segunda-feira, 2 de maio de 2011

Trabalhadores celebram dia com desemprego em baixa e crescimento da massa salarial, mas inflação em


 Os trabalhadores comemoram o seu dia em meio a um cenário de aumento da massa salarial e queda do desemprego. Uma preocupação, no entanto, pode pôr em xeque a perspectiva de aumento no poder aquisitivo: a alta da inflação.

 Em março, o desemprego atingiu os menores níveis da história para o mês: 6,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecômicos (Dieese), que usa outra metodologia, a taxa foi de 11,2% – menor nível para o mês desde 2001.

 Se o desemprego está em queda, os trabalhadores começaram 2011 ganhando mais, em média. A massa salarial, segundo o IBGE, encerrou março em R$ 35,052 bilhões, com alta real (descontada a inflação) de 6,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esse processo dá continuidade às conquistas do ano passado, quando 88,7% das categorias profissionais conseguiram não apenas repor as perdas com a inflação, como obtiveram ganhos adicionais, de acordo com o Dieese.

 Para os próximos meses, no entanto, o cenário não parece tão favorecedor. A inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 0,79% em março e acumula 6,30% em 12 meses, próximo ao teto da meta, que é 6,5%.

 Apesar do repique da inflação nos últimos meses, o coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre, não acredita que os trabalhadores terão perdas aquisitivas generalizadas em 2011. Ele reconhece que as perspectivas não são tão positivas como em 2010, mas não acredita que a alta dos preços esteja fora de controle. “Existe, de fato, um aumento da inflação neste ano, mas isso está muito mais relacionado a fatores externos, como alimentos e combustíveis, do que ao aquecimento da demanda”, diz.

Sobre o risco de as categorias não conseguirem repor as perdas com a inflação neste ano, o coordenador admite que menos trabalhadores obterão ganhos reais nas negociações. Ele, no entanto, avalia que boa parte das categorias continuará a conquistar reajustes reais em 2011. “O cenário não é idêntico ao de 2010, mas ainda é positivo. A economia continua crescendo e diversas categorias conseguirão aumentos acima da inflação nas negociações sindicais”, declara.

Segundo Silvestre, 15% das categorias profissionais conquistaram reajustes reais (acima da inflação) superiores a 3% no ano passado, contra 5% em 2009 e 4% em 2008. “Em 2011, muito provavelmente essa proporção não vai se repetir, mas os ganhos reais continuarão”, ressalta.


Repercussão da morte de Osama bin Laden

Confira a repercussão entre autoridades mundiais sobre a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden
  • George W. Bush, ex-presidente dos EUA

    George W. Bush, ex-presidente dos EUA

    "Essa importante realização marca uma vitória para a América, para as pessoas que buscam a paz ao redor do mundo e para todos aqueles que perderam seus entes queridos em 11 de setembro de 2001", disse Bush.
    Leia mais
  • Michael Bloomberg, prefeito de Nova York

    Michael Bloomberg, prefeito de Nova York

    O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse esperar que a morte de Bin Laden traga algum tipo de conforto aos familiares e amigos das vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2011. "Os nova-iorquinos esperaram quase 10 anos por essa notícia", disse Bloomberg, em um comunicado. "A morte de Osama bin Laden não diminui o sofrimento que os nova-iorquinos e dos americanos experimentaram em suas mãos, mas é uma vitória de importância crucial para a nossa nação - e um tribuno aos milhões de homens e mulheres em nossas forças armadas e em outros lugares que lutaram de maneira tão árdua pela nossa nação", disse.
    Leia mais
  • Bill Clinton, ex-presidente dos EUA

    Bill Clinton, ex-presidente dos EUA

    "Este é um momento profundamente importante, não apenas para as famílias daqueles que perderam suas vidas no 11 de Setembro e nos outros ataques da Al-Qaeda, mas para as pessoas em todo o mundo que desejam construir um futuro comum de paz, liberdade e cooperação para os nossos filhos", disse Clinton. Clinton também elogiou a equipe de segurança e o membros das Forças Armadas americanas por "trazerem Bin Laden à Justiça" depois de mais de uma década de "ataques criminosos da Al-Qaeda".
    Leia mais
  • David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido

    David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido

    O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que a notícia da morte de Bin Laden vai trazer "grande alívio" às pessoas ao redor do mundo e lembrou que os ataques liderados por ele "custaram milhares de vidas, muitas delas britânicas".
    Leia mais
  • Binyamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

    Binyamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

    Netanyahu disse que a notícia representa um "triunfo retumbante". "Este é um triunfo retumbante para a Justiça, a liberdade e os valores compartilhados por todas as nações democráticas que lutam ombro a ombro com determinação contra o terrorismo", afirmou.
    Leia mais
  • Hamid Karzai, presidente do Afeganistão

    Hamid Karzai, presidente do Afeganistão

    O presidente afegão Hamid Karzai afirmou que Osama Bin Laden pagou por seus atos e que a morte de Bin Laden no Paquistão prova que o terrorismo não tem origem no Afeganistão.
    Leia mais
  • John Boehner, líder da Câmara dos Representantes dos EUA

    John Boehner, líder da Câmara dos Representantes dos EUA

    "Esta é uma grande notícia para a segurança do povo americano e uma vitória em nossa contínua luta contra a Al-Qaeda e o extremismo ao redor do mundo", afirmou Boehner. "Nós continuamos a enfrentar uma ameaça terrorista complexa e em evolução, e é importante que continuemos vigilantes em nossos esforços para confrontar e derrotar o inimigo terrorista e proteger o povo americano", disse.
    Leia mais
  • Nicolas Sarkozy, presidente da França

    Nicolas Sarkozy, presidente da França

    A França elogia a tenacidade dos Estados Unidos depois da morte de Osama Bin Laden, afirmou, em um comunicado, o presidente francês Nicolas Sarkozy, que classificou a notícia de "marco na luta mundial contra o terrorismo"
    Leia mais
  • Shimon Peres, presidente de Israel

    Shimon Peres, presidente de Israel

    Peres manifestou em declarações à rádio pública "Voz de Israel", que a operação na qual bin Laden morreu "é um grande conquista para o sistema de segurança dos EUA, para o presidente Obama e o mundo livre".
    Leia mais
  • P. Chidambaram, ministro do Interior da Índia

    P. Chidambaram, ministro do Interior da Índia

    A morte do chefe da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, perto de Islamabad é uma prova a mais de que os terroristas encontram refúgio no Paquistão, afirmou nesta segunda-feira o ministro do Interior da Índia, P. Chidambaram. "Nós constatamos com grande preocupação que uma parte da declaração na qual o presidente Barack Obama afirma que o tiroteio no qual morreu Osama Bin Laden teve lugar em Abbottabad, 'no interior do Paquistão'", afirmou Chidambaram em um comunicado. "Este fato destaca nossa preocupação de que terroristas que pertencem a diversas organizações encontram refúgio no Paquistão', concluiu.
    Leia mais
  • Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália

    Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália

    "Penso que é um grande resultado na luta contra o mal, na luta contra o terrorismo, um grande resultado para os Estados Unidos e para todas as democracias", declarou o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. "Não podemos baixar a guarda", completou Berlusconi, antes de advertir contra os riscos de reação da Al Qaeda. "Todas as democracias devem colaborar como têm feito até agora", disse Berlusconi.
    Leia mais
  • Franco Frattini, ministro das Relações Exteriores da Itália

    Franco Frattini, ministro das Relações Exteriores da Itália

    "Trata-se de uma grande vitória para os Estados Unidos e para toda a comunidade internacional na luta contra Al Qaeda e o terrorismo", disse o ministro de Relações Exteriores, Franco Frattini, em declarações divulgadas na nota. "Uma vitória que foi possível pela determinação dos Estados Unidos na caça ao responsável do episódio mais trágico do início deste século, o 11 de setembro e outros numerosos massacres. Uma vitória que destaca os esforços de todos nós, que ao lado dos Estados Unidos, combatemos e continuamos combatendo a cada dia o terrorismo", acrescentou. Segundo o titular de Exteriores italiano, a morte de Bin Laden é uma "vitória do bem contra o mal, da Justiça contra a maldade". "Uma vitória do mundo livre e democrático. Uma vitória que não tem que fazer baixar a guarda na luta contra o terrorismo, mas permite olhar para o futuro com maior confiança", disse Frattini.
    Leia mais
  • Julia Gillard, primeira-ministra da Austrália

    Julia Gillard, primeira-ministra da Austrália

    Em entrevista coletiva, a primeira-ministra australiana, Julia Gillard, disse que hoje "é um dia importante" e ressaltou que a morte de Bin Laden trará "certa forma de justiça" aos parentes das vítimas dos atentados do grupo. Desta forma Julia lembrou as dezenas de australianos que morreram nos atentados do dia 11 de setembro de 2001 nos EUA e na ilha indonésia de Bali em outubro de 2002.
    Leia mais

Frei Anastácio diz que oposição está sem rumo

  Deputado participou no encontro do diretório nacional do PT
 Nesse final e semana, membros do Partido dos Trabalhadores (PT) participaram do encontro nacional do diretório, em Brasília. Para o deputado estadual Frei Anastácio, vice-presidente do PT-PB e a partir de agora membro do Diretório Nacional do partido (DN), classificou de muito positivas e avançadas as resoluções tiradas no evento.
 Foram aprovadas duas resoluções: uma política e outra sobre a reforma política. “As resoluções nos dão orientação sobre como agir, nos estados e municípios. Na análise de conjuntura, vimos um PT fortalecido e uma oposição fragmentada no país”, disse Frei Anastácio.
 Segundo o deputado, os petistas entendem que sofrendo seqüelas do último pleito e envolvidos em contradições internas, os adversários do PT e do governo Dilma estão se fragmentando. Frei Anastácio destaca que o esvaziamento do DEM, desidratado pelo lançamento do PSD em formação, acena para eventual fusão com o PSDB. Envoltos numa guerra de cúpula pelo comando do partido e às voltas com a debandada de seis vereadores paulistanos, os tucanos debatem-se à procura de um rumo para a oposição.
 A resolução política do Diretório Nacional do PT enfatiza que “em grande medida, tanto o DEM quanto o PSDB, que sempre atuaram a serviço da globalização neoliberal, hoje em crise, vivem também - e por isso mesmo - uma profunda crise de identidade. Carecendo de projeto nacional soberano, órfãos até de um programa oposicionista, vêm se
pulverizando. Resumo da história: em artigo que acendeu polêmica em suas próprias hostes, até seu patrono intelectual desistiu de dialogar com o povo”, diz a resolução política, aprovada pelo DM.

Financiamento público de campanha

“Ficou definido, ainda, durante o encontro, que defendemos o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais. Também somos a favor do voto em lista partidária preordenada no sistema proporcional, garantindo a representação paritária das mulheres e objetivando o recorte étnico-racial. Também queremos a manutenção da fidelidade partidária”, disse Frei Anastácio.

Segundo o parlamentar, a reforma política com participação popular pode modernizar o sistema político do país, garantir o pluralismo e as identidades programáticas presentes na sociedade brasileira. “Para isso é preciso a realização de uma reforma político-eleitoral com participação popular; a luta pela democratização da comunicação de massas;a aprovação de uma reforma tributária;a organização do partido com vistas às eleições municipais de 2012;a  continuidade do debate ideológico, cultural e político contra as visões de mundo conservadoras, derrotadas em outubro de 2010, mas que tentam impor suas pautas na sociedade e ao governo”,destacou.

Acompanhamento das eleições

Frei Anastácio disse ainda que o DN decidiu criar uma comissão para acompanhar o processo eleitoral de 2012, em todo país. A omissão vai ser formada pelas Secretarias: Geral, de Finanças, de Organização, de Assuntos Institucionais, de Mobilização e de comunicação. “Essa comissão também irá fazer uma análise dos resultados das eleições de 2008 e 2010, nos municípios com mais de 150 mil eleitores, para poder confrontar com os levantamentos das eleições do próximo ano. Além disso, irá acompanhar todo planejamento eleitoral em cada estado do país”, relatou.

Eleições do PT em 2011

Outra decisão do Diretório Nacional, segundo Frei Anastácio, foi a realização de Processo de Eleições Diretas (PED), em 2011, para direções do PT nos municípios que não elegeram suas direções em 2009.

As eleições deverão ser realizadas no próximo mês de agosto


O dia em que nada houve!

Chego à cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, linda, dia maravilhoso, sol e muita gente bonita circulando pela orla marítima. Casais de mãos dadas passeando e crianças andando de bicicleta, patins e skat. Passei pela porta de alguns sindicatos, passei enfrente da sede do PT Estadual e Municipal, achei estranho, não vi nada que lembrasse que hoje é o dia do trabalhador, e que o Partidos dos Trabalhadores, através de seus dirigentes nada planejaram. É triste saber que o dia mais importante no calendário, para o trabalhador, o DIA DO TRABALHADOR, até o partido que se formou pelos trabalhadores e tem como liderança maior, justamente um trabalhador, um ex-metalúrgico, um líder sindical. Nada fez e nada faz, mudança de postura, resgatar as origens tem que ser um compromisso de todo o militante e filiado PT, tem que ser uma obrigação do dirigente partidário, que certamente da comodidade de seu IPhone ou smartsphones quaisquer, acha que com uma tuitada aqui, outra acolá engana-se uma nação.
Deixar o sabor de uma sala com ar refrigerado para marchar junto da classe trabalhadora, parece que é coisa que só veremos nos livros, será uma doce lembrança de lutas e conquistas, mas vem aqui um alerta: Espaço deixado vago, da a oportunidade de ser ocupado por outro, a direita esta se organizando, criando novo partido, busca fôlego se travestindo de socialista e sociais democratas. Grupo formado pelas mais astutas das raposas.
Com meu filho vou comemorar o dia do trabalhador, com alguns companheiros estarei celebrado esse que é o dia mais especial e representativo,  o 1º de Maio, DIA DO TRABALHADOR.



Mesmo com crise interna, PSDB dificulta ação do governo, diz presidente do PT


 Rui Falcão diz que tempo vai dizer se volta de Delúbio vai prejudicar o partido

O novo presidente do PT, Rui Falcão, disse neste domingo (1º) que, mesmo em crise interna, o PSDB ainda representa uma oposição forte ao governo. Falcão participou hoje do evento de 1º de Maio da CUT (Central Única dos Trabalhadores), no vale do Anhangabaú, região central de São Paulo.

 –  As ideias do PSDB estavam muito associadas ao neoliberalismo, e o neoliberalismo entrou em crise em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mas, mesmo enfraquecidos, eles estão fazendo oposição e procuram dificultar a ação do governo.

Sobre a decisão do partido de permitir a volta de Delúbio Soares, Falcão afirmou que é preciso respeitar e que só o tempo poderá dizer se haverá algum desgaste na imagem do partido. Na última sexta-feira (29), o Diretório Nacional, instância máxima do partido, aprovou o retorno de Delúbio, um dos principais personagens do escândalo do mensalão, à legenda.

Delúbio foi expulso do partido em 2005, quando explodiu o escândalo. Oficialmente, o motivo alegado foi “gestão temerária” dos recursos partidários.

Seis anos depois, porém, o entendimento passou a ser o de que o ex-tesoureiro - um dos 38 réus no processo do mensalão que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) - não poderia ser punido “para sempre” pelo PT.

Falcão disse também que pretende manter uma relação de proximidade com o governo de Dilma Rousseff. Ele afirmou que ainda não conversou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após se tornar oficialmente presidente do PT, mas que irá procurá-lo para falar sobre reforma política e as eleições de 2012. Quanto às alianças o presidente do partido disse que o PT fará como sempre fez.

- O PT buscará manter uma política de alianças como sempre fez, mas isso será definido por uma comissão eleitoral.

Pneumonia de Dilma foi diagnosticada na quinta-feira

  Doença foi confirmada por exames neste domingo (1º)
 Dilma Rousseff tomou vacina na última segunda-feira (25) e disse que a injeção é rápida e não dói

A presidente Dilma Rousseff está com um foco de pneumonia no pulmão esquerdo. A doença foi diagnosticada na quinta-feira (28), quando ela começou a tomar antibióticos e confirmada neste domingo (1º) hoje por outros exames realizados no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Dilma deverá tomar o medicamento por mais dez dias. As informações são do médico da presidente, Roberto Kalil Filho. Durante uma rápida entrevista coletiva, hoje, o médico disse que a presidente apresentava um "estado gripal há dez dias".

A doença da presidente foi diagnosticada por raio X na quinta-feira. Por isso, Kalil Filho resolveu antecipar a consulta com a presidente, que estava prevista para a próxima sexta-feira. Dilma foi submetida a um exame de sangue e a uma tomografia, que confirmaram a doença. De acordo com ele, a presidente está bem.

- Ela é uma pessoa saudável.

Kalil Filho deu um dia de repouso para a presidente. Ele acrescentou que ela foi para um hotel e que amanhã estará de volta a Brasília e já deverá trabalhar. A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto tentou despistar a viagem da presidente a São Paulo para realizar exames. Na sexta-feira (29), a presidente cancelou sua participação no Fórum Econômico Mundial no Rio de Janeiro.

Vacina contra a gripe
Na segunda-feira (25), Dilma Rousseff tomou a vacina contra a gripe no Palácio do Planalto, para estimular as pessoas a aderirem à Campanha Nacional de Vacinação.


Indisposta, na terça-feira à tarde (26) ela foi ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, onde passou a maior parte da semana, despachando. Na quinta (28) voltou ao Planalto para uma solenidade, e não escondeu aos presentes que estava gripada.

Kalil Filho descartou qualquer relação da pneumonia com a vacina que a presidente tomou no ínicio da semana.

Governador é vaiado por multidão em comemoração alusiva ao Dia do Trabalho

Gestor tucano disse que vaias partiram de um grupo pequeno


O governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), foi vaiado na comemoração do 1º de Maio organizada em São Paulo pela Força Sindical e outras quatro centrais --UGT, CGTB, Nova Central e CTB.

O tucano disse  que as vaias partiram de um grupo "pequeno e organizado", ressaltando ter recebido uma "recepção calorosa dos trabalhadores" --no final de seu discurso, ele foi aplaudido.

Alckmin chegou ao evento ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Eles minimizaram a crise da oposição e Aécio fez duras críticas ao governo.

"A oposição sairá fortalecida desse processo após o lusco-fusco político. Tenho certeza de que o PSDB sairá maior", afirmou o governador paulista.

Aécio foi mais enfático. Disse que o PSDB deve "parar de olhar para os outros". "É hora de colocar as nossas ideias, combater a inflação, falar sobre o processo de desindustrialização que ameaça o país. O governo é frágil, não toma iniciativas sobre as grandes questões", afirmou.

O senador mineiro disse ainda existir uma supervalorização dos problemas do PSDB, que, segundo ele, todos os partidos enfrentam.

"Como o PT consegue reincorporar alguém como o Delúbio [Soares]? Isso é que deve ser debatido", disse Aécio.