segunda-feira, 7 de março de 2011

Governo deve entregar a lista dos “fantasmas” ao Ministério Público em 15 dias; 71 estavam mortos

O MPPB vai responsabilizar judicialmente as pessoas que se beneficiaram
fantasmas_20100709_130531O governo do estado tem até o dia 21 deste mês para encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPPB) o relatório completo sobre as exonerações de prestadores de serviços, comissionados e pro-tempore, incluindo a dos 650 funcionários fantasmas que, conforme denúncia dos secretários, existiam na folha de pagamento. Conforme a acusação, 71 pessoas mortas constavam como recebedores de salários e outros sete recebiam supersalários.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai responsabilizar judicialmente as pessoas que se beneficiaram, ou continuam se beneficiando, com as irregularidades denunciadas na folha de pagamento pelo governo do Estado.
O governo do Estado deve encaminhar ao MP a relação de todos os prestadores de serviço, comissionados e pro-tempore demitidos, em um relatório circunstanciado. Com base nas informações, a instituição vai analisar e estabelecer critérios para o cumprimento total da recomendação feita em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) preliminar.
O Ministério Público irá analisar o relatório e, a partir das conclusões, estabelecer alguns critérios, a exemplo da convocação dos concursados e um calendário para a realização dos concursos públicos. No caso dos já concursados, Oswaldo Trigueiro disse que os que têm demanda judicial terão preferência.

Prefeitura já admite rodízio para conter trânsito caótico em João Pessoa

Estelizabel Bezerra teme por caos se nada for feito para amenizar congestionamentos.

A secretária de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra de Souza, admitiu nesta segunda-feira (7) que a cidade caminha a passos largos para uma política de “inibição do trânsito de veículos pequenos e individuais” como forma de conter o aumento gradativo dos congestionamentos em horário de pico.

Ela avisa, assim, que em breve as autoridades de trânsito da Prefeitura vão ter que adotar medidas como rodízio de veículos, já vigente em cidades maiores como São Paulo. “É claro que em paralelo a isto teremos a continuidade dos investimentos pesados em transporte público de qualidade, para permitir que a população tenha meios alternativos ao carro para chegar ao seu destino”, frisou.

Estelizabel enfatiza que atualmente a cidade tem uma proporção de um carro para quatro habitantes, e que a moeda estável e a facilidade no crédito estão aumentando ainda mais esta proporção. “Se nada for feito a cidade ficará inviabilizada do ponto de vista do trânsito”, explica.

A gestora municipal pondera que após uma série de estudos chegou-se a conclusão de que o metrô não é uma opção viável para uma cidade como João Pessoa, mas que outras opções serão colocadas a disposição da população. Campanhas para a prática da carona e o incentivo ao uso das ciclovias também deverão ser postas em prática.

Parcerias – A secretária Estelizabel Bezerra de Souza enfatizou também que a maioria das ações da Prefeitura de João Pessoa deverá contar com o apoio e com a parceria do Governo da Paraíba, que hoje tem a frente o governador Ricardo Coutinho (PSB).

“Ricardo Coutinho e Luciano Agra são dois líderes de um mesmo grupo político. Eles trabalharão juntos, da mesma forma que Ricardo vai trabalhar junto de todos os outros prefeitos que tiverem o interesse de realizar parcerias com o poder publico estadual”, concluiu.

A entrevista foi concedida à TV Arapuã.