terça-feira, 24 de maio de 2011

Prefeito dá sôco no olho de secretário e atira grampeador; vítima foi socorrida para CG


O secretário de Agricultura de Cubati, José de Lola, foi agredido fisicamente pelo prefeito de Cubati, Dimas Pereira. A agressão aconteceu por volta das 10 horas da manhã desta terça-feira (24) dentro do gabinete do prefeito.
Pelo twitter, os moradores da cidade informam que o secretário foi tomar satisfação com o prefeito sobre um acordo feito entre eles com relação ao roubo de um trator de esteira da prefeitura.
Na ocasião houve uma discussão em meio ao bate boca, o prefeito deu um murro no olho do secretário e ainda arremessou um grampeador contra ele.
De acordo com as pessoas, devido à gravidade dos ferimentos, o secretário teve que ser socorrido para Campina Grande.
A reportagem tentou entrar em contato com o secretário, mas ele disse que não queria falar nada e desligou o telefone.
A briga chamou a atenção dos moradores que se aglomeraram em frente ao prédio da Prefeitura e foi necessário chamar reforço policial.

PM garante todo seu efetivo na segurança do São João em todo Estado


Todo o efetivo da Polícia Militar será disponibilizado para os festejos juninos nos 223 municípios da Paraíba. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (24) pelo comandante geral da Corporação, coronel Euller de Assis Chaves, em reunião com os oficiais do Estado Maior Estratégico.
O comandante destacou o apoio efetivo do Governo do Estado na área de segurança pública e disse que irá participar pessoalmente de todas as atividades de policiamento em Campina Grande. Segundo o coronel Euller, um grande contingente de policiais, além de viaturas e armamentos, será empregado nos pontos estratégicos do Parque do Povo, onde acontecerá o Maior São João do Mundo. O evento contará com um número maior de postos de observação e todas as modalidades de policiamento serão utilizadas para manter a segurança dos festejos.
Além do policiamento empregado diretamente no Parque do Povo e áreas adjacentes, várias barreiras policiais e blitz itinerantes serão realizadas em todo o compartimento da Borborema, para evitar qualquer tipo de ação dos bandidos, desde o tráfico de drogas até porte ilegal de armas e roubo de veículos.
Um Centro de Operações com câmeras, computadores, oficiais e praças funcionará durante todo o mês de junho no Parque do Povo. O Centro tem como finalidade fazer a triagem e o encaminhamento das ocorrências policiais registradas efetivamente no parque, averiguando as fichas das pessoas e os cadastros dos veículos envolvidos.
Nas maiores cidades também será implantado um sistema de monitoramento de câmeras para identificar possíveis delitos ou crimes e facilitar a identificação e prisão dos acusados. Todos os municípios da Paraíba contarão com um esquema de segurança especial, mas a atenção maior é para as cidades onde os festejos juninos atraem milhares de pessoas.
Com a integração concretizada das Polícias Civil e Militar, o secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, irão inspecionar pessoalmente todo o trabalho realizado no São João de Campina Grande e nos demais municípios paraibanos. “O sucesso da segurança pública será alcançado em todos os grandes eventos relacionados às festividades juninas e decorrerá do compromisso efetivo do governador do Estado, Ricardo Coutinho, com a área de segurança pública, quando propicia melhores condições a Corporação para que ela realize com eficácia e com qualidade a sua missão de dar segurança ao cidadão, garantindo a sua integridade e a do seu patrimônio”, finalizou o coronel Euller Chaves.

Cada centavo investido em agricultura familiar se multiplica, afirma Dilma


Muitos trabalhadores rurais ainda precisam de terra para cultivar
Ao comentar o anúncio de um pacote de benefícios voltados para agricultores familiares, a presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta segunda-feira, que cada centavo investido no setor se multiplica. Em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela avaliou que a liberação de R$ 16 bilhões para financiar a próxima safra é resultado do diálogo permanente com os trabalhadores rurais.
Dilma explicou que para ter acesso ao financiamento pela primeira vez, é preciso procurar o sindicato rural ou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) local. Caso o produtor já tenha feito algum empréstimo em safras anteriores, basta ir ao banco ou à cooperativa de crédito e solicitar novo financiamento.
O pacote de benefícios anunciado pelo governo inclui juros que variam de 0,5% a 2% e prevê ainda a criação de uma superintendência para habitação rural na Caixa Econômica Federal (CEF).
– Não se pode exigir do trabalhador rural os mesmos documentos que se pede ao trabalhador urbano – disse a presidenta.
Outra determinação trata da possibilidade de venda de alimentos para outros Estados. De acordo com Dilma, a dificuldade existe em razão de uma fiscalização feita separadamente por estados, municípios e pelo próprio governo federal. A saída, segundo ela, é o aperfeiçoamento do Sistema Único de Atenção à Sanidade Animal (Suasa).
– Esse sistema não está funcionando ainda muito bem porque falta criar as normas que sejam comuns e respeitadas por todos esses governos. Nós demos prazo de 30 dias para que um grupo de trabalho elabore essas normas. Quando elas forem aprovadas, o Suasa passa a valer – afirmou a presidenta.

Presidenta Dilma determina que PF investigue morte de líderes seringueiros no Pará


A presidenta Dilma Rousseff determinou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o acionamento da Polícia Federal para investigar o assassinato de dois líderes do Conselho Nacional dos Seringueiros no município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, ocorrido nesta terça-feira (24/5).

O casal Maria do Espírito Santo e João Cláudio Ribeiro da Silva foi morto a tiros em uma estrada vicinal que leva ao projeto de assentamento extrativista Praia Alta Pirandeira, localizado naquele município.

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, recebeu nesta manhã a denúncia do assassinato, e informou o ocorrido à presidenta Dilma Rousseff.

Segundo informações de integrantes do Conselho Nacional dos Seringueiros, os dois eram lideranças do assentamento Praia Alta e vinham denunciando, há tempos, o desmatamento e a extração ilegal de madeira na região.

Cássio responde aos opositores e diz que sempre fez e fará, política de maneira “serena e equilibrada”


  
 O senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) reagiu com indignação à tentativa de políticos insistirem em partidarizar “O Maior São João do Mundo”, evento idealizado pelo ex-prefeito Ronaldo Cunha Lima que eleva o nome da Paraíba e de Campina Grande para todo o país ao receber milhares de visitantes no mês de junho em comemoração aos santos juninos.
Cássio disse que sempre vai ao Parque do Povo como visitante, “pois mais do que qualquer município, o povo de Campina Grande sabe e reconhece o que fiz pela cidade e não apenas pela consolidação do São João como o grande evento do Estado”.
O senador disse ainda que sempre fez e fará sempre política de maneira “equilibrada e serena”. “Não faço política com vitupérios, pois os impropérios são procedimentos próprios de quem não possui argumentos para defender os seus pontos de vista”, concluiu.

Prefeitura convoca 36 novos Agentes Comunitários de Saúde


 Um total de 36 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) está sendo convocado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A solenidade de posse está prevista para a primeira semana de junho, logo após a publicação do edital de convocação no Semanário Oficial de João Pessoa.   


Os convocados participaram do concurso para ACS realizado em 2007, que ofereceu 960 vagas. Com a convocação destes novos 36 ACS, um total de 873 pessoas já foi convocado, restando apenas 87 para serem chamadas até o próximo ano.               

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) resultou da criação do PACS, Programa dos Agentes Comunitários de Saúde, em 1991, como parte do processo de construção do Sistema Único de Saúde estabelecido por norma Constitucional em 1988.  O profissional é capacitado para reunir informações de saúde sobre uma comunidade. Orientado por supervisor, um profissional enfermeiro ou médico da unidade de saúde, realiza visitas domiciliares na área de abrangência da sua unidade produzindo informações capazes de dimensionar os principais problemas de saúde de sua comunidade.

 

Governador e ministra firmam parceria no combate à pobreza


Em audiência nesta terça-feira (24), em Brasília, o governador Ricardo Coutinho e a ministra do Desenvolvimento Social, Thereza Campelo, firmaram compromisso para a pactuação de ações de inclusão produtiva dentro do Plano Brasil sem Miséria, que será lançado em breve pelo Governo Federal. O objetivo do Governo Federal é identificar as pessoas que não são atendidas pelos programas sociais e promover a inclusão produtiva das pessoas de baixa renda.
A ministra Thereza Campelo destacou que o plano será desenvolvido conjuntamente com o Governo do Estado em frentes como transferência de renda, garantia que a Bolsa Família chegue a todos que merecem e a inclusão produtiva da população em conjunto com os estados. Ela também garantiu a liberação dos recursos de convênio firmado em 2010 para implantação de 4.500 cisternas na Paraíba, cujos projetos estavam contigenciados pelo não cumprimento dos prazos pelo governo anterior. 
   A ministra destacou a importância dos governos estaduais trabalharem na elaboração de um Mapa de Oportunidade nos Estados que envolve diversos setores para que o ministério saiba onde entrar com qualificação em áreas potenciais para inserir realmente as pessoas no mercado de trabalho.  
O governador destacou que o incentivo à inclusão produtiva é uma meta prioritária do atual governo, como forma de potencializar o desenvolvimento da apicultura, polos de confecções e resíduos sólidos, caprinocultura, fruticultura e mineração.
Ricardo ressaltou que formará um comitê com a secretaria de Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Agrário e Emater para levantamento do perfil da população beneficiária e a demanda de pessoas que ainda não foram incluídas socialmente para potencializar o Plano Brasil sem Miséria.
O governador avaliou que a visita ao ministério foi de extrema importância, tanto para garantir os nossos convênios atuais como para restaurar a confiança entre as partes a partir de um novo compromisso  de Governo com o pacto para combater a miséria. “É fato que existiram problemas nos projetos apresentados, porém, todos de ordem técnica, que estão sendo devidamente corrigidos para que os recursos cheguem à população que mais precisa”.
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Marenilson Batista, disse que o encontro gerou a oportunidade do Governo do Estado ajustar com o ministério convênios e ações que estavam bastante desarticuladas.  Ele classificou o Plano Brasil sem Miséria como extremamente importante para combater a pobreza e ao mesmo tempo criar mecanismos de inclusão da população produtiva, de trabalho para os que ainda vivem excluídos social e economicamente.
Ao lado do secretário de Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Marenilson Batista, do secretário executivo do PAC, Ricardo Barbosa e do deputado federal Luiz Couto, o governador solicitou a liberação de recursos de convênios firmados em governos anteriores que tramitam no ministério, nos programas de aquisição de alimentos, agricultura urbana e periurbana, atividades produtivas em comunidades  tradicionais e o projeto de implantação de sistema alimentar e nutricional.
O Governo do Estado solicitou a liberação de R$ 2,2 milhões do convênio 101/2009 para subsidiar a produção da agricultura familiar local. O convênio tem validade até 30 de junho deste ano e beneficiará 606 produtores nos  municípios atendidos: Pitimbu, Conde, Caaporã, Alhandra, Sapé, Cruz do Espirito Santo, Sobrado, Pilões, Curral de Cima, Itabaiana, Araçagi, Capim, Mamamguape e São Miguel de Taipu.
        O governador também pediu a liberação de R$ 499 mil do convênio 134/2009 para proporcionar a produção de alimentos saudáveis para autoconsumo de famílias residentes em comunidades do perímetro metropolitano de João Pessoa, do convênio 197/2009 no valor de R$ 450 mil para fortalecer atividades produtivas em 12 aldeias e três comunidades quilombolas, e do convênio 134/2009  no valor de R$ 450 mil para sistema de segurança alimentar em João Pessoa, Conde, Santa Rita e Alhandra.

Major Fábio volta à Brasília para debater novamente a PEC 300


 O primeiro suplente de deputado federal, Major Fábio (DEM), retorna à Brasília no próximo dia 31 de maio, quando participa de audiência pública na Comissão de Segurança da Câmara Federal, sobre a PEC 300 e sua importância para o fortalecimento da segurança pública do Brasil.
 No mesmo dia será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300. Os parlamentares propõem que a data, 31 de maio, se torne o Dia da Valorização dos Profissionais da Segurança Pública.
 O ex-deputado federal Major Fábio relatou a expectativa para o seu retorno ao parlamento. “Estou de volta! Chegou a hora dessa legislatura inserir a PEC 300 no debate nacional. Vamos retomar a mobilização nacional com o engajamento dos novos deputados federais. Minha volta à Brasília tem um objetivo especial, continuar lutando pela aprovação do piso salarial dos policiais e bombeiros”, adiantou.
 Para o Major Fábio, a participação de nomes com experiência nacional, como o deputado federal, Delegado Protógenes, e tantos outros parlamentares conhecedores da realidade das ruas, pode contribuir na formatação da agenda da PEC 300.
 –Vamos estabelecer um conjunto de metas, seguir lutando por um salário digno e, principalmente, manter a mobilização. Entre abril de 2010 e abril de 2011, a PEC 300 foi o segundo tema mais comentado na Ouvidoria da Câmara. Isso é prova do engajamento de todo Brasil, explicou.
 A audiência pública foi sugerida pelos deputados federais; Delegado Protógenes (PCdoB-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Delegado Waldir (PSDB-GO), José Augusto Maia (PTB-PE), Otoniel Lima (PRB-SP), Fernando Francischini (PSDB-PR), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Mendonça Prado (DEM-SE). Também participa da Comissão o deputado federal paraibano, Romero Rodrigues (PSDB-PB), que prontamente somou-se a iniciativa de inserir o Major Fábio no debate nacional.

Daniella fala de 2012 e comenta relação com o prefeito Veneziano.


 A deputada estadual está entre os cotados para prefeito de Campina Grande nas próximas eleições

As eleições municipais de 2012 estão se aproximando, assim como antigos desafetos, que estão começando as conversas para garantir palanques nas eleições do próximo ano. Em Campina Grande, a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), ex-vereadora de oposição ao prefeito Veneziano (PMDB), cometou a aproximação com o peemedebista.

A deputada disse que há apenas um "congraçamento de interesses em defesa da cidade", e que ambos os políticos alcançaram um nível de maturidade política, em que se faz necessário discutir o crescimento da cidade, independente de ser situação ou oposição.

A pepista comentou ainda a possibilidade de ser candidata a Prefeita de Campina Grande. A deputada condicionou à vontade popular a sua candidatura na Rainha da Borborema, e disse que se for a vontade da população, estará dispondo o seu nome. "A candidatura tem que ser da vontade popular", disse.

Código Florestal: Ministro diz que Dilma vetará anistia a desmatadores


O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que o governo está empenhado em votar ainda hoje (24) o Código Florestal. Ele ressaltou que essa decisão não tem qualquer relação com a discussão do caso que envolve o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Ele confirmou também que a presidenta Dilma Rousseff vetará qualquer tipo de norma que fale em anistia a quem desmatou. "[Se aprovado,] Isso será vetado pela presidenta Dilma", garantiu.

"A cena é típica de uma luta política. É apenas espuma. Não precisamos de nenhuma negociação. Quem esperar isso vai quebrar a cara", disse Gilberto Carvalho ao negar que acordos estejam sendo feitos para evitar o depoimento de Palocci no Congresso Nacional. "[O depoimento] Não interessa ao ministro Palocci porque o governo já sabe de onde vazou a história", acrescentou Carvalho após participar do Fórum Interconselhos do Plano Plurianual (PPA).

Ele rebateu as informações divulgadas sobre Palocci. "Não há nenhuma denúncia formal. Tudo está bem claro, e quem fez a denúncia também sabe que ela tem apenas o objetivo de fragilizar o governo", afirmou o ministro.

Sobre o Código Florestal, Gilberto Carvalho reiterou que o empenho do governo vai no sentido de votá-lo ainda hoje. O bom-senso deve prevalecer, e as resistências são meramente ideológicas. Elas não podem atrapalhar uma lei que é boa para o país", disse Carvalho.

O Fórum Interconselhos do PPA reúne pela primeira vez os 34 conselheiros setoriais que compõem o grupo. Com acesso direto ao ministério, o conselho é o meio para que qualquer entidade ou organização civil deem sugestões para os investimentos a serem feitos pelo estado entre 2012 e 2015.

"A lista de conselheiros representantes de cada setor nos estados pode ser facilmente localizada no site dos ministérios. As entidades que desejarem apresentar suas sugestões devem procurá-los", sugere a secretária de Planejamento do Ministério do Planejamento, Lúcia Falcon.

Sexta Solidária no Santa Roza


Exclusivamente nesta noite o ingresso custará R$5,00 (cinco reais) + 2 Kg de alimentos (feijão ou arroz)
 O teatro Santa Roza recebe nesta sexta-feira (27/05) às 20h o espetáculo humorístico “DUBU NO PAÍS DAS MARAVILHAS”, que tem a direção de Tony Silva e texto coletivo. Exclusivamente nesta noite o ingresso custará R$5,00 (cinco reais) + 2 Kg de alimentos (feijão ou arroz). Os alimentos arrecadados serão destinados ao projeto “São João com Fartura” uma parceria com o Banco de Alimentos do SESC.
O espetáculo conta a trajetória da personagem Maria Dubu (originada do Pastoril Profano), que ao lado do seu animal de estimação, sonha em encontrar um mundo só seu, cheio de aventuras, imagens e sonhos em busca do País das Maravilhas. Para encontrar este lugar ela vai ter que enfrentar desafios e personagens enlouquecedores. Ao chegar neste local ela percebe que está numa comunidade chamada Baixo do Céu, com moradores inusitados e se meterá em grandes encrencas.
Um espetáculo recheado de humor, música, muitas curiosidades e estórias sobre as loucas personagens já conhecidas pelo público paraibano, as gêmeas Diet e Light, Vanda Pérola e recriações de diversos personagens da fábula original. O espetáculo tem duração de 60 minutos e a faixa etária recomendada é 15 anos.
O espetáculo é uma das ações culturais da sexta edição do projeto “São João Com Fartura”, que objetiva arrecadar alimentos durante o período junino para beneficiar comunidades locais. Uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Laboratório de Relações Públicas (LARP) com a gestão dos alunos da habilitação de Relações Públicas.

Bancada feminina discutirá mecanismos para estimular eleição de mulheres


Um grupo de deputadas se reúne nesta quarta-feira (25) com o relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), para discutir a inclusão no parecer de mecanismos para estimular a eleição de mulheres para o Legislativo. 

A reunião da bancada feminina, coordenada pela deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), com o relator está marcada para as 14 horas no plenário 15.

Após leitura de parte do pedido, oposição se retirou em protesto, mas a situação arquivou o pedido


 A bancada de situação na Câmara Municipal de João Pessoa mostrou sua força e fez valer a maioria esmagadora que detém na Casa Napoleão Laureano e arquivou o pedido de impeachment do prefeito da Capital, Luciano Agra. A oposição se irritou com o procedimento adotado na sessão desta terça-feira, 24, e se retirou do plenário em protesto.

A sessão começou tranquila com a leitura do pedido pelo primeiro secretário da Mesa, vereador Benilton Lucena (PT), mas como o pedido não foi lido por inteiro, o líder da oposição, vereador Fernando Milanez (PMDB) diz que a lei determina que o requerimento do impedimento seja lido totalmente, caso contrário a sessão deve ser anulado.
O presidente Durval Ferreira (PP) não aceitou as argumentações da oposição e após ouvir os líderes oposicionistas, situacionista e da bancada independente, colocou o pedido em votação. A decisão contrariou a oposição que se retirou do plenário.
O protesto da oposição de nada adiantou, pois com uma maioria consolidada, a bancada governista derrubou o pedido de impeachment do prefeito Luciano Agra por 15 votos contrários.
Milanez justificou a retirada da oposição a uma serie de equívocos e disse que vereadores de oposição foram cerceados e não houve sequer a leitura completa do pedido e nem o parecer do procurador. “Foi o momento mais triste da história da Câmara, por que nós vereadores da oposição queríamos investigar e apontar os erros para a sociedade que é quem nos paga e por interesse dos vereadores da situação isso não aconteceu”
Ele disse ainda que vai ao Ministério Público Federal para que o órgão apure as denuncias.
Já o líder da situação, Bruno Farias (PPS), classificou como vergonhosa a atitude da oposição de se retirar do plenário. “Se todos os vereadores da oposição incitaram este pedido, mesmo sendo minoria, deveriam pelo menos votar e não bater em retirada. Coube a situação emitir o argumento suficiente e rebater os argumentos do pedido. Não houve argumentos que comprovassem o mínimo sequer de algo ilícito na administração de Agra”.