terça-feira, 5 de abril de 2011

Couto critica “coronelismo”, mas admite ter parentes na política


                                                         
             O deputado federal do PT, Luiz Couto comentou hoje a matéria veiculada nacionalmente sobre o apadrinhamento de políticos no estado da Paraíba. Para ele, esse fato pode ser classificado com a continuidade do coronelismo no estado da Paraíba.

- A relação familiar tem uma grande força, mas também o poder econômico, político, a relação ainda forte do “toma lá dá cá”, isso nós temos que mudar através da reforma política. É um coronelismo moderno, com um novo discurso, um novo perfil, mas não deixa de ser o velho coronelismo que continua mandando. Eu sou senador, coloco meu filho pra Federal, outro para Estadual. Se não tiver filho eu coloco um agregado, desde que fique no comando do coronel, ou seja, aquele que manda.

Sobre o parentesco com políticos da Paraíba, Couto afirma ter alguns primos à frente de prefeituras no estado, mas diz que não mantém nenhuma ligação político-familiar com essas pessoas.

- Parentes eu tenho muitos, mas não sou ligado a nenhum. Os parentes que tenho são ligados a outros partidos e minha relação nunca foi político-familiar. Fui eleito quando era professor universitário, sempre fui ligado a movimentos populares. Nunca tive respaldo e apoio de nenhum. Tenho primos que são prefeitos, mas não tenho agregação na campanha, sempre votaram em outros candidatos.

Nenhum comentário: