quarta-feira, 13 de julho de 2011

Petrobras admite ter assinado contrato com empresa de senador


Segundo jornal, estatal teria procurado demais envolvidos na licitação para negociar acordo

  
A Petrobras já assinou o contrato com a Manchester Serviços Ltda., fruto de uma licitação de R$ 300 milhões fraudada em março deste ano. A estatal não havia dado essa informação ao jornal O Estado de S. Paulo até esta terça-feira (12).

Mas, por escrito, após três dias de questionamento, informou que o contrato foi assinado em 1º de julho. A Manchester pertence ao senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.

No último domingo (10), o jornal revelou que a empresa soube com antecedência a relação de seus adversários na licitação e os procurou para negociar um acordo.

Um diretor da Manchester se reuniu por mais de três horas com uma concorrente, a Seebla Engenharia, em 30 de março, um dia antes da abertura das propostas.

A Petrobras confirmou que, na licitação, não revelou o orçamento estimado do contrato às sete empresas que participaram da disputa.

“A estimativa não é divulgada em nenhum momento, pois poderia balizar outras licitações e ferir os interesses comerciais da companhia”, diz a empresa.

Ou seja, o sigilo do orçamento, como quer o governo nas licitações da Copa do Mundo, não impede o conluio entre empresas.

A relação de concorrentes vazou e houve reuniões antes da licitação da Petrobras para discutir valores - a estatal nega haver fraudes no processo e disse que nunca foi alertada a respeito, rebatendo informação da Seebla Engenharia.

Eunício afirmou que está afastado da gestão da empresa desde 1998 e que, por isso, não tem relação com as negociações da Manchester. O senador é dono de 50% da empresa, que doou R$ 400 mil à campanha dele em 2010.

Secretário nega terceirização e diz que Cruz Vermelha é a internacional


Segundo secretário, informações dos deputados de oposição são “desqualificadas” 
O secretário de Saúde do Governo da Paraíba, Waldson Sousa, esclareceu nesta quarta-feira (13) que a Cruz Vermelha que está assumindo a direção do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, é a mesma que atual internacionalmente. Rebatendo as insinuações de que se tratava de outra organização. 

Para o secretário só existe uma Cruz Vermelha no mundo e a que está atuando na Paraíba é um seccional da organização com sede no Rio Grande do Sul. 

Durante coletiva no final da manhã de hoje, foi apresentado nova gestão do Hospital de Trauma. O Trauma será gerenciado por um conselho gestor formado por representantes da Cruz Vermelha, da própria administração do hospital, sendo que tudo será fiscalizado pela própria Secretária de Saúde Estadual no sentido se saber se as metas estão sendo cumpridas. Uma das metas colocadas é dobrar o número de atendimentos. 

Waldson Sousa negou também que o Hospital de Trauma também estaria sendo terceirizado, conforme vem sendo defendido pelos deputados de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba.  

“É uma informação desqualificada porque essa organização não tem fim lucrativo e jamais teria essa pretensão de terceirizar serviços porque a gestão ainda continua com o Estado. A direção é indicada pelo governador”, disse.  

Devido a atraso, piloto paraibano escapa de acidente com avião em Recife


Pouco tempo depois de ter sido noticiada a queda de um avião na orla de Recife, ocorrida na manhã desta quarta-feira (13), onde os 16 passageiros morreram, circulou no Estado a informação de que o paraibano, Emerson Amorim Viegas, estava no comando da aeronave, pertencente à empresa Noar Linhas Aéreas.

Emerson estava escalado para pilotar o avião, que caiu em um terreno baldio pouco tempo depois de decolar na Capital pernambucana, mas foi substituído de última hora pelo colega.

A substituição ocorreu porque devido à chuva, o vôo anterior pilotado por ele chegou com atraso ao aeroporto de Recife. Após o imprevisto, a empresa decidiu mudar o piloto da aeronave, uma vez que não houve o tempo de descanso mínimo entre um vôo e outro.

O presidente do Aeroclube da Paraíba, Rômulo Araújo, informou no início da tarde que Emerson Amorim já entrou em contato com a família para informar que está bem.

Rômulo disse ainda que o piloto está colaborando com as investigações do acidente, mas deve retornar à Paraíba ainda esta semana.

Pesquisa definirá candidatura de Maranhão, Manoel Júnior ou Benjamin


Presidente do partido diz que pesquisas estão apontando José Maranhão  

O deputado federal Benjamin Maranhão (PMDB), presidente do PMDB em João Pessoa, disse nesta terça-feira (12) ao MaisPB que está cedo para o partido definir seu candidato para 2012, mas afirmou que o ex-governador José Maranhão (PMDB) é quem está melhor colocado nas pesquisas, critério, que segundo o deputado, irá definir o candidato.

Benjamin disse que o PMDB só irá definir o seu candidato em junho do próximo ano, nas convenções.”Não vejo nenhum partido definindo as candidatura e o PMDB vai esperar as pesquisas para definir o candidato”, disse o deputado afirmando que pesquisas apontarão o candidato da legenda.

Sobre os nomes anunciados como pré-candidatos, ele disse que a vaga de candidato é do partido e não do ex-governador ou do deputado federal Manoel Júnior (PMDB). “A candidatura pertence ao partido, não é a mim, a Manoel Júnior ou a José Maranhão”.

Depois de estabelecer as pesquisas como o critério de escolha ele lembrou que José Maranhão é o mais citado, pelo PMDB, “em todas as pesquisas”. “Todas as pesquisas que fazem mostram que o ex-governador José Maranhão esta muito bem”.

O presidente do PMDB não tirou a possibilidade de Manoel Júnior ser candidato, mas lembrou que a pesquisa irá definir a concorrência interna.