quarta-feira, 1 de junho de 2011

Brasil é principal rota de saída de cocaína da Bolívia


   Cocaína de países andinos é traficada pelo Brasil e pela América
A maior parte da cocaína que entra no Brasil vem da Bolívia, atualmente o terceiro maior produtor mundial da droga. Os governos dos dois países avaliam que 60% do volume produzido em território boliviano — 110 toneladas, segundo a ONU — saia de lá pela vasta região fronteiriça (3,4 mil km) com o Brasil.
Isso não significa que o mercado consumidor final da cocaína boliviana seja o brasileiro. Especialistas avaliam que, embora o consumo tenha aumentado (900 mil usuários brasileiros) e o país seja o maior consumidor da droga na América do Sul, o Brasil ainda é considerado uma rota para escoamento da produção, por sua extensão e localização geográfica.
– Naturalmente, o Brasil é um ponto importante para a saída da produção boliviana. A fronteira terrestre na parte mato-grossense é extensa e de fácil trafegabilidade –, diz Pedro Florêncio, oficial brasileiro na Ameripol (Polícia das Américas) – entidade criada em 2007 que integra polícias de 20 países das Américas Central, do Norte e do Sul, com sede em Bogotá, na Colômbia.
Para aumentar o controle e combater o tráfico na região, Bolívia, Brasil e Estados Unidos devem fechar, em breve, um acordo trilateral que inclui financiamento de compra de equipamentos, capacitação policial e vigilância aérea por meio de aviões não tripulados. O ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, esteve na Bolívia no último mês de março para negociar o “pacto” antidrogas.
– Brasil e Bolívia estão intensificando os esforços, mas os narcotraficantes adaptam-se com facilidade às novas tecnologias e mudam as rotas. Por isso, é preciso investir bastante na cooperação –, defende Florêncio.
Rotas
Apesar das atenções voltadas à Bolívia, o Brasil continua sendo usado como rota alternativa para a saída da cocaína produzida pela Colômbia (maior produtor mundial, segundo a ONU, com 410 toneladas em 2010) e pelo Peru (segundo colocado no ranking, com 300 toneladas produzidas).
O adido da Polícia Federal na Colômbia, José Adones de Oliveira, avalia que o Brasil já não escoa quantidades tão grandes de droga colombiana como anteriormente, mas que, por sua posição geográfica, o país continua sendo usado para transporte de menores quantias.
– Há mais policiamento e cooperação entre as polícias das fronteiras. Assim, um novo mapeamento das rotas vem se configurando. Para os cartéis mexicanos, os grandes distribuidores da droga produzida nos países andinos, é muito mais vantajoso enviar grandes remessas de cocaína pelo Oceano Pacífico, Caribe e Panamá do que pelo Brasil –, afirma Adones.
O Equador também se transformou em um importante país-trânsito. O governo dos Estados Unidos estima que 220 toneladas de cocaína passem por ano pelo território equatoriano.
– Além do Equador e da Venezuela, outro importante país-trânsito, há rotas submarinas em todo o Pacífico. Por submarino, toneladas de cocaína vêm sendo remetidas aos Estados Unidos, Europa e Ásia. Algumas passam pela África antes de chegar aos seus destinos finais –, diz Adones.
Mesmo com novas rotas desenhadas, o delegado avalia que uma porcentagem ainda é traficada via Brasil.
– Não podemos dizer que temos o controle de toda a área, especialmente por causa dos rios”, pondera, destacando a “habilidade” dos traficantes que montam empresas-laranja e embarcam quantidades menores de cocaína junto a produtos destinados à exportação, como madeira, café e castanha do Pará.
Corrupção
Apesar da ação dos governos, cooperação entre polícias e estratégias planejadas, a América Latina continua sendo um polo produtor e distribuidor. Para o sociólogo colombiano Ricardo Vargas, autor de vários livros sobre o narcotráfico, as ações coordenadas entre os países não tocam em um dos pontos centrais: o combate à corrupção.
– O Brasil continua sendo uma rota importante de escoamento inclusive por avião. Isso porque não há mecanismos de controle efetivo e nem garantias de que as polícias dos países envolvidos não sejam corruptíveis –, diz o pesquisador.
O sociólogo acrescenta que as pesquisas e dados oficiais também não explicam o fato de o mercado consumidor estar aumentando, tanto no Brasil como na Europa.
– Se mais gente consome, é porque as drogas continuam chegando –, adverte Vargas.

Equipes de tapa buraco executam serviços em 10 bairros da Capital.


A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (PMJP), por meio da Diretoria de Manutenção, está executando serviços de tapa buraco em aproximadamente 10 bairros da cidade. A diretora de Manutenção, Vânia Franca, esclarece que os serviços são realizados por bloco de bairros com o objetivo de restaurar o maior número possível de pavimentos danificados, tanto em vias asfaltadas como em paralelepípedo. Essa programação está sujeita a alterações em caso de ocorrência de chuvas.

Desde o início desta semana as equipes da Seinfra estão trabalhando na rua Adalgiza C. Cavalcanti - Cuiá (fica nas proximidades do inicio do Geisel, próximo a rotatória e ao Cajueiro); rua Estevão Davila Lins - Cruz das Armas (próximo ao Batalhão) e na rua Abelardo Targino - Geisel (trecho após o Campo do santos e a rua Juscelino Kubitschek.

Recentemente o secretário de Infraestrutura, Hermes Felinto, assinou Ordem de Serviço para a contratação de mais 12 equipes para a ação tapa buraco, passando a contar com 23 frentes de serviço. O contrato está estimado em R$ 4 milhões. Na semana passada, os serviços foram concentrados nos bairros Oitizeiro, Cruz das Armas, Funcionários e Jardim Planalto. Também foi recuperado o pavimento da Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Grupamento de Engenharia, e executada a recuperação de vias com pavimento em paralelepípedo no Distrito Industrial, Bancários, Roger, Castelo Branco e Tambiá.

A programação para esta semana prevê a execução de serviços nos bairros do Geisel, Cuiá, Valentina e Mangabeira. Em seguida virão as avenidas Cruz das Armas; Francisco Manoel, Vasco da Gama e João Machado (Jaguaribe); Nina Bezerra (ladeira que dá sequência a João Machado); Maciel Pinheiro (Centro); Epitácio Pessoa; João Suassuna (Rua da Estação Ferroviária) e Terminal Urbano (Centro).

A Seinfra mantém também equipes para atender as demandas pontuais que necessitam de solução imediata de tapa buraco, recuperação de drenagem (limpeza e recuperação de galerias) e terraplenagem. Para aumentar a vida útil do pavimento é importante que a população não construa rampas para dar acesso a veículos. Essas rampas são responsáveis por até 40% dos buracos que se formam nos pavimentos. As rampas obstruem a passagem da água da chuva que passam a invadir o pavimento e a se infiltrar nas fissuras, resultando na formação de buracos. A rampa deve ser feita na calçada, apenas numa faixa de 50 centímetros, o restante da calçada deve ser plano para facilitar a acessibilidade dos pedestres.

A população pode encaminhar suas solicitações à Seinfra através do número 3214-7216; portal da PMJP (www.joaopessoa.pb.gov.br); twitter, rádio escuta da Prefeitura ou através dos delegados do Orçamento Democrático da sua Região. É importante que além do nome da rua, do bairro e um ponto de referência, o solicitante informe também o número da casa onde está localizado o problema, seja ele buraco, galeria entupida ou posto de visita sem tampa. 

Movimentos Sociais lançam portal na Paraíba

 Lançamento acontecerá na próxima quinta-feira (02) no SINTEL, localizado na rua Rodrigues Aquino

Os Movimentos Sociais lançam, no próximo dia 02 de junho (quinta-feira), no auditório do SINTTEL – Sindicato dos Telefônicos da Paraíba, na Rua Rodrigues de Aquino, n° 290, Centro - João Pessoa, às 18h30m, o Portal www.movsocial.org.

Criado para oferecer aos internautas – sobretudo àqueles que enxergam os movimentos sociais como uma alternativa de luta aos menos favorecidos – a oportunidade de conhecer e se atualizar quanto as ações dessa natureza que acontecem em nosso Estado.

De acordo com o coordenador do projeto, o sindicalista Arimatéia França, o portal terá o propósito específico de agregar informações e ações propositivas que venham a fortalecer e ampliar espaços aos agentes e militantes que representam bandeiras dos mais diversos segmentos, tais como: Sindicatos, Associações, Ongs, Pastorais Sociais, Cooperativas, Redes, Fóruns, Conselhos e Comunidades. “Estaremos abertos às trocas de experiências, informações, apoio e disponibilidade de voluntários que possam contribuir política e financeiramente com os movimentos sociais, através do nosso Portal” disse Arimatéia.

Seja em nível local ou nacional, o movsocial.org pretende corroborar com os tradicionais meios de comunicação (Portais, Blogs, Rádios, TVs, Jornais e Redes Sociais), atuando como fonte de informações geradas no cotidiano das entidades inseridas nos Movimentos Sociais. Funcionará como uma ferramenta prática de informação e formação de cidadania, onde seus membros e participantes terão condições de difundir formas individuais e coletivas de intervenções, desafios e êxitos de suas organizações.

Direito do Consumidor

Dentre outras atividades, o portal contará também com uma assistência jurídica voltada ao Direito do Consumidor, notadamente no que se refere às questões ligadas a empresas prestadoras de serviços, como a Energisa, Tim, Claro, Oi, Cagepa, etc.

Lançamento

Para o evento de lançamento do portal www.movsocial.org, já foram confirmadas as presenças do Secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político Institucionais da Presidência da República, Wagner Caetano, responsável pela articulação social e de acompanhamento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil, como também, de dirigentes e representantes de entidades de relevada importância no Estado da Paraíba. Após a solenidade, será servido um coquetel acompanhando de uma apresentação cultural ao som do autêntico Forró Paraibano com a Banda “Os Cabras de Mateus”.

Bivar nega autoria de recursos contra Cássio e diz que foi usado pelo PT


 Vereador diz que fica sabendo das movimentações pela imprensa

O vereador da cidade de Santa Luzia, Bivar de Souza (PT), negou que seja autor dos recursos protocolados contra a posse do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) no Supremo Tribunal Federal. Ele disse que vem tomando conhecimento das movimentações atribuídas a ele no processo através da imprensa. Bivar dar a entender que vem sendo usado pelo PT neste caso.

De acordo com nota distribuída pelo vereador, ele foi chamado no diretório do PT em João Pessoa no ano passado, durante a campanha eleitoral, onde se encontrou com o advogado do partido, Marcos Túlio. Este teria lhe informado que o partido entraria com uma ação de impugnação de registro de candidatura de Cássio em nome dos candidatos a deputado estadual. Ele concordou e deixou o advogado com uma procuração assinada.

Bivar disse que não conhece Cássio e não tem nada contra, nem a favor do tucano, mas que a partir de agora desautoriza qualquer pessoa a entrar com ações judiciais ou movimentá-las em seu nome.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE  ESCLARECIMENTO

O Vereador Bivar Duda vem de público esclarecer as informações que estão sendo ultimamente repassada a população Paraibana e especialmente ao povo de Santa Luzia no que diz respeito à ação que trata da impugnação de registro de candidatura do Senhor Cássio da Cunha Lima ao Senado da República nas últimas eleições de outubro de 2010.

1 – Em 2010 (plena campanha eleitoral) fui contatado por telefone pelo Dr. Marcos Túlio então assessor jurídico do PT nas eleições 2010, que solicitou comparecer a sede do Diretório Regional do PT em João Pessoa – PB, Dr. Marcos Túlio afirmou que em reunião havia sido decidido que o PT entraria com uma ação de impugnação de registro de candidatura do senhor Cássio Cunha Lima e a mesma seria em nome dos candidatos a Deputado Estadual, respondi ao ilustre advogado que sendo uma ação coletiva e uma decisão partidária, cabe a eu acatar, ao tempo em que ele informou que todos os candidatos assinariam, portanto, como resido no interior do Estado e o mesmo já tinha procuração para atuar em meu nome como candidato, ficou acertado.


2 – Foi protocolada a Ação de impugnação do registro de candidatura em nome dos candidatos a Deputados Estaduais (isso é o que eu sabia) e só depois das eleições (resultados) é que começaram a divulgar que eu Bivar de Souza Duda era o autor da Ação e ainda mais, de lá pra cá fiquei movimentando a mesma.


3 – Sou vereador em Santa Luzia – PB, estou no 3º mandato, sou membro do Diretório Estadual do PT e nada tenho contra ao Senhor Cássio da Cunha Lima e nem tão pouco ao senhor Wilson Santiago, na verdade a diferença pra mim é apenas que na última eleição e por decisão partidária votei em Wilson Santiago para Senador.


4 – Apesar de estar na vida pública desde o ano 2000, não conheço o Senhor Cássio Cunha Lima pessoalmente, pois, nunca conversamos e nem nos falamos, portanto nada tenho contra ou favoravelmente ao cidadão, sua conduta, suas responsabilidades e sua pessoa. Podemos até divergir politicamente e ou ideologicamente, porém, particularmente somos iguais, afinal somos seres humanos, livres e pensadores, formadores de opinião e agente políticos em diferentes esferas.


5 – Quanto às movimentações da Ação no STF, nada têm haver, pois, só tomo conhecimento pela imprensa, e fico tão surpreso quanto o público de todo estado da Paraíba, afirmo que após o primeiro e único contato que tive com o Dr. Marcos Túlio, jamais alguém me comunicou e ou solicitou autorização para tais fatos.


6 – Na verdade a partir de então desautorizo quaisquer pessoas a impetrar e ou movimentar quaisquer instrumentos jurídicos ou não com relação a esta Ação, pois, nunca tive, nem tenho o menor interesse nesse tipo de política, o povo de Santa Luzia me conhece e sabe da minha conduta, da responsabilidade, da atenção e do trabalho que venho desenvolvendo, assim como o respeito que tenho e a maneira leal e respeitosa como trato meus adversários políticos.


7 – Por fim, e após aprovação do Diretório Municipal do PT de Santa Luzia – PB, estou encaminhando essa nota através de ofício ao Presidente do PT Estadual, Rodrigo Soares, para que seja dado conhecimento público e que a nossa assessoria jurídica seja acionada para por em prática as decisões tomadas e supra mencionada.

Santa Luzia – PB, Gabinete do vereador Bivar Duda em 30 de Maio de 2011.

Esposa de Shaolin revela que humorista foi transferido da UTI do hospital Sírio Libanês


 De acordo com Laudicéia, Shaolin continua em coma, mas transferência foi necessária para evitar infecções

O humorista Shaolin foi transferido da UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para um quarto do mesmo hospital. A informação foi confirmada no final da tarde desta terça-feira (31) pela esposa do humorista, Laudicéia Veloso, no Twitter.

De acordo com Laudicéia, Shaolin continua em coma, mas transferência foi necessária para evitar infecções.

“Clinicamente estável. Ainda está em coma. Foi transferido da UTI para o quarto para evitar q contraia infecções, mas ainda não despertou”, disse Laudicéia no Twitter.

Com relação ao quadro clínico de coma, a esposa disse que “não há previsão médica nenhuma”. “O cérebro é imprevisível. Ele pode sair do coma a qualquer momento e pode demorar muito”, disse.

“A melhora dele é clínica. Neurológica ainda não há melhora”, acrescentou.

Deputado revela que professoras agrediram seguranças durante ocupação no Palácio



Deputado revela que professoras agrediram seguranças durante ocupação no Palácio
O deputado petista Frei Anastácio revelou que durante a ocupação do Palácio da Redenção algumas professoras “arrastaram os seguranças pela gravata”. Para ele, a atitude das grevistas foi normal.

“Elas arrastaram os seguranças pela gravata e graças a Deus e a Lei Maria da Penha eles não puderam fazer nada”, disse o parlamentar.

Frei Anastácio disse ainda que espera uma solução imediata do Governo do Estado para encerrar a greve da educação no Estado.

Cássio destaca diminuição de 38% da pobreza extrema do estado



A pobreza extrema na Paraíba caiu 38% entre 2004 e 2009. Os dados foram apresentados pelo técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rafael Guerreiro Osório, durante o terceiro seminário sobre a medição e dimensão da pobreza extrema, organizado pelo Instituto em João Pessoa.

No período de 2004 a 2009, o número de analfabetos absolutos também caiu entre os mais pobres do estado (35% para 27%), assim como o de desempregados (13% para 11%).

Os extremamente pobres são famílias com renda per capita mensal menor que R$ 70 e são 10% da população paraibana, enquanto que no resto do país eles representam cerca de 5%. No estado da Paraíba, 73% dessas famílias recebem benefícios do programa Bolsa Família, recursos que representam, em média, 38% da renda familiar.

Conforme o relatório em quase todos os indicadores a população em situação de extrema pobreza na Paraíba está próxima ou se apresenta quase idêntica a do Brasil e em geral, as conclusões sobre a evolução da pobreza no país contidas no perfil da pobreza elaborado pelo Ipea, valem também para a Paraíba

Avanços - Para o senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB), que comandou o estado no período da pesquisa, “os números comprovam que a Paraíba esteve seguindo o caminho correto para a erradicação total da extrema pobreza”.

Segundo Cássio, ações como as desenvolvidas pelo projeto Cooperar também foram importantes para a Paraíba reduzir os índices de extrema pobreza na zona rural. Ele lembrou ainda o programa Leite da Paraíba que distribuía até 2003 cerca de 20 mil litros por dia e que a partir de 2004 chegou aos 120 mil litros distribuídos diariamente para famílias carentes em todos os municípios do estado.

Outra importante ação desenvolvida citada pelo tucano foi a universalização do ensino médio para todos os municípios paraibanos, “não se pode pensar em erradicação de pobreza tendo 57 municípios sem que os seus jovens tenham acesso ao ensino médio”, lembrou. O IPEA considerou na pesquisa a importância do aumento da escolaridade como um fator que influencia na erradicação da pobreza.

Ainda foram lembradas pelo ex-governador ações na área de saneamento básico, que através do Programa Boa Nova praticamente dobrou o atendimento de esgotamento sanitário do estado e ainda a parceria para o Programa Luz para Todos cujo resultado ultrapassou todas as metas estabelecidas pelo governo federal.

Cássio citou que precisou fazer um rigoroso ajuste fiscal na Paraíba pois as finanças estaduais estavam comprometidas com o alto endividamento. Para se ter uma idéia das dificuldades financeiras herdadas, em 2003 a Paraíba pagava de dívidas, R$ 1,35 para cada R$1,00 arrecadado e ao final de 2008 esse proporção se inverteu quando o estado pagava R$0,60 para cada R$1,00 arrecadado.

Estes dados do IPEA comprovam que é preciso um sério ajuste das finanças públicas para que ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população ocorram e foi esse caminho trilhado que permitiu que milhares de pessoas fossem beneficiadas diretamente pela ação do governo, finalizou o senador eleito.

Lindolfo acusa Cartaxo de criar factóide com objetivo eleitoreiro

O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado, Lindolfo Pires (DEM) foi contundente ao comentar hoje o requerimento apresentado pelo deputado Luciano Cartaxo (PT) convocando o governador Ricardo Coutinho (PSB) para dar explicações sobre as crises existentes entre a administração estadual e os médicos e professores. O democrata prometeu unir o bloco governista para rejeitar o requerimento assim que ele chegar ao plenário:

- Ele pode ter o número regimentalmente previsto, mas o que adianta é o voto em plenário. Vamos votar juntos e rejeitar o requerimento. Isso é um factóide criado pelo deputado com objetivo eleitoreiro. Não há necessidade de o governador comparecer à Assembleia. Vários secretários já estiveram aqui, como os titulares das Finanças, Saúde, Controladoria Geral do Estado... e os deputados já não perguntaram o que queriam? ficaram calados? Por que eles não se manifestaram sobre isso?

O líder também comentou a ameaça da oposição de obstruir a votação de matérias em plenário e disse que não teme a mobilização:

- A oposição torce pelo quanto pior melhor e a prova disso é que nunca teve um gesto de colaboração com o Governo. Acredito que a situação dos professores será resolvida até quinta-feira e a Saúde pode ter um desfecho até o final da semana.

Secretário afirma que plantões no Trauma serão normalizados até sexta

A direção do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) informa que, no mínimo, três cirurgiões gerais estão trabalhando de plantão na unidade e que até sexta-feira a escala estará normal.



O secretário estadual de Saúde, Waldson de Sousa, assegurou que o atendimento não será interrompido e que está aguardando a definição da assembléia dos médicos para que o atendimento seja normalizado. “A Cooperativa dos Cirurgiões nos procurou em busca de um entendimento e acreditamos que após a reunião desta quarta-feira a solução será definitiva”, destacou.



“Durante todo esse processo, tentamos manter o atendimento mínimo à população, sem distinção alguma. O Governo está fazendo o possível para solucionar a questão salarial, porém é um dever nosso cobrar responsabilidade de todas as categorias envolvidas, principalmente quando se trata de vidas”, lembrou.

Luciano Agra se reúne com ministros para captar recursos para JP

 O prefeito de João pessoa, Luciano Agra, irá se reunir nesta quarta-feira (1), a partir das 11h, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, para discutir sobre o repasse de verbas para a criação de dois Centros Vocacionais Tecnológicos, nas áreas de turismo e artesanato. Logo em seguida, o prefeito terá um encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, onde solicitará a liberação de verbas para convênios que vão beneficiar hospitais da rede pública do município. As audiências acontecerão na cidade de Brasília.


Na quinta-feira (2), Luciano Agra participa do Lançamento do Plano de Superação da Extrema Pobreza do Governo Federal. O plano tem o objetivo de erradicar a pobreza extrema no país que atinge 16,2 milhões de brasileiros. O evento será realizado às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

  Para o prefeito Luciano Agra, as audiências com os ministros sinalizam a busca da Prefeitura de João Pessoa em garantir uma parceria permanente de ações com o Governo Federal e com isso trazer mais investimentos em projetos e ações que priorizem uma melhor qualidade de vida para a população.


 Primeiro passo - No último mês de abril, o secretário de Ciência e Tecnologia da PMJP, Marconi Maia, participou de uma audiência com o secretário de Inclusão Social do ministério, Marcos Oliveira, onde ficou definido que a perspectiva de implantação dos novos Centros Vocacionais Tecnológicos em João Pessoa aconteça ainda no segundo semestre deste ano.


Arraial da PBTur divulga São João de prefeituras paraibanas nesta quinta-feira


 Pelo menos 20 prefeituras municipais já confirmaram presença no lançamento dos festejos juninos na Paraíba, em evento que será realizado no Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa, nesta quinta-feira (2), a partir das 17h. O Arraial organizado pela PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Empasa e Sebrae-PB pretende reunir os principais  festejos juninos do Estado para um lançamento conjunto, mostrando a força do forró e a preservação da manifestação cultural típica do Nordeste.


Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a ação vai ampliar ainda mais a divulgação dos festejos juninos das cidades paraibanas. Durante a ação, que a partir de agora está inserida no calendário de eventos da Paraíba, as prefeituras terão espaço exclusivo para a colocação de material institucional, oportunidade em que distribuirão para o público e poderão explicar de forma mais objetiva e direta o processo de criação dos eventos, explicando ainda as características, as atrações e opções de hospedagem nas festas.

 Durante as apresentações dos festejos, duas quadrilhas juninas de João Pessoa farão um espetáculo à parte. As quadrilhas estão sendo levadas pela Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur), em parceria com a Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa). Também está prevista a apresentação do grupo ‘Xaxado’, da cidade de Belém. Ainda está sendo aguardada a confirmação de outros grupos folclóricos.


Prefeituras – Estão confirmadas as prefeituras de Areia, Baía da Traição, Bananeiras, Belém, Boqueirão, Cabaceiras, Campina Grande, Conde, João Pessoa, Lucena, Mataraca, Monteiro, Ouro Velho, Santa Luzia, Serraria, Sousa, Taperoá e Prata, além do São João da Casa do Cumpade, do distrito de Galante.

Entidade denuncia novas ameaças de morte no Pará


 Sindicalista, agricultor e dois vereadores estariam na mira de madeireiros da região

Um sindicalista, um agricultor e dois vereadores de Nova Ipixuna, cidade do leste do Pará em que na semana passada foram mortos três ativistas, seriam os novos integrantes de uma lista de marcados para morrer, segundo denúncia feita nesta terça-feira (31) pela Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura).

A entidade afirma que madeireiros e fazendeiros disseminaram um “clima de terror” dentro do assentamento Praialta-Piranheira, onde na terça (24) passada foram mortos os extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo. No mesmo lugar, o agricultor Erenilton Pereira dos Santos foi encontrado no morto, no sábado (28).

Os autores das três mortes ainda não foram presos. A polícia mantém 20 homens na região e recebeu ajuda da Polícia Federal, por ordem do Ministério da Justiça.

Segundo a Fetagri, os quatro ameaçados de morte seriam o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Ipixuna, Eduardo Rodrigues da Silva, o presidente da Associação do Assentamento Praialta-Piranheira, Osmar Cruz Lima, além dos vereadores João Batista Delmondes e Valdemir de Jesus Ferreira, ambos do PT.

Eles entraram na relação por denunciarem grilagem de terras e extração ilegal de madeira. A polícia diz desconhecer as ameaças contra o quarteto e garante que nenhum dos citados pela Fetagri procurou a delegacia local para comunicar o fato.

Deputados que defendem piso salarial para policiais pressionam governo

 Frente em defesa da PEC 300 ameaça convocar o ministro Palocci na Câmara

A frente parlamentar em defesa da PEC 300, instalada nesta terça-feira (31) com a assinatura de 308 deputados, começou a atuar com a ameaça de convocar o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, para prestar esclarecimentos sobre sua evolução patrimonial à Câmara.

Isso poderá acontecer se a proposta, que cria um piso salarial nacional para policiais militares e bombeiros, não for colocada em votação rapidamente.

A movimentação para trocar a convocação do ministro pela votação da PEC 300 começou durante o lançamento da frente parlamentar, como antecipou o deputado Otoniel Lima (PRB-SP), presidente do grupo.

- Eu vou levar essa proposta ao presidente da Câmara. Ou coloca a PEC 300 na Ordem do Dia, ou convocamos o ministro Palocci na Comissão de Segurança Pública.
Confira também

De acordo com Lima, o requerimento para convocar o ministro da Casa Civil tem condições de ser aprovado pela comissão, que é composta de 28 deputados. Outros pedidos semelhantes já foram rejeitados na Câmara graças à articulação da base aliada.

A PEC 300 foi aprovada em primeiro turno em março de 2010. Depois, houve uma pressão forte do governo para que a proposta não fosse colocada em votação em segundo turno. Durante várias semanas, policiais fizeram peregrinações e até acampamentos no Congresso Nacional para pressionar os deputados a votarem a medida.

Dilma convoca reuniões trimestrais para centralizar fiscalização de obras da Copa


 Governador afirma que fiscalização vai gerar “competição saudável” entre sedes do Mundial
 Em reunião com governadores e prefeitos, Dilma anunciou a concessão de três aeroportos e cobrou obras da Copa
 
 Visando centralizar no Palácio do Planalto a fiscalização do cronograma das obras da Copa de 2014, a presidente Dilma Rousseff informou nesta terça-feira (31) a governadores e prefeitos das cidades-sede que fará reuniões trimestrais para avaliar o andamento dos projetos.

De acordo com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a iniciativa poderá gerar uma “competição saudável” entre os governantes, uma vez que nenhum deles gostaria de mostrar resultados com atraso nas reuniões.

- A competição antes da Copa será saudável para ver que está andando no prazo e quem não está. Quem faz monitoramento de ação governamental sabe o valor que isso tem: ninguém quer estar atrasado.

Ainda de acordo com o governador pernambucano, o fato de o monitoramento ficar concentrado em Dilma facilitará a vida dos administradores quando precisarem fazer queixas ou reclamações.


- Temos agora uma porta só pra bater e todos vão estar com controle e cronograma para que a gente possa tirar esse [eventual] sobressalto.

Aeroportos

Consenso entre os prefeitos e governadores como a questão que mais preocupa na preparação para o evento, os aeroportos foram um dos temas centrais da reunião de hoje.

A presidente informou que o governo federal concederá ao setor privado mais da metade da administração dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília. As concessões ficarão sob a responsabilidade de sociedades que serão constituídas por, no mínimo, 51% da iniciativa privada (máximo de 49% para a Infraero).

De acordo com Campos, “houve reconhecimento de todos de que abrir concessão é uma decisão correta”.

Dificuldades

Escalado na coletiva para representar os prefeitos, governante de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, afirmou que o sistema legal brasileiro, “com suas peculiaridades”, é uma das dificuldades para que as obras evoluam de acordo com o cronograma.
Tanto ele, quanto Campos, quanto o ministro Orlando Silva (Esporte) defenderam a aprovação, pelo Congresso Nacional, do “regime de contratação diferenciada” – iniciativa do governo federal que quer flexibilizar as licitações, tornando-as mais fáceis e ágeis.

Sobre o andamento das obras até agora, Silva disse que São Paulo e Natal são as cidades que mais preocupam, mas que elas informaram que já estão tomando providências para acelerar os projetos.