segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Governador se reúne hoje com ministro do Comércio Exterior de Cuba e discute missão


Na pauta da audiência estará a missão que o governo da Paraíba e empresários farão a Cuba

Lésbicas sofrem discriminação médica e fazem graves denúncias


Segundo a denúncia, os médicos deixaram de solicitar, durante consultas ginecológicas, o exame que pode ajudar a prevenir o câncer de colo de útero porque elas não mantêm relações sexuais com homens.


Mulheres lésbicas são duplamente oprimidas e exploradas
A ONG Grupo Arco-Íris informou que constatou o problema na rede de saúde pública e privada da capital fluminense. Na pesquisa qualitativa Atendimento Ginecológico Diante de Práticas Lésbicas e Bissexuais, todas as 20 mulheres entrevistadas em 2010 relataram que depois de revelada sua orientação sexual, os médicos não pediram o exame.

-Os profissionais não reconhecem vida sexual entre duas mulheres, afirmou a coordenadora da pesquisa e uma das diretora da ONG, Marcelle Esteves. “É assustador porque só se pode fazer a prevenção do vírus de HPV – sexualmente transmissível – a partir do exame “, destacou a diretora, lembrando que mesmo sem se relacionar com homens, as lésbicas fazem sexo.


O levantamento constatou também que entre as lésbicas, as que têm identidade mais masculinizada são menos submetidas ao preventivo que as demais. “Eles [os médicos] não pedem [o exame] e não sabem nos aconselhar sobre o risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV. É sempre a mesma coisa”, reclamou a estudante Fabiana Ormonde.

Diante do problema, o Fórum de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Estado do Rio quer que o foco das campanhas sobre DST e aids não seja apenas os travestis e homossexuais. Para as ativistas, é preciso divulgar mais informação sobre a transmissão de DST entre mulheres que fazem sexo com mulheres e aprofundar projetos de sensibilização com as secretarias de Saúde.


O fórum também defende a distribuição de preservativos específicos para sexo entre mulheres, mas que ainda não são produzidos em escala no Brasil. “Em uma fábrica de São José de Campos (SP) desenvolvemos com dinheiro de uma fundação internacional um protótipo com base em modelos dos Estados Unidos e da Malásia. Vem sendo aprovado”, disse Marcelle.


Com a capacitação de servidores em clínicas de Saúde da Família, a Coordenadoria da Diversidade Sexual da capital fluminense disse que precisa primeiro assegurar o atendimento à população de gays, lésbicas e travestis (LGBT) nos postos de saúde. “Nesse primeiro momento, não pensamos nisso por uma questão de atribuições”, disse o  coordenador do programa, Sérgio Camargo.

A Secretaria Municipal de Saúde reafirma que não existe motivo para os médicos não pedirem o preventivo às lésbicas. Gisele Israel, da Gerência do Programa de Aids, atribui o problema ao preconceito e ao desconhecimento. “Como os profissionais não passam por uma proposta de qualificação com um olhar para o diferente, os serviços se constituem sem um olhar apurado”.

O superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, confirma que mesmo com capacitação não é fácil mudar a rotina do atendimento. “Capacitamos os gestores municipais, a questão das lésbicas está inserida nos programas de saúde da mulher,  mas precisamos romper paradigmas”.

Segundo os gestores ouvidos pela Agência Brasil, a produção de preservativos para o sexo entre mulheres ainda é inviável porque o produto não tem as certificações necessárias.

Racista condenado por agredir negras que usaram elevador social


"Essas negas querem usar o elevador social", afirmou indignado o racista. Ao que acrescentou: "Não sei para que negro existe, esses negros imundos"


Sociedades racistas utilizaram elevadores discriminatórios
Decisão unânime da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais reformou em parte sentença proferida pelo 1º Juizado Cível de Taguatinga para majorar o valor da indenização a ser paga a uma vítima de racismo, diante da ofensa moral sofrida. Não cabe recurso no TJDFT.

A vítima ingressou com ação, afirmando que estava, juntamente com uma colega, no elevador do prédio onde trabalha, quando foi ofendida moralmente pelo réu com xingamentos referentes à sua raça. Embora o acusado negue a autoria dos fatos, testemunha confirmou que este teria se indignado com a presença delas no local, ao que teria dito: "essas negas querem usar o elevador social", tendo acrescentado, ainda: "não sei para que negro existe, esses negros imundos".

Claro, portanto, que a autora foi alvo de palavras ofensivas, gerando fato vexatório e humilhante ocorrido na presença de terceiros, sem sequer ter dado causa ao lamentável episódio. Diante disso, a juíza ensina que "Existe ofensa à honra subjetiva sempre que alguém é injuriado nessa direção, por palavras e atos ofensivos".

  

O posicionamento foi mantido pela instância recursal, que citou jurisprudência do próprio TJDFT para ratificar a decisão, diante do entendimento de que o réu proferiu contra a autora palavras denegrindo a raça da vítima e ainda mostrou-se revoltado com o fato de a autora estar utilizando o elevador social do prédio.

O réu deve arcar, ainda, com os honorários advocatícios referentes ao processo.

Semana Nacional de Trânsito tem teatro, dança, cinema e show do Paralamas do Sucesso


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai recorrer a espetáculos de música, teatro e dança, além de sessões de cinema, para transmitir mensagens educativas durante a Semana Nacional de Trânsito 2011. A campanha, intitulada “Pare, pense, mude”, será aberta no próximo dia 18, na cidade de Areia, e se encerrará no domingo (25), com show do grupo Paralamas do Sucesso, na Praça do Povo do Espaço Cultural.

Na Paraíba, o Detran fez uma parceria com a Fundação Espaço Cultural (Funesc) para a realização da campanha. As diretorias de teatro, cinema, música e dança da instituição criaram vários espetáculos em cima de temas alusivos à Semana Nacional de Trânsito. Na Praça do Povo do Espaço Cultural serão montadas estações temáticas, entre as quais circulará o público que assistirá aos espetáculos.

Segundo o superintende do Detran, Rodrigo Carvalho, a idéia de buscar a parceria da Funesc na realização da campanha foi inserir atividades culturais e facilitar a conscientização de adultos e crianças da necessidade de mudar o comportamento no trânsito.

Ele lembrou que as crianças costumam se transformar em multiplicadoras das mensagens que recebem e exigem dos pais atitudes corretas, como a obediência às leis do trânsito, o respeito à faixa de pedestre e aos semáforos e o uso do cinto de segurança. Além disso, atingindo as crianças com mensagens educativas, o Detran está investindo na melhor formação dos futuros motoristas.

A Divisão de Educação para o Trânsito do Detran está agendando a visita de estudantes de escolas públicas e privadas.

Interiorização – Esta será a primeira vez que a Semana Nacional de Trânsito será iniciada no interior do estado. Na abertura, haverá a apresentação do espetáculo teatral “Cordel do Carro Encantado”, que se insere na programação do 12º Festival de Arte de Areia. A campanha também planejou atividades nas cidades de Campina Grande (19) e Patos (20).

Tecnologia – O Detran da Paraíba, considerando um dos mais atuantes nas redes sociais de todo o país, também vai usar a tecnologia durante a Semana Nacional de Trânsito. O departamento tem perfis no Twitter (@detrangovpb), no Facebook, no Orkut , no Foursquare e canal no Youtube .

Em relação ao número de seguidores no twitter, o Detran da Paraíba é o segundo maior do país, ficando atrás somente do de São Paulo. Em interatividade com os usuários, é considerado o primeiro no ranking nacional.

A campanha online, planejada pela Assessoria de Mídia Social do Detran e desenvolvida pelos técnicos da Diretoria de Governo Eletrônico da Secretaria de Estado da Comunicação, é um projeto pioneiro no país, que vai tornar as atividades mais interativas.

O uso da internet e das redes sociais tem o objetivo de expandir as ações de forma que as pessoas que não possam comparecer ao evento sejam impactadas e ainda tenham condições de acompanhar ao vivo ou assistir posteriormente a tudo o que for executado por meio de vídeos, fotos, textos e áudios das atrações.

Mapa virtual – Na campanha online, por meio de um site criado especificamente para o evento, dentro do Facebook, haverá um mapa virtual, que utilizará uma plataforma semelhante ao do Google Maps para fazer uma representação gráfica de toda a área do Espaço Cultural, onde serão instaladas as Estações Temáticas.

O mapa virtual permitirá que os internautas tenham, de forma fácil e atrativa, acesso às informações sobre o tema, os artistas envolvidos, a infração de trânsito abordada e os serviços do Detran, bem como agregará o conteúdo produzido pelo visitante utilizando as redes sociais Facebook, FourSquare e Youtube.

Também permitirá que o usuário tenha uma experiência com a Semana Nacional do Trânsito em três momentos: antes da campanha, despertando no usuário o desejo de visitar o evento, apresentando a programação, o roteiro e as dicas e informações úteis para o “passeio” no percurso das ilhas; durante a campanha, com informações e imagens em tempo real, mais informações sobre as ilhas temáticas, horários de funcionamento, localização, artistas envolvidos, acesso a fotos, vídeos e áudios produzidos durante a visita, com marcação do local e compartilhamento desse conteúdo com o público pelo Facebook, além do envio de dicas e fotos via FourSquare; e, por fim, depois da visita, marcando as ilhas temáticas que já visitou, as que mais gostou, compartilhando com amigos, consultando mais informações sobre as ilhas visitadas e postando vídeos no Youtube com “tags” para que sejam incluídas no Mapa Virtual.

O Detran disponibilizará, no evento, uma tecnologia que permitirá que qualquer pessoa que tenha aparelho com bluetooth possa enviar mensagens de texto, fotos e vídeos, bem como receber conteúdo educativo, totalmente grátis.

Segundo o superintendente Rodrigo Carvalho, o uso da internet e das redes sociais é uma demonstração de que o Detran da Paraíba encontra-se numa nova fase. Ele lembrou que as ferramentas tecnológicas também estão sendo utilizadas administrativamente, ajudando a tornar os serviços do órgão mais seguros e eficientes, por meio de medidas como a substituição de equipamentos de informática, a vistoria eletrônica e o gerenciamento eletrônico de documentos.



Secom PB


Dilma: governo quer internet rápida em celular para Copa de 2014


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (12) que o governo já autorizou investimentos de R$ 200 milhões na infraestrutura das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 com o objetivo de oferecer internet rápida pelo celular.

No programa semanal Café com a Presidenta, ela explicou que a ideia é que brasileiros e turistas possam ter acesso à transmissão de voz e de imagens de alta qualidade pelo telefone móvel, no país.

Outra iniciativa trata da implantação de celulares de quarta geração até o início da competição. “Esse é um legado que ficará para toda a população brasileira depois da Copa e das Olimpíadas”, destacou a presidenta.

A partir de 1º de outubro, o acesso à internet banda larga começa a ser oferecido em todo o país a R$ 35 por mês. Atualmente, o preço médio cobrado pelo serviço é R$ 70. Segundo Dilma, o acordo com as operadoras de telefonia prevê que a internet popular chegue a todos os municípios brasileiros até 2014.

“Queremos chegar a, pelo menos, 40 milhões de lares com acesso à internet de alta velocidade, o que é muito importante para o desenvolvimento do nosso país. A internet está presente em tudo: na economia, na educação, nas compras, nas relações pessoais, nos serviços públicos.”

Agra nega privatização de serviços em JP e diz que oposição fez interpretação equivocada do projeto


O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), comentou nesta segunda-feira (12) acerca das críticas que a bancada de oposição ao seu governo tem feito a um projeto do Executivo que pretende qualificar organizações sociais para que elas sejam contratadas pelo poder público.

Para Agra, houve uma interpretação equivocada por parte da oposição, que acusa o prefeito de querer privatizar serviços municipais.

- Isso é uma interpretação equivocada de quem não estudou bem a matéria, e de quem não entende o que é separar privatização de terceirização – argumentou o prefeito.

Segundo ele, “o que a prefeitura quer é a modernização administrativa. Nós queremos dispor de um instrumento moderno para eventualmente utilizá-lo, quando for o caso, para suprir deficiências”.

Por fim Luciano Agra ressaltou que “o patrimônio da cidade não está em jogo”, e destacou que está havendo uma politização do projeto, que deverá entrar em pauta na Casa Legislativa ainda essa semana.

- O que está se fazendo na realidade é uma politização do processo, mas isso é natural tendo em vista a proximidade das eleições – afirmou o socialista.

As declarações do prefeito repercutiram na Rádio Campina FM.