sábado, 6 de agosto de 2011

Hospital Arlinda Marques passa por reforma para habilitar serviço no MS


 O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em Jaguaribe, João Pessoa, está passando por serviços de reforma e ampliação em sua estrutura física para melhorar o atendimento e credenciar os serviços de alta complexidade da unidade no Ministério da Saúde (MS). Nesta primeira etapa da reforma estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, oriundos do Tesouro do Estado.

De acordo com a diretora geral do hospital, Ana Márcia Fernandes, as áreas beneficiadas neste primeiro momento são a ala de neurologia, os consultórios, as enfermarias de isolamento e a sala de aplicação de medicamentos. Ela disse que, até o final do ano, a obra será entregue à população paraibana.

Logo após a entrega desses setores, o Governo do Estado dará início à segunda etapa da reforma, quando será construída uma nova UTI pediátrica, uma lavanderia, uma Central de Material Esterilizado (CME), uma residência médica e uma entrada nova para os funcionários, além de reformas na farmácia e no auditório.

  Ana Márcia explicou que, ainda nessa primeira etapa, setores como a sala de medicação e inalação estão sendo desmembrados, e os serviços atingidos pela reforma e ampliação são deslocados para outras salas, dentro do próprio hospital. “Pedimos desculpas à população pelos transtornos, mas em breve os usuários poderão desfrutar de novos serviços, com muito mais comodidade”, disse a diretora geral do Arlinda Marques.

Exames

Por causa dos serviços, os pacientes atendidos no Complexo de Pediatria estão fazendo os exames de raios-x no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), em Jaguaribe, (da segunda a sexta-feira, pela manhã), e no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (de segunda a sexta-feira, à noite, e nos finais de semana).

Sobre o hospital

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques é uma entidade pública do Governo do Estado da Paraíba, criada em março de 1994 pela Portaria Estadual Nº. 288/94, e reinaugurado em 14 de novembro de 2008. É o maior complexo de pediatria da Paraíba, prestando assistência a pacientes entre 0 e 16 anos de idade, de toda a Paraíba e também de estados vizinhos.


 Sua estrutura física é composta pelo hospital infantil, o ambulatório e a administração. São realizados uma média mensal de três mil atendimentos de urgências e emergências no hospital e uma média de 11 mil atendimentos no ambulatório de especialidades. Realiza, ainda, uma média de 33 mil procedimentos no ambulatório. Em relação aos leitos, há seis na Observação, 24 na Pediatria Clínica, 30 na Pediatria Cirúrgica, sete na UTI Pediátrica, três na UTI Cardíaca e dois na UTI Neurológica, totalizando 72 leitos.

O Serviço de Diagnóstico por Imagem realiza radiografia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma e ultrassonografia. O Complexo tem implantado o acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza os pacientes mais graves para atendimento no hospital e encaminha os demais para o ambulatório e/ou outros serviços da rede.

Ambulatório

O ambulatório do Arlinda Marques funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, oferecendo consultas nas áreas de clínica médica e outras 19 especialidades. As consultas são marcadas pelas Centrais de Regulação dos municípios.

Cada médico atende, em média, 20 pacientes por dia. As especialidades ofertadas são: arlegologia; cardiologia pediátrica; cirurgia cardíaca; cirurgia lábio-palatina; cirurgia neurológica; cirurgia pediátrica; dermatologia; endocrinologia; gastroenterologia; ginecologia; hematologia; hepatologia; homeopatia; neuropediatria; ortopedia; o torrinolaringologia; pneumologia; psiquiatria infantil; e reumatologia.

No mesmo espaço, foi criado o Ambulatório de Vítimas de Violência e Acidentes (Amviva), que oferece atendimento integral. O ambulatório também oferece acompanhamento para as crianças que têm o teste do pezinho positivo para alguma doença, teste alérgico, assistência social, acompanhamento nutricional, psicológico, odontológico e atendimento de fisioterapia e fonoaudiologia.

O ambulatório possui ainda uma sala para a aplicação das vacinas de rotina e o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), que oferece vacinas para pacientes com imunodeficiências congênitas ou adquiridas.

Cássio Cunha Lima recebe em seu aniversário o título de Cidadão Pessoense;


 Sílvia também será homenageada A ex-primeira-dama do Estado, Silvia Cunha Lima, deve receber o título no mesmo dia  Casal Cássio e Sílvia
O ex-governador Cássio Cunha Lima vai receber de presente de aniversário em 2012 o título de “Cidadão Pessoense”, a data já está agendada na Câmara Municipal de João Pessoa.

A informação do vereador Raoni Mendes (PDT) é que um requerimento de sua autoria marca para o dia 05 de abril de 2012 , aniversário de Cássio, a entrega do título.

Junto com Cássio, a ex-primeira-dama, Silvia Cunha Lima, deve receber o titulo de “Cidadão Pessoense”, proposto por Raoni.


MaisPB  

Festa das Neves 2011 termina neste sábado com show da banda 14 Bis


 A programação cultural do último dia de comemorações da Festa das Neves em João Pessoa, neste sábado (6), traz shows da banda mineira 14 Bis, a partir das 23h, e da dupla paraibana Paulo e Babi, lançando o CD “E Nós Por Exemplo”, às 21h, no palco principal montado do Ponto de Cem Réis.

Os shows são uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope).

As outras atrações da noite integram o Projeto “Brincantes Brasileiros na Paraíba”, a partir das 18h, também no Ponto de Cem Réis, onde os grupos de cultura popular de várias partes do país mostram seus trabalhos. O “Maracatu Rural Leãozinho das Flores”, de Pedras de Fogo, inicia a apresentação, seguido do “Cacumbi do Mestre Deca”, de Laranjeiras (SE).

Depois, será a vez do “Samba de Pareia”, também da cidade sergipana de Laranjeiras e, logo após, “Penha Cirandeira”, de Santa Rita. Para encerrar, o público poderá conferir a “Banda Cabaçal do Mestre Zé Pretinho”, da cidade de Tavares (PB).

14 Bis – A banda mineira, que tem mais de 30 anos de estrada pelos palcos do Brasil – com sucessos como “Canção da América”, “Todo Azul do Mar”, “Caçador de Mim” e “Bola de Meia” –, começou a carreira no final de 1979, quando os músicos que já se conheciam queriam formar uma banda seguindo o modelo de grupos internacionais que os influenciavam, como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin e Pink Floyd. No entanto, o “Clube da Esquina” (movimento musical da década de 1960, em Minas Gerais) foi a principal influência nacional para os integrantes da banda.

O 14 Bis é formado por Cláudio Venturini (guitarra e vocal), Hely Rodrigues (bateria), Sérgio Magrão (baixo e vocal) e Vermelho (teclados e vocal).

Mercado interno salvará Brasil de nova crise, avalia ex-analista do BC

O mercado interno salvará novamente o Brasil de uma crise econômica mundial. A previsão é do ex-analista econômico do Banco Central (BC) e membro do Conselho Federal de Economia Newton Marques. Para ele, questionar o câmbio neste momento de rebaixamento da nota da dívida dos Estados Unidos (EUA) é “discurso morto”, porque não haverá mercado satisfatório no exterior.
“O dólar está caindo no mundo inteiro. Isso desmotiva a venda [por parte dos empresários brasileiros] para o exterior. Só que com a crise atual não haverá, no exterior, motivação nem mercado para a compra de produtos brasileiros. Discutir câmbio, portanto, virou discurso morto, porque, na verdade, o que faltará é mercado externo”, disse à Agência Brasil o economista que é também professor da Universidade de Brasília (UnB).

Segundo ele, a crise certamente afetará o Brasil. “Mas é daquelas situações em que damos um passo para trás para, depois, darmos dez passos à frente, numa situação mais privilegiada do que os demais”, explica. “Primeiro, porque o Brasil está com o sistema financeiro ajustado e com reservas que superam os US$ 300 bilhões. Se o câmbio é problema, é problema para todos. Não apenas para os nossos empresários”, disse.

“Depois, porque o Brasil é um dos poucos países que ainda têm fronteiras agrícolas que podem ser ampliadas, nos dando condições de abastecer o mundo inteiro, e fontes de matérias-primas. Além disso, com os programas de distribuição de renda, o país aumenta cada vez mais sua massa salarial. Ou seja, há mercado interno. Por isso, se os investidores estrangeiros olharem com cuidado para o Brasil, certamente verão que somos a menina dos olhos do mundo”, argumentou o ex-analista do BC. “Nesse ponto, precisamos dar a mão à palmatória ao ex-presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]”, completou.

Presidente nacional do PSDB diz que o PMDB tenta impedir posse de Cássio e promete procurar o STF

Ajuste da letra  O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), foi categórico ao dizer que acredita que o PMDB está tentando impedir a posse de Cássio Cunha Lima no Senado Federal. Segundo Guerra, outras pessoas diretamente interessadas no assunto também estão trabalhando contra a chegada do tucano em Brasília. Por conta disso, o presidente garantiu que na próxima semana vai até o Supremo Tribunal Federal (STF) conversar com o presidente sobre o caso Cássio.

“Evidente que o PMDB deve estar manobrando. Não tenho a menor dúvida. Não diria apenas o PMDB, diria que são as pessoas diretamente interessadas no assunto (Wilson Santiago). Sobre a questão do Cássio, nos vamos ao STF na semana que vem”, disse o presidente nacional do PSDB.

A notícia de um possível envolvimento do PMDB contra a posse de Cássio foi publicada na coluna do jornalista Cláudio Humberto. Ele revelou que influentes senadores trabalham para impedir a posse de Cássio no Senado Federal.

"Influentes senadores do PMDB trabalham para postergar a posse de Jader Barbalho (PMDB-PA), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e João Capiberibe (PSB-AP) no Senado. É que estes dois vão desalojar peemedebistas. E Jáder pela ameaça de dividir o poder no PMDB", diz a nota.

Cássio já teve seu registro de candidatura deferida desde o mês de maio pelo ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas continua sem ser empossado porque três agravos foram impetrados na Corte Suprema questionando a decisão do magistrado.

São responsáveis pelas ações José Andrea Magliano, Bivar de Souza Duda e a Coligação Paraíba Unida. Os agravos deveriam ter sido julgados nessa quarta-feira (03), conforme a pauta temática, mas um pedido de licença médica por parte de Joaquim Barbosa adiou mais uma vez o julgamento.

André Gomes

PolíticaPB