segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O petróleo e o sangue‏


Mauro Santayana
No Carta Maior
____________________

  Iraque

Ao que parece, a Terra cobra, em sangue, o petróleo que é retirado de suas entranhas. Mas tem cobrado mal: não são os que consomem o óleo alucinadamente os que pagam a dívida para com o planeta, mas sim os que tiveram a maldição de o ter em abundância, como os paises árabes e muçulmanos. Todas as teorias – a defesa dos direitos humanos, da democracia, da civilização ocidental, e, até mesmo, do cristianismo – são ociosas para explicar a sangueira dos tempos modernos. No caso do Oriente Médio, a cobiça pelo petróleo, desde o início do século passado, tem sido a causa de todos os males.

Verme Racional


Cristina Fogaça e sua filha Carolina Fogaça

Fiquei para recuperação em Ciências, na escola (ensino fundamental) ao discordar de um certo conteúdo do livro, a respeito dos animais. Segundo o livro, o ser humano é o único animal racional, como também, o único que tem sentimentos.



Desde criança, fui criada na companhia de animais domésticos, principalmente cachorros. E nunca, jamais entraria na minha cabeça, que apenas o ser humano tem sentimentos. Nunca acreditei, nem nunca vou acreditar que o “melhor amigo do homem”, por exemplo, não tem sentimentos. Supor que aquela festa às vezes exagerada, de tanta alegria ao ver seu o dono chegar em casa, é simplesmente porque quando estiver com fome, o mesmo vai lhe dar comida.



Prefeitura inaugura novo ponto de distribuição do Pão e Leite

O prefeito Luciano Agra (PSB) inaugura às 10h de hoje, o 61º ponto de distribuição do Programa Pão e Leite em João Pessoa. O novo ponto será instalado na Comunidade São Luiz, no bairro do Bessa, na Rua Josefa Ferreira da Fonseca (em frente à Igreja São Luiz Gonzaga). Mais 100 famílias que ainda não faziam parte do programa serão beneficiadas com a iniciativa.

Este será o terceiro ponto aberto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em áreas de maior vulnerabilidade social, desde a municipalização do serviço, em maio deste ano. A perspectiva é que nos próximos dois meses, mais quatro novos pontos de distribuição sejam inaugurados na cidade, totalizando 65. Outra meta do Programa é a abertura de pontos de distribuição nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs), que já possuem estrutura e funcionam com ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Prefeitura.

Governador não acredita na greve da polícia e vê "riqueza" no Sindifisco


O governador Ricardo Coutinho (PSB) foi entrevistado no final da manhã de hoje, simultaneamente, na Nova Tambaú FM e na TV Tambaú. Ele comemorou e comentou a conquista de uma sede da Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD) para Campina Grande, mas também falou sobre política e das greves da Polícia Civil e do Fisco, que completou 20 dias.

Cássio - "Meu projeto com Cássio não foi para uma eleição. Nosso projeto é para trazer à Paraíba uma pactuação com desenvolvimento e inclusão social para o Estado. Nem eu e nem ele nem respondemos a este tipo de coisa. A caravana segue andando. Nossa responsabilidade é de construir esse projeto a médio e longo prazo. Não vamos dar fôlego à oposição, que não sabe construir nada. É a decretação da ausência de argumento de nossos adversários. Minha agenda e a de Cássio é positiva. A maioria dos paraibanos quer isso. A Paraíba está muito melhor hoje que estava em 31 de dezembro de 2010":

Khadafi vivo era arquivo ameaçador; o que ele poderia revelar?


O linchamento de Khadafi cairá como uma mancha a mais sobre os mandantes da execução, que  aplicaram-lhe a pena de morte selvagem que os imperialistas decretam contra seus agentes que precisam despachar


Berlusconi tratou Kadafi como amigo íntimo até onde lhe
interessou. Ontem, covardemente, comemorou a morte do Líbio
O ex-presidente Líbio Muammar Khadafi foi capturado vivo e linchado por seus inimigos. Ele não morreu, portanto, em um bombardeio da OTAN quando fugia em um comboio nem em consequência das feridas recebidas quando o levavam em uma ambulância.

Ele foi simplesmente assassinado para que não fosse levado a nenhum tribunal porque aí poderia contar tudo o que sabia sobre as relações entre seu governo e a CIA, o governo e os serviços de inteligência britânicos, Sarkozy e seus “barbudos”, Berlusconi e a máfia, e poderia também lembrar quem são Jibril e Jalil, principais líderes atuais do Conselho Nacional de Transição e, até bem pouco tempo, seus fieis agentes e servidores.


Luiza Erundina dá uma aula aos que querem ver o passado enterrado


Os que cometeram crimes de lesa-humanidade, crimes de tortura, de desaparecimentos forçados, de mortes, em nome do Estado, estão impunes até hoje. Desenterrar o passado, portanto, lhes causa medo


 Elzita Santa Cruz, 97 anos, até hoje espera
reencontrar seu filho desaparecido na ditadura
A pernambucana Elzita Santa Cruz (foto ao lado), de 97 anos, não muda de casa nem de telefone porque acredita  que a qualquer momento chegará uma notícia sobre o filho Fernando, desaparecido aos 25 anos, na ditadura militar. Prêmio Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República por causa de sua luta, Elzita declarou apoio eleitoral à presidenta Dilma Rousseff em 2010. Na época, escreveu à candidata que Lula avançou pouco, mas tinha a “certeza” de que ela, eleita, não pouparia esforços para descobrir o paradeiro dos desaparecidos políticos do País.

A paraibana Luiza Erundina, de 77 anos, deputada federal pelo PSB, é uma das mais firmes referências nacionais na luta pela redemocratização do Brasil. Mas embarga a voz quando lembra de dona Elzita. Erundina está convencida de que o governo Dilma não dará conta da expectativa da amiga pernambucana. “Temo que esse arremedo de Comissão da Verdade e as meias verdades, que ela eventualmente possa apurar terminem acabando com a causa e o ânimo das pessoas.” As pessoas vão morrendo e as memórias, quando não preservadas, se apagam.

Irresponsabilidade gritante: Hillary Clinton pregou publicamente um assassinato


Artigo publicado em Russia Today. Tradução: Coletivo Vila Vudu

Por que Clinton foi à Líbia? Para encobrir as atrocidades e exibir um rosto branco, limpo, sorridente, para esconder a morte e a destruição
  
A principal coordenadora da guerra contra a Líbia, Hillary Clinton, andou pela África pregando abertamente o assassinato de Muamar Kadafi, movimento sem dúvida muito impopular na África e em todo o mundo.

Em reunião com o Conselho Nacional de Transição, dos “rebeldes” da OTAN, na terça (18), a secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton disse que Washington queria ver o comandante líbio Kadafi “capturado ou morto”[1].

Em comentário à declaração de Clinton que clamou por mais sangue, o professor Paul Sheldon Foote, da California State University, explicou que o governo de Obama realmente crê que esse assassinato seria justificável[2]:

“Os loucos por guerra que há no governo Obama dirão que Kadafi foi ditador e, portanto, seria lícito assassiná-lo. Não esqueçam quem é Hillary Clinton. Em 2008, candidata à presidência, ela ameaçou matar todos os iranianos, homens, mulheres e crianças, e fazer do Irã uma cesta de lixo”.

Os assassinos de Kadafi falam espanhol? Como assim?


Pragmatismo Político
Pode parecer a coisa mais estranha do mundo para quem acreditou haver uma revolução inspirada de baixo para cima pelo povo Líbio, indignado e insatisfeito. Desculpem, vocês foram enganados

Muammar Kadafi: assassinado por mercenários
contratados pela OTAN
Com a morte de Kadafi, muitas informações veiculadas nos meios de comunicação alternativos, sérios e que se comprometeram em encarar a invasão Líbia a partir de suas verdadeiras inspirações, foram finalmente confirmadas. São fatos notadamente desprezados pela mídia hegemônica corporativa, como o que agora é apresentado.

A expressão 'rebeldes líbios' virou sinônimo de heroísmo no noticiário tradicional, sem que buscassem compreender quem realmente estava por trás daquelas armas, daquelas máscaras e quais eram as suas motivações. Um jornalismo de superfície (no Brasil, bem padrão globo), preocupado em defender o lado que lhe cabe, ao invés de encontrar respostas.

Cássio diz que fará "o mandato de sua vida" e agradece gentileza de Ricardo


Após chegar a Campina Grande no início da tarde deste domingo, o senador eleito Cássio Cunha Lima saiu em carreata para o bairro da Liberdade, onde fez um discurso e comentou o desfecho de sua batalha jurídica para chegar ao Senado Federal. Cássio iniciou falando da conquista campinense de ganhar uma sede da AACD, agradeceu a gentileza de Ricardo Coutinho e disse que conversou no vôo de volta à Paraíba, com o governador com quem tratou dos trâmites para construção e instalação da Associação na Rainha da Borborema.

MST: 2011, um ano perdido para a reforma agrária


Da Página do MST

A presidenta Dilma Rousseff corre o risco de encerrar seu primeiro ano de governo sem ter realizado nenhuma nova desapropriação de terra.

A presidenta recebeu cerca de 90 processos de desapropriações, cujos trâmites técnicos já tinham sido completamente realizados no governo anterior, e bastava apenas a sua assinatura. Todavia, as desapropriações dessas áreas ainda não saíram.

Essa demora adia a criação de novos assentamentos para resolver o problema das famílias acampadas e joga por água a baixo o trabalho do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra), que tornou essas áreas passíveis de serem desapropriadas em um processo que leva de um ano e meio a dois anos.

Policia Federal reage assalto, mata um bandido e deixa outro ferido


                
Os dois bandidos tentaram assaltar o policial após 'rapa' a clientes de bar

Bandido morreu após ser baleado pelo policial (Crédito: Aguinaldo Mota)

Bandido morreu após ser baleado pelo policial (Crédito: Aguinaldo Mota)
Um adolescente de 17 anos está intrenado no hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa. Ele foi ferido a bala após se envolver num assalto na pizzaria Pizzar, em Quadramares, no sentido da Penha, em João Pessoa. o companheiro dele, de identidade ainda não identificada foi morto.
Segundo consta de relatório policial, por volta das 18h40 de domingo, 24, vários clientes assistiam um jogo de futebol quando foram surpreendidos pela chegada de dois bandidos armados e anunciando um assalto. Após o ‘rapa’ e quando saiam do estabelecimento comercial os bandidos deram de ‘cara’ com uma pessoa que chegava ao local.

Sílvio Santos anuncia AACD em CG; luta uniu Ricardo, Cássio e Veneziano Vital


No palco do programa do SBT, Ricardo Coutinho e Veneziano citaram importância da conquista 
Ao final do Teleton, depois de horas seguidas de programação do SBT, o apresentador Sílvio Santos anunciou a cidade de Campina Grande como a contemplada com uma nova unidade de AACD.

Ao palco do programa foram chamados o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB).

Ricardo passou as mãos do apresentador cópia do projeto de Lei a ser encaminhado nesta segunda-feira à Assembléia Legislativa, oficializando a participação do Estado na viabilização da AACD.