domingo, 17 de abril de 2011

JUAZEIRINHO: PREFEITO VIAJOU PARA OS ESTADOS UNIDOS E NÃO PASSOU O CARGO PARA O VICE-PREFEITO



Cansado de ver as paisagens do cariri Paraibano, o prefeito de Juazeirinho Bevilacqua Matias, viajou com a esposa e os sobrinhos, filhos do Deputado Genival Matias, para os Estados Unidos no ultimo domingo dia 10. A cidade destino foi Miami.


Segundo informações de parentes, o prefeito só retorna ao Brasil no próximo fim de semana, após visitar varias cidades americanas.


A equipe de reportagem do Paraíba Agora constatou que o prefeito não comunicou a viagem internacional aos secretários e vereadores e nem muito menos ao vice-prefeito Jonilton Fernandes.


A reportagem do Paraiba Agora entrou em contato com o Vice-prefeito Jonilton Fernandes, e o mesmo informou que não foi comunicado da viagem e fez o seguinte comentário. “Mais uma vez ele fez o que dizia não fazer”. Criticou tanto o Fred quando foi passar as férias na Suíça, Dizia que era um absurdo o Prefeito passeando no exterior enquanto o povo de nossa Juazeirinho passava fome. E agora? o que dizer? é lamentável a falta de coerência. Finalizou Jonilton.


Será que o prefeito pode se ausentar do Pais sem passar o cargo para o vice?

Agentes penitenciários encontram drogas, celulares e faca em presídio de Sousa


  Material apreendido estava com o detento Eliézio Pereira da Silva, de 31 anos

Por volta das 14h00 deste sábado os agentes penitenciários, Leodércio, Sandro, Estrela, Rodrigo, Anderson e a agente feminina Rosana Dantas, conseguiram localizar no interior de uma das celas da Colônia Penal Agrícola do Sertão em Sousa, com o detento Eliézio Pereira da Silva, 31 anos, conhecido como “Cabeção”, natural da cidade de Cajazeiras, dois celulares, três baterias e carregador, 120 gramas de maconha, 25 pedras de crack, além de uma faca peixeira.

Conforme informações, o detento estava sendo conduzido até a delegacia de Sousa para ser ouvido pelo delegado plantonista, quando os agentes perceberam a presença de um parente do preso no local.

Os agentes suspeitaram que alguém havia ligado para o familiar de dentro do presídio, sendo ordenado uma pente fino no interior da cela do presidiário, sendo encontrada a droga e os objetos.

O detento responde pelo crime de homicídio na zona rural cidade de Aparecida no ano de 2005, contra o mototaxista José Vieira Lins.

"Cabeção", juntamente com a droga, foi encaminhado até a delegacia local e apresentado ao delegado plantonista para serem adotadas as medidas legais ao caso.


Querem desmoralizar o CNJ


Gisa Veiga

Gisa Veiga é jornalista desde a década de 80, tendo passado pelos jornais A União, O Norte, Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba e no semanário O Momento. Nessas redações, assumiu diversos cargos, de repórter a editoria. No telejornalismo teve experiências como repórter, comentarista e entrevistadora, tendo passado pelas TVs Cabo Branco, TV Tambaú, TV O Norte e como correspondente da Band. A ironia, misturada a um toque de humor, tem sido o principal tom de suas colunas.
 
 Há um Poder constituído maior que outro?
A Constituição diz que os Poderes são harmônicos entre si.
Mas por que o Judiciário se acha superior, a ponto de se sentir atingido em sua honra quando se fala em controle externo? E por que não aceita submeter-se a um simples horário para atendimento ao público, como recomenda o Conselho Nacional de Justiça (CNJ)?
Os Poderes Executivo e Legislativo são alvos fáceis da imprensa e de qualquer um que entenda que algo não vai bem com os serviços prestados por eles. Controle externo é o que mais tem para esses dois Poderes. Já o Judiciário é todo “não me toques”, como se os magistrados não fossem funcionários públicos pagos – aliás, muito bem pagos - por nós.
Alguns ministros do Supremo dizem que esse horário fere a autonomia administrativa e financeira dos tribunais. Ah, é? E o público, como é que fica? Se em cada Estado o horário é fixado ao bel prazer dos dirigentes dos tribunais, os advogados e o público de outros locais que se virem para descobrir o funcionamento de cada uma das unidades do Judiciário. Cadê o respeito ao público? A quem serve, afinal, o Judiciário?
O ministro Marco Aurélio chegou a afirmar que “há coisas mais importantes para o Conselho se ocupar”. Vejam só... achei que o CNJ se ocupava dos problemas administrativos da Justiça. Se não se ocupar disso, vai se ocupar com o quê?
O Judiciário precisa entender que vivemos novos tempos. Não há mais espaço para poses e regalias desmedidas. Afinal, o CNJ foi criado para quê? Se investe no controle externo, há quem se levante e diga que sua área é mais administrativa. Se investe na área administrativa, vem um ministro e diz que o Conselho “tem coisas mais importantes para se ocupar”.
Estão querendo desmoralizar o CNJ.

 

PPS mostra unidade entre filiados e destaca fortalecimento da sigla para eleições de 2012

“O PPS se fortalece a cada dia pois tem uma história de diálogo com os filiados"
PPS_20100323_073129O Partido Popular Socialista (PPS) no último grande encontro realizado há vinte dias no Hotel JR, em João Pessoa, reuniu várias lideranças com o objetivo de projetar novas perspectivas para a legenda no Estado e debater, principalmente, as eleições municipais de 2012. A presença de mais de 30 líderes do partido, ou seja, de filiados que carregam uma história de experiência nas urnas em pleitos passados, serviu para demonstrar que a sigla está bem representada no Estado, que está unida e para reafirmar o compromisso de lealdade aos projetos da gestão socialista do prefeito Luciano Agra e do governador do Estado, Ricardo Coutinho.
Conforme a avaliação do vereador e líder da bancada da situação na Câmara Municipal de João Pessoa, Bruno Farias (PPS), a reunião serviu para ressaltar ainda a boa relação que o partido estabelece com as suas lideranças, demonstrando, com isso, a grande credibilidade que a legenda possui frente aos pré-candidatos para as eleições de 2012. Segundo Bruno, a lista de postulantes aos cargos legislativos e executivos nos municípios já é bastante extensa podendo, se somada, alcançar uma margem em torno de mais de 40 mil votos. Essa margem de votações poderia credenciar o partido a eleger no mínimo três vereadores no próximo pleito eleitoral.
Para Eduardo Lucena, filiado de renome no partido, a iniciativa de filiados em se lançar como pré-candidatos para as eleições próximas pode ser explicado com base na percepção de que o partido estaria se fortalecendo a cada dia. “O PPS se fortalece a cada dia se constituindo como um partido atraente para os pré-candidatos, pois tem uma história de diálogo com os filiados e por isso sempre nos superamos a cada dias em cada eleição”, ressaltou ele.
Outro ponto positivo analisado pelos membros do partido na reunião foi de que a legenda não sofreu quase nenhuma baixa em número de filiados. Segundo o vereador Bruno Farias, isto seria uma manifestação clara do compromisso que todos os partidários tem com o PPS. Filiados de renome como Flávio Panta, Dr. Wellando, José Bezerra, Eduardo Lucena, continuam participando ativamente e contribuindo para o fortalecimento do partido.
O líder destacou ainda que além destes, ele próprio, o presidente estadual da legenda, José Bernardino, o presidente municipal, Fábio Carneiro e o secretário de Estado da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira, assumiram juntos toda a responsabilidade de contribuir ainda mais para a construção de um partido cada vez mais unido e fortalecido.
Para o parlamentar, a participação dos filiados nas reuniões e encontros promovidos pela legenda seria um dos aspectos decisivos para evitar a baixa e filiados e atrair o máximo de pessoas para a legenda. “Nós não temos sofrido praticamente nenhum baixa. Os pré-candidatos que pretendem vigorar sua musculatura nos procuram e participam das reuniões do partido e se comprometem com a legenda, os vários companheiros como Jair Soares, Arroz, Luiz Brilhante, André do Egito, ente outros. Além de pessoas que nos procuram também com intenção de se filiar a nossa legenda, como os companheiros, professor Mendes, Jonas Batista, Jonildo Cavalcante, Márcio Alencar e outros tantos, que enxergam que o PPS é um partido capaz de viabilizar candidaturas”, ressaltou.
Segundo o vereador também, diferentemente de outros partidos que demonstram certa dificuldade em atrair candidatura eleitoralmente viável, o PPS, ao contrário, mostra grande facilidade em aproximar pessoas interessadas em alguma filiação partidária. “A contrário de muitos partidos, o PPS se apresenta como uma boa alternativa e como porto seguro para que deseja, em condições de igualdade disputar vaga na Câmara Municipal de João Pessoa”, frisou, acrescentando que a partido estaria dando oportunidade a novos talentos como a Vaulene Rodrigues, Juliene Ramalho, Paulo Souto, Tadeu Neves, entres outros.
De acordo o filiado, Flávio Panta, a legenda está forte e preparada para enfrentar inclusive, qualquer modificação proposta pelo projeto da Reforma Política que tramita no Congresso Nacional. “O partido está se preparando para futuras modificações a serem implementadas pela Reforma Política, de modo que se houver extinção das coligações partidárias, o PPS mesmo assim estará pronto para enfrentar as eleições de maneira a alcançar resultados muito mais ousados do que os alcançados nas eleições de 2008”, garantiu.

PT quer participação de Lula no debate da Reforma Política

Comitiva de petistas viaja a São Paulo para formalizar convite

Um dos primeiros compromissos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no retorno ao Brasil, após palestra em Londres e uma escala em Madri, será com a reforma política. Uma comitiva de petistas viaja a São Paulo na próxima segunda-feira, 18, a fim de se reunir com Lula e formalizar convite para que ele ingresse no debate em curso no Congresso Nacional.

O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), acredita que Lula será um grande aglutinador da discussão sobre a reforma, que é questão prioritária para o partido. O PT quer envolver a população no debate, para que não se restrinja ao Congresso – onde os demais partidos não querem o mesmo modelo de reforma que os petistas. Nesse contexto, o PT vê em Lula o líder político apto a mobilizar os movimentos sociais e representantes de outros segmentos em torno do assunto.

O PT quer Lula à frente das articulações para aprovar o modelo de reforma petista, que enfrenta resistência de seus principais aliados, a começar pelo PMDB. Os peemedebistas têm no vice-presidente Michel Temer o principal defensor do voto majoritário para deputados – o chamado “distritão” – que elimina o modelo proporcional na eleição para vereadores e deputados. Mas para os petistas, o “distritão” vai na contramão do sistema democrático brasileiro porque reduziria a importância dos partidos políticos, enquanto um dos objetivos da reforma seria fortalecê-los.

O PT já conseguiu aprovar, na comissão especial do Senado, os quatro pontos que considera fundamentais da reforma política: o voto proporcional em lista fechada, financiamento público de campanha, fidelidade partidária e o fim das coligações proporcionais. Até o momento, o fim das coligações é o único item que gera algum consenso no parlamento.

Integram a comitiva que se reunirá com Lula na próxima semana: o líder do PT no Senado, Humberto Costa, os senadores Wellington Dias (PI) e Jorge Viana (AC), o relator da reforma na comissão da Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), o presidente interino do PT, Rui Falcão, e o secretário-geral do partido, Elói Pietá.

Novo partido de Kassab ameaça aliança histórica entre PSDB e DEM em SP

Migração de políticos para o PSD pressiona Alckmin a fazer mudanças em seu governo

O grupo político que desde 2003 comanda o Estado de São Paulo e a capital paulista desde 2005 vive sua pior crise e pode ser implodido. Tudo por causa da criação do PSD (Partido Social Democrático) pelo prefeito paulistano, Gilberto Kassab, e de sua aproximação da base de apoio da presidente Dilma Rousseff.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) está propenso a tirar do secretariado o vice-governador, Guilherme Afif, um dos primeiros a anunciar a saída do DEM para seguir Kassab.
A decisão de Afif provocou imenso incômodo entre tucanos exatamente por seu simbolismo político: o vice-governador era o elo da histórica aliança do PSDB com o DEM.
Em 2002, Kassab indicou Cláudio Lembo, do DEM, para ser o vice de Alckmin. Dois anos mais tarde, o próprio Kassab foi o escolhido para vice de José Serra na prefeitura. No ano passado, o DEM designou Afif para novamente compor com Alckmin. Agora, Kassab, Lembo e Afif estão fora do DEM.

Considerado um dos “fiadores” da coligação com os tucanos, Afif está desde a posse à frente da poderosa Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta que gerencia a rede de ensino técnico do governo paulista, uma das principais vitrines do PSDB.
Partiu do DEM a exigência para que Alckmin dê espaço político relevante ao partido no governo e deixe Afif como uma figura quase decorativa no cargo de vice. Na última quinta-feira (14), o senador Agripino Maia (RN), presidente do partido, almoçou com o governador e reivindicou o cumprimento de compromissos estabelecidos quando a aliança foi firmada: uma secretaria importante.
Na conversa, foram discutidas três possibilidades para alojar o DEM. A mais cobiçada é a secretaria hoje comandada por Afif. A outra, praticamente rejeitada pela sigla, é a pasta da Agricultura. O governador prometeu ainda analisar uma terceira possibilidade. O DEM exige visibilidade e força política.
Segundo Agripino, “o espaço do DEM no governo Alckmin é um fato”. O governador não rechaçou a hipótese de retirar Afif nem a aceitou prontamente. Prometeu uma solução breve, mas seus aliados afirmaram reservadamente que ele estaria propenso a aceitar o acordo, inclusive cedendo a pasta de Desenvolvimento Econômico.