terça-feira, 5 de abril de 2011

Com greve, hospitais de JP deixam de fazer 372 atendimentos por dia

 A população de João Pessoa já está sentindo o impacto da greve dos médicos dos hospitais municipais, iniciada nesta segunda-feira (4). Com a paralisação dos 600 médicos que prestam serviços nas unidades hospitalares das prefeituras, aproximadamente 350 consultas e 22 cirurgias eletivas estão deixando de ser feitas por dia. A categoria reivindica o reajuste de 80% na gratificação de saúde, melhores condições de trabalho, pagamento integral de férias e substituição dos profissionais de saúde que entram em recesso. Na última rodada de negociações que aconteceu nesta segunda, a secretaria de Saúde, Roseana Meira, manteve a oferta de aumento apenas para o plantão de 12 horas, o que foi rejeitado.
De acordo com informações do Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed-PB), além da não realização de consultas e cirurgias, 80 exames estão deixando de ser feitos diariamente. A entidade informou também que não estão sendo preenchidas autorizações de internações hospitalares.
Os hospitais que estão sendo afetados pela greve dos médicos são o Ortotrauma , Instituto Cândida Vargas, Hospital do Valentina, Santa Isabel e a Policlínica. Apenas casos de urgência e emergência estão sendo atendidos.
Greve na Saúde estadual
Os médicos da Saúde também podem parar as atividades . Nesta quarta-feira (6) os profissionais que trabalham nos hospitais estaduais realizam uma assembleia geral, de onde deve sair um indicativo de greve para o mês de maio. Deve ser aprovada também uma paralisação de 48 horas para ser realizada ainda este mês.
Os profissionais querem que o Estado restabeleça o pagamento dos valores que foram reduzidos dos seus salários. Eles tiveram um corte de 36% em suas remunerações. A diminuição é relativa ao valor dos plantões que passaram de R$ 1 mil para R$ 640.
Segundo o Simed, esse valor teria sido acertado na gestão do ex-governador José Maranhão (PMDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB) havia garantido que o valor seria mantido, mas a promessa não foi cumprida. O sindicato encaminhou um pedido de audiência com o secretário de Saúde, Waldson de Sousa, mas ainda não sabe quando será atendido.
Em Campina
Médicos, enfermeiros, agentes de saúde e agentes de combate às endemias que prestam serviço à Prefeitura de Campina Grande também decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A paralisação acontece a partir da próxima quinta-feira (7)
Eles reivindicam melhores condições de trabalho e agilidade na votação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da saúde.
A secretaria de Saúde de Campina Grande disse que está disposta a negociar com os grevistas.

TRT da Paraíba fica em 1º lugar no Brasil no cumprimento de Metas do Judiciário

Ranking inclui os 91 tribunais federais, eleitorais, trabalhista e Justiça Comum

De todos os tribunais brasileiros, incluindo os federais, eleitorais, trabalhistas e Justiça Comum, apenas os Tribunais Regionais do Trabalho da Paraíba e do Mato Grosso cumpriram 9 das 10 metas, previstas para o Poder Judiciário no ano passado. De todos os 24 TRTs apenas oito tribunais cumpriram acima de 6 metas. O presidente do TRT, desembargador Paulo Maia Filho, recebeu do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília, certificado que marca os Tribunais do Brasil que obtiveram melhor desempenho no cumprimento das metas estabelecidas para 2010.
Os resultados finais do cumprimento das metas de 2010 e o plano de trabalho para atingimento das metas traçadas pelos tribunais para 2011 foram apresentados durante realização do Workshop de Metas Nacionais do Poder Judiciário na semana passada. O evento reuniu todos os presidentes de tribunais brasileiros no auditório do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).
As Metas Prioritárias para 2010 foram estabelecidas durante realização do 3º Encontro Nacional do Judiciário, ocorrido em fevereiro de 2010, que reuniu os dirigentes de todos os segmentos do Sistema de Justiça brasileiro. Para o cumprimento das metas a presidência do TRT editou o ATO GP 123/2010 disciplinando a execução, acompanhamento e divulgação dos resultados e as atribuições das unidades para cada meta, como também realizou o I Workshop de Metas Prioritárias de 2010 com gestores.

SEM JUSTIFICATIVA: oito ‘figurões’ do PMDB não comparecem a coletiva de Maranhão e só reforçam especulações sobre adesões a Ricardo Coutinho

SEM JUSTIFICATIVA: oito ‘figurões’ do PMDB não comparecem a coletiva de Maranhão e só reforçam especulações sobre adesões a Ricardo Coutinho AUSENCIAS SENTIDAS: oito ‘figurões’ do PMDB não se encontram com Zé Maranhão e dão margem a especulações sobre adesões a RC

Tudo estava pronto para o retorno ‘triunfal’ de uma das principais lideranças políticas da Paraíba, o ex-governador José Maranhão (PMDB), que concedeu entrevista coletiva a imprensa nesta segunda-feira (4)  e teve a oportunidade de se defender das acusações feitas por integrantes do Governo do Estado a sua gestão. Porém, um fato chamou a atenção da reportagem do PB Agora: a ausência de oito figurões do PMDB com mandato e que não deram o ‘ar da graça' na sede do PMDB, na Avenida Beira Rio, em João Pessoa.

Com dois assentos no Congresso Nacional, o senador Wilson Santiago (PMDB) e o seu filho o deputado federal Wilson Filho (PMDB), que anteriormente desfilavam com camisas vermelhas, não foram ao PMDB saudar  ou mesmo se solidarizar com o seu principal líder.

Outro com assento no Congresso que não ‘pintou’ no PMDB foi o mais jovem parlamentar Hugo Motta, que em contato telefônico justificou a falta:  “Estou em Brasília, pois tive que fazer uma prova na faculdade, infelizmente não deu para comparecer. Fui muito bem representado pelo meu pai Nabor Wanderley (prefeito de Patos) e pela minha avó a deputada Francisca Motta”, relatou.

FALTOSOS NA ASSEMBLÉIA

Três parlamentares com assento na Casa Epitácio Pessoa também não compareceram e sequer deram satisfação. Foram eles os deputados Wilson Braga (PMDB), Doda de Tião (PMDB) e Gervásio Maia Filho (PMDB).

Os dois primeiros citados aderiram recentemente ao Governo Ricardo Coutinho (PSB), enquanto Gervazinho teve seu nome especulado como uma futura adesão ao esquema governista. É válido lembrar que Gervazinho foi líder da bancada de situação do Governo José Maranhão III na Assembléia Legislativa da Paraíba.

Também foram registradas as faltas do senador Vitalzinho (PMDB) e do deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB), esse último especulado  como futuro 'adesista' ao Governo socialista. 

Couto critica “coronelismo”, mas admite ter parentes na política


                                                         
             O deputado federal do PT, Luiz Couto comentou hoje a matéria veiculada nacionalmente sobre o apadrinhamento de políticos no estado da Paraíba. Para ele, esse fato pode ser classificado com a continuidade do coronelismo no estado da Paraíba.

- A relação familiar tem uma grande força, mas também o poder econômico, político, a relação ainda forte do “toma lá dá cá”, isso nós temos que mudar através da reforma política. É um coronelismo moderno, com um novo discurso, um novo perfil, mas não deixa de ser o velho coronelismo que continua mandando. Eu sou senador, coloco meu filho pra Federal, outro para Estadual. Se não tiver filho eu coloco um agregado, desde que fique no comando do coronel, ou seja, aquele que manda.

Sobre o parentesco com políticos da Paraíba, Couto afirma ter alguns primos à frente de prefeituras no estado, mas diz que não mantém nenhuma ligação político-familiar com essas pessoas.

- Parentes eu tenho muitos, mas não sou ligado a nenhum. Os parentes que tenho são ligados a outros partidos e minha relação nunca foi político-familiar. Fui eleito quando era professor universitário, sempre fui ligado a movimentos populares. Nunca tive respaldo e apoio de nenhum. Tenho primos que são prefeitos, mas não tenho agregação na campanha, sempre votaram em outros candidatos.

Governador mantém audiência com ministros nesta terça-feira

           
                                        
 O governador Ricardo Coutinho cumpre agenda nesta terça-feira (5) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na secretaria dos Portos da Presidência da República, no Ministério da Pesca e Aquicultura e no Ministério da Integração Nacional, em Brasília. O objetivo é encaminhar e solicitar a inclusão no PAC II dos projetos de ampliação e modernização do Porto de Cabedelo e a liberação de recursos e de projetos nas áreas de recursos hídricos e desenvolvimento econômico.

A primeira audiência do governador Ricardo Coutinho, que estará acompanhado do presidente da companhia Docas, Wilbur Jácome, será com o secretário de Portos da Presidência da República, José Leônidas de Menezes.  Durante a reunião, agendada para às 9h, o governador vai apresentar o projeto de engenharia e os estudos de viabilidade técnica e econômica das obras de construção do Terminal de Múltiplos Usos e o Cais Envolvente (reforço do Cais) no Porto de Cabedelo e solicitar a inclusão no PAC II dos Portos.

O presidente da Docas, Wilbur Jácome,  ressaltou que o projeto vai possibilitar a criação de novos berços de atracação e do terminal de passageiros, visando a implementação de uma nova logística e o incremento do turismo no Estado. Ele explicou que o porto atualmente não tem capacidade para armazenar conteiners e com o projeto terá como movimentar cerca de 50 mil  em um ano.

Às 10h30, o governador terá audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, na Esplanada dos Ministérios, acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e pelo presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga.

No período da tarde, o governador terá mais duas audiências. Às 14h, ao lado do presidente da companhia Docas, Wilbur Jácome, se reúne com a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, e às 16h30, com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirian Belchior. Com a ministra do Planejamento, Ricardo tratará dos projetos de ampliação e modernização do Porto de Cabedelo protocolados na Secretaria dos Portos. Na audiência, Ricardo Coutinho também irá renovar o pedido para a liberação de R$ 217 milhões para projetos de esgotamento sanitário e abastecimento dos municípios que vão receber as águas do Rio São Francisco na Paraíba, além de tratar outros projetos de interesse da Paraíba. Ainda participam da audiência os secretários de Planejamento e Gestão do Estado, Gustavo Nogueira, e de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia, João Azevedo.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou o  interesse do Estado em executar os projetos de ampliação e modernização em parceria com o Governo Federal para a consolidação do Porto de Cabedelo, que possui uma posição estratégica por ser o equipamento portuário brasileiro mais próximo da Ásia, África e  Europa e estar situado no centro da região Nordeste. 

Oposição cobra definição sobre Cuiá e SP Alimentação


                                                                  
 Os vereadores de oposição da capital paraibana capitaneados pelo líder Fernando Milanez (PMDB) vão encaminhar amanhã ao procurador geral de Justiça, Oswaldo Filho, um pedido de audiência. O objetivo é tratar de temas referentes à prefeitura de João Pessoa, como denúncias de irregularidades na desapropriação da Fazenda Cuiá e na licitação que contratou a empresa SP Alimentação. "Tivemos uma informação extraoficial de que o processo do Caso Cuiá chegou a um desfecho e queremos mais dados sobre isso, além de sermos informados sobre o que já foi apurado em relação à SP Alimentação, que foi uma investigação iniciada pelo próprio Ministério Público. Não podemos abdicar do nosso direito de ir atrás dos problemas importantes da cidade", disse Milanez ao Parlamentopb.

Ele também adiantou o tema dos discursos que farão os vereadores Tavinho Santos (PTB) e Marcos Vinícius (PSDB) amanhã na Câmara. Ambos vão tratar do balancete financeiro enviado pelo Governo do Estado ao Tribunal de Contas e prometem fazer um contraponto à tese do governo de Ricardo Coutinho segundo a qual o Estado foi deixado com as contas arrasadas pelo antecessor, José Maranhão (PMDB): "Os dados produzidos pelo próprio governo provam o contrário", disse Milanez.

Finalmente, ele anunciou para esta semana a instalação do Conselho de Ética da Câmara, criado desde 2003 e nunca posto em funcionamento efetivo. O presidente será o vereador Geraldo Amorim (PDT) e a composição deverá ser dividida em igual tamanho pelos parlamentares de oposição e situação.

Maranhão atribui a cartórios existência de “fantasmas”

Zé Maranhão atribui a cartórios responsabilidade por existência de “fantasmas” em seu governo
“Se esses números estão no Sagres é porque é verdade, não tem como contestar"
maranhao_coletiva_20110404_143524O ex-governador José Maranhão (PMDB) atribuiu aos cartórios a responsabilidade da existência de funcionários "fantasmas" durante o seu governo e disse que o problema pode estar acontecendo também no governo de Ricardo Coutinho (PSB). A justificativa dada pelo peemdebista foi a de que os cartórios podem ter deixado de enviar a Secretaria de Administração os dados sobre os servidores públicos mortos para que o Estado desse baixa no nome dessas pessoas.
"Esses nomes de fantasmas não foram apresentados ou sequer comprovados pelo atual governo, mas claro que pode acontecer porque a comunicação feita pelos cartórios a Secretaria de Administração pode não ter acontecido e, por isso, não é possível a Administração dar baixa nesses casos. Até mesmo no atual governo já pode ter fantasmas pela falta dessa comunicação", justificou Maranhão.
Maranhão admite ter contratado quase 6 mil funcionários, mas diz que aquisições eram necessárias                                                                                                           
O ex-governador José Maranhão (PMDB) admitiu, nesta segunda-feira (04), ter contratado quase seis mil funcionários e aumentado a folha em R$ 22,5 milhões em apenas um ano, mas justificou o exagero como sendo necessário para colocar em funcionamento dos setores da educação, saúde e segurança. De acordo com o peemedebista, os dados do Sistema de Acompanhamento de Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) não mentem.
“Se esses números estão no Sagres é porque é verdade, não tem como contestar. Mas, todas as contratações feitas no nosso governo foram autorizadas. Nós precisávamos colocar a saúde, a educação e a segurança para funcionar. Precisávamos de pessoas para colocar essas áreas em funcionamento”, justificou José Maranhão.
De acordo com o Sagres, em apenas um ano o ex-governador conseguiu elevar a folha de pessoal em mais de R$ 22,5 milhões. Ao todo foram 5.913 novas contratações entre janeiro e dezembro. Em janeiro eram 111.787 mil funcionários passando para 117.700 mil em dezembro. O ex-governador Maranhão abriu o ano com 31.140 mil servidores não efetivos e fechou 2010 com 36.223 mil
Acusações – Ainda com relação ao número de contratações, José Maranhão tentou justificar os números exorbitantes de seu governo acusando o atual governador Ricardo Coutinho (PSB) de já ter feito mais de 12 mil novas contratações desde que assumiu o cargo.
“Eu não sei por que as contratações feitas no nosso governo são tão questionadas? O atual governador já contratou mais de 12 mil e ninguém fala nada com relação a isso”, indagou Maranhão.

Morre Jackson Lago, ex-governador do Maranhão

Político estava internado em São Paulo


O ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, morreu nesta segunda-feira (4) por volta das 18h30 em São Paulo. Ele estava internado no Hospital do Coração desde a última quarta-feira (30), mas a assessoria do HCor não soube informar o motivo da morte.

Jackson Kléper Lago nasceu em Pedreiras, no interior do Maranhão, em 1º de novembro de 1934. Ao lado de Leonel Brizola, o político participou da fundação do PDT (Partido Democrático Trabalhista), em 1979.

Rival político da família Sarney no Estado, Jackson Lago foi prefeito de São Luís três vezes. Em 2006, disputou o governo do Estado com Roseana Sarney (PMDB), filha do senador José Sarney, e foi eleito.

Em abril de 2009, porém, teve o mandato cassado em pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob a acusação de abuso de poder político.

Em 2010, Roseana e Lago voltaram a se enfrentar nas urnas. No ano passado, a disputa foi marcada por uma crise envolvendo o apoio dos petistas à candidatura de Roseana e problemas judiciais enfrentados por ela e Lago.

Por ter tido seu mandato cassado em 2009, Lago foi barrado com base na Lei da Ficha Limpa pelo TSE. No entanto, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão liberou sua candidatura.

Lago teve 19,5% dos votos em 2010 e ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo do Estado. Roseana foi eleita com pouco mais de 50% dos votos e Flávio Dino (PCdoB) teve 29,5% dos votos.