terça-feira, 5 de abril de 2011

Morre Jackson Lago, ex-governador do Maranhão

Político estava internado em São Paulo


O ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, morreu nesta segunda-feira (4) por volta das 18h30 em São Paulo. Ele estava internado no Hospital do Coração desde a última quarta-feira (30), mas a assessoria do HCor não soube informar o motivo da morte.

Jackson Kléper Lago nasceu em Pedreiras, no interior do Maranhão, em 1º de novembro de 1934. Ao lado de Leonel Brizola, o político participou da fundação do PDT (Partido Democrático Trabalhista), em 1979.

Rival político da família Sarney no Estado, Jackson Lago foi prefeito de São Luís três vezes. Em 2006, disputou o governo do Estado com Roseana Sarney (PMDB), filha do senador José Sarney, e foi eleito.

Em abril de 2009, porém, teve o mandato cassado em pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob a acusação de abuso de poder político.

Em 2010, Roseana e Lago voltaram a se enfrentar nas urnas. No ano passado, a disputa foi marcada por uma crise envolvendo o apoio dos petistas à candidatura de Roseana e problemas judiciais enfrentados por ela e Lago.

Por ter tido seu mandato cassado em 2009, Lago foi barrado com base na Lei da Ficha Limpa pelo TSE. No entanto, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão liberou sua candidatura.

Lago teve 19,5% dos votos em 2010 e ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo do Estado. Roseana foi eleita com pouco mais de 50% dos votos e Flávio Dino (PCdoB) teve 29,5% dos votos.

Nenhum comentário: