quinta-feira, 26 de maio de 2011

Líder da oposição manda recado para Veneziano: “Vá cuidar da união entre seus aliados”


“Veneziano estava nervoso, precisava tomar maracujina, estava muito estressado naquele dia” disse Ivonete Ludgério (PSB) sobre fala do prefeito de Campina Grande que disse sentir pena da oposição.

Em entrevista concedida à Rádio Caturité, a líder da oposição na cidade disse que Veneziano Vital do Rego nunca quis ajudar a oposição, mas sempre procurou atrapalhar.

- Nos trata com impropérios, nos chamam de desinformados. Alex Azevedo disse comigo e Júlio César disse com Tovar. Eu vou dá um conselho a Veneziano: ao invés de se preocupar com a oposição se preocupe com a sua bancada – avisou a socialista.

Segundo Ivonete Ludgério, a bancada governista está dividida em duas.

- A situação está dividida. São duas bancadas: a nova e a velha - afirmou.

A vereador conclui dizendo “vá cuidar da união entre seus aliados”.

Cícero rebate Cássio e diz que defesa de aliança com Agra é “da boca para fora

A resposta não foi nominalmente direcionada ao ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), mas pela proximidade entre as duas declarações sabe-se que era este o endereço. Na manhã desta quinta-feira (26), o senador Cícero Lucena, que é presidente estadual do PSDB, reafirmou que a legenda vai sim ter candidato a prefeito de João Pessoa em 2012 e que quem hoje defende uma aliança com o atual prefeito Luciano Agra (PSB) diz isto “só da boca para fora”.

Vale lembrar que há apenas três dias o ex-governador declarou pela primeira vez sua intenção de apoiar a candidatura de Agra à reeleição, mesmo sabendo que talvez não tivesse como impedir que Cícero fosse candidato. Agora, o senador dá a resposta: “O partido tem o interesse de eleger o maior número de prefeitos na Paraíba. João Pessoa é uma das nossas prioridades e meu nome está entre os pré-candidatos”, declarou.

Em seguida, disse que a candidatura própria é um fato consumado. “Estamos estudando as possibilidades. Se o candidato não for eu, será outra pessoa do partido”, completou em tom firme.

Sobre o adiamento da convenção estadual (estava marcada para maio, mas que agora só deve acontecer em agosto) e sobre uma eventual disputa interna com Cássio, o dirigente partidário desconversa. “Temos tempo ainda para chegar a um consenso. Vamos nos preocupar primeiro com a convenção nacional e a daqui a gente resolve depois”, finalizou.

Governo não vai fazer propaganda de opções sexuais, diz Dilma sobre “kit gay”

 Presidente suspendeu ontem material que seria distribuído nas escolas no segundo semestre

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (26) que o governo não vai “fazer propaganda de opções sexuais”, ao justificar sua decisão, tomada ontem, de suspender o material didático anti-homofobia que seria distribuído às escolas no segundo semestre.

Apelidado de “kit gay”, o material continha vídeos narrando histórias fictícias de adolescentes que sofriam preconceito na escola por assumirem ser travesti, bissexual ou lésbicas.

- O governo defende a educação e também a luta contra práticas homofóbicas. No entanto, não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais. De nenhuma forma nós podemos interferir na vida privada das pessoas.

Ela acrescentou que não concorda com o kit, embora tenha admitido que não assistiu aos vídeos na íntegra.

- Não acho que o kit faça defesa de práticas não homofóbicas. Não assisti aos vídeos, mas há um pedaço que vi na televisão, passado por vocês [mídia], que não concordo.

A presidente fez questão de se aproximar da imprensa após cerimônia no Palácio do Planalto em que anunciou a construção de 454 quadras esportivas em escolas, 138 creches e doação de 30 mil bicicletas para estudantes carentes.


Funesc prorroga inscrições para festival “Zé Lins Encenado”


A partir da solicitação de grupos de teatro, a Fundação Espaço Cultural (Funesc) prorrogou até o sábado (28), as inscrições para a participação no Festival Zé Lins Encenado. A mostra de artes cênicas faz parte da programação da Semana Cultural José Lins do Rego.
O evento acontecerá de 31 deste mês a 4 de junho, no Espaço Cultural, em comemoração aos 110 anos de nascimento do escritor paraibano autor de “Menino de Engenho”, clássico da literatura brasileira. As inscrições podem ser feitas junto à coordenação de artes cênicas da Funesc ou através do e-mailzelins.encenado@funesc.pb.gov.br.
Artistas ou grupos interessados em participar do festival devem encaminhar propostas através de Correios, por e-mail ou pessoalmente. As inscrições por e-mail deverão anexar o formulário com todos os campos devidamente preenchidos. O download do edital com a ficha de inscrição está disponível no sitehttp://www.funesc.com.br/cultura.
O edital tem o objetivo de convocar artistas das artes cênicas, individuais ou grupos. Serão aceitas propostas para apresentações de esquetes, performances ou qualquer natureza de interpretação cênica individual ou em grupo.
As encenações devem ter relação com o escritor José Lins do Rêgo, seja a partir da abordagem de sua obra, curiosidades, biografia ou criação temática livre. Por se tratar de um evento comemorativo, não serão selecionadas propostas cuja concepção possa denegrir a imagem ou memória do homenageado.
De acordo com o edital, as performances terão um tempo mínimo de cinco minutos e máximo de 10 minutos de duração, prevendo inclusive a praticidade para troca, entrada e saída de cenários ou qualquer elemento técnico e cênico, de modo a não provocar atraso na atração seguinte.
Serão selecionadas até 30 propostas de encenação entre as inscrições efetuadas, as quais se apresentarão em três eliminatórias diárias, sendo 10 para cada data dentro do período de realização da Semana Cultural José Lins do Rego.
Eliminatórias
As eliminatórias acontecerão no período de 31 de maio a 2 de junho, a partir das 20h, no Teatro de Arena da Funesc. O local das apresentações disporá de tablado medindo aproximadamente 8m x 6m, com serviços de camarim, luz e som básicos para atender às necessidades do evento.
A solenidade de premiação acontecerá no dia 4 de junho, às 19h, entre as atividades de encerramento da Semana Cultural José Lins do Rego. Serão premiadas três apresentações entre as 30 concorrentes, sem distinção de colocação, recebendo igualitariamente prêmios no valor de R$ 1.000 cada.
Programação geral
A programação geral da Semana Cultural será composta de debates sobre o homenageado, apresentações musicais, de teatro, contação de histórias, exposições, cinema, oficinas e palestras, além da participação de atores ou grupos de artes cênicas dentro do “Festival Zé Lins Encenado”. As atividades acontecerão nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, bem como em unidade externa de ensino público, no período de 31 de maio a 04 de junho de 2011.
Serviço
Edital para seleção de artistas para o Festival Zé Lins Encenado
Inscrições: até 28 de maio
Inscrições presenciais: DDAC – Coordenação de Artes Cênicas da Funesc
Inscrições via postal: endereço: Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Cep: 58.042-100 – João Pessoa – PB // att: DDAC – Coordenação de Artes Cênicas
Inscrições por e-mail: zelins.encenado@funesc.pb.gov.br
Preço: Gratuito
Informações: (83) 3211-6224 // 3211-6225
Eliminatórias: de 31 de maio a 2 de junho
Final: 4 de junho
Premiação: R$ 1.000 para os três melhores trabalhos
Realização: Funesc
Apoio: Secretaria de Estado da Cultura, Sebrae e Funjope

Fundo de Restauração da Mata Atlântica deve incluir ampliação das áreas de preservação


Curitiba – O Fundo de Restauração da Mata Atlântica, que será implantado pelo Ministério do Meio Ambiente, deve incluir ações como a ampliação das áreas de preservação permanente (APPs) do bioma e a elaboração de um inventário para contabilizar a biodiversidade. O fundo servirá de subsídio para os planos municipais de restauração do bioma. De acordo com o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, que participou da Semana da Mata Atlântica 2011, em Curitiba, o governo tem o compromisso de gerenciar bem essa ecorregião, considerada a mais ameaçada do continente americano.

Painéis expostos no evento mostram que o Brasil mantém bem conservadas apenas 7% da cobertura original da Mata Atlântica. Há ainda 27% de áreas remanescentes em diferentes estágios de conservação. No Paraná, a Mata Atlântica representa 14% do território.
Ambientalistas presentes ao evento criticaram a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Código Florestal nesta semana.
“Temos o receio de que as alterações feitas no Código Florestal resultem no descumprimento de compromissos estabelecidos pelo país nas convenções da Diversidade Biológica (CDB) e do Clima. Assumimos o compromisso de recuperar grandes áreas dos ecossistemas terrestre e marinho”, afirmou o presidente do Conselho Nacional de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Cleiton Lino.
Ele destacou ainda a importância de o Brasil ser uma referência mundial no assunto por causa da aproximação da Rio+20, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que será realizado no país no próximo ano.  
Entre os ambientalistas, há o consenso de que a aprovação do Código Florestal, do jeito que está, será “um retrocesso e uma incoerência”, tendo em vista os acordos internacionais já firmados.

“Sou obrigado a elogiar a Dilma“, diz Bolsonaro sobre suspensão de kit


  • Deputado é crítico de conteúdo e já havia distribuído panfletos antigays.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) elogiou a decisão da presidente Dilma Rousseff de suspender a divulgação do 'kit anti-homofobia' nesta quarta-feira (25). "Veio bastante tarde, mas vou ser obrigado a elogiar a Dilma. Comecei nessa briga desde novembro do ano passado, apanhei muito ao longo disso aí, fui acusado de um monte de coisa, racista, homofóbico, mas chegaram à conclusão de que eu tô certo. [...] A Dilma deu um passo atrás porque 90% da população está contra essa proposta.", disse o deputado ao G1, por telefone.

O kit, que incluía três vídeos e um guia de orientação aos professores, e já havia sido aprovado pela Unesco, estava sendo elaborado pelo Ministério da Educação para distribuição nas escolas. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse, após reunião com bancadas religiosas, que "o governo entendeu que seria prudente não editar esse material que está sendo preparado no MEC."

"Esse material dito didático para combater a homofobia na verdade estimula o homossexualismo. E o público-alvo não pode ser primeiro-grau, garotada de 6, 7 anos de idade. Imagina essa garotada vendo os filmes, ia ter menino chegando em casa, o Pedrinho chegando em casa: 'Papai, to namorando o Joãozinho' e o pai: 'o que é isso?' 'não, eu vi num filme que diz que menino que namora menino tem 50% mais de chance de ser feliz do que menino que namora menina'. Fica difícil você aceitar um material dessa natureza.", disse o deputado.

Bolsonaro já havia mandado distribuir panlfetos "antigays" nas ruas do Rio de Janeiro.

"Esse material todo foi confeccionado por grupos LGBT. Você acha que grupos LGBT vão querer acabar com o homossexualismo nas escolas ou vão querer ter mais gente no time deles? [...] Qual pai tem orgulho de ter um filho gay? É um demagogo, quem já tem que vai dizer que tem. Comigo, no começo, como já falei, moleque que vem com comportamento delicado dava-lhe uma porrada logo no começo pra mudar o caminho dele e acabou, é a minha maneira de ser. Se não gostar que se exploda."

Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Dilma vai se reunir nesta semana com os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar do material didático.

“UMA AGENDA POSITIVA PARA O PT NA PARAÍBA”


Os filiados do PT de João Pessoa que priorizam o dialogo com os partidos de esquerda, em especial com o PSB com vista a construção de alianças para 2012, se reúnem hoje no auditório do Sindicato dos Telefônicos do Estado da Paraíba (SINTTEL), às 18 horas.
Segundo o presidente do PT municipal Antonio Barbosa, os agrupamentos políticos Construindo um Novo Brasil, PT Independente, Novos Rumos e a bancada de vereadores já confirmaram presença nessa atividade,  para em manifesto publico, convocar o conjunto partidário a construir e enfrentar uma agenda de discussões e deliberações que tenha por base a formulação de uma base política comum para a consecução de maiorias programáticas capazes de formular, deliberar e executar políticas que retome o protagonismo do partido enquanto ator relevante na política paraibana.
É fundamental que filiados e simpatizantes entrem no debate de mérito do que realmente importa para o desenvolvimento da Paraíba e do nosso Partido, enquanto ator político que deseja ser protagonista do presente e do futuro em nosso Estado. 
Combinando com a agenda Nacional do PT, propõe a seguinte agenda para o PT paraibano enfrentar nos próximos meses. Conclama a Direção Estadual a pautar, de forma organizada, o seguinte debate: Estatuinte, Reforma Política, Governo Dilma, Governo Ricardo Coutinho e Atuação de nossa Bancada Estadual, afirma Antonio Barbosa.

Assessoria