sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ibope medirá audiência na TV paraibana

Ibope medirá audiência na TV paraibana O executivo Alexandre Teixeira Jubert, diretor-superintendente do Sistema Correio de Comunicação (na foto ao lado, à esquerda, com Beatriz Ribeiro ao centro e o ex-senador Roberto Cavalcanti, à direita) anunciou que as próximas pesquisas de aceitação de programas de televisão feitas pelo Ibope, na Paraíba, já serão realizadas através da utilização do Peoplemeter, ou “medidor de audiências”, que é um dispositivo desenvolvido pela empresa Nielsen Media Research, da Suécia, que permite medir passivamente a audiência dos canais de TV ou rádio.

Funcionamento dos aparelhinhos

O sistema é acionado mais ou menos assim: um codificador de áudio ou vídeo é instalado na emissora ou na rede a cabo, e emite um sinal especial dentro do sinal de vídeo e áudio do determinado canal de TV. Na casa do telespectador, com a devida autorização do mesmo, outro dispositivo é instalado, criando assim uma interface de comunicação para o envio de uma série de informações, tais como:

Operacionalidade gera confiança

Freqüência do canal, hora em que foi sintonizado/dessintonizado o aparelho em questão, hora em que a TV foi desligada, entre outros detalhes. Essas informações permitem à empresa gerar uma tabela informativa para analisar as audiências de cada programa exibido, hora a hora.

Assistência minuto a minuto

Esse aparelho é usado há cerca de 20 anos para medir o hábito dos telespectadores pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), empresa que domina as pesquisas na área, em todo o País.

Campeão é conhecido na hora

Na Grande São Paulo, os dados do Peoplemeter são transmitidos por ondas de rádio para a sede do Ibope e a audiência na TV é calculada em tempo real, permitindo que o resultado seja disponibilizado quase simultaneamente aos clientes, pela Internet, mediante uma senha especial de acesso para os compradores de cada pesquisa.

Resultado será consolidado

Em outras cidades, as informações são coletadas uma vez por dia, por telefone, e divulgadas aos clientes no dia seguinte, após aproximadamente 30 minutos da computação dos dados, ou seja, a partir do fechamento matemático de cada tabulação de pesquisa.

Totalização é incontestável

No geral, o Ibope utiliza cerca de 6.000 Peoplemeters, que estão instalados em mais de 3.500 domicílios e atingem aproximadamente 14 mil pessoas residentes em cidades de nove regiões do Brasil, incluindo o Nordeste.

“Sampa” já sabe como utilizar

A maior região pesquisada é a Grande São Paulo, com cerca de 850 aparelhos instalados. A escolha das casas onde os aparelhos são instalados é feita por meio de amostragem, o mesmo princípio aleatório usado nas pesquisas de opinião pública do instituto.

Sistema Correio sai na frente

Há 21 anos, o economista Alexandre Jubert assumia a superintendência do Sistema Correio. No dia 2 de abril de 1990, ele iniciou uma trajetória que reposicionou o jornal “Correio da Paraíba” no mercado, o que resultou na conquista da liderança do setor, ampliou o poder de comunicação das emissoras de rádio e estabeleceu as bases para o início das transmissões da TV Correio em 1992, empreendimento também de sucesso, que culminou com o lançamento do Portal Correio na web.

Vinte anos de persistência

Hoje, como decorrência do trabalho de mais de duas décadas coordenado por ele, liderando uma equipe de profissionais entre os quais alguns estão ao seu lado há mais de 15 anos, os veículos de comunicação se destacam regionalmente, sendo referência nacional de grandes anunciantes, mantendo parcerias com entidades e empresas em projetos de inclusão social, além de dialogarem permanentemente com as agências de publicidade do Estado.

Pioneirismo em gestão empresarial

Além de economista graduado pela UFPB, Alexandre Jubert é também graduado em Contabilidade, Direito e Administração de Empresas. É pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro e fez especialização na Universidade de Luca, na Itália, com foco em gestão de negócios e empresas.

1º lugar é fruto do dia-a-dia

Entre as características de seu estilo de liderança, estão a capacidade de antecipar cenários para potencializar oportunidades de conjuntura, visão estratégica para maximizar recursos e identificar talentos, além de visão sistêmica para integrar núcleos gerenciais, com a finalidade de redução de riscos e incremento da produtividade.

Paraíba tem mais de 4 mil desalojados, 368 casas destruidas e 418 danificadas


Rodovia PB-132, que dá acesso ao município de Barra de Santana, está interditada

Uma equipe da Defesa Civil Estadual vai visitar, nesta sexta-feira (19), as cidades de Gurinhém e Queimadas com o objetivo de verificar a situação dos dois municípios bastante afetados pelas chuvas. George Sabóia Filho, gerente de apoio logístico do órgão, disse que a vistoria será em caráter de urgência determinada pelo secretário de Infraestrutura, Efraim Morais.
O órgão divulgou nesta quinta um boletim sobre a situação dos municípios atingidos pelas chuvas na Paraíba. Os números indicam que 4.162 pessoas se encontram desalojadas, enquanto que 661 estão desabrigadas. Já foram computadas 368 casas destruidas e 418 moradias danificadas.
De acordo com o boletim oficial, a rodovia PB-132, que dá acesso ao município de Barra de Santana, está interditada, enquanto que PB-083, de acesso a Natuba, ainda está em situação precária.


O número de municípios atingidos pelas enchentes em todo Estado já chega a 17. As cidades de Gurinhém, Mulungu, Queimadas e Alagoa Grande não tiveram a situação de emergência decretada, no entanto, receberão toda a assistência por parte da Defesa Civil e demais órgãos do Governo do Estado.
Com o novo número dos municípios atingidos pelas chuvas, já são mais de 700 famílias que tiveram que abandonar suas residências e estão acomodados nas casas de parentes. Outras 130 pessoas perderam suas moradias. Treze prédios públicos estão ocupados pelos desabrigados.


De acordo com George Sabóia Filho, foi feito um levantamento da atual situação dos 13 primeiros municípios atingidos, cujo relatório já foi encaminhado à Brasília para o reconhecimento da situação emergencial das cidades. São elas: Arara, Areia, Bayeux, Barra de Santana, Campina Grande, Ingá, Itabaiana, João Pessoa, Mogeiro, Natuba, Pilar, Santa Rita e Salgado de São Félix.
George Filho declarou ainda que nas cidades de Gurinhém, Mulungu, Queimadas e Alagoa Grande os danos ainda estão em fase de análise. “Estamos fazendo o levantamento dos danos. Após o levantamento poderemos preparar o relatório que deve ser enviado à Brasília, reconhecendo a situação de emergência enfrentada pelos municípios”, frisou.


CABO DA PM É ACUSADO DE PEDOFILIA


 Uma denuncia grave está sendo atribuída a um cabo da Polícia Militar de 46 anos de idade, casado, pai de 05 (cinco) filhos, natural de Olho D’água, com residência em Patos, a qual atribui a ele atos libidinosos contra uma criança de apenas 04 (quatro) anos de idade.

Conforme informações da delegada Daniela Quirino que registrou o auto de prisão em flagrante nesta quarta-feira 18 de maio contra o suspeito, a própria criança fez o relato da situação e disse como tudo aconteceu. O causado negou veementemente o crime, porém não conseguiu convencer à delegada.

Depois da prisão dele a criança foi encaminhada a UML (Unidade Medicina Legal) de Patos para ser realizado o exame de conjunção carnal. O médico plantonista disse à delegada que é pouco provável o resultado positivo, já que a criança havia se banhado e não foi localizado nenhum tipo de material que comprove o crime. Porém após ouvir relato do menino o médico também acredita na possibilidade de que o ato tenha sido consumado. O resultado pode sair em 15 (quinze) dias.

Por não haver prova suficiente do crime, mesmo com a alegação dos pais da criança e da própria vítima indefesa, a reportagem permanece com a identidade do acusado sobre sigilo até que se prove o contrário. Caso o exame confirme o ato criminoso uma nova reportagem a respeito da situação será apresentada aos leitores e todos os detalhes do crime e seus personagens (exceto a criança) serão levados a efeito na edição da próxima semana.

A imprensa procurou ouvir o comandante geral da PM em Patos, tenente coronel Almeida, sobre o assunto, porém foi informada que o mesmo encontra-se em João Pessoa resolvendo questões relacionadas às atividades militares. Assim que os pais do menino formularam queixa crime contra o militar, a delegada entrou em contato imediatamente com o oficial de dia, aspirante Fernando, que imediatamente determinou a prisão dele.

Segundo a polícia o acusado é vizinho dos pais do menino e a criança sempre ia a residência dele. A criança o chamava de vovô. A delegada disse ainda que ao acusar o militar a criança havia dito a mãe: “Mamãe vovô (fulano) fez uma safadeza comigo”.

Espantada a mãe contou ao marido e imediatamente foram à delegacia prestar queixa. Em depoimento a delegada Daniela Quirino, a esposa do acusado confirmou que ele havia fechado a porta do quarto com a criança dentro.


Servidores municipais da Saúde realizam mobilização em Campina Grande

    Os servidores municipais da Saúde de Campina Grande realizaram uma mobilização na manhã desta quinta-feira, 19, em frente ao posto de saúde Francisco Pinto, na rua Venâncio Neiva, no Centro, para mostrar à população o motivo da greve, que começou no dia 8 de abril.

 Entre as reivindicações da categoria estão: a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), cujo projeto já foi encaminhado à procuradoria geral do município, e também melhores condições de trabalhos.

 Segundo Flaviano Aguiar, diretor do Sintab, tem postos de saúde que estão em situações precárias.

 - Tem lugar que não tem caneta, papel higiênico, algodão e nem gaze. É um descaso para população – reclamou o sindicalista.

 Durante o movimento desta manhã a rua Venâncio Neiva ficou interditada.


           
           

Denúncias de irregularidades levam a intervenção da Receita Federal na Paraíba

Mário Sérgio de Araújo foi afastado de suas funções no dia 11 de abril
receita_federal_20110519_134417A Receita Federal na Paraíba está sendo administrada por interventor do Ministério da Fazenda, desde o início de abril passado, após denúncia de excessos de viagens do superintendente de administração do órgão no Estado. Mário Sérgio de Araújo foi afastado de suas funções no dia 11 de abril, após cinco anos à frente do cargo sob indicação do Partido dos Trabalhadores, enquanto o processo de auditoria interna é realizado. O caso vinha sendo mantido sob sigilo absoluto até ontem.
Segundo o superintendente de administração do Estado do Rio Grande do Sul, Agenor Cardoso Vieira Neto, que está respondendo interinamente pelo cargo na Paraíba, o titular está afastado de suas funções e respondendo a processo administrativo disciplinar. A depender do resultado da investigação, Mário Sérgio poderá ser exonerado definitivamente do cargo, além de responder a processo crime, sob a responsabilidade do Ministério Público Federal.
Uma auditoria está sendo realizada na Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda no Estado da Paraíba sob a presidência do corregedor Geraldo Custódio (que reside em Brasília). Custódio e outros dois integrantes coletam documentos no sentido de comprovar as acusações contra Mário Sérgio de Araújo. "É bom explicar que ele não foi exonerado. Está afastado de suas funções até que se conclua o Inquérito Administrativo", disse ontem Agenor Cardoso Vieira Neto.
A Comissão de Sindicância tem um prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 60, para dar o parecer final. Além da denúncia de excesso de viagens injustificáveis, pesa contra o superintendente Mário Sérgio de Araújo, outras acusações não divulgadas. Seu afastamento ocorreu depois de denúncia anônima feita ao Ministério da Fazenda, Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União.
"Desde o dia 11 de abril que Mário Sérgio está afastado de suas funções. A Comissão de Sindicância foi instalada no dia 4 de abril. No próximo dia 30, o corregedor da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Fazenda, Geraldo Custódio estará na Paraíba, ocasião em que poderá fornecer maiores subsídios sobre o Processo Administrativo Disciplinar", relatou Agenor Cardoso Vieira Neto.

Após divulgação de lista, MPPB revela que as investigações estão em fase de diligência

"Vamos solicitar ao Governo do Estado informações"
MPPB_grande_20110113_101010Após a divulgação da lista dos funcionários fantasmas que constava na folha de pagamento no Governo Maranhão III, pela revista POLITIKA e pelo site POLITICAPB, o Ministério Público do Estado (MPPB) revelou, nesta quinta-feira (19), que as investigações a respeito dos servidores mortos que recebiam salários e os que eram pagos sem trabalhar estão em fase de diligências.
Segundo informações do coordenador da Comissão de Combate a Improbidade Administrativa, Carlos Romero, a atual fase das investigações trata da realização de diligências que consiste na solicitação de informações mais detalhadas sobre os mortos e fantasmas do governo pasado.
“Quando recebemos a lista, em abril, foi distribuído para a comissão e foi feito um relatório inicial, porém, foi identificado insuficiência de informações para que pudéssemos dar algum juízo de valor, então entramos na fase das diligências. Vamos solicitar ao Governo do Estado informações mais detalhadas de cada uma das pessoas que constam na lista”, explicou o coordenador.
Durante entrevista ao PolíticaPB, Carlos Romero disse ainda que o MPPB só poderá prestar mais esclarecimentos ao final das investigações. Ele garantiu que o órgão disponibilizará as respostas cobradas pela sociedade no “tempo certo”.
A revista POLITIKA e o site POLITICAPB divulgaram nessa quarta-feira (18) uma lista onde constavam mais mil pessoas que recebiam salários sem trabalhar e quase 400 que eram pagos mesmo depois de mortos.

PSB inicia campanha nacional e apresenta Ricardo Coutinho como uma das estrelas do partido

O partido destaca a independência política e novos tempos para o Brasil
Ricardo_mais_nova_20110215_093950O programa de 10 minutos do PSB que vai ao ar na noite desta quinta-feira (19) reafirma, por um lado, a aliança com o governo Dilma Rousseff, e intensifica, de outro, o movimento de independência do partido, ao pregar o "diálogo" com outras "forças políticas". Na exibição, o governador Ricardo Coutinho destaca que nos governos socialistas o fundamental é ouvir o povo.
Clique aqui para conferir o programa do PSB
O governador de Pernambuco e presidente nacional da legenda, Eduardo Campos, diz no programa que o compromisso com o governo Dilma vai além de uma aliança, e se baseia na defesa dos programas sociais como precondição ao crescimento econômico. Campos, um dos governadores mais próximos a Lula, faz um elogio ao ex-presidente, a quem chama de "grande brasileiro".
Embora ancorado pelo pernambucano, que é apresentado como o governador mais bem avaliado do país, o programa também mostra os demais governantes do partido e os números de Estados e prefeituras administrados, além dos tamanhos das bancadas. Tudo isso para carimbar o PSB como "o 3º maior partido do país" --uma constatação para lá de polêmica, uma vez que PMDB, PT e PSDB são maiores.

Grupo São Braz se diz vítima de ataques maliciosos


O JPB 2ª edição de hoje trouxe o primeiro pronunciamento oficial do Grupo São Braz a respeito da denúncia recentemente veiculada pelo Correio da Paraíba sobre o arquivamento, no Governo Maranhão III, de uma dívida de aproximadamente R$ 7,5 milhões de ICMS. Em nota lida no programa e reproduzida abaixo, a empresa nega que tenha débitos com o Estado e também rechaça a afirmação de que teria sido beneficiada com um perdão da dívida durante o governo de José Maranhão (PMDB).

"O que ocorreu foi que o processo fiscalizatório, objeto de insistente cobertura por segmentos da imprensa local, foi entendido como um procedimento em duplicidade, originado a partir de um mesmo fato gerador e, por esta razão, foi cancelado pela própria autoridade fiscal, mediante processo administrativo legalmente previsto", diz um trecho da nota que pode ser lida, na íntegra, abaixo:


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A São Braz Indústria e Comércio S.A. tem sido alvo de notícias parciais e maliciosas veiculadas por parcela da mídia do Estado da Paraíba, notadamente lhe imputando a falta de pagamento de ICMS, bem como ter sido beneficiada com o perdão de suposta dívida ao fisco estadual.

Sobre os fatos acima apontados a empresa tem o direito e o dever de fazer os seguintes esclarecimentos:

1 – A São Braz repudia, veementemente, a veiculação de informações que não condizem com a realidade dos fatos.

2 – Não é verdade que a São Braz deve ICMS aos cofres públicos estaduais, bem como não é verdadeira a informação de que a empresa teria sido beneficiada com perdão de dívidas tributárias.

3 – O que ocorreu foi que o processo fiscalizatório, objeto de insistente cobertura por segmentos da imprensa local, foi entendido como um procedimento em duplicidade, originado a partir de um mesmo fato gerador e, por esta razão, foi cancelado pela própria autoridade fiscal, mediante processo administrativo legalmente previsto.

4 – A São Braz tem consciência de seus deveres tributários. Contudo, não pode aceitar que lhe sejam cobrados tributos em duplicidade.

5 –A análise cuidadosa do endereço virtual do Conselho de Recursos Fiscais do estado da Paraíba (http://www.receita.pb.gov.br/idxinst_crf.php) demonstra que na última década houve mais de uma centena de casos de duplicidade, em diversos segmentos, cuja cobrança foi legalmente cancelada.

6 - A empresa, sempre que necessário, utilizará todos os recursos legais adequados, nas esferas competentes, para defender os seus direitos legais e inalienáveis.

7 – A São Braz é uma empresa 100% paraibana, com seis décadas de atuação no mercado, e que gera mais de 2.200 empregos diretos e indiretos. Trata-se de um verdadeiro orgulho paraibano e é uma das maiores contribuintes do ICMS do estado da Paraíba. Essa é a única verdade e a verdade prevalece, ao passo que a mentira se desvanece com o tempo.

A São Braz reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da Paraíba; com a geração de empregos e renda; com a ética e a responsabilidade social e fiscal.

A Diretoria

Relator do Código Florestal culpa Ibama por aumento do desmatamento

Corte de florestas na Amazônia quintuplicou do ano passado para cá, segundo Inpe
O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do novo Código Florestal em tramitação na Câmara, atribuiu ao Ibama a culpa pelo aumento do desmatamento na Amazônia. Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o corte de florestas nesse bioma quintuplicou de 2010 para 2011.

Nesta quinta-feira (19), Rebelo rebateu a acusação de que a possibilidade de aprovação do Código Florestal teria incentivado os desmatadores, uma vez que prevê anistia a quem cometeu crimes ambientais até julho de 2008.

Para o deputado, o Ibama falha na fiscalização. Ele cobrou uma explicação da ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira.

- Uma causa fundamental é a falta de fiscalização, a ineficácia de quem deveria fiscalizar e não consegue. [...] Eu espero que ela [ministra Isabella Teixeira] arranje uma reposta cabível e que o Ibama se torne uma burocracia mais eficaz para fiscalizar desmatamento ilegal, o que não tem conseguido.

Segundo dados divulgados na quarta-feira (18) pelo Inpe, o desmatamento na Amazônia subiu para 593 km² em março e abril deste ano, na comparação com os mesmos meses de 2010. O número representa aumento de 473%.


O Mato Grosso foi o Estado que mais contribuiu para a perda da floresta, com 480,3 km² de área desmatada – o que representa 80,9% de tudo o que foi desmatado.

ONGs ambientalistas usaram os dados para criticar o novo Código Florestal, cuja votação na Câmara está prevista para a próxima terça-feira (24), após três adiamentos. O responsável pela Campanha de Florestas do Greenpeace, Márcio Astrini, diz que "esses dados têm um efeito muito ruim para o Brasil no cenário internacional, por conta dos compromissos assumidos pelo país na COP-15".

Rebelo devolveu a crítica às próprias ONGs dizendo que o boato causado é que pode ter se tornado fator estimulante ao desmatamento.

- As ONGs que espalharam que o código estimularia desmatamento podem ter sido responsáveis por isso. As mesmas ONGs com as quais eu fiz acordo para vedar toda e qualquer proposta de qualquer tipo de novo desmatamento.

Mais da metade dos sócios da OAB-PB estão inadimplentes

Entidade conta atualmente com mais de 12 mil filiados no Estado da Paraíba

Cerca de 65% dos 12 mil filiados a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba- OAB-PB, estão inadimplentes com a instituição. A informação é do diretor de finanças da OAB-PB Antônio Gabínio Neto.

Na manhã desta segunda-feira (19), o presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, entregou, mais de 20 novas carteiras de identidade profissional a bacharéis e estagiários.

Segundo o chefe de gabinete de Odon Bezerra, Helton Renê, esse procedimento é verificado, pelo menos entre duas ou três vezes no ano. O processo de requerimento de filiação à instituição, o chamado ‘Exame de Ordem’, é analisado e deliberado, favoravelmente ou contra, pelo Conselho federal da instituição. 

Luciano Agra anuncia reajuste para funcionárias dos Creis

Medida faz parte de melhoria na qualidade de ensino da Capital.

O prefeito Luciano Agra anuncia nesta sexta-feira (20), às 9h30, reajuste e benefícios para coordenadoras e professoras dos 39 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) de João Pessoa. O anúncio será feito durante solenidade no Crei João Tota, localizado à Rua Maria Ester Mesquita, s/n, Bairro dos Ipês (perto do Centro Social Humano e do ponto final dos ônibus).


A medida faz parte do pacote de ações implantado pelo Governo Municipal e que busca a melhoria na qualidade de ensino da Capital. “O pacote de reajuste salarial que o prefeito Luciano Agra vem anunciando dignifica a atuação dos profissionais da educação, qualificando o trabalho desenvolvido junto aos estudantes”, disse a secretária Municipal de Educação, Ariane Sá.


No último dia 28 de abril, o prefeito Luciano Agra concedeu um reajuste de 15% para os professores efetivos da Rede Municipal de Ensino e ainda um abono de R$ 90 para aqueles que estão em atividade docente. Para os recém-concursados, o aumento foi de 12% mais abono de R$ 120,00. Já no caso dos professores que ganham por hora-aula, o reajuste ficou em 12%, percentual que também está assegurado aos aposentados.


Prestadores de serviço – Ainda no último mês de abril, o prefeito Luciano Agra anunciou o pagamento do Décimo Terceiro Salário para os prestadores de serviço do quadro geral, o que vai beneficiar cerca de 8 mil pessoas.


Outra medida foi a atualização do Salário Mínimo e o repasse de um reajuste de 5%, para repor a inflação, para os servidores do quadro. Quanto aos engenheiros da Prefeitura de João Pessoa, o reajuste para esta categoria foi de 11,23%.


Luciano Agra também garantiu que os servidores vão receber a primeira parcela do 13º Salário no próximo mês de junho, e a segunda no mês de dezembro, como é prática da administração municipal.