quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ricardo discute parcerias com presidente do Congresso Nacional de Cuba


A comitiva da missão comercial da Paraíba foi recebida pelo presidente do Congresso Nacional de Cuba, deputado Ricardo Alercón de Quesada, para tratar do intercâmbio de experiências nas áreas de saúde, educação e agricultura.
Em Cuba, o Congresso Nacional é denominado Assembleia Nacional Del Poder Popular, cujos representantes são eleitos pelo voto. Também não existem duas casas legislativas como o Brasil, que possui a Câmara de Deputados e o Senado Federal.
O deputado Ricardo Alercón agradeceu a visita do governador Ricardo Coutinho e destacou o interesse em trabalhar  e realizar parcerias comerciais e institucionais com o Brasil e com a Paraíba. “O mais importante é avançar em relação às mudanças no câmbio e por uma maior eficiência das empresas”.
Na pauta do encontro, também foram discutidas pautas sobre agricultura em Cuba e na Paraíba – ambas possuem semelhanças climáticas como períodos de seca e uma forte dependência da cultura canavieira. No setor, a Paraíba tem potencial de transferência de tecnologias para o maior aproveitamento da cana que podem contribuir no fortalecimento da agricultura na ilha.
Ricardo Coutinho citou os projetos alternativos de abastecimento de água em pequenas áreas, como o uso de placas para energia solar visando aumentar a produção agrícola. “Temos um potencial hídrico muito bom, mas precisamos aumentar as áreas irrigadas para o aumento da produção. Estamos aqui para apreender e repassar experiências”, reforçou.
Secom PB 

Tucano põe atitude do Procurador da ALPB ‘em xeque’ após informação de vazamento de parecer sobre pedido de extinção da CPI do Outdoor


A idoneidade do procurador da ALPB, Cecílio Ramalho, foi literalmente colocada em xeque, na manhã desta quarta-feira (21), durante pronunciamento do deputado Hervázio Bezerra (PSDB), na tribuna da Casa de Epitácio Pessoa. Segundo o tucano, o procurador teria vazado o parecer sobre o pedido de extinção da CPI dos Outdoors. Hervazio destaca que antes mesmo do presidente da Ricardo Marcelo (PSDB) tomar conhecimento do conteúdo, setores da imprensa já publicizavam a decisão.

“Contaram-me que o ex-deputado Gilvan Freire, durante o programa Conexão Máster chegou a ler o conteúdo do parecer, sem ao menos o presidente saber. Eu não vi a gravação, mas isso eu posso descobrir solicitando a gravação do ultimo programa de Alex Filho”, disse.

Para Hervazio, publicizar um parecer sem o conhecimento do presidente é complicado e acima de tudo perigoso. “Estamos enveredando por caminhos tortuosos e perigosos”, protestou, ressaltando que vai conversar com o presidente da Casa para solicitar oficialmente a gravação do programa em que foi vazado o conteúdo do parecer de Cecílio Ramalho. 

PB Agora

Dilma: crise global ocorre por falta de recurso político

São Paulo - No discurso de abertura da 66ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a presidente Dilma Rousseff disse hoje que a atual crise econômica global não ocorre porque os líderes dos países desenvolvidos não encontraram soluções, ou pela falta de recursos financeiros. "É por falta de recursos políticos e clareza de ideias", destacou. Na sua avaliação, uma parte do mundo não encontrou equilíbrio entre ajuste fiscal apropriado para demanda e crescimento. "E ficam presos na armadilha que não separa interesse partidário dos interesses legítimos da sociedade".

Em seu discurso, a presidente do Brasil disse que o desafio colocado nessa crise é substituir teorias defasadas do mundo velho por novas formulações de um mundo novo. "A face mais amarga da crise é que o desemprego se amplia. É vital combater essa praga para ela não se alastrar. Nós, mulheres, sabemos, mais do que ninguém, que desemprego não é estatística, pois nos tira esperança e deixa a violência e a dor."

Dilma reiterou que é significativo que seja a presidente de um país emergente que fale dessa tragédia que assola os países mais desenvolvidos. "O Brasil tem sido menos afetado pela crise mundial, mas sabemos que a capacidade e a resistência não são ilimitadas. Queremos poder ajudar os países onde crise é aguda. A cooperação é uma oportunidade histórica."

Greve de médicos afeta cerca de 35 milhões de brasileiros


 Profissionais cruzam braços em 23 estados em protesto contra planos de saúde

Saúde suplementar: o atendimento a determinados planos de saúde estará suspenso durante toda esta quarta-feira

Saúde suplementar: o atendimento a determinados planos de saúde estará suspenso durante toda esta quarta-feira (Thinkstock)

Câmara aprova criação de empresa de serviços hospitalares


Servidores dos hospitais fizeram protesto durante votação em comissão

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (20), por 240 votos a favor, 112 contrários e quatro abstenções, o projeto do Poder Executivo que cria a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). A empresa tem como objetivo administrar os hospitais universitários federais e regularizar a contratação de pessoal das unidades, atualmente feita pelas fundações de apoio das universidades.

Foi votado o substitutivo apresentado pelo relator da matéria na comissão especial, deputado Danilo Forte (PMDB-CE). Na tarde de ontem, a comissão que analisou o mérito da proposta de criação da Ebserh aprovou o substitutivo do relator. Foram 13 votos a favor e quatro contrários. Durante a votação do projeto na comissão, houve protestos de servidores dos hospitais universitários, que são contrários à proposta.

Na semana passada, a comissão tentou aprovar o parecer do deputado Danilo Forte, mas foi impedida por servidores dos hospitais que entraram no recinto da votação e não permitiram que os deputados discutissem e votassem o parecer. Na reunião de ontem, os servidores ficaram de fora do local da votação.


'Estupros corretivos' assolam homossexuais sul-africanas


 Millicent Gaika foi estuprada e etrangulada durante 5 horas

Uma onda de casos de estupro e assassinatos cometidos por homens contra mulheres homossexuais, aparentemente com o objetivo de "corrigir" suas orientações sexuais, está assustando a África do Sul.

Segundo estimativas, pelo menos 31 mulheres já morreram no país vítimas desse tipo de ataque nos últimos dez anos.

Mais de dez homossexuais mulheres são estupradas – por indivíduos ou coletivamente – por semana apenas na Cidade do Cabo (sul do país), segundo a Luleki Sizwe, uma organização de apoio a vítimas de violência sexual.


Historiador da USP conta a história do Partido dos Trabalhadores em novo livro


Mudanças foram fundamentais para conduzir Lula à Presidência

PT : Sucesso eleitoral e transformações ideológicas. Livro traz a história do partido e debate mudanças internas na estrutura da legenda que pavimentaram as eleições de Lula e Dilma


Mudanças foram fundamentais para conduzir Lula à Presidência
O historiador Lincoln Secco, da Universidade de São Paulo (USP), registra em estilo ensaístico a história do Partido dos Trabalhadores. Ele é o primeiro intelectual brasileiro a se deparar com o desafio de contar a história da maior agremiação de esquerda do Brasil.