terça-feira, 19 de abril de 2011

SEM PRESTÍGIO: mesmo com sete representantes em Brasília, PMDB da PB segue escanteado; ‘calvário’ de Zé Maranhão já dura quase quatro meses

SEM PRESTÍGIO: mesmo com sete representantes em Brasília, PMDB da PB segue escanteado; ‘calvário’ de Zé Maranhão já dura quase quatro meses DESPRESTÍGIO: mesmo com sete representantes em Brasília, PMDB da Paraíba continua “escanteado”; ‘calvário’ de Zé Maranhão já dura quase quatro meses

O silêncio apresentado pelo ex-governador José Maranhão (PMDB) que até pouco tempo comandou a política partidária na Paraíba, é sintomático, em face do completo desprestígio do pmdebista que até agora não foi indicado para um cargo no Governo Dilma Rousseff(PT).

As primeiras especulações davam conta que Zé poderia ocupar um Ministério: o primeiro especulado foi o da Previdência, sonho desfeito com a indicação do político ‘vizinho’ Agripino Maia (RN), e os meses se passaram e Maranhão foi lembrado para a: Sudene, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Codevaf e Embratur.

Tal conjuntura reflete a completa inoperância dos representantes do Estado, que são bem representados em números: sete cadeiras na Câmara, 5,  e Senado, 2,  (a Paraíba dispõe de 15 cadeiras em Brasília).

Quando chegam à Paraíba os deputados federais: Benjamin Maranhão, Nilda Gondim, Wilson Filho, Hugo Motta, Manoel Júnior, e os senadores Vitalzinho e Wilson Santiago, todos do PMDB, defendem ardorosamente a indicação e chegam até a criticar o Governo do PT, como lembramos posicionamento de Manoel:

“Vamos questionar enquanto partido a quem de direito! Vamos questionar a Palocci (Casa Civil), Luis Sérgio (Relações Institucionais) e as pessoas que estão coordenando essa questão. Por que algumas nomeações de alguns partidos e no PMDB não? O PMDB é Governo e a bancada precisa se reafirmar em relação a esse posicionamento e esta questão”, desabafou.

Júnior também sustentou o argumento de que o PMDB paraibano é aliado de ‘primeira’ hora do Governo petista e alfinetou o ex-presidente Lula (PT).

“Maranhão não está pedindo emprego! A bancada da Paraíba está pedindo um reconhecimento. Antes mesmo de Lula se transformar em presidente da República ele já tinha o apoio do PMDB da Paraíba diferente de outros estados, infelizmente, a memória do presidente Lula e daqueles que fazem o poder talvez tenham provocado o esquecimento”, ironizou.

Mesmo sendo da base aliada, o único deputado federal do PT alfinetou o difícil momento do líder do PMDB: “Tinham dois indicados para a presidência da Caixa e ele perdeu!”, disparou o petista Luis Couto.

O sobrinho de Zé, o deputado federal Benjamin Maranhão desabafou: “A nomeação não é uma prioridade para José Maranhão”, disparou.

Sabe-se que tais ressentimentos ou insubordinações não são explicitados nas votações do Congresso Nacional, onde os representantes do PMDB no Estado agem como verdadeiras ‘marionetes’ fazendo o gosto e os dizeres da presidenta Dilma Rousseff (PT).

Enquanto a nomeação não chega, é grande a expectativa para que o ex-governador se pronuncie sobre o impasse, silencio que pode ser quebrado na próxima semana, Outra hipótese levantada pela imprensa nesta segunda, é a de que José Maranhão pode anunciar a aposentadoria da vida política nos próximos dias. O PB Agora tentou entrar em contato com o ex-governador porém ele não atendeu ao telefone celular,

Lindolfo confirma votação do Empreender e Paraíba Integrada


O deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), confirmou para amanhã a votação de duas medidas provisórias importantes para o Governo do Estado. Tratam-se do programa "Paraíba integrada" - que prevê a integração nos ônibus intermunicipais do Estado com desconto na segunda passagem - e o Empreender Paraíba, destinado à oferta de microcrédito. Lindolfo disse que espera que os parlamentares compareçam à Assembleia para que não haja adiamento nas votações.

- Confirmo que amanhã na pauta estarão duas medidas provisórias que eu considero de uma importância muito grande para aprovação por parte dos parlamentares. Esperamos que tenha o número regimental suficiente de parlamentares para aprovar essas duas medidas. A primeira trata-se do Empreender Paraíba. É um projeto que o governador enquanto prefeito de João Pessoa fez na capital e repercutiu muito. O projeto tem em vista beneficiar pequenos empreendedores com juros bem menores que os juros do mercado . É a oportunidade do empregado virar patrão. O Outro é o Paraíba Integrada, que beneficia quem for viajar para dentro da Praíba e precise pegar dois ônibus, já que no segundo, o passageiro pagará só a metade da passagem.

Chico César nega ser intolerante com músicas comerciais


O secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Chico César, emitiu hoje uma nota na qual comenta a recente polêmica desencadeada por uma declaração dele próprio contrário ao apoio do Estado a eventos que incluam as chamadas bandas de "forró de plástico" ou artistas sertanejos para as festividades juninas. Chico Césardisse que o objetivo do Governo não é proibir ou impedir que eventos sejam organizados com tendências musicais diversas, mas sim, direcionar os recursos públicos para incentivar o fortalecimento e o resgate da cultura paraibana e nordestina.

Abaixo segue na íntegra a nota do secretário:

“Tem sido destorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição.

São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava "Zezé cadê você? Eu vim aqui só pra te ver".

Intolerância é excluir da programação do rádio paraibano (concessão pública) durante o ano inteiro, artistas como Parrá, Baixinho do Pandeiro, Cátia de França, Zabé da Loca, Escurinho, Beto Brito, Dejinha de Monteiro, Livardo Alves, Pinto do Acordeon, Mestre Fuba, Vital Farias, Biliu de Campina, Fuba de Taperoá, Sandra Belê e excluí-los de novo na hora em que se deve celebrar a música regional e a cultura pop

Governar para o povo e não para os políticos.

 Governador entrega primeiras carteiras de passe livre para portadores de câncer na PB

“Esta gratuidade nos transportes para os portadores de câncer foi uma medida que tomei desde o início da gestão"
Ricardo_mais_nova_20110215_093950As primeiras carteiras de passe livre nos transportes intermunicipais  para os portadores de câncer da Paraíba foram entregues na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em João Pessoa. O benefício foi determinado por meio de decreto publicado no Diário Oficial do último dia 5 de fevereiro. Ao todo estão cadastradas no sistema 83 portadores. O governador Ricardo Coutinho anunciou também que além do transporte gratuito as pessoas que têm câncer em breve vão poder contar com um Centro Oncológico no Sertão.
“Esta gratuidade nos transportes para os portadores de câncer foi uma medida que tomei desde o início da gestão visando diminuir pelo menos a dependência das pessoas para buscar a quimioterapia em outras partes do Estado, particularmente, em João Pessoa e Campina Grande. Ainda este ano quero ter a oportunidade, com recursos próprios, de iniciar as obras do Centro de Oncologia na cidade de Patos”, afirmou.
O governador adiantou que o projeto está sendo finalizado para entrar em licitação e começar a construir, daqui a uns três ou quatro meses. “Isso vai facilitar o tratamento, além de oferecer mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes, porque imagine o que é uma pessoa doente sair de Cajazeiras para tomar quimioterapia em João Pessoa”, destacou o governador.
Benefício – Uma das beneficiadas com a medida é a merendeira Lúcia de Fátima Silva Barbosa, que mora no Cristo Redentor, em João Pessoa. Ela contou que não agüentava mais pagar transporte. “Esse anúncio chegou em bom tempo. Queria conseguir uma carteira para andar nos ônibus daqui, porque preciso ir cinco vezes por semana ao Hospital Napoleão Laureano e não tenho condições. Sem falar que o meu problema é na barriga e não posso passar pela roleta e muitos motoristas não entendem isso. E agora Graças a Deus, com a carteirinha, eles me identificam”, afirmou.
Segundo Humberto Pontes, diretor do Instituto de Polícia Científica (IPC), em oito dias os portadores que fazem o cadastro recebem a carteira de passe livre. “Os interessados devem procurar o IPC levar toda documentação e podem apresentar até três acompanhantes. Depois de preencher o requerimento, com oito dias nós estamos entregando a carteira. Até sexta tinham 83 portadores inscritos”, acrescentou.

Deputado diz que Dilma não tem prazo para escolher nomes que irão ocupar cargos federais na PB

“A presidenta Dilma faz um controle rigoroso do perfil dos candidatos"
luiz-couto_20100202_160812O deputado federal Luiz Couto revelo nesta segunda-feira (18) que a presidente Dilma ainda não tem uma data definida para escolher os nomes que ocuparão os cargos federais na Paraíba. O problema da demora nas indicações seria a apresentação de vários nomes, por partidos diferentes, para determinadas funções.
“A presidenta Dilma faz um controle rigoroso do perfil dos candidatos. Tem cargos na Paraíba que tem quatro indicações para o mesmo espaço e isso está sendo analisado pela presidenta. Dessa forma, as indicações vão demorar porque tem que ter acordo entre os partidos da base governista no Estado”, disse o deputado.
O PolíticaPB já teve acesso a escolha dos nomes que deverão ser indicados pelo PT para ocupar cargos na Funasa, Secretaria do Patrimônio da União e Gerência Regional de Administração do Ministério Planejamento. De acordo com as informações coletadas, Anselmo Castilho foi indicado para o Patrimônio da União, Antônio Barbosa (presidente municipal do partido) para o Ministério do Planejamento e Emerson Caldas (funcionário de carreira) para a Funasa.
Outros nomes também constam na lista do PT a exemplo de Antônio Trajano (Correios); Giucélia Figueiredo (Ministério do Desenvolvimento Agrário); Gonzaga Júnior (Ministério da Pesca); Lucélio Cartaxo (CBTU); José Linhares (Ibama); e, Lenildo Morais (Incra).

FHC desafia Lula a disputar nova eleição

Em entrevista no rádio, tucano diz que petista esqueceu que foi derrotado outras duas vezes
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira (18) que aceitaria disputar uma nova eleição contra o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O desafio foi feito em uma entrevista ao programa Começando o Dia, do jornalista Alexandre Machado, que estreou hoje na Rádio Cultura FM.
- Ele (Lula) esquece-se de que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira. Eu topo.
Adversário histórico de Lula, FHC lembra as duas eleições para a Presidência da República em disputa contra o petista.
- Se ele quiser discutir comigo, eu estou aberto.
Fernando Henrique havia publicado um artigo na revista Interesse Nacional no qual defendeu que o PSDB deve deixar o "povão" e buscar votos na nova classe média brasileira. Na última quinta-feira, após uma palestra a investidores da Telefónica, em Londres, Lula criticou o texto.
- Não sei como alguém que estudou tanto depois diz que quer esquecer do povão. O povão é a razão de ser do Brasil. E do povão fazem parte a classe média, a classe rica, os mais pobres, porque todos são brasileiros.

Aguinaldo diz que está arrependido por ter desistido de candidatura em 2008 e não abre mão de Daniella em 2012

Para o deputado a irmã deve pegar a “oportunidade”

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro(PP) revelou nesta segunda-feira (18) que se arrependeu de ter desistido da candidatura a prefeito de Campina Grande em 2002, mas afirmou que o nome da deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) será mantido para a disputa em 2012.

O parlamentar justifica sua desistência em 2008. “Da outra vez foi muito em cima da hora e não teríamos um bom tempo de televisão”, disse Aguinaldo ao afirmar que está arrependido de não ter disputado o pleito.

Ele lembrou que outro fator para que o PP retirasse a candidatura, foi o pedido do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que apoiou a chapa encabeçada pelo atual vice-governador Rômulo Gouveia , que está saindo do PSDB para fundar o PSD.

Aguinaldo está apostando todas as fichas em sua irmã e afirma que desta vez o PP manterá a candidatura, para ele chegou a hora de Daniella. “ Esse é o momento da oportunidade”, disse o deputado em meio as indefinições de quem irá concorrer a prefeitura da Rainha da Borborema no próximo ano.

Aguinaldo usa a famosa justificativa para candidaturas de oposição ao defender o nome da irmã. “A cidade pede mudança”.