuvas – disse a secretária.

Uma campanha foi iniciada nessa segunda-feira, 18, para arrecadar alimentos, produtos de higiene pessoal e agasalhos.

- Quem tem em casa um agasalho sobrando, alimentos não perecíveis, que se dirijam à sede do SAMU para prestar a sua solidariedade a esses cidadãos que estão desabrigados ou que vivem em áreas criticas e precisam do nosso apoio – convocou Tatiana.

Além da sede do SAMU as doações podem ser entregues na sede da Secretária de Assistência Social (Semas).