domingo, 3 de julho de 2011

Governador entrega delegacia, viaturas novas e convoca mais 12 policiais civis para a região de Catolé do Rocha


Governador anunciou redução de 29% da criminalidade da região 
O governador Ricardo Coutinho inaugurou na manhã deste sábado (2), o novo prédio da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Catolé do Rocha.

Também foram entregues duas viaturas novas e convocados mais 12 policiais civis, totalizando um efetivo de 50 policiais que irão reforçar o combate à criminalidade na região. 

O governador destacou a redução em 29% do número de homicídios no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado na região. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, de janeiro a junho do ano passado foram registrados 38 homicídios, enquanto no mesmo período de 2011 esse número caiu para 27 na 8ª região de segurança. 

O investimento do Governo do Estado para compra de equipamentos e na reforma do prédio, instalado em um terreno cedido pela prefeitura de Catolé do Rocha, foi de R$ 236 mil. A delegacia é informatizada e também conta com um sistema de rádio comunicação com as viaturas que cobrem 17 municípios (Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cajazeirinhas, Catolé do Rocha, Jericó, Lagoa, Mato Grosso, Paulista, Pombal, Riacho dos Cavalos, Santa Cruz, São Bentinho, São Bento, São Domingos e São José do Brejo do Cruz). 

Ricardo destacou que a região de Catolé registrou a maior queda nos índices de homicídios da Paraíba graças ao trabalho de superação e eficiência das polícias, que conseguiram desvendar 80% dos ilícitos e prender os responsáveis.

“Estamos inaugurando um prédio equipado onde o delegado terá uma a sala para ouvir e instaurar os inquéritos, com recepção, xadrez e sistema de comunicação via rádio. Estamos virando uma página triste na segurança. E escrevendo um capítulo com base no respeito e reconhecimento ao trabalho da polícia e o compromisso em oferecer mais segurança à população”, disse o governador. 

O prefeito Edvaldo Caetano, de Catolé do Rocha, declarou que o município terá uma das melhores delegacias regionais do Estado graças à parceria entre o município que cedeu um terreno amplo e aos investimentos do governo. “Esperamos que os índices de violência continuem caindo na região com esses investimentos na segurança”, completou. 

Fazenda Esperança - O combate ao tráfico e consumo do crack também foi colocado como prioridade pelo governador Ricardo Coutinho. Ele anunciou que o governo do Estado investirá R$ 180 mil para a instalação de uma Fazenda Esperança, em Patos, em um terreno cedido pelo Estado, e a abertura de leitos de desintoxicação em hospitais da rede estadual. “90% dos homicídios estão relacionados com tráfico de drogas e, particularmente, o crack. Isso não é só um trabalho da polícia, mas da família que tem que buscar recuperar as pessoas envolvidas com isso desde o início. Caso contrário, fica muito difícil o Estado resgatar”. 

O secretário de Segurança do Estado, Cláudio Lima, disse que a nova delegacia regional de Catolé do Rocha e de Campina Grande representa um investimento importante para trazer mais condições de trabalho ao pessoal da segurança e a possibilidade de oferecer um melhor atendimento à população. 

“Precisamos recuperar nossos equipamentos de segurança para não continuarmos chegando nos municípios e vendo o fórum de justiça e o Ministério Público em prédios de alto padrão e as delegacias em condições precárias”, ressaltou.