segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ana Paula Salviatti: A ditadura e seus fósseis vivos na USP de 2011


A Memória recobra sua história. A Ditadura e seus fósseis vivos. Uma análise dos acontecimentos na USP em 2011.

por Ana Paula Salviatti

O contexto vivido atualmente na Universidade de São Paulo no qual estudantes reivindicam a saída da PM do campus é um flagrante desdobramento do período militar que recobra sua parcela por não ter sido resgatada sua Memória e nem sido escrita a História deste período. Tal lacuna possibilita a muitos a compreensão de posturas tomadas pelos estudantes contrários à presença da PM no campus como anacrônicas. Diante do esvaziamento crítico que se chegou devido à negação que é feita da memória deste período, tal anacronismo não se apresenta entre estes estudantes, mas sim presente na estrutura da Universidade que não mudou desde a ditatura e na memória esvaziada daqueles que observam pouco as raízes da história do país. Mas tal fenômeno não se restringiria apenas aos muros da Universidade.

Tido isto, o debatido papel da Polícia Militar emerge como um fóssil vivo do período militar, ao invés de um entulho, um objeto em desuso enferrujado, a corporação trabalha plenamente visando garantir o aparelho do Estado, no monopólio da violência, o qual continua torturando, matando, entre outras atividades que são de conhecimento comum da PM de São Paulo, Rio de Janeiro e outros Estados.

Agra entrega quatro ruas pavimentadas no Ernani Sátiro


O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, oficializou neste sábado (5) a entrega das obras de pavimentação em quatro ruas do bairro do Ernani Sátiro. O trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi comemorado durante um café da manhã, na Rua Júlio Américo Pinto, no Jardim Sepol, no mesmo bairro, e teve as participações de diversos moradores.

Luciano Agra participa da 10ª Parada Gay em João Pessoa

O prefeito Luciano Agra, assessores, representantes e secretários da Prefeitura Municipal de João Pessoa estiveram presentes na 10ª Edição da Parada do Orgulho e da Cidadania LGBT, Por uma Paraíba Livre da Homofobia, na orla da praia do Cabo Branco. O evento reuniu lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes na noite de ontem.

Segundo Agra, que participou da solenidade de abertura, a prefeitura não podia faltar neste evento onde se reuniram cidadãos para celebrar a vida e alertar sobre a violência contra os homossexuais. "Este evento é um grito de alerta para a sociedade paraibana, porque nós da administração municipal temos a obrigação de fazer a pedagogia do dia a dia. Em pleno século XXI não podemos conviver com problemas de preconceito e violência como esses”, destacou.

IstoÉ levanta matéria contra Cícero.


 Aliados acham caso “matéria requentada”Para Marcus Vinicius, fatos já foram arquivados pelo TCU 

Depois do senador Wilson Santiago (PMDB), outro paraibano, o senador Cícero Lucena (PSDB), virou alvo de matéria da Revista Istoé.

A Revista asseverou que no último dia 27 de outubro o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) acusando Lucena de fraudar licitações e beneficiar duas empreiteiras, quando era prefeito de João Pessoa, entre 1997 e 2004.

Qual é o único país onde a imprensa tem mais poder que as instituições?


Texto de (*)André Falcão, colaborador de Pragmatismo Político

Democracia à brasileira


Sei, não... Tá tudo fora do lugar, mas a aparência é outra. E eles nos seguem fazendo de bobos (ou tentando fazer). Só um exemplo, mas há muitos mais:

Todos os países mais desenvolvidos têm algum tipo de regulação para o exercício da imprensa (inclusive o norte-americano, para os fãs da combalida Wall Street). Claro! E tem que ser assim, porque não o sendo a moral atacada, por exemplo,  jamais será recomposta no tempo e modo oportuno. Não, mesmo.

Há pessoas que pelo perigo que representam me fazem desejar nunca cruzar com elas. Se vierem na minha direção, tomara as veja a tempo de mudar de calçada. Assim também em relação ao modo de fazer jornalismo que testemunho. Principalmente, claro, do Partido da Imprensa Grande – PIG, como diz o Paulo Henrique Amorim.

Coincidência? Após assassinato de Kadafi, petroleira espanhola volta a atuar na Líbia


Está cada vez mais claro que o objetivo da guerra desatada contra Líbia não é outro que reconquistar a África e estabelecer um novo sistema colonial


Repsol e outras petroleiras da Europa voltam a atuar
 intensamente na Líbia após o assassinato sumário de Kadafi
Poucas horas após o anúncio que Muamar Kadafi e seu filho Muatassim tinham sido sepultados em um lugar não revelado do deserto, e quando se difundia o vídeo que mostra como foi sodomizado o líder líbio, a petroleira espanhola Repsol suspirava aliviada ao retomar suas operações na Líbia.

Já iam em "30 mil barris diários e crescendo" disse um porta-voz. Têm que chegar aos 360 mil que extraíam até fevereiro, quando tiveram que reduzir a 160 mil, para suspendê-los depois em função das sanções impostas ao governo de Kadafi.

As outras grandes empresas petroleiras, que também tinham suspendido suas operações com Líbia devido às sanções impostas ao governo de Kadafi, ainda não tinham formulado anúncio parecido até o fechamento destas linhas, mas o precedente sentado pelos espanhóis é um indício.


Repugnante: Cor da pele é fator indispensável para o mercado de trabalho


Triste realidade de um Brasil racista e ainda desigual: pesquisa indica que cor da pele é o fator que mais pesa na hora de conseguir emprego



Irresponsáveis são os que ainda vendem a ideia de democracia
racial no Brasil























Que fatores são determinantes para abrir ou fechar portas no mercado de trabalho? Um estudo inédito dos economistas Fernando de Holanda Barbosa Filho e Samuel de Abreu Pessôa, do Ibre/FGV, reforça que, apesar dos avanços incontestáveis no caminho do pleno emprego, o Brasil tem muito trabalho pela frente para corrigir as desigualdades marcantes nessa área. E a receita não é trivial.

Dilma promete liberar emendas em troca de aprovação de projeto


Governo pode perder destinação de R$ 67 bilhões caso a DRU não seja votada

A presidente Dilma Rousseff marcou para esta segunda-feira (8) uma reunião com os líderes da base aliada. Descontentes com a demora na liberação das emendas parlamentares ao Orçamento de 2011, os deputados fizeram chegar aos ouvidos da presidente que podem emperrar a votação da DRU (Desvinculação de Receitas da União).

A DRU permite ao Executivo utilizar livremente 20% da receita de tributos federais, como impostos e contribuições sociais, mas perde a validade em 31 de dezembro. O governo quer prorrogar o instrumento por mais quatro anos e precisa contar com o bom humor dos partidos aliados para votar o projeto.

De acordo com a ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, caso a DRU não seja aprovada, o governo poderá perder a mobilidade de cerca de R$ 67 bilhões. Esse volume de dinheiro é aplicado como bem entender o governo, de acordo com as necessidades mais urgentes.