sábado, 5 de fevereiro de 2011

Forçando a barra pela insensatez


Vivemos uma situação onde o ridículo se instala na sociedade e as pessoas não se manifestam, posto que é muito comum o cidadão aceitar tudo o que lhe é imposto, sem falar nada, inclusive sob uma argumentação extremamente comodista, que diz assim:
- “Acho melhor eu me calar e não falar nada, porque não gosto de confusão.”
Nesta onda os espertalhões, gananciosos e mercenários se aproveitam, uma vez que adoram explorar uma das manias mais presentes em muitas pessoas, que é a “mania do ser bonzinho”.
Não confundamos isto com mania de ser honesto, digno, coerente, decente e consciente dos deveres.
O bonzinho não é necessariamente bom, é medroso, omisso, indiferente e até certo ponto covarde, porque contribui, com essa sua “bondade”, com a proliferação da malandragem e da safadeza que existe nessa “forçação de barra” muito comum na sociedade atual.
Por causa do bonzinho, determinados arrogantes fazem o que querem, quanto estão empossados no cargo de síndico de um edifício, por exemplo, impondo ordens e proibições absurdas, que não encontram qualquer respaldo no bom senso nem em justificativa alguma.
Um ou outro reclama e ele reage, com argumentos assim:
- “Só você está reclamando. A maioria não falou nada, ninguém reclamou”.
O problema é que essa maioria aí está inserida no universo do tal bonzinho, que me refiro aqui e esse ninguém que reclama é exatamente o universo dos omissos.
Vejamos alguns absurdos que se instalaram na sociedade, que são graves, inclusive, alguns visando tirar dinheiro das pessoas, a qualquer custo, e não se vê a população reagir contra.
Você já deve ter ouvido falar na história de vários hospitais e clínicas onde muitos médicos forçam a barra para fazer partos cesarianos nas mulheres, obviamente, quando o quadro clínico da paciente é totalmente favorável ao parto normal.
O que existe por trás disto?
Para o médico e para o hospital, a cesariana é mais viável, porque trás mais dinheiro para ele.
O que prevalece é o que dá mais dinheiro. Tem que arrumar um jeito de fazer com que médicos faturem mais, hospitais e clínicas também!
Que se dane o ser humano!!!!
Outro exemplo dessa apelação ridícula se dá no campo comercial.
Antigamente para uma empresa, fosse ela um banco, uma loja ou uma atividade comercial qualquer, mandar um cliente devedor, com alguma prestação ou conta atrasada, para um advogado era algo que só acontecia depois de esgotadas todas as tentativas de cobrança ou de acordo, quando percebiam que a pessoa não estava mesmo disposta a empreender qualquer boa vontade em pagar a sua conta.
Hoje as empresas torcem para que o cliente atrase alguma prestação ou compromisso, para enviá-lo, o mais rápido possível, para o advogado e há um empenho enorme em jogá-lo, logo, em alguma ação judicial, porque quanto mais retirar dinheiro dele, melhor. Que se dane o abalo financeiro que vai ser agravado na sua família.
Que se dane o ser humano!!!
O que importa agora é fazer faturamento para o escritório do advogado.
Antigamente as igrejas priorizavam mais a pregação, em si, o culto na sua essência. O dízimo era apenas um detalhe do ritual, visando unicamente a sua manutenção. O objetivo maior era JESUS. Hoje a coisa se inverteu, a prioridade é a oferta e o culto em si é apenas um detalhe. Tudo é feito no sentido de enriquecer o religioso profissional, porque o objetivo maior é JE$U$. Aliás, a palavra enriquecer já é insuficiente, porque o que vale agora é tornar milionário.
E que se dane o ser humano!!!
Não importa se o pobre precisa do seu dinheirinho, prioritariamente, para comprar feijão, café, farinha, arroz, remédio ou pagar a sua conta de luz, porque a oferta para a igreja é mais importante do que tudo.
E que se dane o ser humano!!!
A indústria da multa é a que mais cresce no País, porque o objetivo é faturar.
Todos os investimentos são feitos nos mecanismos de faturamento, como por exemplo o investimento em câmeras e radares para multar no trânsito, itens que são absurdamente mais caros do que o investimento em bafômetros, que evitaria muito mais acidentes, porque detectaria os que dirigem embriagados. Nada mais mata no trânsito do que motoristas bêbados.
Mas... qual é a visão dos governantes?
Investir em bafômetro não traz grana, o que traz dinheiro mesmo é a câmera e o radar.
É por isto que os índices de acidentes de trânsito, por causa do álcool, continua gigantesco, posto que se vê apenas raramente policiais nas ruas e nas estradas equipados com bafômetros.
O interesse é faturar.
E que se dane o ser humano!!!
Meu amigo, minha amiga. Você acha que um médico, ginecologista e obstetra, que de fato tenha competência, experiência e conceito profissional elevado vai precisar estar submetendo as suas pacientes a partos cesarianos, quando ele sabe que o recomendável, no caso, é parto normal?
É claro que não! Por ser um médico bom, competente, ético, honesto e digno, ele terá um quadro de pacientes grande e fiel que o procura sempre e o seu consultório nunca estará vazio, obtendo, por conseqüência, uma renda mensal que lhe proporciona uma vida tranqüila e confortável, sem precisar de apelações que extorquem o ser humano.
O mesmo acontece com o advogado que de fato é competente, experiente, digno, honesto, respeitado nos fóruns e onde for, que não precisa de mendigar para que lojas mandem clientes para ele faturar mais um honorariozinho.
Na área de Análises de Sistemas, também, há um universo gigantesco de mercenários, aqueles que, se aproveitando da ignorância do empresário comum no campo da informática, metem a mão, extorquindo a vontade, por uma coisinha boba que se faz no computador, como aquele eletricista de carro que cobra um absurdo para resolver a pane que deu no seu automóvel, originada por uma simples queima de fusível, que se troca em um minuto.
No campo da telefonia, que é um campo que acabei de entrar, depois de estudá-lo muito, a companhia de celular, por exemplo, em vez de se limitar a faturar do cliente pela venda do minuto que ele precisa para falar, fica com essas apelações ridículas em estar mandando torpedos de horóscopo, anúncios de shows de artistas e um monte de maluquices para os usuários, cobrando deles, sem que a maioria das pessoas saiba disto. É um absurdo.
Eu tenho um amigo, muito querido por sinal, que adora dizer que não gosta de criar confusões, que faz questão de pagar todos os seus compromissos rigorosamente em dia e que paga todo e qualquer boleto que chega na casa dele. Ainda diz assim: Se é conta, tem que pagar, não é verdade?
Começaram a chegar uns boletos de multas de trânsito, em sua casa, e ele, sem questionar, providenciou o pagamento, imediatamente. Aí começaram a chegar outras, outras e outras e ele continuou a pagar porque "gosto de pagar todas as contas e não gosto de confusão".
Depois de ter pago mais de 3 mil reais de multas, certo de que não costumava avançar sinais nem passar nas estradas por onde havia sido "originada" a multa, o babaca... (desculpe, meu amigo Constâncio, mas você foi um babaca mesmo)... resolveu ir ao DETRAN, a fim de reclamar e tomar alguma satisfação, mesmo sem gostar de criar confusão com ninguém.
Foi quando percebeu que nenhuma daquelas multas havia partido do DETRAN, apesar daquele ser um departamento altamente praticante de extorsão, também, em todo o País. DETRAN deveria significar Departamento de Extorsão no Trânsito.
Existe uma máfia que já se instalou nas grandes cidades do Brasil, que fotografam o seu carro, pega informações a respeito do mesmo, junto a outros bandidos que também trabalham no DETRAN, criam boletos em computador, semelhantes aos do DETRAN, obviamente elaboram o código de barras com suas contas bancárias e enviam para você pelo correio. 
Tenho outro amigo, pequeno empresário, que já pagou inúmeros boletos de sindicatos que ninguém sabe se existem.
Em todos os campos existem PROFISSIONAIS e PROFI$$IONAI$.
O profissional verdadeiramente competente fatura por conseqüência da sua competência, já o mercenário não tem outro ideal de vida que não seja o de faturar, faturar e faturar.
E que se dane o ser humano!!!
É preciso que a sociedade crie o hábito de prestar mais atenção no mercenarismo que está na moda, principalmente pelas autoridades governamentais que adoram o modismo do tem que faturar a qualquer custo.      
O Brasil é o país que tem mais impostos no mundo, mas se vangloria pela sua elevada arrecadação, como se isto fosse mérito.  
Será que não seria melhor que a arrecadação de um país crescesse, por conta da sua PRODUÇÃO e não por conta da EXTORSÃO? Aí sim, seria mérito.
Todos os grandes países do mundo utilizam-se da estrada de ferro, como o mais eficiente e mais econômico meio de transporte de pessoas e cargas. O Brasil, além de não construir estradas de ferro, ainda acabou com as que existiam.
Estou falando de cabeça política brasileira, independentemente de partido. Os governantes estaduais e municipais,  também fazem a mesma coisa, principalmente o PMDB que é o partido mais mercenário do país.
Que não deixemos que as “forçações de barra” continuem do jeito que estão. Que saibamos usar energia em relação aos abusos e as incoerências que praticam para nos meter a mão. Que saibamos dizer NÃO à industria da extorsão.
 Para sua apreciação.
                  
                                        Alamar Régis Carvalho
                                             Analista de Sistemas e Escritor

Vereadores se reúnem com Agra e anunciam adesão.

Três vereadores se reúnem com Luciano Agra e anunciam adesão a base de sustentação na CMJP
“Agora é olhar para frente e deixar a eleição para trás. Vamos seguir em frente”
cmjp_20100315_160635Os vereadores Luis Flávio (PSDB), João dos Santos (PR) e Sérgio da SAC (PRP) se reuniram na tarde desta sexta-feira (4) com o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), e confirmaram apoio a administração do socialista na Câmara Municipal. Os parlamentares se colocaram a disposição do prefeito para contribuir com o crescimento da capital.
O prefeito Luciano Agra se mostrou receptivo com a decisão dos parlamentares e disse que chegou o momento de esquecer o passado e pensar no futuro. “Agora é olhar para frente e deixar a eleição para trás. Vamos seguir em frente”, frisou.
Para o líder do governo na Câmara, Bruno Farias (PPS), com a conversa os três parlamentares, que antes faziam oposição a administração municipal, agora passam a compor a bancada de situação. “Podemos considerar os três vereadores como da base de sustentação do governo do prefeito Luciano Agra. Isso apenas reflete o bom trabalho que a atual gestão está desenvolvendo na Capital”, disse.
Bruno Farias revelou ainda que outro vereador pode anunciar nos próximos dias a adesão a bancada de sustentação do governo. Segundo ele, o vereador Felipe Leitão (PRP), que está em Brasília, deve conversar com o prefeito logo após retornar da Capital Federal. “Eles ainda vão conversar, mas provavelmente termos o vereador na nossa bancada na Câmara”, finalizou.

Energisa esclarece apagão que deixa 7 estados do NE no escuro







 A Energisa informou através de uma nota à imprensa que a interrupção no fornecimento de energia ocorrida na madrugada desta quinta-feira, 3, foi ocasionada por um problema no sistema de transmissão da CHESF- Companhia Hidrelétrica do São Francisco.  A apuração das causas dessa ocorrência será feita pelo ONS-Operador Nacional do Sistema para divulgação à população atingida e às próprias empresas distribuidoras. Confira a nota na íntegra.

 
NOTA A IMPRENSA



A Energisa informa que a interrupção no fornecimento de energia ocorrida na noite de quinta-feira, 3 de fevereiro, às 23h21min (horário Nordeste) foi ocasionada por um problema no sistema de transmissão da CHESF- Companhia Hidrelétrica do São Francisco. Foram duramente afetados, quase integralmente, sete Estados da região Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e  Bahia).  A Energisa mobilizou suas equipes de operação no sentido de atender eventuais ocorrências nas áreas de concessão da Energisa Paraíba e da Energisa Borborema, a partir de 01h42min (horário Nordeste), quando foi restabelecido paulatinamente o sistema de transmissão da CHESF.

COM DESCONTO

Prefeitura da Capital entrega carnês para pagamento de IPTU

População pode pagar com desconto de 15% o IPTU e TCR, até 28 de fevereiro

A população pessoense começa a receber na próxima quarta-feira (9) os carnês para pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCR), numa operação que deve durar no máximo 15 dias. A garantia é do diretor de Tributação da Receita Municipal, Paulo Freire, destacando que os 355 mil carnês deverão estar todos entregues até o dia 24 de fevereiro.

Com os carnês em mãos, os proprietários de imóveis territoriais ou prediais urbanos terão três opções: pagar o valor em cota única até 28 de fevereiro e ganhar um desconto de 15%, pagar à vista até o dia 31 de março sem desconto ou parcelar o valor em até 10 vezes, sendo que a parcela mensal não pode ser inferior a R$ 21. O desconto vale tanto para o IPTU como para a TCR.

Paulo Freire chama atenção dos proprietários de imóveis que estão fechados. “Os carnês são entregues na própria residência ou estabelecimento comercial, mas se não tiver caixa de correios e o imóvel estiver fechado sem ninguém para receber o documento, serão feitas até três tentativas de entrega. Depois disso, o contribuinte tem que procurar os postos de atendimento da Receita Municipal, para receber o carnê”, orientou.

Isenção – Segundo Paulo Freire, algumas pessoas são isentas do IPTU e da TCR, como moradores de comunidades carentes cujas casas têm valor de venda inferior a R$ 11 mil, ou donos de imóveis populares que tenham uma área construída de até 60 metros quadrados. Viúvas e ex-combatentes podem ter direito a isenção. “Nesses casos, as pessoas devem dar entrada num processo administrativo fazendo a solicitação do benefícios, pois existem critérios de avaliação para cada caso”, explicou Paulo Freire.

Segundo dados da Prefeitura Municipal de João Pessoa, o IPTU 2011 vai gerar uma receita aproximada de R$ 50 milhões, que será revertida em importantes obras de infraestrutura urbana.

Postos de atendimento – as informações adicionais sobre o IPTU podem ser conseguidas nos seis postos de atendimento da Receita Municipal de João Pessoa. São elas: Casas da Cidadania localizadas em Jaguaribe, Manaíra Shopping e Tambiá; Centro Administrativo Municipal, em Água Fria; Paço Municipal, no Centro; Subprefeitura de Tambaú; Portal do Contribuinte, através do site da PMJP.



Primeira-dama visita presídio feminino e defende esforço conjunto do Governo e sociedade no no combate às drogas

Pâmela Bório defendeu esforço conjunto entre o Governo e a sociedade contra drogas

A primeira-dama do Estado e madrinha do Programa Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (PEPD-PB), Pâmela Bório, defendeu na tarde desta sexta-feira (4) a adoção de um esforço conjunto entre o Governo e a sociedade no sentido de enfrentar com mais eficiência o problema das drogas que atinge os vários segmentos sociais na Paraíba, dentre eles as populações carcerárias. Em visita à Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, em Mangabeira, onde esteve acompanhada do Pastor João Pereira Gomes Filho (gestor do PEPD-PB) e do chefe de Gabinete da Secretaria de Administração Penitenciária, Tiago Salviano, ela disse que, no caso dos presídios, é preciso, em primeiro lugar, melhorar as condições das instalações para que elas estejam de acordo com a quantidade de detentos.

Pâmela Bório visitou o presídio feminino a convite da diretora Susana Lima dos Santos. Lá, ela foi informada de que 60% das apenadas têm envolvimento com drogas, muitas das quais atuando inclusive no tráfico de entorpecentes. “Temos aqui mulheres jovens, inclusive mães, que estão se envolvendo com drogas; quando não traficando, sendo usuárias ou então se envolvendo com pequenos furtos para pagar aos traficantes”, comentou Susana, que decidiu buscar ajuda junto ao PEPD-PB, ao Governo e especialmente à primeira-dama. “Nós esperamos trabalhar no sentido preventivo e também com tratamento médico-psicológico. As meninas que estão aqui precisam ser tratadas, e essa é a finalidade dessa parceria que nós estamos firmando”, acrescentou.

Depois de visitar todas as instalações do complexo penitenciário, a primeira-dama manifestou preocupação especial com a questão da superlotação carcerária e em especial com a situação dos bebês que convivem no cárcere com suas mães. Ao todo são nove crianças, e há ainda no local sete apenadas grávidas, segundo informou a diretora Susana. Sobre as crianças, que hoje não dispõem de acomodações adequadas, Pâmela Bório foi informada de que em breve será executado um projeto de construção de um berçário dotado de todas as instalações necessárias para garantir conforto aos bebês e também às mães.

Consciente da importância do investimento em projetos de reinserção social, especialmente numa época em que a violência atinge níveis cada vez mais elevados, envolvendo inclusive um número crescente de mulheres, Pâmela Bório garantiu se empenhar pessoalmente no processo de parceria que terá por objetivo a busca de soluções para o problema das drogas na Penitenciária Júlia Maranhão.

“É importante que haja essa parceria. O problema das drogas é uma questão que exige a participação de vários setores, porque implica prejuízos não só financeiros, econômicos, mas prejuízos sociais, prejuízos na área da saúde...”, enfatizou, e acrescentou: “Hoje o problema das drogas é tão intenso que todos, como cidadãos mesmo, deveriam abraçar essa causa. Mesmo porque a questão da violência atinge toda a sociedade, e pode atingir o futuro dos nossos filhos. Então, pensar na solução para o problema atual significa pensar no futuro de todos também”.

Problema universal – Com a finalidade de sensibilizar a sociedade civil e os governantes (em todos os níveis) para o fato de que a droga é uma epidemia que precisa de uma mobilização geral para ser combatida, o governador Ricardo Coutinho convidou o Pastor João Pereira Gomes Filho para implementar e implantar na Paraíba o Programa Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

Criado por força de Lei Federal em 2006, o PEPD só foi implantado pelo Governo da Paraíba em 18 de dezembro de 2010, ficando para a atual administração estadual a responsabilidade pela sua implantação. “Agora nós estamos efetivamente implantando, e vamos mostrar para a sociedade que, assim como nos mobilizamos para enfrentar tragédias, nós precisamos nos mobilizar para enfrentar a droga”, comentou o gestor do programa, Pastor João Filho, durante a visita ao Presídio Júlia Maranhão.

Junto à diretora Susana Lima e à primeira-dama Pâmela Bório, ele sugeriu, em primeiro lugar, a implantação, no local, de um curso preventivo para informar sobre os danos pessoais, morais e sociais das drogas como forma de atividade preventiva para desestimular o uso de drogas por parte das apenadas. Outra providência, segundo comentou, deve se constituir no reforço cada vez maior da vigilância e da repressão contra a entrada das drogas no presídio. Uma terceira providência será a garantir de atendimento médico às apenadas com dependência química mais acentuada. “Nós deveremos agora (e eu já falei com o secretário Mário Toscano, da Saúde) colocar uma estrutura do programa no Instituto de Psiquiatria Forense que existe no Estado, o IPF, para onde essas detentas com problema de intoxicação mais graves, que precisam de remédios para se livrar das drogas, poderão ser levadas”, ressaltou.

Da Secom PB