segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Agra defende gestão pactuada e acusa oposição de cultuar derrotismo


O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB) foi hoje a Mangabeira para entregar a reforma do Complexo Hospitalar, que passa a contar com uma Urgência Pediátrica e 32 novos leitos de cirurgia eletiva em traumatologia e ortopedia. Abordado pela imprensa para comentar o questionamento judicial feito pelos vereadores de oposição ao projeto que regulamenta a atuação das organizações sociais, Agra minimizou a suspensão da lei, aprovada na Câmara, por liminar na juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho e acusou a oposição de fazer um culto ao derrotismo:

- O que se está questionando são os procedimentos simples como a minha assinatura na sanção da lei. Eu faço isso quase todos os dias e me cerco de todos os cuidados. O que existe é o alarde da oposição, que não faz um registro das nossas realizações. Só faz puxar para baixo a cidade. Faz um culto ao derrotismo, uma coisa negativa!

Ricardo anuncia transformação das pastas de Finanças e Receita em Secretaria da Fazenda


O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta segunda-feira (21), a transformação das secretarias de Estado das Finanças e da Receita em Secretaria de Estado da Fazenda, durante o programa semanal transmitido pela Rede Tabajara Sat. A mudança será publicada em forma de Medida Provisória na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (21) e será encaminhada na terça-feira (22) para apreciação da Assembleia Legislativa da Paraíba.

FALSIDADE - Presidente da CUT acusa entidades de usarem nome do grupo para enganar trabalhadores na ParaíbaCUT diz que estão acontecendo filiações irregulares no Estado


A diretoria da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) divulgou uma nota desautorizando toda e qualquer entidade não filiada em relação ao uso do nome e da imagem da CUT. De acordo com o presidente da Central, Luis Silva, há sindicatos situados no interior do Estado da Paraíba utilizando a marca da CUT em suas sedes e materiais institucionais, sem serem filiadas a Central.

 “O que está acontecendo é que estas entidades estão enganando os trabalhadores e trabalhadoras através do uso do nome da CUT. Estamos desautorizando o uso da imagem da entidade e informando que se uso indevido persistir, iremos tomar todas as medidas necessárias, inclusive perante à Justiça”, destacou Luis Silva.

ACORDO: direção do PT de Cabedelo autoriza secretário a articular parcerias para 2012


Após ter sido alvo de especulações neste final de semana, protagonizando inclusive troca de farpas entre seus filiados, o PT de Cabedelo se reuniu na manhã desta segunda-feira (21) e aparou as arestas.

Em contato com a reportagem do PB Agora, o vice-presidente da sigla no município, Fabiano Pereira, disse que já conversou com o presidente da sigla e decidiu autorizar o secretário da legena, Joca Peixoto, a articular as parcerias com vistas a eleição municipal.

NO TRE: PMDB entra nesta segunda-feira com ação na justiça e quer cassar mandato de Doda de Tião


NA CORDA BAMBA
Ajuste da letra  O presidente do diretório estadual do PMDB, Antônio de Souza confirmou na manhã de hoje (21) que o partido vai mesmo dar entrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) com um pedido de cassação do mandato do deputado estadual Doda de Tião, por infidelidade partidária. 

“Já entramos em contato com os advogados do PMDB e vamos dar entrada no pedido de cassação de Doda ainda hoje”, disse Antônio de Souza. 

O deputado deixou o PMDB para ingressar no recém-criado Partido da Pátria Livre (PPL). 

De acordo com o presidente Antônio de Souza, a desfiliação de Doda do PMDB e a filiação ao PPL não pode ser considerada formal, pois o partido da Pátria Livre é inexistente no município de Queimadas (base eleitoral do parlamentar), não havendo assim possibilidades do deputado ingressar na legenda. 

Justiça Federal condena Verissinho por improbidade administrativa


O ex-deputado estadual Abmael Lacerda, mais conhecido como Dr. Verissinho (PMDB), foi condenado pelo juiz da 8ª Vara Federal Gilvânklim Marques de Lima em uma ação civil pública de improbidade administrativa (0002577-89.2009.4.05.8202) promovida pela Advocacia Geral da União. A sentença prevê a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito de Pombal por cinco anos, além do pagamento de uma multa correspondente a R$ 27.164,99, corrigidos. As penas dizem respeito à acusação de ilegalidades praticadas durante a gestão do peemedebista na prefeitura de Pombal. Ele foi acusado de fraudar licitações para a coleta de lixo.

As punições incluem ainda Gilberto Ismael Lacerda, Anália Maria Oliveira Nóbrega e Rejane Dantas de Almeida Silva.

Confira o teor da sentença:

Lula passa por avaliação médica antes de iniciar nova sessão de quimioterapia


Ex-presidente está tratando um câncer de laringe diagnosticado em outubro
  

Lula chegou ao hospital por volta das 8h30 desta segunda-feira


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa, na manhã desta segunda-feira (21), por exames médicos no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliar seu estado de saúde antes de começar a segunda etapa da quimioterapia, tratamento ao qual ele vem se submetendo para combater um câncer de laringe diagnosticado no fim de outubro.

Senador apresenta relatório do Código Florestal nesta manhã


Texto será analisado por comissão antes de passar para o plenário
Da Agência Senado
  
O senador Jorge Viana (PT-AC) apresenta, na manhã desta segunda-feira (21), seu relatório sobre o projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/11).


Depois disso, será concedido tempo aos senadores, para que possam examinar o texto. Na próxima quarta-feira (23) deverá ocorrer a votação na CMA (Comissão de Meio Ambiente), última etapa antes da deliberação do plenário.

Na CMA, foram apresentadas 62 emendas, entre as quais, algumas tratando de questões polêmicas como os critérios para recuperação das APPs (Áreas de Preservação Permanente).

Como o projeto terá que ser novamente votado pela Câmara, as modificações estão sendo negociadas também com os deputados, para facilitar a aprovação do texto final.

Zapatero é o décimo a cair na Europa em consequência da crise


A crise econômica que atinge diversos países europeus já derrubou nove governos desde 2009. O último a cair foi o do primeiro-ministro espanhol José Luis Rodriguez Zapatero (socialista), derrotado nas eleições parlamentares desse domingo pelo Partido Popular (conservador), liderado por Mariano Rajoy.

Insatisfeitos com a maneira como os governos administram a crise, os eleitores foram às urnas e mudaram os governos de Islândia, Dinamarca, Grécia, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Portugal e Espanha.

Fora das urnas, a pressão recaiu sobre os governos centrais de Grécia e Itália, que caíram neste ano em pleno mandato, sendo substituídos por tecnocratas.

A situação atual da política europeia foi definida pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, como "resultado da anarquia que reinou nos mercados financeiros

Presidente do PT de Cabedelo desmente secretário; “ele está falando demais”Joca afirmou que o partido teria fechado aliança para apoiar a candidatura de Luceninha


O MaisPB recebeu um telefonema na noite deste domingo(20) do vice-presidente do Partido dos Trabalhares de Cabedelo, Fabiano Pereira, para desmentir as declarações do secretário do partido Joca Peixoto. Fabiano disse que “Joca está falando demais” e não tem autoridade para dar declarações em nome do PT.

A revolta de Fabiano foi, segundo ele, depois de declarações de Joca afirmando que o partido teria fechado aliança com o PMDB para apoiar a candidatura de Luceninha .

“O PT não fechou com ninguém. Nem com Luceninha (PMDB), nem com Anísio Maia(PT), nem com Trócolli Júnior (PSD)”, esbravejou Fabiano.

Fabiano afirma que está respondendo pelo partido desde que o presidente Francisco Divino se ausentou e proibiu Joca de falar em nome do PT.

Domingão da Míriam Leitão! O mundo todo quer o Brasil! Chineses, espertos, não foram embora!! Em meio à crise econômica mundial, elevaram a nota do Brasil!!! Que sacanagem!!!


Oi querida, chegamos do plantão um pouquinho tarde! Mais um motivo para irmos direto para as notícias boas dos últimos dias!

Economia
- Jornal Brasil Econômico, quarta-feira, dia 16/11/2011

Por que o mundo todo quer as multinacionais brasileiras (???)

Situadas atualmente no centro da dinâmica da economia mundial, as multinacionais brasileiras têm sido cada vez mais cortejadas em razão de sua capacidade de investimento fora do país. Todos querem o Brasil, desde economias tradicionais até países que até há pouco temo quase não participavam do comércio global.

Comentário do Pentelhão: Querida, não há dúvidas, a menina que escreveu a matéria é mais uma daquelas ufanistas chatas e incorrigíveis! Ela falou que “todos querem o Brasil”, apesar de você!!! Chupa essa manga logo de cara, Míriam Leitão!

Investimentos
- Jornal O Estado de S. Paulo, quarta-feira, dia 16/11/2011

CORRUPÇÃO: Corregedoria investiga patrimônio de 62 juízes


Ajuste da letra  O principal órgão encarregado de fiscalizar o Poder Judiciário decidiu examinar com mais atenção o patrimônio pessoal de juízes acusados de vender sentenças e enriquecer ilicitamente. A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão ligado ao Conselho Nacional de Justiça, está fazendo um levantamento sigiloso sobre o patrimônio de 62 juízes atualmente sob investigação.

O trabalho amplia de forma significativa o alcance das investigações conduzidas pelos corregedores do CNJ, cuja atuação se tornou objeto de grande controvérsia nos últimos meses. Associações de juízes acusaram o CNJ de abusar dos seus poderes e recorreram ao Supremo Tribunal Federal para impor limites à sua atuação. O Supremo ainda não decidiu a questão.

Escritor Fernando Morais dá uma merecida surra em Leandro Narloch


Sem graça, Narloch foi fisgado pela própria inconsistência e por uma necessidade fantasiosa de acreditar no que quer, como quando diz que o 'capitalismo é o que de melhor já aconteceu na história da humanidade'. 


Nem as batatas cubanas ficaram de fora da mais animada e polêmica entre as mesas da 7ª Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que reuniu, em Olinda, os jornalistas Fernando Morais, Leandro Narloch e Samarone Lima. O tema proposto era América Latina para o bem e para o mal e Cuba dominou boa parte da conversa. A segunda parte do debate ficou concentrada nos dois livros de Narloch, o Guia Politicamente Incorreto do Brasil (hoje, o quinto mais vendido no Brasil) e o Guia Politicamente Incorreto da América Latina (Leya).

Quem deu a largada foi o moderador Vandek Santiago. Ele questionou o jornalista sobre as fontes usadas na produção do livro, entre as quais estavam "as más línguas" em capítulo sobre o relacionamento de Perón, na Argentina, com jovens meninas.


Conselho político de João Pessoa será instalado no dia 25 de novembro e já tem adesão de 18 partidos


FORMAÇÃO
Ajuste da letra  A largada para articulações entre os partidos políticos que apoiarão a reeleição do prefeito Luciano Agra (PSB) está prevista para acontecer no dia 25 deste mês, às 10h. Segundo o presidente do PSB, Edvaldo Rosas o conselho político já tem garantido a adesão de 18 partidos.

“A instalação do conselho ocorrerá no dia 25 de novembro, às 10h da manhã. Já contamos com o apoio de 18 partidos. A reunião acontecerá em um hotel da cidade, mas ainda não decidimos qual.”, confirmou Edvaldo Rosas.

O conselho político do partido será criado para organizar a eleição municipal de 2012 em João Pessoa e visa aproximar as lideranças políticas. Edvaldo Rosas adiantou que na reunião será discutido o possível nome para candidato a vice-prefeito.

FARRA NO PARTIDO Bernardino gastava dinheiro do PPS com sua família e amigos, diz Bruno


 De acordo com a denúncia, Bernardino fez usou dinheiro para pagar filho, sobrinho e amigos  Vereador Bruno Farias


O vereador Bruno Farias, vice-presidente estadual do PPS, denunciou neste sábado (19) que José Bernardino da Silva, que foi presidente do partido por seis anos, teria realizou diversos pagamentos em nome da legenda com recursos de origem não comprovada para seus próprios parentes. Os supostos pagamentos somam mais de R$ 14 mil.


De acordo com o parlamentar, essas falhas levaram também à reprovação das contas do PPS pelo Tribunal Regional Eleitoral pela terceira vez consecutiva. “Não existiram apenas erros formais, mas também há falhas graves que precisam ser apuradas até na esfera penal”, destacou.

“No processo de prestação de contas durante o exercício de 2007 foi verificado o recebimento de receita de origem não identificada e o uso desses recursos para pagamentos de despesas não comprovadas, em que se destaca o pagamento feito ao seu próprio filho, Sr. Tiago Bernardino de Sousa e Silva, por serviços prestados ao partido, que na época, tinha recém completado 18 anos de idade”, ressaltou

Incluir negros no Bolsa Família ajuda a combater miséria, diz economista


Brasil tem 16 milhões de pessoas vivendo na pobreza extrema, e 70% são negros

Criar estratégias para localizar e inscrever a população negra em programas de distribuição de renda como o Bolsa Família contribuirá para a diminuição do número dos miseráveis no país. A avaliação é do economista Marcelo Paixão, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).


- É necessário perseguir expressamente um recorte racial. É preciso prestar atenção para ver se a população negra está sendo efetivamente atendida pelo programa porque, muitas vezes, a baixa autoestima faz com que [os negros] não se sintam merecedores.

Vivendo com renda igual ou menor a R$ 70, os indigentes brasileiros somam 16,2 milhões de indivíduos - cerca de 8,5% da população -, dos quais 70,8% são negros, de acordo com o Censo 2010, elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Paixão aponta a ausência de estratégias específicas para incluir a população negra programas de transferência de renda.

Cassio diz que não abre mão de aliança com Ricardo em 2012, e anuncia Romero candidato em CG.


O senador Cassio Cunha Lima confirmou neste domingo seu apoio à candidatura do deputado federal Romero Rodrigues para candidato a prefeito de Campina Grande reafirmando sua aliança com o governador Ricardo Coutinho para 2012 em nivel do que ele não abre mão, inclusive em João Pessoa.
- Acho que, a todo custo só não podemos permitir que o pleito municipal em 2012 ameaçasse ou venha a comprometer a aliança selada em 2010 com o governador Ricardo Coutinho. Isso é algo de que não vou abrir mão, porque acho que a Paraíba já não acomoda mais esse tipo de acordo político que não resiste à próxima eleição.
“Se depender de minha palavra, Romero será escolhido como nosso candidato à Prefeitura campinense”, anunciou Cássio.

PT, PSB e PSDB, juntos, em João Pessoa: é difícil!


Publicado em 21 de Novembro de 2011 por Sérgio Botelho


Sérgio Botelho

Não deve acontecer uma coligação em João Pessoa envolvendo PSB-PT-PSDB. Ou o PSB tem o PT como aliado, na sucessão de Luciano Agra, ou tem o PSDB. Os três partidos juntos, a preço de hoje, não tem cabimento. E se brincar, o PSB assume o projeto de reeleição de Agra, sem nenhum dos dois. Os fatos vão conspirando neste sentido. É só anotar os sinais que emanam dos centros decisórios nacionais da política peessedebista e petista.

As dificuldades têm a ver com o quadro nacional, agravado pelo quadro local. No plano estadual, o PSB não conta com a simpatia de parcela amplamente majoritária do PT e nem com a da fortíssima ala tucana ligada ao senador Cícero Lucena. No plano nacional, as vontades de tucanos e de petistas em apresentarem candidatos próprios nas capitais do país conspiram contra os interesses nos dois partidos ainda alimentados pelos socialistas pessoenses.

Vamos por partes. A primeira, diz respeito aos tucanos. Há um cisma cada vez mais ruidoso envolvendo socialistas e petistas nacionalmente. Tem a ver com os movimentos do governador pernambucano, Eduardo Campos, na direção do PSDB. São parceiros cada vez mais estreitos em São Paulo, em Minas Gerais e em Pernambuco.

Daniella nega aproximação com Governo e explica discurso da mãe


A deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) negou que tenha iniciado um processo de aproximação política com o Governo do Estado, a quem faz oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba. Os comentários surgiram depois da divulgação de uma pesquisa de opinião na qual a parlamentar apareceu como líder das intenções de voto em Campina Grande e também após um discurso feito pela mãe dela, Virgínia Ribeiro, prefeita de Pilar, elogiando o governador Ricardo Coutinho (PSB) durante a inauguração da rodovia PB-048, ligando o município que ela governa a Juripiranga.

- Essa hipótese de adesão foi maldosamente divulgada depois que a pesquisa me colocou na liderança em Campina Grande. Minha mãe também fez um discurso que foi distorcido. Ela fez um discurso institucional e gerou especulações. Nós temos liberdade, independência e educação para dizer obrigada. As pessoas precisam amadurecer. Sou oposição. Não há dúvidas no meu discurso e não vou mudar.

Dilma diz que a face da pobreza no Brasil é “negra e feminina”


Em encontro internacional sobre afrodescendentes neste sábado (19), em Salvador, a presidente Dilma Rousseff disse que a pobreza no Brasil tem a face "negra" e "feminina". Ela participou do Encontro Iberoamericano de Alto Nível, com a participação de líderes da América Latina, Caribe e África.


“O combate à pobreza e a geração de empregos [...] são importantes fatores de inclusão social dos afrodescendentes até porque, no Brasil, a pobreza tem duas faces: negra e feminina e muitas vezes até infantil”.

Dilma disse que o objetivo de seu governo é “resgatar essas populações” e destacou o programa "Brasil sem miséria". O plano visa “superar a extrema pobreza” e retirar 16 milhões de brasileiros que vivem em situação de miséria.

Novos partidos e a fidelidade partidária


Desde o final do mês de setembro que os olhares políticos estão direcionados para a fundação de novas siglas partidárias criadas recentemente.

O motivo seria a tentativa de alguns políticos de afastar as penalidades e restrições da Resolução do TSE nº 22.610/2007, que trata da fidelidade partidária.

A legislação eleitoral exige alguns requisitos básicos para postulação de cargo eletivo no Parlamento e no Poder Executivo.

Dentre os requisitos temos condições de elegibilidade tais como: domicilio eleitoral, filiação partidária, idade mínima exigida, pleno exercício dos direitos políticos. Além da ausência de inelegibilidades, com o respeito às disposições da Lei Complementar nº 64/1990 e suas alterações, não se excluindo a polêmica lei da “ficha limpa”.

A filiação partidária vem preocupando muitos políticos no Brasil, em vista da necessidade de filiar-se a um partido com antecedência mínima de um ano antes do pleito eleitoral, na exata dicção do art. 9 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97).

Heróis esquecidos



Cristovam Buarque
Cristovam Buarque é senador pelo PDT de Brasília, ex-ministro da Educação e ex-reitor da Universidade de Brasília


Nesta semana, o Brasil olhou para o Rio de Janeiro com orgulho pelo desempenho de seus policiais: alguns deles pelo heroísmo de recusar propina de traficante; outros pela competência e heroísmo de ocupar a Rocinha.

Mas, surpreendentemente, o orgulho com o heroísmo de alguns brasileiros provoca um sentimento de vergonha em relação à estrutura social do país: afinal, onde estamos errando ao ponto de a honestidade virar gesto heroico; onde erramos, ao ponto de ser necessário hastear a bandeira do País, em seu próprio território, como se fosse conquista de território estrangeiro?

Deputado Manoel Júnior descarta aliança proposta por Anísio Maia


Deputado diz que PMDB tem dois pré-candidatos e oferece a vaga de vice para o PT em JP 
O deputado federal Manoel Júnior (PMDB) descartou a possibilidade de formação da aliança do PMDB com o PT da forma proposta pelo deputado estadual Anísio Maia (PT), mas disse que seu partido pode está aliado com o Partido dos Trabalhadores até no primeiro turno, desde que na cabeça da coligação esteja um peemedebista.


“Tudo pode ocorre, mas o PMDB já decidiu ter candidatura”, disse o deputado afirmando que o nome do partido será escolhido entre ele e o ex-governador José Maranhão (PMDB), o que torna a proposta de Anísio impossível.

Show de preconceito: ascensão dos pobres enfurece velha classe média, diz pesquisa


A classe média tradicional que odeia pobre é a mesma que vangloria a elite econômica, mesmo sendo rejeitada por esta elite. Sensatez e vergonha na cara passam longe de quem integra essa estatística


Os brasileiros da classe média tradicional consideram que o aumento do consumo da população emergente resultou na piora de alguns serviços.

Segundo pesquisa do Instituto Data Popular, 48,4% desses consumidores acham que houve uma piora na qualidade dos serviços depois que a população emergente, que forma a nova classe média, passou a frequentar novos lugares.

Ainda de acordo com o estudo, 62,8% reclamam do aumento da fila nos cinemas.