quarta-feira, 8 de junho de 2011

Salão de Artesanato tem 5 mil produções


O programa de Artesanato da Paraíba irá promover, desta quinta-feira (9) até o dia 26 deste mês, o 14º Salão de Artesanato em Campina Grande, durante a realização do Maior São João do Mundo. O evento, que acontece na Avenida Severino Cabral, no bairro do Catolé, é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, através do Programa de Artesanato da Paraíba, com a parceira e o patrocínio do Sebrae e Banco do Brasil.

Durante o 14º Salão, serão apresentadas as produções de 3.400 artesãos, somando mais de 5 mil produções em exposição, entre trabalhos manuais, artesanato e gastronomia. A expectativa de público é de mais de 200 mil visitas durante o evento.

Peças como renda (renascença e labirinto), esculturas de madeira e cerâmica, tecelagem (algodão colorido e tradicional), produtos de decoração e utilitários, brinquedos populares, artigos em palha, sisal, couro e pedras semipreciosas, batique e patch-work, entre outros, serão apresentadas durante a mostra, oriundas de oito regiões do Estado onde existem arranjos produtivos tradicionais, desde o Litoral, Zona da Mata, Compartimento da Borborema, Cariri Oriental e Ocidental, Curimataú, Sertão do Piancó e do Alto Piranhas.

Além de todas as tipologias de artesanato paraibano, o 14º Salão de Artesanato Paraibano conta com a gastronomia regional como mais um atrativo complementar. A programação também é enriquecida por apresentações musicais de grupos regionais, bandas de pífano e apresentações de literatura de cordel, que demonstram a preocupação em preservar manifestações populares.

A mostra deverá explorar a xilogravura e o cordel de José Costa Leite, além, das esculturas em madeira de Maritônio Souza Portela, em diversas representações, entre santos, anjos e pessoas, num cenário de Festejos Juninos.  

Fonte revela que primeira dama de Campina Grande será candidata em 2012 esposa de Vené tem a sogra como deputada e um senador como cunhado


 A política é mesmo dinâmica e surpreendente. Depois de eleger o irmão, Vital do Rego Filho (PMDB) senador e a mãe Nilda Gondim (PMDB) deputada federal, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB) agora aposta fichas na sua esposa, Ana Cláudia.

Uma fonte ligada à cúpula confidenciou, nesta terça-feira, (07), ao PB Agora que já é certa a candidatura da primeira dama do município à vereadora da Rainha da Borborema no próximo ano.

A fonte adiantou ainda que durante a apresentação do nome da primeira-dama, houve uma rejeição por parte do Grupo político ao qual pertence o prefeito de Campina Grande Veneziano Vital (PMDB), mas o chefe do Executivo garantiu que já está decidido: Ana Cláudia sairá sim candidata a vereadora em 2012.

A fonte que pediu para não ser identificada explicou ainda que a idéia de lançar Ana Claudia a vereadora não é de agora, ela remonta da campanha eleitoral do ano passado e por isso mesmo é que a primeira dama sempre acompanhava o prefeito Veneziano no carro da majoritária durante passeatas e carreatas, numa clara demonstração das pretensões do cabeludo de lançar sua esposa para disputar uma vaga no Legislativo campinense.

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito Veneziano Vital na tentativa de confirmar as informações, mas não conseguiu êxito. Agora é esperar para 2012 e confirmar ou não a candidatura de Ana Claudia a vereadora de Campina pelo PMDB ou até mesmo por outra sigla.

Daniella defende mobilização da sociedade contra o trabalho infantil


A deputada Daniella Ribeiro, líder do PP, está reivindicando que a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba proponha ao Governo do Estado, às Prefeituras, às Câmaras Municipais de todo o Estado, à FIEP, Associações Comerciais, Universidades, entidades de representativas dos jornalistas e radialistas e outros segmentos da sociedade ampla campanha permanente contra o trabalho infantil.

Ela apresentou requerimento de sua autoria na Casa de Epitácio Pessoa, solicitando este pleito que considera da maior importância para a sociedade.

Segundo levantamento junto a fontes credenciadas, os dados oficiais são assustadores quanto à realidade grave e discriminatória relativa ao trabalho infantil doméstico: 93% das crianças e adolescentes (com idade inferior a 16 anos) são do sexo feminino; 61% são negros; 72% não conhecem os direitos mais básicos; 64% recebem valor inferior a um salário mínimo e trabalham mais de 40 horas por semana; 55% não têm direito a férias; 21% têm algum sintoma ou problema de saúde relacionado ao trabalho; 15% já sofreram acidente de trabalho; 74% dos que estudam, fazem-no de forma irregular, com alarmante índice de atraso escolar.

Os prejuízos que o trabalho infantil causa a crianças e adolescentes podem ser de várias ordens. Há a depreciação da atividade profissional do adulto que se sujeitou a tal prática; a escolaridade do jovem é prejudicada; há os prejuízos físicos que decorrem de sua condição de seres em formação, com riscos iminentes de acidentes e lesões irreversíveis; distúrbios psíquicos, inibindo os seus impulsos individuais e sua capacidade cognitiva.

O que diz a Constituição Federal sobre o trabalho infantil:

Art. 7º. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social;

XXXIII - proibição de trabalho, noturno, perigoso ou insalubre aos menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. Consolidação das Leis do Trabalho

Art. 403. É proibido qualquer trabalho a menor de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos. Estatuto da Criança e do Adolescente

Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menor de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

Vereadores do PDT da Capital ficam de lados opostos sobre apoio a Agra


Raoni Mendes não aceita a proposta de Amorim para que PDT tenha candidato próprio em 2012 
O vereador Raoni Mendes (PDT) discordou nesta terça-feira (PDT) da proposta de seu colega de parlamento e partido Geraldo Amorim (PDT) que tem defendido candidatura própria da legenda em 2012.

“Tudo tem seu tempo. O momento agora é de concluir esse mandato de Luciano Agra, apoiando a sua reeleição”, disse Raoni ao se opor ao que defende Amorim. Para Raoni, o PDT deve trabalhar para ampliar a representação na Câmara de João Pessoa e o partido não teria condições reais de disputar a prefeitura.

“Não podemos antecipar a eleição, mas para o momento eu defenderei a reeleição de Luciano Agra”, disse Raoni que já foi secretário de Agra e assumiu a titularidade do mandato por uma manobra do grupo socialista.

Os dois pedetistas travam uma disputa interna para comandar o PDT em João Pessoa, ambos têm interesse de presidir o partido e decisão sobre presidência pode ser indicativo, ou não, para aliança com Agra em 2012.

Amorim colocou o seu nome a disposição do partido e disse não temer ficar sem mandato, caso dispute e não ganhe a eleição em 2012, mas afirmou que se o partido decidir apoiar Luciano Agra ele irá acompanhar o partido. “Agra é minha segunda opção”.

Alteração do Código Florestal terá impactos sigificativos, diz estudo do Ipea


Brasília – Um comunicado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicado hoje (8) informa que a alteração do Código Florestal Brasileiro, aprovada na Câmara, terá impactos significativos “sobre a área com vegetação natural existente nos biomas brasileiros e sobre os compromissos assumidos pelo Brasil para a redução de emissões de carbono”. Por conta disso, o estudo indica a importância de serem buscadas alternativas para viabilizar a aplicação efetiva das leis ambientais, com o objetivo de “conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental”.
De acordo com o Ipea, o comunicado tem o objetivo de fornecer subsídios para a discussão sobre a alteração do código no Senado, onde se encontra a proposta votada na Câmara. O estudo teve como foco as áreas de reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais (entre 20 e 440 hectares, dependendo da localidade), que serão dispensadas de recuperação caso as mudanças se tornem lei.
Um levantamento com base no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), apresentado no texto, indica que o país tem 5,18 milhões de imóveis rurais, ocupando 571 milhões de hectares. Aqueles com até quatro módulos fiscais são 4,6 milhões, ou 90% do total. No entanto, elas ocupam apenas 24% da área total das propriedades do campo, com 135 milhões de hectares.
Segundo o Ipea, os produtores rurais, principalmente os familiares, deveriam ser estimulados a preservar e recuperar as reservas legais de suas propriedades, recebendo pelo uso sustentável da floresta. “Esse incentivo poderia vir por meio de políticas de estímulo ao uso sustentável da reserva legal”, conclui o comunicado.

Aracilba Rocha diz que não vai se retratrar sobre corrupção no Governo Braga


Para secretária de Finanças, ela não quis atingir o ex-govenador paraibano   
A secretária de Finanças do Governo do Estado, Aracilba Rocha, disse nesta quarta-feira (7) que não pretende pedir retratação ao ex-governador Wilson Braga (PMDB). Durante entrevista a TV Máster, Aracilba teria dito que o Governo Braga foi o mais corrupto. 

A auxiliar de Ricardo Coutinho declarou não teve a intenção de ofender Wilson Braga, nem qualquer outra figura da história. “Eu historiei os governos desde o ano de setenta e oito, do Governo Burity,  e não houve a intenção de ofender a figura política do governador”, disse. 

Para a secretária, ela apenas fez um histórico dos governos para demonstrar porque até a presente data, o pacto financeiro da Paraíba nunca evoluiu. 

A secretária disse ainda que Wilson Braga não deve ter assistido ao programa e apenas ouviu a informação de outras pessoas e logicamente fez o papel dele em ir à tribuna da Assembleia protestar. 

 Na tribuna Wilson Braga disse que Aracilba não sabe nada de seu Governo e seria “uma pessoa incompetente que vive a mendigar cargos públicos”.

Palocci deixa Casa Civil e Dilma anuncia a senadora Gleisi Hoffmann para o cargo


Ajuste da letra  Na esteira da saída do ministro Antonio Palocci (Casa Civil), a presidente Dilma Rousseff também decidiu substituir o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais). Embora a função seja fazer a interlocução com o Congresso, era Palocci o principal interlocutor do governo com os parlamentares.

Na Casa Civil, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), 45, aceitou o convite do governo e irá substituir Palocci. Mulher do ministro Paulo Bernardo (Comunicações), Hoffmann foi eleita para o Senado pela primeira vez no ano passado.

A crise que levou à saída de Palocci teve início no dia 15 de maio, após a Folha revelar que o ministro multiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010.

A Projeto, empresa aberta por ele em 2006 --quando o ministro afirmou ter patrimônio de R$ 356 mil-- comprou, em 2009 e 2010, imóveis em região nobre de São Paulo no valor total de R$ 7,5 milhões. A Folha também mostrou que o faturamento da empresa foi de R$ 20 milhões em 2010, quando ele era deputado federal e atuou como principal coordenador da campanha de Dilma à Presidência da República.

Em entrevista exclusiva à Folha, Palocci afirmou que não revelou sua lista de clientes a Dilma, atribuiu as acusações a ele a uma "luta política" e disse que ninguém provou qualquer irregularidade na sua atuação com a consultoria Projeto.

Em nenhum momento o agora ex-ministro revelou a lista de clientes de sua consultoria e alegou "cláusula de confidencialidade" para não divulgar para quem ele trabalhou enquanto exerceu simultaneamente as funções de deputado e consultor.

PROCURADORIA

Instado a se manifestar sobre o caso pela oposição, que apresentou denúncia contra Palocci, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu arquivar todas as representações que pediam abertura de inquérito relacionadas ao fato de o patrimônio do ministro ter aumentado pelo menos 20 vezes de 2006 para 2010.

Ele entendeu que não existem indícios concretos da prática de crime nem justa causa para investigar o caso.

Em um documento de 37 páginas, Gurgel afirmou que a legislação penal "não tipifica como crime a incompatibilidade entre o patrimônio e a renda declarada".

Segundo o procurador, os partidos de oposição que propuseram as representações não apresentaram documentos que demonstrem a prática de crime.