terça-feira, 7 de junho de 2011

Dilma reafirma que anistia a desmatadores não será objeto de negociação



Brasília – Em evento relativo à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a presidenta Dilma Rousseff fez um discurso com foco no meio ambiente e afirmou que não irá negociar a anistia aos desmatadores. A afirmação se refere à discussão do novo Código Florestal Brasileiro e foi endereçada aos parlamentares, já que o polêmico projeto foi aprovado na Câmara e, agora, aguarda votação no Senado.

"Não negociaremos a questão do desmatamento. Iremos cumprir os compromissos que assumimos e não permitiremos que haja volta atrás na roda da História", afirmou a presidenta no discurso. Dilma já sinalizou que é contra a anistia prevista pelo texto aprovado na Câmara dos Deputados a quem já desmatou áreas de reserva legal ou de proteção ambiental.

A presidenta afirmou, por mais de uma vez, que o Brasil tem compromissos históricos com a sustentabilidade e vem compatibilizando o crescimento econômico e social com o desenvolvimento sustentável.

Na cerimônia no Palácio do Planalto, foram assinados decretos para criar instâncias responsáveis pela organização da Rio+20, marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro. A Comissão Nacional da Rio+20 será responsável por promover o diálogo entre os governos federal, estadual, municipal e a sociedade civil para discutir a participação do Brasil na conferência. O Comitê Nacional irá planejar a organização e fazer a gestão de recursos, contratos e ações necessárias para a realização do encontro.

A Assessoria Extraordinária, também criada hoje, ficará responsável pela coordenação dos estudos sobre economia verde e governança internacional para o desenvolvimento sustentável, que servirão como base para formação da posição brasileira sobre os temas.

"O meio ambiente faz parte do conjunto da agenda de desenvolvimento, não é mais secundário. E a economia verde não inibe a geração de riquezas e empregos", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira.

A Rio+20 irá reunir líderes mundiais comprometidos com o desenvolvimento sustentável do planeta. Dois temas principais serão discutidos na conferência: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza; e o enquadramento institucional para o desenvolvimento sustentável.

Os líderes mundiais também vão avaliar a aplicação e o progresso dos compromissos assumidos em encontros anteriores pela comunidade internacional a respeito do desenvolvimento sustentável.

Sanny Japiassu e Manoel Sales lançam chapa para concorrer à eleição da Aspas


  Assumindo o compromisso de inaugurar uma nova fase na história da entidade, um grupo de procuradores do Estado da Paraíba lançará, nesta quarta-feira, durante jantar de adesão no Restaurante Sal e Brasa, em Joáo Pessoa, a chapa "Renovação, Transparência e Participação" na eleição para a Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas). O pleito ocorrerá no próximo mës de julho.
A procuradora Sanny Japiassu é a candidata à presidente da Aspas pela chapa, que conta com uma relação de procuradores do Estado extremamente representativa, segundo ela. O candidato a vice-presidente é Manoel Sales Sobrinho.
Durante o jantar de adesão, Sanny Japiassu e Manoel Sales Sobrinho vão apresentar as propostas da chapa rumo a uma guinada na gestão da associação que há mais de 20 anos vem sendo administrada pelo procurador e ex-deputado Francisco de Assis Camelo.
"Temos uma oportunidade histórica, com o apoio dos aposentados e pensionistas de nossa categoria, que representam uma experiência imprescindível, em sintonia com um grupo de procuradores jovens e dinamicos, de impulsionar uma entidade que muito pode fazer pela classe e pela sociedade", argumenta Sanny Japiassú.
Ainda durante o jantar, Sanny e Manoel Sales apresentarão também o material publicitário, a divulgação intensa das propostas através das redes sociais e confirmarão a disposição, da Chapa “Renovação, Transparência e Participação", de desenvolver, durante a curta campanha, um processo franco de discussão e reflexão a respeito do papel da Aspas e de que forma a entidade pode alcançar o nível de excelência que a categoria há anos almeja.

CHAPA: RENOVAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO

DIRETORIA

Presidente: Sanny Ribeiro Japiassu
Vice: Manoel Sales Sobrinho
Secretário: José Murilo Bernardo
Social: Venâncio Viana de Medeiros Filho
Cultura: Carlos Arthur de Almeida B. F. Pereira
Financeiro: Gustavo Nunes Mesquita
Patrimônio: Luiz Filipe de Araujo Ribeiro

CONSELHO DELIBERATIVO

1) Adilson Leite da Silva
2) Marcos Célio do Nascimento
3) Paulo de Tarso Cirne Nepomuceno
4) Solon Henriques de Sá e Benevides
5) Gilvandro de Almeida Ferreira Guedes
6) Mônica Nóbrega Figueiredo
7) Tadeu Almeida Guedes
8) Renan de Vasconcelos Neves
9) Renovato Ferreira de Souza Junior
10) Wladimir Romaniuc Neto
11) Izac Oliveira de Menezes Junior
12) Flavio José Costa de Lacerda
13) Leonardo Ventura Maciel
14) Felipe de Moraes Andrade
15) Lúcio Landim Batista da Costa
16) Pablo Dayan Targino Braga


CONSELHO FISCAL

1) Augusto Sérgio S. de Brito Pereira
2) Olga de Fátima Franco
3) Daniele Cristina Vieira Cesário
4) Felipe Tadeu Lima Silvino
5) Sérgio Roberto Felix Lima

VICE-GOVERNADOR Rômulo Gouveia avisa que Wilson Braga deve se filiar ao PSD da Paraíba


Anúncio acontece no dia em que Braga se indispôs com auxiliar do Governo 
O vice-governador Rômulo Gouveia, que em breve vai ser o presidente estadual do PSD na Paraíba, declarou nesta terça-feira (7), em entrevista à TV Arapuá, que o deputado estadual Wilson Braga (PMDB) está de malas prontas para ingressar na legenda que está em processo de registro junto à justiça eleitoral.

Se a garantia de Rômulo se confirmar, Wilson Braga será o primeiro dos três deputados peemedebistas dissidentes do PMDB a de fato deixar a legenda. Os outros dois, Doda de Tião e Márcio Roberto, ainda permanecem na sigla, apesar das promessas da direção peemedebista de que eles nunca mais serão candidatos a nada no PMDB.

Por curiosidade, o anúncio de Rômulo sobre Braga acontece no dia em que o ex-governador se envolveu em uma polêmica com a secretária Aracilba Rocha, auxiliar do Governo Ricardo que chamou o ex-Governo Braga de o “mais corrupto da Paraíba”.

Wilson Braga é do PMDB e votou em José Maranhão para governador em 2010. Logo após tomar posse como deputado, no entanto, aderiu ao vencedor Ricardo Coutinho.

Código Florestal: senador do PT diz que emenda sobre APPs deve ser alterada


O senador João Pedro (PT-AM) criticou hoje (7) a emenda ao Código Florestal aprovada na Câmara e que permite atividade de agricultura e pecuária em algumas áreas de preservação permanente (APPs). Durante sessão solene sobre o Dia do Meio Ambiente, comemorado no último domingo (5), o senador disse que o Senado deverá alterar o texto do Código para garantir produção, mas também preservação.
“É preciso travar o debate no Senado, nas comissões, no plenário para melhorar o código que saiu da Câmara. A emenda permite atividade silvopastoril em APP. Não pode nessa faixa de APP permitir [a criação de] boi, permitir a agricultura. É um erro”, disse. “APP é para garantir a qualidade da água, a reprodução, a qualidade do solo, precisamos fazer o debate que não pode ser estéril, tem de ter uma base científica para possibilitar um acordo que orgulhe a todos nós”, completou.
O deputado Sarney Filho (PV-MA), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, disse que espera uma alteração do texto do código no Senado. “A aprovação desse substitutivo é um retrocesso na questão da preservação ambiental e permite que as nossas florestas e os nossos biomas continuem sendo devastados", disse.
O novo Código Florestal, aprovado na Câmara, aguarda apreciação do Senado. Os senadores esperam a leitura da matéria em plenário e o encaminhamento para as comissões de Constituição e Justiça, Agricultura e Meio Ambiente.

IDELI SALVATTI Ministra da Pesca e Aquicultura,


 Ideli Salvatti, vem à Campina Grande nesta terça discutir projetos para cidadePrefeito recebe ministra no Palácio do Bispo.       
O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, recebe nesta terça-feira (7), em seu gabinete, no Palácio do Bispo, às 16h, a ministra da Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvatti.

Ela virá de Natal a Campina Grande, com previsão de chegada às 15:30h, no Aeroporto João Suassuna. Durante o encontro, serão discutidas parcerias e a viabilização de projetos nas áreas de pesca artesanal e de piscicultura no município.

Além da ministra e do prefeito, a reunião de trabalho contará com as presenças do senador Vital do Rêgo Filho; Gonzaga Júnior (superintendente da Pesca e Aqüicultura da Paraíba); Hermano Nepomuceno (secretário Executivo do prefeito); Emir Candeia (secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da PMCG); Jair Gonçalves (chefe de Gabinete do Ministério da Pesca e Aqüicultura); João de Deus (secretário de Agricultura da PMCG), deputado estadual Anísio Maia (PT) e o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares.

As autoridades deverão tratar, entre outros projetos, da execução de ações destinadas à piscicultura no Açude José Rodrigues, localizado no Distrito de Galante, além de outras iniciativas voltadas para o desenvolvimento da pesca no município de Campina Grande e região.

‘Ela roubou meu coração’, diz Chávez sobre Dilma


Ajuste da letra  Em sua primeira visita de trabalho ao Brasil no governo Dilma Rousseff, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, falou sobre a impressão que teve na primeira vez em que viu a presidente brasileira. Segundo ele, o episódio foi em um evento em Caracas, capital da Venezuela, quando Dilma era ministra de Minas e Energia do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O venezuelano e a presidente Dilma estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (6) por cerca de duas horas no Palácio do Planalto.

“A primeira vez que eu ouvi a Dilma falar ela roubou meu coração. É verdade. Eu sempre falei isso. Começamos essa aproximação há uma década, mais ou menos, e Dilma tomou a palavra e eu confesso a minha ignorância. Eu não a conhecia. Perguntei ao Rafael [Correa], sussurrando: ‘quem é essa mulher?’”, contou o presidente venezuelano. 

Chávez citou o episódio para ilustrar a importância da parceria entre Brasil e Venezuela na integração entre os países da América do Sul. Ele fez críticas à instabilidade causada por guerras em outras partes do mundo.

"Temos que consolidar nossa América do Sul como uma zona de paz. Não queremos guerra, não queremeos bombardeiros, golpes de estados. Estamos unidos, conscientes e integrando-nos cada vez mais".

Dilma Rousseff discursou antes de Chávez e disse que os dois países devem cumprir "todo o potencial de integração". Segundo Dilma,a presença do presidente Hugo Chávez nesta segunda em Brasília "comprova a elevada estima e a parceria estratégica que liga o Brasil e a Venezuela."

"Nosso diálogo sobre os principais pontos da nossa agenda e todas as operações que realizamos mostram como são positivos e amplos nossos interesses comuns. (...) Queremos realizar todo o potencial de integração promovendo cidadania e bem-estar ao nossos povos."

Como um dos pontos positivos para continuar a parceria Brasil-Venezuela, Chávez citou a continuidade do governo Dilma, em relação à administração do ex-presidente Lula. Ele falou sobre a importância das semelhanças entre as equipes dos dois governo, citando os nomes da presidente Dilma e do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

Com uma muleta, Chávez foi recebido por Dilma nesta manhã no Palácio do Planalto. O venezuelano gastou cerca de dez minutos nos cumprimentos aos ministros brasileiros e fez questão de conversar brevemente com cada um deles. Ao ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, Chávez disse "fuerza, fuerza", ao cumprimentá-lo.

Palocci enfrenta uma crise política desde o último dia 15, quando o jornal "Folha de S.Paulo" publicou reportagem afirmando que ele teve o patrimônio aumentado em 20 vezes entre 2006 e 2010, quando era deputado federal.

Eleição no Peru Durante a declaração para a imprensa, Chavéz cumprimentou o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, pela vitória nas eleições deste domingo (5).

O presidente venezuelano afirmou que ainda não teve oportunidade de telefonar para o colega peruano, mas ressaltou que a eleição de Humala faz parte de uma “mudança de época”.

“Isso é parte dessa dinâmica desse mundo que está em pleno amanhecer de uma era. Temos outras complicações para além dos mares. Temos uma crise global, uma crise ética, econômica e social”, disse.

Chávez citou o programa "Brasil Sem Miséria", lançado pelo governo federal na semana passada, comoum exemplo de trabalho no combate à miséria ainda presente em nações da América do Sul.

"A pouco estávamos lendo, em Caracas, sobre o 'Brasil sem Miséria' e sei que vocês vão conseguir fazer isso. O mundo está cada vez mais invadido pela fome, pelas misérias", afirmou o presidente da Venezuela.

Visita Esta é a primeira visita de trabalho de Chávez ao Brasil no governo Dilma. O venezuelano esteve na posse da presidente, em 1º de janeiro, mas não houve reunião bilateral. A visita estava marcada anteriormente para 10 de maio. Por causa de uma lesão no joelho, Chávez desmarcou de última hora o encontro.

Na ocasião, a embaixada da Venezuela explicou que o governante teve um agravamento da lesão e foi aconselhado por uma junta médica a permanecer em repouso. A piora ocorreu durante o esforço físico de Chávez na entrega de unidades habitacionais no dia em que embarcaria para o Brasil.

Segundo ele, não vir ao Brasil antes “doeu mais do que o joelho.”

“Estava amanhecendo tudo pronto para vir e fui dar uma corridinha de manhã. Essa minha velha mania de soldado e num movimento brusco senti uma dor e pronto. Fiquei brigando com o médico porque queria vir. Fiquei muito triste”, disse.

Como ainda não está recuperado da lesão, o presidente venezuelano está usando muletas e não pôde subir a rampa do Palácio do Planalto, como é praxe em recepções a governantes estrangeiros. Ele entrou no palácio pela garagem e subiu de elevador para o segundo andar, onde fica o Salão Nobre.

Posse de Cássio no Senado Federal só após o período junino


Apenas no segundo semestre, atingidos pelo Ficha Limpa podem assumir, inclusive Cássio


O Congresso em Foco fez um levantamento e concluiu que até agora, nenhum dos deputados e senadores que estavam barrados pela Ficha Limpa foi diplomado e pode tomar posse. A expectativa é que isso só venha a acontecer no segundo semestre. No caso de Cássio Cunha Lima (PSDB), segundo o site, ele deve ser empossado, após os trâmites legais do processo no Supremo Tribunal Federal.

Em 23 de março, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Lei da Ficha Limpa não deveria ser aplicada nas eleições de 2010. Passados mais de dois meses da decisão, porém, nenhum dos deputados e senadores que estavam barrados pela ficha limpa e tiveram votos suficientes para se eleger foi diplomado e tomou posse no Congresso.

A primeira a tomar posse deve ser a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP). Na última terça-feira (24), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) remeteu para a justiça local a notificação de que a ficha limpa não valeu para 2010 e, portanto, a socialista deve ser diplomada. Pelo menos, essa é a expectativa da parlamentar. No Amapá, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) não aplicou a Lei da Ficha Limpa. Janete acabou tendo o registro indeferido pelo TSE.

Senado

No Senado,conforme matéria do Congresso em Foco, devem ser beneficiados com a decisão os candidatos Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Marcelo Miranda (PMDB-TO), Jader Barbalho (PMDB-PA) e João Capiberibe (PSB-AP). Cunha Lima foi o mais votado na Paraíba. Já Jader e Miranda abocanhariam a segunda vaga ao Senado dos seus estados.

Os novos senadores entrarão no lugar de outros que já exercem o mandato desde fevereiro. Gilvam Borges (PMDB-AP) deve sair para Capiberibe assumir. Cunha Lima entra no lugar de Wilson Santiago (PMDB-PB). No Pará, sai Marinor Brito (Psol), quarta mais votada, e Jader pode assumir. Vicentinho Alves (PR-TO) perde o cargo para Miranda.

No entanto, os casos envolvendo Jader e Marcelo Miranda têm especificidades que devem ser analisadas pela Justiça. O peemedebista teve decisão contrária do STF em outubro do ano passado. Na oportunidade, com o quoromreduzido, a mais alta corte do país, por meio de um critério de desempate, decidiu que a ficha limpa valia e negou o recurso do político paraense.

Para o ex-governador de Tocantins, a situação é mais complicada. Cassado pelo TSE em 2009, ele foi enquadrado na alínea H da Lei das Inelegibilidades. Ela já existia na antiga redação, antes da aprovação da ficha limpa, mas com período de inelegibilidade menor (três anos). Portanto, o TSE terá que analisar, em plenário, se Miranda será diplomado ou não.

A situação é diferente do caso de Cássio Cunha Lima. O tucano também perdeu o mandato em 2009 por abuso de poder econômico e político. Porém, quando foi julgado no TRE da Paraíba, ele foi enquadrado em outra alínea, a J, que foi acrescentada no ano passado com a aprovação da ficha limpa. Como as novas regras de inelegibilidade não valeram para 2010, ele deve ser empossado.

Júlio Rafael: Deputados petistas fazem “serviço pesado” para terceiros


 Júlio Rafael (PT) afirmou que “a cara da crise que a Paraíba enfrenta é a de Maranhão”.

Particularmente no PT, Julio observou que a “cara” dessas dificuldades é a do deputado Luciano Cartaxo, “porque foi omisso” como vice-governador de Maranhão.

Para o petista – superintendente do Sebrae no Estado -, “quem fez o que Luciano fez na vice-governadoria não tem autoridade política para pedir a legenda para ser candidato a prefeito de João Pessoa.”

Júlio Rafael sublinhou que “só quem faz oposição” na Assembleia Legislativa ao governador é a bancada do PT, que se “disponibilizou para fazer o ‘serviço pesado’ para alguém”, até mesmo mediante a “manipulação de informações”.

Rodrigo Soares para Júlio Rafael: “Espero que ele cuide mais do Sebrae”
 
 O presidente do diretório estadual do PT, deputado Rodrigo Soares, comentou na tarde desta segunda-feira (06), as declarações do superintendente do Sebrae na Paraíba, o petista Júlio Rafael, que afirmou que “a bancada do PT está se prestando a fazer trabalho em nome de outrem na Assembléia Legislativa”.

- Eu acho que Júlio deveria cuidar do Sebrae porque até hoje ele não se prestou a cuidar do PT. Foi dissidente do PT nas eleições de 2010 e tem se mostrado dissidente em todas as eleições do partido. Lamento pelas considerações dele e quero me solidarizar com a bancada do PT – afirmou o parlamentar.

Ele concluiu dizendo que “espero que Júlio cuide mais do Sebrae porque precisamos do órgão funcionando”. As declarações de Rodrigo Soares repercutiram na Rádio Campina FM. 

Ricardo Marcelo elogia postura de Edmilson Soares na AL-PB


   O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), reafirmou na noite desta segunda-feira (06.06), sua admiração pelo trabalho do deputado Edmilson Soares (PSB), vice-presidente da Casa e elogiou seu desempenho durante a presidência em exercício. “Além de ser meu amigo pessoal, Edmilson tem competência e dignidade.
Demonstrou isso por várias oportunidades e, nesse breve período em que estive afastado, reforçou meu conceito de admiração que tenho por sua postura ética e honesta”, disse.
Ricardo Marcelo ressaltou que, ao reassumir a presidência encontrou a ALPB “na mais absoluta normalidade” e fez questão de parabenizar pessoalmente o deputado Edmilson Soares pela condução dos trabalhos. O deputado destacou que Edmilson Soares sempre demonstrou sintonia com o projeto de construir uma agenda positiva para o Legislativo paraibano. “Continuarei contando com o apoio desse parceiro de primeira hora. Posso testemunhar o seu empenho à frente da presidência e em todos os momentos da Casa de Epitácio Pessoa”, disse.
O presidente da AL-PB disse ainda que está definindo com Edmilson Soares, e sempre escutando os demais parlamentares, uma agenda positiva para o segundo semestre. “O vice-presidente da Mesa Diretora tem papel importante na construção dessa agenda, que fazemos questão de manter”, afirmou.
Ricardo Marcelo se afastou da presidência da Assembleia Legislativa no último dia 25de maio para se submeter à uma cirurgia em São Paulo. A licença terminou neste domingo (05.06). Ele reassumiu o cargo de presidente nesta segunda (06). “A Assembleia Legislativa estava em boas mãos. O deputado Edmilson Soares sempre pautou sua conduta pela ética e sempre foi respeitado pelos demais colegas”, disse.


Receita Federal libera a partir desta quarta consulta a liberação do 1º loto do IR 2011


 A Receita Federal deve liberar amanhã a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. O primeiro lote deve beneficiar cerca de dois milhões de contribuintes. O dinheiro estará disponível na rede bancária no dia 15 de junho. Nesse primeiro lote estão sendo priorizados os contribuintes com 60 anos ou mais, em respeito ao Estatuto do Idoso, desde que não tenham sido encontradas discrepâncias nas informações enviadas ao Fisco.
Além das pesssoas da terceira idade, contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo podem ser inclusos no lote, desde que não tenham pendências com a Receita Federal. O órgão tem programado ainda para este ano a liberação de mais seis lotes de restituição. Este ano, o total de 24.370.072 contribuintes enviaram a declaração de Imposto de Renda no prazo.
A Receita Federal explicou que quem não enviou a declaração a tempo terá de pagar multa mínima de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido. Após 45 dias da emissão do documento de arrecadação, a serpago no banco, incidem ainda juros de mora.
O contribuinte não deve esperar até o término das liberações das restituições, em dezembro, para procurar a Receita e verificar se deixou de ser incluído em qualquer um dos lotes regulares. O ideal é consultar o Centro Virtual de Atendimento ao Cidadão (e-CAC) e verificar se a declaração tem pendências ou está correta. O e-CAC foi criado para permitir ao cidadão fazer a autorregulamentação fiscal, antes mesmo de ser notificado pela Receita Federal. É preciso se cadastrar para obter uma senha para acessar o centro virtual.
Os contribuintes que precisaram fazer a declaração retificadora, seja porque não entregaram o documento a tempo ou porque têm que corrigir algum dado informado na declaração entregue, a Receita Federal informou que eles podem baixar a versão atualizada do programa gerador do documento, disponível no site do órgão (www.receita.fazenda.gov.br).

Calendário

Segundo lote: 15 de julho

Terceiro lote: 15 de agosto

Quarto lote: 15 de setembro

Quinto lote: 17 de outubro

Sexto lote: 16 de novembro

Sétimo lote: 15 de dezembro

Vereador diz que Manoel Jr perdeu chance de ser prefeito quando rachou com Ricardo

 DESABAFO
Ajuste da letra  “O cavalo geralmente não passa selado duas vezes.” Com essa frase o vereador Fernando Milanez (PMDB) opinou sobre as pretensões do deputado Manoel Júnior (PMDB) em assumir o cargo de gestor da Capital paraibana. Milanez é um dos nomes dentro da legenda peemedebista que pretende concorrer a PMJP nas próximas eleições e já anunciou que não vai abrir mão de candidatura.

Na comparação, o vereador quis dizer que o deputado já teve a chance de governar João Pessoa quando deixou o cargo de vice-prefeito durante o primeiro governo Ricardo Coutinho. “Acho que a vez dele já passou. Ele perdeu uma grande chance ali. Se o PMDB está trabalhando com ´pacote’ encomendado não vai dar certo”, disse o parlamentar, criticando a possibilidade da sigla está preparando um nome sem o devido diálogo entre os postulantes. “Está faltando conversa dentro da legenda”, afirmou.

Segundo o vereador, somente a escolha do nome de José Maranhão poderia demovê-lo da ideia de governar a Capital. “Eu vou sair como candidato, não há dúvida. Minha pretensão é pelo meu partido”, reafirmou Milanez.

Plenárias

Diante da movimentação de Manoel Júnior – que vem realizando uma série de plenárias nos bairros de João Pessoa – Fernando Milanez encara a iniciativa do deputado como legítima. “Ele não está errado. Eu não vou para as plenárias por que eu já sei as necessidades da nossa cidade. Eu estou aqui todos os dias. Minhas bases são os bairros”, garantiu o vereador, dizendo que, pelo fato de Manoel Júnior não ser natural de João Pessoa – nasceu em Pedra de Fogo – isso seria uma condicionante para afastá-lo da disputa.

“Ele (Manoel Júnior) só está uma vez por semana por aqui. E se você fala em Milanez, de canto a canto da cidade todo mundo conhece”, avalia. Por enquanto, os nomes cogitados para disputar a prefeitura de João Pessoa pelo PMDB são José Maranhão, Benjamin Maranhão, Fernando Milanez e Manoel Júnior. “Ele é um bom nome, mas não é filho de João Pessoa”, finalizou o vereador, em relação a Manoel Júnior.

Palocci foge da imprensa após almoço com Chávez


Alvo de denúncias, ministro evitou contato com jornalistas nesta segunda-feira

Após almoço nesta segunda-feira (6) em homenagem ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no Palácio do Itamaraty, o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, se viu em uma situação delicada e mobilizou funcionários do Itamaraty para encontrar uma maneira de sair do prédio sem ser abordado pela imprensa.

Entenda o escândalo que envolve Palocci

Palocci se preparava para deixar o prédio, depois que Chávez e a presidente Dilma Rousseff já tinham saído do Palácio, usando a mesma saída privativa destes para evitar a imprensa. No entanto, os seguranças dos presidentes deixaram o local assim que os chefes saíram, deixando Palocci desguarnecido.

O ministro orientou o seu motorista, então, que trocasse de portaria, o que aconteceu por três vezes, para tentar despistar os jornalistas. Como havia jornalistas em todas as saídas, ele acabou mandando seu carro para o anexo do Itamaraty, de onde conseguiu sair sem ser abordado pela imprensa.

Chávez desejou “força” ao chefe da Casa Casa Civil, Antonio Palocci. Chávez chegou à Brasília por volta das 11h e foi recebido por Dilma Rousseff e pelo chanceler Antonio Patriota. No salão Negro do Palácio do Planalto, cumprimentou todos os ministros brasileiros presentes e passou cerca de 30 minutos conversando com alguns deles.


Ao dar um abraço em Palocci, o venezuelano disse “fuerza, fuerza” - em português, “força”. A presidente brasileira está esperando o posicionamento da Procuradoria-Geral da República sobre o caso para decidir de mantém a Palocci na chefia da Casa Civil.
Há mais de vinte dias o ministro é acusado de ter multiplicado em 20 vezes seu patrimônio durante os quatro anos em que foi deputado federal, de 2006 a 2010.

Procuradoria Eleitoral denuncia mais de 300 por doações ilegais em 2010


Construtoras e mineradoras fizeram as maiores doações irregulares

A PGE (Procuradoria Geral Eleitoral) abriu mais de 300 representações contra empresas e pessoas que fizeram doações acima do limite para candidatos nas eleições do ano passado. Ao todo, serão 306 ações contra 106 empresas e 200 doadores individuais, informou a Procuradoria.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (6) pelo órgão, as maiores doações irregulares são de empresas dos ramos da construção civil, mineradoras e incorporadoras. Entretanto, não foi informado quanto foi doado, nem a identidade dos doadores.

De acordo com a legislação eleitoral, as doações de empresas não podem ultrapassar 2% do faturamento bruto do ano anterior à eleição. No caso de pessoas físicas, o limite é de 10% do rendimento do ano anterior.

Em caso de condenação, as empresas terão de pagar uma multa de dez vezes o valor doado acima do limite legal. Já no caso das pessoas físicas, a pena é a inelegibilidade, ou seja, o doador perde o direito de se candidatas a cargos eletivos.