sábado, 11 de junho de 2011

Campanha de vacinação contra pólio começa nesta segunda-feira na Paraíba


  Começa nesta segunda-feira (13) a Campanha de Vacinação contra a poliomielite no país e, na Paraíba, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 295.190 crianças menores de 5 anos, sendo 60.011 até 1 ano e 235.179 de 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu com as 12 gerências regionais de saúde 448 mil doses da vacina. Ano passado, na segunda etapa, foram imunizadas no Estado, de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), 311.821 crianças, o que representa 97,40% da meta estimada.

O dia D de vacinação será realizado no sábado (18) nos 223 municípios paraibanos. Estarão à disposição da população mais de mil postos vacinação e cerca de 5 mil profissionais atuarão na campanha, cujo slogan é "Siga o Zé Gotinha e projeta sua criança". Para a criança ficar imunizada é necessário que ela receba duas doses da vacina, por isso a campanha é dividida em duas etapas - a segunda começa em agosto.

Poliomielite - A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

O último caso de pólio no Brasil aconteceu em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Mas, segundo o MS é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

Líder do governo na Câmara amarga sua segunda derrota dentro do PT


Vaccarezza era cotado para assumir a vaga da coordenação política e, ao lado de Dilma e Ideli, foi condecorado na sexta

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), perdeu nesta sexta-feira (10) para a ex-senadora Ideli Salvatti a disputa que travou nos bastidores para assumir a Secretaria de Relações Institucionais. Esta é a segunda derrota que o petista amarga este ano, porque, sem sucesso, tentou emplacar sua candidatura para presidente da Casa em fevereiro.
O nome de Vaccarezza começou a circular pelos corredores do Congresso tão logo o ex-ministro Antônio Palocci saiu da Casa Civil, nesta terça-feira (7). A escolha de Gleisi Hoffmann para o cargo mostrou que a função de articulação política migraria para a Relações Institucionais, daí a necessidade de substituir Luiz Sérgio, considerado de pouco trânsito no Congresso.
Desde então, Vaccarezza foi se tornando forte candidato. Antes mesmo do anúncio da saída de Sérgio, o líder já havia garimpado apoio no PTB, PDT, PMDB, PCdoB e PSB. Ele chegou a reunir-se com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e com o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), em busca de suporte para o pleito.
Questionado, porém, o petista negou durante toda a semana que estaria cotado para a pasta de Relações Institucionais. Em entrevista na quinta-feira (9), ele chegou a se mostrar “constrangido”.
- Para mim é um constrangimento alguém levantar o meu nome como candidato a ministro.
Nesta sexta-feira (10), depois que a presidente Dilma Rousseff anunciou a troca de Ideli com Luiz Sérgio – que agora passa a chefiar a pasta da Pesca e Aquicultura -, Vaccarezza foi protocolar em sua declaração: “parabenizo Ideli pela escolha”.
- Eu farei o que estiver ao meu alcance para ajudar no trabalho com a Câmara. Ela tem capacidade e experiência.
Questionado se a escolha o decepcionava, limitou-se a dizer que aprova e sempre aprovará “todas as escolhas da presidente Dilma”.
O nome de Ideli desagrada não apenas Vaccarezza, mas toda a bancada do PT na Câmara, a quem a vaga pertencia. O presidente Marco Maia divulgou uma nota sucinta saudando a escolha de Dilma.
- À ministra Ideli Salvatti, cuja experiência parlamentar é reconhecida nacionalmente, coloco-me à disposição, desde já, para iniciarmos as conversas necessárias.
Segunda derrota
A perda da pasta de Relações Institucionais não foi a primeira derrota de Vaccarezza este ano. Dentro do seu próprio partido, acabou perdendo a preferência para disputar a presidência da Câmara para Marco Maia (PT-RS), em janeiro.
A disputa entre Vaccarezza e Maia deu-se, basicamente, por causa de uma divisão na CNB (Construindo um Novo Brasil), corrente ideológica majoritária do PT, a mesma do presidente Lula. Parte ficou com Maia e outra com Vaccarezza.
A vitória de Maia foi consagrada quando Arlindo Chinaglia (SP), que também estava no páreo, abriu mão da disputa e passou apoiá-lo. Somou-se ainda o apoio do grupo do líder do PT, Paulo Teixeira (SP).
Nesta sexta-feira (10), o tucano Duarte Nogueira (PSDB-SP) lembrou do episódio e provocou a base aliada dizendo que o nome de Ideli frustra as expectativas do próprio PT.
- A escolha frustra as expectativas do próprio PT, porque esperavam emplacar o líder Cândido Vaccarezza, e Arlindo Chinaglia na liderança. Então isso demonstra que o diálogo foi muito mais interno no Palácio do que do Palácio com o Congresso Nacional.

Líder no PT na Câmara Federal debate reforma política com filiados paraibanos


 Paulo Teixeira está percorrendo diversos estados brasileiros

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Federal, Paulo Teixeira (PT-SP), se reúne neste sábado, 11, com membros da legenda para debater a reforma política.
Entre os petistas presentes no encontro, destacam-se o deputado federal Luiz Couto (PT), o petista Walter Aguiar, secretário de Estado do Governo da Paraíba, o presidente municipal do PT da capital, Antônio Barbosa, o superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael, o secretário de Turismo de João Pessoa Francisco Linhares, entre outras figuras ilustres do PT paraibano.
Paulo Teixeira disse que tem discutido a Reforma Política com o seu partido nos estados brasileiros, e esteve nesta sexta, 10 com o PT do Rio Grande do Norte, em um encontro ocorrido em Natal. Na capital, a iniciativa de convidar o deputado partiu do Diretório do PT de João Pessoa, segundo informou Walter Aguiar. Para ele, é preciso debater as mudanças que estão sendo propostas tais como voto distrital, fim da reeleição, financiamento público de campanha, lista fechada entre outras.
Walter Aguiar disse que o partido tem um posicionamento firme sobre a necessidade de se aprovar o financiamento de campanha eleitoral. “A ideia é retirar a questão do financiamento privado da eleição, e colocar o poder público como financiador, mediante critérios, proporcional ao peso de cada partido, isso vai se discutir”, defendeu. Para ele, essa mudança eliminaria uma “brecha para corrupção” hoje existente no financiamento das campanhas eleitorais.
O deputado federal Luiz Couto ressaltou a importância de trabalhar a temática da Reforma Política nos estados e nos municípios, para participar a discussão à sociedade. “Pois sabemos que sabemos que só haverá reforma política se houver pressão popular”, defendeu Couto, para quem não é possível continuar com o atual sistema eleitoral e político, no qual na maioria das vezes “o poder econômico defina o resultado das eleições”. “Nós achamos que na estrutura que temos, hoje, no Congresso Nacional, dificilmente teremos uma reforma política para valer, se não houver mobilização da sociedade e pressão popular”, reforçou.
Luiz Couto disse que a partir da reunião deste sábado, o partido vai tirar proposta de fazer o debate amplo em todos os segmentos da sociedade paraibana, e anunciou que o PT realizará reunião em setembro, antes do período eleitoral, para discutir a Reforma Política com mais profundidade.

Divulgada pesquisa para prefeitura de Guarabira

O Instituto Matheus de Pesquisa e Estratégia divulgou neste sábado (11), os números para a sucessão a prefeito da cidade de Guarabira, no Brejo paraibano.

Na consulta espontânea o Ex-deputado Zenóbio Toscano teve 50,14%, seguido do Vereador Zé do Empenho com 17, 66%. Em terceiro ficou o vice-prefeito Josa da Padaria com 9,69%. Coronel Alencar, João Rafael e indecisos tiveram, respectivamente 9,12%, 6,27% e 7, 12%.

Já na pesquisa estimulada – onde uma lista de candidatos é proposta – Zé do Empenho assumiu a ponta com 33, 64%, Zenóbio somou 31,15%, enquanto Josa ficou com 14, 40%. Alencar, Rafael e indecisos apresentaram 7,60%, 6,28% e 6,93%.

No quesito rejeição, Rafael e Josa ficaram empatados com 25,32%, Zenóbio teve 21,10% e Zé do Empenho 17,35%. Alencar ficou com 3,75%. O instituto ouviu 3 mil pessoas em 19 bairros de Guarabira nos dias 28 e 29 de maio de 2011.

Humorista Shaolin já está na casa dele em Campina Grande


Humorista chegou na madrugda desse sábado 
O humorista paraibano Shaolin já esta em solo paraibano. Ele chegou na madrugada de hoje por volta das 2h. 

O humorista desembarcou numa UTI aérea, no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. 

Shaolin que continua em coma, está em casa com todo aparato médico. Ele estava internado há pouco mais de quatro meses no Hospital das Clínicas em São Paulo. 

Segundo informações de assessores, os médicos de São Paulo deram alta ao humorista há cerca de cinco dias e os familiares decidiram trazê-lo para Campina, onde receberá atenção dos parentes. 

Shaolin está tendo alguns sinais de evolução como abrir os olhos, porém a situação neurológica continua da mesma forma. 

Uma equipe do Samu composta por um médico, enfermeiro, técnico e um socorrista fez o translado do humorista do aeroporto até a residência em uma ambulância avançada de UTI móvel. 

Segundo médicos paulistas, o quadro dele não progrediu nem regrediu, por isso acharam melhor trazer para perto da família p

Número de inscrições no Enem 2011 é recorde


 O número de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para outubro próximo, bateu recorde, de acordo com informação do Ministério da Educação (MEC). As inscrições foram encerradas nesta sexta-feira (10) à meia noite.

O MEC registrou 6.221.697 estudantes inscritos. A Região Sudeste, a exemplo do último exame, teve o maior número, com 2.312.312 inscrições, seguida pela Região Nordeste, com 1.903.135. Na Região Sul se inscreveram 780.802 candidatos, na Norte, 651.995, e na Centro-Oeste 573.453.

Há candidatos, no entanto, que ainda estão com suas inscrições pendentes e poderão regularizá-las até segunda-feira (13), pagando a taxa de R$ 35,00 em agências do Banco do Brasil. O boleto pode ser acessado pela internet, na página do Enem (www.enem.gov.br), onde também poderá ser conferida a confirmação da inscrição três dias depois do pagamento da taxa.

As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro em 12 mil localidades de 1.599 municípios. Seis mil escolas vão sediar o exame, em 140 mil salas de aula, de acordo com o MEC. A participação no Enem é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Quem faz a prova também pode disputar vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país ao se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Maranhão nega interesse em ocupar cargo federal e descarta disputar a Prefeitura de João Pessoa em 2012


Mesmo admitindo que esteja sendo pressionado por lideranças do PMDB, o ex-governador José Maranhão (PMDB) descartou nesta sexta-feira, em Campina Grande, a possibilidade concorrer a Prefeitura de João Pessoa nas eleições do próximo ano, conforme vem sendo especulado por setores da imprensa. O peemedebista também negou interesse em ocupar cargos federais.
“Eu tenho recebido convites e pressões que eu considero legítimas. Mas eu não sou candidato, não me lancei candidato e nem pretendo sê-lo. Sou um soldado do partido sempre à disposição dos companheiros, mas não vou atropelar ninguém por isso”, observou o ex-governador.
Maranhão enfatizou que está otimista quanto à atuação do PMDB nas eleições de 2012. “Será um m ano de grandes conquistas para o nosso partido, nós estamos estruturados em todos os municípios da Paraíba e prontos para  participar das eleições”, garantiu.
Instado a comentar sobre às eleições municipais de Campina Grande, o ex-governador dosse que a sucessão do atual prefeito dependerá da decisão das lideranças. “Seja qual for a decisão do partido, nós vamos acompanhá-la e segui-la”, completou.
Críticas a Ricardo
Sobre o atual governo, Maranhão classificou o governador Ricardo Coutinho (PSB) como ‘ditador’ e afirmou que a Paraíba vive um tempo marcado pela perseguição.
“Temos aí perseguições aos servidores públicos. Muitas coisas que acontecem não me surpreendem, pois já acontecia na administração da prefeitura de João Pessoa”, declarou o ex-governador, que ainda criticou a adesão de deputados estaduais do PMDB à base de governista na Assembléia.
As declarações do ex-governador José Maranhão foram dadas a uma emissora de rádio de Campina Grande.

Aprovação a governo Dilma sobe para 49%, diz Datafolha


A avaliação ótima ou boa ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) passou de 47% em março para 49% em junho, revelou neste sábado pesquisa Datafolha realizada após a queda do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. O levantamento, que será publicado na íntegra na edição de domingo do jornal Folha de S.Paulo e que teve uma prévia divulgada no sábado, foi realizado nos dias 9 e 10 de junho, depois que Palocci pediu demissão em meio a denúncias decorrentes de seu aumento patrimonial. De acordo com o site do jornal, a pesquisa revelou que "a imagem pessoal da presidente foi afetada", e houve ainda uma piora generalizada nas expectativas com a economia, principalmente em relação à inflação.

Além da saída de Palocci, que era considerado o ministro mais importante do governo, Dilma realizou na sexta-feira uma troca entre os ministros da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e da Pesca e Aquicultura. Ideli Salvatti assumiu a SRI, que é encarregada da articulação política do governo com o Congresso, enquanto Luiz Sérgio foi nomeado para substituí-la na Pesca. Para a vaga de Palocci na Casa Civil, Dilma nomeou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A pesquisa Datafolha ouviu 2.188 pessoas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.