terça-feira, 2 de agosto de 2011

Casamento Maldito


A corrupção tem sido uma loteria ao contrário: o vencedor compra o bilhete e espera ser sorteado depois; o corrupto rouba primeiro porque sabe da pouca probabilidade de ser punido.

A impunidade é o pai da corrupção, a mãe é a falta de valores morais: de compromissos sociais e sentimento pátrio entre os que se dedicam à política.

A vocação política deveria nascer do sentimento de responsabilidade com a coletividade, com o país, com a humanidade. Quando essa vocação surge, a vida pública é um sacrifício com o prazer de realizar a obra da construção do mundo.

O político é um escultor. A escultura é o mundo que ele transforma por sua ação; e sua biografia termina esculpida por suas ações. Joaquim Nabuco é um dos exemplos brasileiros. Sua biografia se fez, enquanto ele esculpia a abolição da escravatura. Ele e sua carreira se confundiam com a luta e o resultado obtido.

Impossível imaginar Nabuco roubando porque, mesmo que houvesse impunidade no seu tempo, ele fazia política com o propósito de realizar seu compromisso social com os escravos, seu amor patriótico por um país sem escravidão.

Políticos comunistas, socialistas e capitalistas liberais lutavam pela democracia, e pela igualdade e fraternidade. Seus partidos se organizavam por suas bandeiras para lutar por um país melhor para todos. A luta política era feita em trincheiras e o interesse político se realizava no coletivo.

Ao perderem bandeiras, os militantes se transformaram em filiados, os políticos em carreiristas e os partidos em clubes eleitorais. As bandeiras, causas e idéias foram substituídas por metas eleitorais; os discursos e convencimentos pela manipulação do marketing; e os candidatos e políticos substituíram os líderes e estadistas. A luta foi substituída pelo apego aos cargos.

Sem ideais e sem punição a porta da corrupção ficou escancarada.

É isso que vem ocorrendo no Brasil. As forças liberais realizaram a democracia e sentiram-se livres para usar o Estado como o celeiro de onde tirar proveito privado, pessoal ou empresarial.

Aqueles que além da democracia ainda continuaram lutando pela ética e por bandeiras sociais, ao perderem as convicções e propostas chegaram ao poder e passaram a conviver com a corrupção como um fato natural, não mais um crime da política contra o povo e o país.

Ainda mais grave: a política passou a oferecer o magnetismo das benesses e do enriquecimento fácil. A política permite o salto, de um dia para o outro, da sobrevivência com contra-cheque de assalariado para o poder de manejar bilhões de reais do dinheiro público.

Coincidindo a impunidade jurídica e a falta de valores morais, a corrupção torna-se um filho natural da política e gera netos hediondos, tais como, estradas paradas, porque a licitação foi burlada; alunos sem merenda, por causa do desvio de verbas; uma empresa escolhida no lugar de outra, porque pagou propina. Um triste produto desse casamento é a quebra da confiança nos políticos e a recusa dos jovens de ingressarem na política.

Ainda pior é quando os mais velhos olham com desconfiança para os jovens que desejam fazer política, como se eles quisessem obter vantagens, e não oferecer sacrifício ao país. A política fica sem dignidade e os líderes que deveriam ser exemplos são vistos como aproveitadores.

Quando as bandeiras tradicionais morrem antes de serem substituídas por novas e a impunidade coincide com um marco jurídico impotente para enfrentar e combater a corrupção, o país entra em crise de credibilidade.

É necessário romper esse casamento maldito, acabando com a impunidade e consolidando novas bandeiras. Mas vivemos em um tempo em que as bandeiras morrem antes que novas surjam. As ideias só se transformam em causas quando o povo às entende e aceita.

Mas hoje, a população está dividida entre uma parte pobre interessada apenas na solução dos problemas imediatos e uma parte rica desejosa de manter os benefícios aos quais está acostumada graças a um modelo de sociedade e economia que já não têm mais como manter tantos privilégios.

No vazio ideológico desse tempo, não se pode esperar até que novas causas sejam aceitas pela maioria. Por isso, a forma possível de enfrentar a corrupção no momento é romper o casamento maldito pelo lado da impunidade, eliminando-a enquanto os novos valores sociais vão sendo construídos aos poucos pela história.

ATORES PARAIBANOS PARTICIPARÃO DE “O FILME DOS ESPÍRITOS”


  Quando “O Filme dos Espíritos” estrear dia 07 de outubro, nacionalmente, a Paraíba terá um motivo especial para conferir. Do elenco fará parte não apenas cinco atores paraibanos como também o trecho de um roteiro selecionado e premiado no concurso de “roteiro e ficção” da Mundo Maior Filmes e que foi produzido por uma equipe do Centro Espírita “Os Cireneus do Caminho”, em Cajazeiras. Eles fazem parte do Grupo de Teatro Renascer (GTR) e concorreram com mais de 100 roteiros oriundos de diversas partes do Brasil.

O filme é um longa que reúne no conteúdo seis curtas-metragens e a equipe paraibana, como única do Nordeste, participará de um produção cinematográfica que terá no elenco atores globais como Ana Rosa, Nélson Xavier, Ênio Gonçalves, Etty Fraser, dentre outros.

Segundo a líder do grupo e diretora do Departamento de Divulgação do Centro Espírita “Os Cireneus do Caminho”, Lúcia Siébra, a equipe elaborou o roteiro “Mamãe, café e água”, baseado no tema “esperanças e consolações” de O Livro dos Espíritos e enviou para a produção. Ela disse que a equipe recebeu a notícia da seleção com um misto de surpresa e alegria.

Os atores paraibanos são Larissa Mayara, Karen Caroline Chaves, Anacleto Vieira, Andersom Rolim, Francisco Hernandez de Oliveira. Roteiristas: Andersom Rolim de Brito, Francisco José Gonçalves e Ricardo dos Santos.

A filmagem do curta foi realizada no distrito de Várzea da Ema (Santa Helena) cidade vizinha de Cajazeiras. Para isso, a equipe do Mundo Maior (São Paulo) passou dez dias fazendo teste com os atores profissionais e amadores para produção do curta. Além disso, Edivânia Figuerêdo Rodrigues, do Grupo Espírita “Os Cireneus do Caminho” foi convocada a participar da equipe de filmagem do longa em São Paulo.

Sinopse de “O Livro dos Espíritos” : Após perder a esposa e a caminho do suicídio, um homem se depara com “O Livro dos Espíritos” e começa a jornada de transformação interior rumo aos mistérios de vida espiritual e suas influências no mundo material. Com produção do Mundo Maior Filmes e distribuição do Paris Filmes, o elenco contará com Ana Rosa, Nélson Xavier, Ênio Gonçalves, Etty Fraser, dentre outros. Participação especial de Luciana Gimenez. Direção e roteiro: André Marouço e direção de Michel Dubret.

Sinopse do curta Mamãe, café e água: Uma jovem mãe de família vive seu cotidiano recordando o dia do assassinato de seu marido. Correndo igualmente perigo de vida, é aconselhada pelo padre local, e passa a entender a possibilidade da felicidade futura, baseada no perdão, no presente.

Ex-presidente da Cehap confirma: Maranhão III pediu laudo da Acadepol


Socorro Gadelha diz que processo já vinha desde a gestão do seu antecessor no órgão  Socorro Gadelha, ex-presidente da Cehap
A ex-presidente da Cehap, Socorro Gadelha (foto), confirmou na tarde desta terça-feira que o laudo de avaliação do terreno da Acadepol, apresentado na sessão da Assembléia pelo deputado estadual Adriano Galdino (PSB), é realmente oficial.

Em entrevista exclusiva ao MaisPB, Socorro Gadelha confirmou também que o laudo foi concluído no mês de outubro de 2010, no intervalo do primeiro para o segundo turno das eleições para governador da Paraíba.

Socorro disse ainda que o processo da avaliação vinha se arrastando desde o seu antecessor na Cehap, Carlos Mangueira.

A ex-presidente da Cehap informou ainda que a avaliação se deu para uma questão de regularização. "O Governo queria regularizar o terreno, que era do IPEP para a Acadepol", justificou.

Socorro Gadelha, porém, não soube informar se até o final do Governo Maranhão a operação foi concluída. Ela também disse não ter conhecimento se houve estudo de negociação do Governo com a iniciativa privada.

MaisPB

Funad promove o I Encontro Paraibano de Autismo a partir desta quarta


A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) promove o I Encontro Paraibano de Autismo: Práticas e Conceitos, nesta quarta-feira (3), a partir das 8h, na Funad, em João Pessoa. O objetivo do encontro é subsidiar o aperfeiçoamento técnico dos profissionais paraibanos que atuam na área.

Depois da abertura oficial, haverá uma apresentação artística com autistas da Funad e Bruno Vieira Souto. Às 9h40, será realizada uma mesa-redonda com Alexandre Mapurunga e Sônia Oliveira (ambos da Casa da Esperança, Ceará) e a psicóloga Ângela Cristina Pimentel (Funad), que discutirão o tema “Autismo, inclusão e direitos humanos”.

O evento visa também difundir as ações de reestruturação do Núcleo Terapêutico da Coordenadoria de Atendimento ao Portador de Deficiência Mental (Codam), da Funad, junto à família dos usuários. De acordo com a coordenadora da Codam, Hellen Cavalcanti, o encontro nasceu a partir da grande procura pelo serviço. “Houve um aumento de 500% na procura. Antes, eram atendidas apenas nove pessoas. Hoje, esse número chega a 48 – e ainda temos uma demanda reprimida de 22 pessoas à espera”, disse.

Parente no governo sempre cria problema, diz Sarney


Presidente do Senado diz que caso envolvendo o PMDB já está encerrado

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), buscou afastar o rumor de que o PMDB, novo alvo de denúncias de corrupção, esteja na mira da presidente Dilma Rousseff para uma nova “faxina”, a exemplo do que ocorreu com o Ministério dos Transportes, nas mãos do PR.

Nesta terça-feira (2), ao comentar as acusações que Oscar Jucá Neto, demitido da Diretoria Financeira da Conab e irmão do líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR), fez sobre o Ministério da Agricultura, Sarney ironizou.

- Eu posso dizer que parente sempre cria problema. Se não cria para o governo, cria para o parente.

Em entrevista à revista Veja, Jucazinho, como é conhecido, disparou contra a pasta, dizendo que ela era dominada por “bandidos” – referência a indicados do PMDB e do PTB, no comando dos principais cargos.

Na segunda-feira (1º), para acalmar os ânimos, Romero Jucá pediu desculpas pessoalmente a Dilma pelas declarações. Sarney disse que essa conversa deverá por fim ao episódio e negou que o PMDB esteja agora sob fogo cruzado.

- Reafirmo que todas as denúncias, o governo deve mandar investigar. Uma vez comprovadas, deve-se punir e punir severamente. Não há direção nenhuma em relação ao PMDB e nem em relação a nenhum partido. Há uma atitude de governo. O PMDB não está isento como nenhum partido de que ocorra qualquer episódio dessa natureza.

Segundo Jucazinho, o ministro Wagner Rossi estaria envolvido em negócios suspeitos realizados pela Conab. Em um deles, a estatal teria aumentado um pagamento de R$ 14,9 milhões para R$ 20 milhões, e desviar R$ 5 milhões para autoridades.

Sarney protagonizou a crise no Senado de 2009, quando foi revelado o diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, indicado por ele para o cargo, estaria à frente dos atos secretos, decisões administrativas que não eram divulgadas.

Em sua maioria, elas tratavam de aumento de despesas e contratação, por indicação política, de parentes e apadrinhados de senadores e do próprio Sarney nos quadros de servidores da Casa.

Governo encontra 69 pessoas trabalhando como escravos em Goiás


Eles foram levados de Minas Gerais para trabalhar em 11 carvoarias

O Ministério do Trabalho encontrou 69 pessoas trabalhando em situação parecida com a de escravos em 11 carvoarias de Goiás. Os fiscais só descobriram o crime depois que uma denúncia anônima apontou a tentativa de assassinato de um dos trabalhadores.

Os carvoeiros foram levados de Minas Gerais, não tinham registro e nenhum direito trabalhista, como descanso semanal, férias ou décimo terceiro salário.

Nas carvoarias, as condições de trabalho e moradia eram precárias. Não havia água potável e alguns alojamentos foram erguidos em galpões de pau-a-pique, com teto de lona e piso de chão batido. Os alojamentos também não tinham instalações sanitárias.

A exploração dos trabalhadores era coordenada por uma família há mais de seis anos. Os funcionários eram aliciados para atividades que iam do desmatamento do Cerrado para produção de carvão à entrega do produto para siderúrgicas em Minas Gerais.

De acordo com os fiscais, não eram fornecidos equipamentos de proteção para execução de atividades como corte, carregamento e transporte de madeira e para o trabalho nos fornos.

Os empregadores terão que pagar R$ 680 mil em indenizações rescisórias aos trabalhadores resgatados. Cerca de R$ 200 mil foram pagos e o restante será cobrado em ação coletiva movida pelo Ministério Público do Trabalho contra os produtores de carvão e contra os fazendeiros onde as carvoarias estavam instaladas. Os empregados resgatados vão receber três parcelas do seguro-desemprego, de um salário mínimo cada.

Cesta básica de julho cai 2% na Capital, revela Ideme; acumulado é de 2,5%Até julho, valor acumulado no ano foi de 2,52%


Pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme) mostra que a Cesta Básica da cidade de João Pessoa apresentou decréscimo de 2,00% no mês de julho, ficando o acumulado no ano em 2,52% e nos últimos 12 meses em 5,16%.

A ração essencial mínima definida pelo Decreto-Lei nº. 399 de 30.04.1938, que estabelece 13 produtos alimentares básicos (arroz, feijão, carnes, farinha de mandioca, café, pão, leite, açúcar, margarina, óleo de soja, legumes, frutas e raízes) e suas respectivas quantidades, passou a representar aproximadamente 36,16% do salário mínimo.

O custo total da Cesta Básica em julho foi de R$ 197,08 (cento e noventa e sete reais e oito centavos). Um trabalhador que nesse período ganhou um salário mínimo de R$ 545,00 (quinhentos e quarenta e cinco reais) precisou trabalhar o equivalente a 79 horas e 48 minutos para adquirir sua alimentação individual. Por esse parâmetro, uma família composta por quatro pessoas teria que dispor de R$ 788,32 (setecentos e oitenta e oito reais e trinta e dois centavos) para adquirir a alimentação básica.

Os preços praticados em João Pessoa no mês de julho revelaram queda de preços médios das frutas (10,70%), raízes (10,43%), farinha de mandioca (2,86%), óleo de soja (1,80%), açúcar (1,50%), legumes (1,47%), carnes (1,22%), arroz (1,17%) e café moído (0,78%).

No mesmo período só foi registrado aumento no preço médio do feijão (4,92%). Os preços médios de leite pasteurizado, margarina e pão francês permaneceram estáveis.

Eleição de Mataraca é remarcada para 14 de agosto


    O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba aprovou hoje à tarde a realização de eleição para prefeito e vice de Marcação no dia 14 de agosto. Na sessão ordinária, a Côrte referendou a resolução 9/2011 que prevê o pleito.  Em junho, o TSE havia confirmado a legalidade da escolha do novo chefe do executivo do município paraibano. em consequência da cassação dos mandatos do prefeito e do vice.

O TRE-PB cassou os mandatos de Paulo Sérgio da Silva Araújo e Valdi Fernandes da Silva, eleitos em 2008, determinando a imediata realização de nova eleição. Eles foram acusados de abuso de poder econômico e político, conduta vedada a agente público, corrupção eleitoral e compra de votos.

Histórico - As eleições de Marcação, previstas para acontecer em abril deste ano, foram suspensas pelo ministro Marco Aurélio em março devido a um pedido de liminar impetrado pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores. A ação alegava que a vacância dos cargos de prefeito e vice de Marcação ocorreu em agosto de 2010 e persistiu até o início do segundo biênio, motivo pelo qual defende a eleição indireta pela Câmara de Vereadores. Antes, o pleito, marcado para 19 de dezembro, havia sido também suspenso pelo mesmo ministro atendedendo a pedido do PT e do PRB de Marcação, segundo os quais o TRE-PB, ao fixar o calendário eleitoral das eleições suplementares, modificou os prazos indevidamente.

Dilma diz que não será tolerante com a corrupção


Após o lançamento do Plano Brasil Maior, hoje (2), no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff disse que não será tolerante com atos de corrupção. “Combateremos sistematicamente", disse a presidenta que, nos últimos meses, vem enfrentando sucessivas denúncias de corrupção no governo, principalmente no Ministério dos Transportes e, esta semana, no Ministério da Agricultura.

Dilma, no entanto, disse que esse combate não será feito somente em reação às reportagens que tornaram públicas as suspeitas de irregularidade. "O governo não irá abraçar nenhum caso de corrupção, mas também não irá se pautar por medidas midiáticas no combate à corrupção. Nós combateremos efetivamente”, garantiu a presidenta.

Nota do presidente do PT de João Pessoa


Atonio Barbosa

 A última reunião do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores contou com forte participação dos nossos militantes petistas e foi marcada por um debate de idéias e propostas bastante saudável.
Na qualidade de presidente do Diretório Municipal tenho, por esta razão, a tranqüilidade de ver respeitada aquela tradição maior do PT: a construção conjunta das diretrizes partidárias a partir do embate autêntico de posições plurais, bem como o acatamento da mesma por todos os militantes do partido.
Neste sentido, urge de minha parte explicitar e aclarar para os petistas da cidade de João Pessoa e do estado da Paraíba que a última reunião do Diretório Municipal decidiu por maioria que temos o direito a deliberar com prudência e cautela tanto sobre a proposta de dialogar com os partidos de esquerda, notadamente o PSB, quanto à possibilidade de uma candidatura própria para a prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2012.
Durante a reunião quedou evidente a insistência de parte de nossos diretorianos, felizmente a minoria, em aprovar uma Resolução Política em favor de candidatura própria, motivo pelo qual deixaram a reunião, anunciando a criação de um Fórum pela candidatura própria.
A nosso ver, transportar este debate de candidatura própria para um Fórum é uma atitude equivocada que não contribui para a tão desejada unidade partidária, pois o PT tem suas instancias legitimamente eleitas para conduzir esta questão, além do que a estratégia do partido não pode ser imposta e não o será, mas deve ser construída conjuntamente por todas as tendências e grupos internos constituintes do PT em conformidade com as regras e princípios que regem a vida partidária e assim o será.

 Antonio Barbosa Filho
Presidente do DM do PT - João Pessoa

Exposição Nacional de Pintura sobre Porcelana será aberta em JP


A 20ª Exposição Nacional de Pintura sobre Porcelana, que contará com expositores de diversos Estados, começa nesta terça-feira (2) na Fundação Casa de José Américo, que será parceira da Acap (Associação de Cultura e Arte dos Pintores de Porcelana da Paraíba) na realização do evento.

A solenidade de abertura será às 10h e o horário de visitação da exposição será das 10 às 18h, nos três dias, até a quinta-feira (4). Fundada há 20 anos, a Acap é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar e incentivar a arte milenar conhecida por “arte do fogo”.

A presidente da Acap, Rejane Azevedo, explica que esta origem na denominação acontece devido às altas temperaturas para a ficção da tinta que é aplicada nas peças. A Associação de Cultura e Arte dos Pintores de Porcelana da Paraíba realiza, anualmente, uma exposição de nível nacional mostrando os trabalhos dos artistas locais como também de outros estados brasileiros.

Segundo Rejane, o intercâmbio entre os estados é importante para troca de informações e técnicas. Além dos expositores, o evento conta com a participação de estandistas que trazem a matéria prima para a confecção de peças a serem expostas, como por exemplo peças brancas, tintas, pincéis e vários outros materiais.

As peças apresentadas representam diversas técnicas, que vão do clássico ao moderno. Na exposição haverá também a presença de professores de vários renomados internacionalmente.