terça-feira, 26 de abril de 2011

Veneziano acusa Ricardo de distorcer dados e concederá entrevista nesta terça




O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), concederá uma entrevista coletiva nesta terça-feira (26) no auditório do Conselho Municipal de Saúde para esclarecer e revelar os verdadeiros índices referentes à saúde e à educação do município.

De acordo com o prefeito, os números que foram apresentados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) durante audiência na última quarta-feira (20) estão distorcidos.

Na ocasião, Veneziano estará acompanhado da secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, e do secretário municipal de Educação, Flávio Romero.

Petistas já discutem troca de comando


 O afastamento de José Eduardo Dutra da presidência do PT, desde 22 de março, deflagrou nos bastidores uma disputa interna por sua sucessão e atiçou o grupo do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, já descontente com a condução do partido. Com problemas de saúde, Dutra está licenciado do cargo e não avisou ao PT se deixará definitivamente a direção do partido, embora tenha admitido a renúncia em conversas reservadas.
O Palácio do Planalto fará de tudo para manter Dutra no comando do PT. No partido, é ele o interlocutor de confiança tanto da presidente Dilma Rousseff como de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, que tem capitaneado as articulações para as eleições municipais de 2012.
Lula desautorizou os movimentos para substituir Dutra. Não admite discutir a sucessão no PT antes da hora e tem esperança na volta do afilhado político. Um petista que esteve com Lula disse que "a orientação é para ninguém mexer nisso agora. Não podemos agir como urubus".

O ex-presidente deve conversar com Dutra até esta quarta-feira (27), no Rio. Quer saber o real estado de saúde do amigo - portador de forte depressão, agravada por transtorno de ansiedade - antes que ele tome a decisão final sobre seu destino político. A contrariedade de Lula não é à toa. Desde o fim de março, petistas da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil - a mesma que ele integra, com Dirceu e o próprio Dutra - discutem a troca do presidente do PT, que tem mandato até 2013. Até agora, o mais citado para ocupar a cadeira, em caso de renúncia, é o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).

Vital pede união de esforços pelo São João de Campina Grande


         
   


O senador Vital do Rego (PMDB-PB) publicou hoje um novo artigo em seu blog, acessado através do endereço www.vitalzinho.com.br, no qual defende uma união de Campina Grande para que a cidade realize, mais uma vez, o melhor e Maior São João do Mundo. Segundo Vital, ao negar o patrocínio ao São João, o governador Ricardo Coutinho não considerou “a capacidade de superação de Campina”.

Vital pediu a união de diversos segmentos da cidade, em prol do São João deste ano: “Associação Comercial, CDL, Federação das Indústrias, os vereadores de Campina Grande, de situação ou de oposição a Veneziano, porque antes de serem de oposição, são de Campina. Vou procurar pessoalmente os deputados federais Damião Feliciano e Romero Rodrigues. O prefeito Veneziano, certamente, vai ao encontro também. Vamos pedir a ajuda de cada um, dentro de suas possibilidades, afinal, são todos de Campina e não vão se negar a fazer, mais uma vez, o melhor e Maior São João do Mundo”.

Segundo Vital, a cidade vai saber se unir, mesmo sem o apoio do governador, para fazer um São João “com o melhor do que nós temos”. “Vamos unir aqueles que tem o amor verdadeiro por Campina. O governador não conta com a capacidade de união de Campina em torno de seus propósitos. É importante que a cidade se uma para fazer um grande evento. E esta união vai ocorrer, porque sempre ocorreu”.

Veja, na íntegra, o artigo do Senador Vital do Rego:

Campina vai fazer um grande São João, mesmo sem apoio do governador

Eu e outros campinenses já dissemos, mais de uma vez, que o São João de Campina Grande é maior que tudo. É maior que a política, é maior que as incompreensões, é maior que o sentimento menor de pessoas como o atual governador, que simplesmente virou as costas para a cidade, numa demonstração de total insensibilidade com quem lhe deu, na eleição do ano passado, dois terços dos votos válidos.

Quero dizer que Campina vai saber superar esta incompreensão do governador. Vai saber superar o desdém com o qual ele tratou o nosso São João, ao desprezar, inclusive, a credibilidade de entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande, o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Campina Grande, que, ano após ano, atestam só crescimento em todos os indicadores econômicos do evento.

A atitude de Ricardo em não ver – ou não querer perceber – que o São João de Campina Grande não é, nem de longe, aquilo que ele disse a Veneziano na audiência (“não é essas coisas todas que vocês estão dizendo não, procure saber direitinho que vocês vão se decepcionar”) demonstra que ele tem uma prevenção com Campina Grande.

É inadmissível que um governador não saiba a repercussão econômico-financeira de um evento do porte do São João de Campina, considerado por todos os estudiosos do Turismo do Estado “a locomotiva do Turismo de Eventos da Paraíba”. Tudo isso, por pura prevenção...

Mas, quem disse que ia resolver o problema da falta d’água na região do brejo paraibano com a dança da chuva, desdenhando, também, do pobre e sofrido povo brejeiro que luta no dia a dia por água para consumo, era de se esperar isso mesmo. Continuemos a aguardar uma mudança de postura do governador em relação a Campina, porque não estão em jogo Veneziano e Ricardo Coutinho, mas a importância da segunda maior cidade da Paraíba numa visão republicana.

Mas tem um detalhe: o que o governador não conta é com a capacidade de superação de Campina Grande. Ele não pensou nisso quando decidiu negar apoio ao nosso São João. Vamos todos, juntos, mesmo sem o apoio do governador, fazer um São João com o melhor do que nós temos. Vamos unir aqueles que tem o amor verdadeiro por Campina. O governador não conta com a capacidade de união de Campina em torno de seus propósitos. É importante que a cidade se uma para fazer um grande evento. E esta união vai ocorrer, porque sempre ocorreu.

Vamos todos, Associação Comercial, CDL, Federação das Indústrias, os vereadores de Campina Grande, de situação ou de oposição a Veneziano, porque antes de serem de oposição, são de Campina. Vou procurar pessoalmente os deputados federais Damião Feliciano e Romero Rodrigues. O prefeito Veneziano, certamente, vai ao encontro também. Vamos pedir a ajuda de cada um, dentro de suas possibilidades, afinal, são todos de Campina e não vão se negar a fazer, mais uma vez, o melhor e Maior São João do Mundo.

A Campina de sempre, unida, com o orgulho de ser uma acidade de superações e de compromissos mútuos. Vamos a mais um grande evento. “Apesar de você...”

Vital do Rego
Senador

Governo Federal suspende recursos para Saúde de Campina Grande


O Governo Federal baixou portaria de número 857, de 20 de abril de 2011, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 25 de abril de 2011, suspendendo a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde no Município de Campina Grande.

No mês passado, aconteceu a mesma ação e o deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) denunciou na Câmara dos Deputados o problema. Ele levou a público o fato das irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), fazendo com que seja suspensa pelo Ministério de Estado da Saúde

Romero apontou o que chamou de "situação de caos pela qual está vivendo a saúde pública no Município de Campina Grande, por falta de gestão e de compromisso para com a população”.  O deputado federal responsabilizou a prefeitura local pela suspensão dos recursos: "Vários hospitais fecharam as portas nos últimos anos, os postos de saúde em grande parte estão sem atendimento médico, há protestos dos servidores da Saúde e da Educação", disse ele.

O parlamentar se mostrou preocupado com a situação e as consequências para a população campinense, se colocando à disposição para colaborar no que esteja em sua alçada no sentido de encontrar uma solução para resolver o impasse e não causar maiores transtornos à sociedade. Afirmou que está dirigindo apelo através de indicação ao ministro da Saúde para reaver a situação. Romero salienta que foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria de número 582/2011, de terça-feira, dia 29 de março de 2011, suspendendo os recursos para Campina Grande e novamente o problema volta a acontecer.

A nova Portaria de número 857, de 20 de abril de 2011, tem o seguinte teor:

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, considerando os esforços do Ministério da Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a Atenção Básica;

Considerando o disposto na Política Nacional de Atenção Básica, instituída pela Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006;

Considerando o disposto na Portaria SAS/MS nº 750, de 10 de outubro de 2006, que define o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES como base de cadastral para o Sistema de Informações da Atenção Básica - SIAB;

Considerando a responsabilidade do Ministério da Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos para Municípios e Distrito Federal; e
Considerando a existência de irregularidades no cadastramento de profissionais da Saúde da Família identificadas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), resolve:

Art. 1º Suspender a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, de equipes Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde, da competência financeira fevereiro de 2011, dos Municípios que apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais no SCNES, relacionados no Anexo a esta Portaria.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA. 

Hipertensão: fator de risco para doenças cardiovasculares

hipertenso_400
A hipertensão arterial, também conhecida como 'pressão alta', pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de patologias do coração, pois, na maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais, como dores de cabeça, tonturas, mal-estar, náuseas, calor pelo corpo, sangramento pelo nariz, palpitações e falta de ar. A pressão alta tem como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o consumo de comidas gordurosas, o fumo, o consumo excessivo de sal e alimentos salgados.

A doença não tem cura e está diretamente ligada à mortalidade cardiovascular. A hipertensão arterial é responsável por 80% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) e 25% de infarto. A recomendação é para que as pessoas peçam para verificar a pressão arterial sempre que for fazer uma avaliação médica, pois a grande maioria dos hipertensos é assintomática. Fazer uma caminhada três vezes por semana entre 40 minutos e uma hora para combater o sedentarismo, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de comidas salgadas ajuda a prevenir a hipertensão arterial. 

A hipertensão, geralmente ocorre após os 30 anos, mas o que tem se verificado nos últimos anos é que a doença tem atingido crianças e jovens e o sedentarismo tem sido um dos principais fatores. A pessoa obesa tem maior probabilidade de desenvolver a doença, que pode também ser causada pelo uso abusivo de antiinflamatórios, de anticoncepcionais e anticongestionantes nasais.
Prevenção e controle:
A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
- manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
- não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- praticar atividade física regular;
- aproveitar momentos de lazer;
- abandonar o fumo;
- moderar o consumo de álcool;
- evitar alimentos gordurosos;
- controlar o diabetes.
Comemoração
A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o município de João Pessoa, elaborou uma programação especial para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, nesta terça-feira (26). As atividades serão realizadas no horário das 8h ao meio dia no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital. De acordo com dados no Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, ano passado a Paraíba tinha 10.150 hipertensos e este ano 1.255 pessoas estão com problemas de pressão arterial.

De acordo com a programação, nesse horário haverá verificação da pressão arterial, avaliação médica, orientação dos hipertensos com enfermeiros e orientação nutricional para avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal. Ainda com parte das atividades, educadores físicos estarão auxiliando na avaliação nutricional, fazendo alongamentos e distribuindo material educativo.
Da Redação com Secom-PB

PULA SAFADÃO! Associados do Aeroclube jogam de um avião o Judas “Viagra” sem paraquedas

PULA SAFADÃO! Associados do Aeroclube jogam de um avião o Judas “Viagra” sem paraquedas Essa é para descontrair e provocar. Já é tradição no Aeroclube da Paraíba a festinha de malhação do Judas, organizada por associados na área externa do aeródromo.
Este ano, como em anos anteriores, o evento foi um sucesso e por lá, como não poderia deixar de ser, a malhação foi aérea.
Um Judas foi jogado sem paraquedas de uma aeronave, como podemos ver na foto.
Talvez os senhores adivinhem porque este ano o Judas do aeroclube foi batizado de "Viagra, o traidor de todos os traidores".
Entenderam para quem foi a homenagem? Vou soletrar: Vi - a-gra.
Mas, vamos deixar a paraquedista Andreza Araújo - aquela que ficou na frente de um enchedeira para evitar a destruição da pista - contar a história do Judas Viagra. Fala Andreza!

"Em vez de poste, avião, em vez de apenas panos, doces e balas recheiam o Judas de uma das mais inusitadas malhações, o Judas do Aeroclube da Paraíba. Este traidor é jogado de uma altura de mais de 200 metros e cai no solo para o linchamento publico.
Confeccionado há sete anos pela empresária Maria do Carmo e seus amigos, o Judas do Aeroclube chegou pouco depois do almoço ao local de sua execução. Na tarde deste sábado, um personagem um tanto suspeito observava a movimentação no Aeroclube da Paraíba, sempre calado, segurando um vidrinho de óleo de peroba, pra lustrar sua cara de pau, o sujeito teve sua alcunha logo descoberta, era Viagra, o traidor.
Logo que identificado e julgado como culpado da mais vil traição, o tal Judas Viagra foi levado à aeronave, de onde faria seu ultimo vôo, acompanhado dos paraquedistas Fabinho, Carlyle, Vinicius, Ricardo e Ramon, levados aos céus no Minuano do Cmte. Nonato.
E foi rápida a execução da pena que lhe foi impetrada: o mal elemento foi lançado para uma queda livre de 5 segundos, até colidir na nova pista de barro do único aeroporto da cidade, sendo logo linchado pelos presentes, que descarregavam suas insatisfações, suas amarguras e desalentos destroçando o famigerado boneco, saindo cada um com alguma recordação boa daquele tosco festejo pascal, um doce regalo para abrandar a alma nestes tempos modernos..."

Cala a boca, Rômulo! Vice garante apoio ao São João de Campina. Logístico, claro

Cala a boca, Rômulo! Vice garante apoio ao São João de Campina. Logístico, claro
O governo tenta, tenta, mas não não consegue se explicar sobre a falta de apoio ao São João de Campina Grande.

Hoje, Ricardo Coutinho disse que a culpa não foi dele, de ter encontrado o estado na situação que encontrei, praticando, mais uma vez, seu jogo preferido: a política do retrovisor.

Já Rômulo Gouveia foi pior.

Disse em Campina Grande que o governo dará apoio logístico ao evento.

Mas isso é o óbvio do óbvio.

Qualquer governo tem que dar apoio logístico (ambulância, segurança, etc) a qualquer evento público em qualquer cidade do país.

Era melhor Rômulo e Ricardo terem ficado calados.
25 de Abril de 2011 Postado às 19hrs, por Dércio

Bancarte traz nomes consagrados da música brasileira à João Pessoa

De 28 de abril a 1º de maio, os bancários vão mostrar que fazem muito mais do que pagamentos, recebimentos e outras operações financeiras. A sétima edição da mostra de arte e cultura Bancarte abre as portas do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Paraíba (Seeb), em Tambauzinho, para que o público possa apreciar exposições e shows musicais - em sua maioria, feitos pelos próprios trabalhadores de agências bancárias em todo o estado. A partir das 21h, grandes atrações subirão ao palco do Seeb, como Geraldo Azevedo, Nando Cordel, Santanna O Cantador e Os Três do Nordeste. A mostra começa às 19h e a entrada é franca.

A abertura do evento contará com a presença do escritor, poeta e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, homenageado do Bancarte 2011, que apresentará uma das suas "aulas-espetáculo", conhecidas por mostrar a riqueza cultural do povo nordestino, em uma apresentação que reúne literatura, música, dança e uma dose de bom humor. "Era um sonho nosso trazer o Ariano, porque achamos que ele sintetiza o imenso valor das artes e da cultura do nosso estado e do Brasil inteiro", ressaltou o presidente do Seeb-PB, Marcos Henriques. Os bancários homenageados desta edição do Bancarte são os poetas Pedro Fernandes, aposentado do Banco do Brasil, e José de Souza, o Souzinha, do Banco do Nordeste (BNB), que receberá uma homenagem póstuma.

Das 19h às 21h, haverá apresentações de grupos folclóricos, com danças populares e folguedos tradicionais. "Estamos fiéis ao compromisso de exaltar a temática da cultura popular. As danças populares constituem em uma farta gama de arte vinda do povo, para o povo", destacou Marcos Henriques.
Na sexta-feira, 29, haverá shows com Santanna O Cantador e Os Três do Nordeste. O trio trará um show especialmente montado para celebrar os 40 anos de carreira do grupo. O show terá a participação dos poetas-cantores Raimundo Nonato e Nonato Costa, conhecidos como Os Nonatos, que também estão comemorando 20 anos de formação da dupla.
O sábado, dia 30, será dedicado ao Festival de Música do Bancarte, um concurso de cantores bancários que também é promovido anualmente. A noite do sábado termina com os shows de Nando Cordel e Geraldo Azevedo no ginásio de esportes do Sindicato. Ambos tiveram novos CDs lançados no ano passado.
  O último dia do Bancarte será dedicado às crianças. Não casualmente marcado para o Dia do Trabalhador, o público terá uma programação lúdica, com espetáculos teatrais, oficinas, jogos e brincadeiras durante todo o dia. "Esta fórmula fez sucesso no ano passado, e por isso decidimos repetir a dose", ressalta Marcos Henriques.
Fonte: O NORTE ON LINE



Senador se irrita com pergunta e arranca gravador da mão de repórter


O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, se irritou, nesta segunda-feira (25), com a pergunta de um repórter e arrancou o gravador das mãos dele no plenário do Senado.

  A pergunta do repórter Vitor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes de São Paulo, era sobre a aposentadoria que Requião recebe como ex-governador do Paraná. Requião se negou a responder e tomou o gravador, que só foi devolvido horas depois.



O repórter tentou registrar ocorrência, mas a Polícia do Senado não aceitou a queixa. Requião não quis gravar entrevista, mas, em uma rede de relacionamentos da internet, chamou o jornalista de provocador engraçadinho.