sexta-feira, 15 de abril de 2011


Promotoria constata irregularidades no hospital São Vicente de Paulo e em unidades do PSF

No hospital filantrópico, os 12 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) estavam ocupados e a equipe, desfalcada

Postado por Josué Cardoso em Noticia , dia 14/04/2011 às 19:51h

Medicamentos vencidos, ambientes improvisados, falta de médicos e enfermeiros, lixo, problemas de climatização e superlotação. Esses foram alguns dos problemas encontrados, nesta quinta-feira (14), no Hospital São Vicente de Paulo e nas Unidades do Saúde da Família do Distrito Mecânico I e II pela Promotoria de Justiça da Saúde da Capital e pelos Conselhos Regionais de Medicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Engenharia e Arquitetura, Serviço Social, Nutrição e Vigilância Sanitária.
De acordo com o promotor de Justiça da Saúde, João Geraldo Barbosa, no hospital filantrópico, os 12 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) estavam ocupados e a equipe, desfalcada. “As normas técnicas do Ministério da Saúde determinam que deve haver um médico para cada dez leitos de UTI, uma enfermeira para cada cinco leitos e um técnico de enfermagem para cada três leitos. Apesar disso, o hospital só dispunha de um médico e de uma enfermeira para atender os 12 pacientes”, comparou.
Na emergência do hospital, o número de médicos e enfermeiros também é insuficiente. “Constatamos que havia apenas um médico para atender 30 pacientes da emergência”, disse o promotor.
Espera angustiante - A equipe também se deparou com pacientes que aguardam há meses por procedimentos como angioplastia. O usuário Marcelo de Oliveira Lima espera desde o dia 8 de fevereiro pelo procedimento. A demora para conseguir a cirurgia pode ser uma das explicações para o grande número de cirurgias de amputações a que são submetidos os pacientes.
Várias pessoas aguardavam internamento no momento da inspeção, enquanto isso, o hospital estava com uma enfermaria vazia e três leitos desocupados.
Higiene - A equipe de inspeção também encontrou lixeiras destampadas na enfermaria cirúrgica e coletores de lixo perfurocortantes em cima de um balcão, junto com medicamentos. Algumas caixas de solução para diálise e seringas que deveriam estar na farmácia do hospital foram encontradas no chão da enfermaria que atende pacientes renais.
No telhado do hospital, havia muito lixo (inclusive copos descartáveis com água, o que pode servir como criadouros para o mosquito da dengue) e até uma paradeira.
Medicamentos vencidos - O Conselho Regional de Farmácia flagrou medicamentos controlados e termolábeis, como o Mytedom e o Lipeodol, por exemplo, com prazo de validade vendido desde fevereiro e março, respectivamente. Os produtos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária.
No Centro de Hemodinâmica, a Vigilância Sanitária também apreendeu 12 ampolas do medicamento Dopacris 5mg/ml (vasodilatador usado para hipertensão) vencidas desde fevereiro deste ano. “Encontramos até adrenalina usada para casos de parada cardíaca vencida desde agosto de 2010”, criticou João Geraldo.
Saúde da Família - Nas unidades da Estratégia Saúde da Família do Distrito Mecânico I e II, a equipe de inspeção constatou a falta de vacinas desde o dia 28 de março. Segundo a direção, o serviço foi desativado porque a geladeira apresentava problemas. “Em razão disso, a insulina vem sendo mensalmente encaminhada pelo Distrito Sanitário em isopores para que seja distribuída no mesmo dia aos pacientes, que também têm que trazer seus próprios isopores para transportar o medicamento para casa”, explicou o promotor de Justiça.
A farmácia das unidades também não tem climatização adequada, o que compromete a eficácia de todos os medicamentos.
No PSF do Distrito Mecânico I só havia um autoclave para esterilizar os materiais odontológicos e de enfermagem. Já no II, não há médico e o consultório odontológico estava desmontado, pois desde dezembro de 2010 está desativado.
Interdição - Os Conselhos Regionais de Medicina, Odontologia e Farmácia reclamaram das péssimas condições das duas unidades do PSF e indagaram sobre a possibilidade de interdição do local. Os fiscais da Vigilância Sanitária do Município, por sua vez, informaram que só podiam se limitar a elaborar o relatório de inspeção das precárias condições dos serviços e a submeter o documento ao gerente da Vigilância Sanitária, a quem competiria decidir sobre a medida a ser tomada.

Governo brasileiro publica decreto sobre sanções da ONU à Líbia

Foto: AFP
Rebeldes se deslocam para fronteira leste da cidade de Ajdabiya, na Líbia

Assinado pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, documento proíbe Brasil de comercializar armamentos com o país

Compartilhar:
O governo brasileiro publicou nesta sexta-feira um decreto que obrigada o Brasil a cumprir resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre sanções ao regime do líder líbio, Muamar Kadafi.

Assinado pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, o documento no Diário Oficial da União trata da resolução nº 1970 sobre o embargo de armas e estabelece que o Brasil fica proibido de comercializar com o páis do norte da África armamentos, munições, veículos militares, assim como prover assistência técnica e treinamento militar.
O texto lembra ainda sanções a membros do governo e da família de Kadafi e expressa preocupação com a situação dos refugiados e da população civil na Líbia, cuja responsabilidade cabe às autoridades do país, de acordo com o decreto.
Além disso, lembra que “ataques generalizados e sistemáticos (...) contra a população civil podem equivaler a crimes contra a humanidade”.
Em carta, os líderes dos Estados Unidos, Reino Unido e França ressaltaram que não pode haver paz na Líbia enquanto Kadafi estiver no poder. O presidente americano, Barack Obama, o premiê britânico, David Cameron, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disseram  também que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deve manter operações militares para proteger civis e manter a pressão contra o regime de Kadafi.
Berlim
Na quinta-feira, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, pediu aos países-membros “alguns aviões a mais” para os ataques na Líbia. Durante uma reunião com ministros do Exterior dos países da aliança, realizada em Berlim, Rasmussen disse que mais aeronaves sofisticadas são necessárias para realizar ataques com mais precisão, num momento em que a aliança sofre pressão para, ao mesmo tempo em que tenta evitar a morte de civis, ampliar suas ações no país africano.

Foto: AFP
Rebeldes líbios lançam ataque em Ajdabiya, na Líbia
Rasmussen disse que não recebeu ofertas de mais jatos vindas de nenhum membro da Otan, mas que “estava confiante” que isso aconteceria. “Agora que (as forças do regime líbio) escondem suas armas em áreas densamente povoadas, para evitar a morte de civis precisamos de equipamentos sofisticados. Então, precisamos de alguns jatos de precisão a mais”, declarou.
À imprensa, o secretário-geral disse que a Otan continuaria a atacar as forças do líder líbio Muamar Kadafi “dia a dia, ataque por ataque”.
Durante o encontro em Berlim, ministros de Exterior da Otan reforçaram que o objetivo de todas as nações envolvidas na operação militar na Líbia é acabar com o regime de Kadafi. Durante encontro em Berlim, na Alemanha, os ministros tentaram passar uma mensagem de unidade e acabar com as aparentes divisões entre o grupo.
Nesta semana, a França e a Grã-Bretanha cobraram ação mais forte da Otan. O ministro francês das Relações Exteriores, Allan Juppé, chegou a dizer que a aliança não faz "o suficiente" para proteger os civis líbios.
Chanceler
Também na quinta-feira, representantes da União Europeia suspenderam sanções contra o ex-chanceler líbio Moussa Koussa, que deixou o governo Kadafi depois de uma carreira de mais de três décadas, em que teve como principal tarefa tirar país do isolamento internacional. Dentre as medidas que beneficiam Koussa, estão o descongelamento de seus bens e o fim da proibição para viajar a qualquer dos 27 países-membros da União Europeia.
A Otan assumiu o comando da ofensiva na Líbia, iniciado por Estados Unidos, França e Grã-Bretanha. Entretanto, há divergências sobre o rumo que a aliança deve seguir daqui para frente. Entre as funções da Otan estão policiar um embargo marítimo de armas e manter uma zona de exclusão aérea.
O comando estritamente militar da operação já expressou sua satisfação com o cumprimento desses objetivos. Entretanto, os governos britânico e francês querem a participação de outros países em ações mais agressivas, como atacar alvos no solo. Os mais prováveis candidatos para prover ajuda seriam a Itália e a Espanha.
A Grã-Bretanha afirmou que está fornecendo aos rebeldes mil coletes à prova de balas e cem telefones via satélite. Na quarta-feira, um porta-voz do governo francês disse que o país não está enviando armas para os rebeldes, mas que "isso não quer dizer que não simpatizemos com quem está".



O ministro do Exterior líbio, Khaled Kaim, acusou o Catar de fornecer armas antitanques francesas para os rebeldes e enviar instrutores militares para o leste do país, controlado pelas forças de oposição. As acusações também foram feitas contra o grupo libanês xiita Hezbollah. Nenhuma delas pôde ser verificada de maneira independente.
Crise humanitária
No país, os combates prosseguem entre forças pró e contra Kadafi, com relatos de fortes explosões na capital, Trípoli. As forças leais a Kadafi abriram fogo contra rebeldes e mataram um deles na cidade estratégica de Ajdabiya, no leste do país, nesta sexta-feira, disseram combatentes contrários ao regime após um plano de revide ser frustrado. Um combatente que manejava uma arma antiaérea foi morto e dois outros ficaram feridos no ataque, a um quilômetro da entrada oeste da última grande cidade no caminho da cidade rebelde de Benghazi.
Na quinta-feira, rebeldes líbios imploraram por mais ataques aéreos da Otan, dizendo que estavam sob ameaça de sofrer um massacre pelos bombardeios do governo na cidade sitiada de Misrata. Segundo os rebeldes, vários foguetes Grad foram disparados pelas forças do governo em um distrito residencial de Misrata, a terceira maior cidade da Líbia, matando ao menos 20 civis, principalmente mulheres e crianças.
Em Doha, no Catar, o grupo de contato formado por Estados Unidos, potências militares europeias, países do Oriente Médio e organizações internacionais pediu que Kadafi renuncie ao poder e anunciou um fundo para financiar diretamente os rebeldes líbios. O documento final do encontro não mencionou valores, mas garantiu que os recursos atenderão às necessidades financeiras dos rebeldes.
Segundo o secretário-geral da ONU, 2,7 mil pessoas cruzam as fronteiras líbias para o Egito e a Tunísia diariamente, e já há cerca de 330 mil desalojados internos no país. Cerca de 490 mil pessoas já deixaram o país desde o início dos conflitos, em fevereiro.

Em meio a crise interna, PT PB inicia encontros regionais pregando unidade

Primeiras reuniões acontecem este final de semana e Rodrigo Soares fala em unidade


O Partido dos Trabalhadores na Paraíba realiza neste fim de semana uma série de encontros em diferentes cidades. Em meio a divisão interna da legenda, o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, diz que medida é para que o partido esteja unificado nas eleições de 2012.

Filiados do PT na Paraíba não entram em acordo sobre as eleições. Em 2010, oficialmente a legenda apoiou a candidatura de reeleição do ex-governador José Maranhão (PMDB), que tinha como vice Rodrigo Soares, mas outra ala do partido, capitaneada pelo deputado federal Luiz Couto defendeu a eleição de Ricardo Coutinho (PSB).

Em dezembro, o Diretório Estadual do partido decidiu que o PT faria oposição ao governo de Ricardo, mas a bancada petista na Assembleia Legislativa afirma que adota uma postura independente, nem é situação, nem oposição.

Mais uma vez, a decisão oficial do partido não foi seguida e alguns filiados integram o governo de Ricardo que é defendido por Couto. Nas eleições municipais de 2012, o PT deve enfrentar dificuldade sobre as alianças. Em João Pessoa, por exemplo, o Diretório Municipal não acata a decisão da estadual sobre se posicionar contra os governos socialistas.

Em meio a crise interna, que semanalmente ganha os holofotes da imprensa, o partido começa a realizar encontros municipais e Rodrigo Soares fala de unidade. Ele diz que o PT está “se preparando para uma ação unificada em todo o estado, fortalecendo os diretórios municipais”. Sábado (16) e domingo (17) as plenárias regionais, com o tema “Paraíba em debate: debatendo nossos desafios”, nos municípios de Guarabira, Campina Grande, Cajazeiras e no Vale do Piancó.

No sábado pela manhã, o encontro começa às 08h30 na Câmara Municipal de Guarabira, no Brejo paraibano. Os diretórios municipais de Campo de Santana, Araruna, Cacimba de Dentro, Dona Inês, Solânia, Bananeiras, Logradouro, Caiçara, Belém, Logoa de Dentro, Duas Estradas, Serra da Raiz, Sertãozinho, Pirpirituba, Casserengue, Arara, Areia, Pilões, Alagoa Grande, Alagoinha, Cuitegi, Mulungu, Gurinhém, Mari, Sapé, Sobrado e Araçagi estarão participando.

Ainda no sábado, a partir das 14h30, o encontro será em Campina Grande, na sede de Câmara Municipal da cidade. Participarão filiados ao partido dos seguintes municípios: Serra Redonda, Massaranduba,Puxinanã, Lagos Seca, Montadas, Matinhas, Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roça, Areial, Esperança, Remígio, Pocinhos e Campina Grande.Barra de São Miguel, Cabaceiras, Boqueirão, Riacho de Santo Antonio, Alcantil, Umbuzeiro, Gado Bravo, Aroeiras, Barra de Santana, Caturité,Queimadas, Fagundes.

Já no domingo, os encontro acontecerão em Cajazeiras e no Vale do Piancó. Em Cajazeiras, a partir das 08h30, Câmara Municipal, participarão filiados de Catolé do Rocha, Riacho dos Cavalos, Brejo Santos, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Lagoa, Mato Grosso, Vista Serrana, Cajazeirinhas, Coremas, Pombal, Sousa, Aparecida, São José de Lagoa Tapada, Carrapateira, Nazarezinho, Marizopólis, Uiraúna, Vieirópolis, Lastro, Santa Cruz, Bom Jesus, Santa Helena, Cachoeira dos Índios, São José de Piranhas, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé, Triunfo, Bernardino Batista, Poço Dantas, Santarém, São João do Rio do Peixe e Cajazeiras.

À tarde, a partir das 14h30, na Câmara Municipal de Itaporanga, se reunirão diretorianos petistas dos municípios de Olho D´Água, Piancó, Aguiar, Igaracy, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Pedra Branca, Diamante, Ibiara, Curral Velho, Conceição, Serra Grande, São José de Caiana e Santana de Mangueira.