segunda-feira, 23 de maio de 2011

Somos um País de bobos e omissos


Informo aos meus amigos e amigas, adeptos da idéia de que todos os assuntos devem ser tratados submetidos à idéia do resumismo, mesmo que nem seja possível resumir tudo, que este é mais um artigo grande, posto que é preferível abordar um assunto, deixando-o bem explicado, para poucas pessoas que desejam saber das coisas com profundidade de entendimento do que abordar para muitos, que talvez não tenham tempo de se aprofundar em nada.
 Se alguém diz que eu sou idiota, mas eu tenho consciência de que não sou, não teria porque me aborrecer e nem reagir, brigando com a pessoa; mas se outro alguém me chama de trouxa, eu faço um exame de consciência e percebo que de fato eu sou um trouxa, porque me comporto como um trouxa, não tem porque eu me aborrecer, posto que a pessoa está apenas identificando algo, em mim, que eu finjo que não vejo.
É o caso do povo brasileiro, um dos povos mais bestas do mundo, possuidor de um dos maiores coeficientes de idiotia e imbecilidade do planeta.
E ainda fica naquela palhaçada de se achar povo bom, povo pacífico e povo de paz.
No segmento filosófico em que vivo, muitos espíritas gostam de dizer que “O Brasil é a Pátria do Evangelho”, porque certo dia um espírito afirmou que o nosso país tinha tudo para ser, neste livro cuja foto está aí ao lado. Ter tudo para ser é uma coisa, ser é outra.
De fato o Brasil é o maior país Católico do mundo, o maior país Evangélico do mundo, o maior país Espírita do mundo, o maior país Umbandista do mundo... enfim. Só que o fato de ser país com grande densidade religiosa não quer dizer necessariamente que tenha algum compromisso com o Evangelho, posto que Evangelho, para as religiões é segundo plano. O que prevalece na religião são as conveniências do seu rótulo. Jesus? pra que Jesus?
Mas este artigo não é para falar de religião, é para falar de povo besta mesmo.
O Brasil é, de fato, um dos países mais RICOS do mundo e eu acho que não exageraria se arriscasse a dizer que é o mais rico. Temos o mais fértil terreno do planeta, o maior volume de água doce, a maior floresta, os rios mais piscosos, o maior volume de riquezas minerais em nosso subsolo, o clima mais agradável e, agora, esta nova descoberta da reserva petrolífera. Estamos, também, colocados em cima de placas que não causam terremotos e nem sujeitos a furacões e tsunamis.
Só mesmo quem vive em países sujeitos a essas tragédias para saber o tamanho do sofrimento que as suas populações experimentam, quando elas acontecem. A gente vê as imagens das tragédias na televisão, mas, apesar da imprensar adorar mostrar desgraças, não reflete o que realmente acontece com as pessoas.
Somos um país PRIVILEGIADO PELA NATUREZA.
No entanto, somos também um povo IMBECILIZADO POR NATUREZA.
Vejam bem, gente:
O Japão, um país daquele tamaninho, que não tem espaço para nada, não tem terreno para nada, situado numa região perigosíssima, sujeito a terremotos, tsunamis, furacões e tudo quanto é desgraça que a natureza pode proporcionar, que foi destruído na segunda guerra mundial, inclusive com duas cidades vitimadas por bombas atômicas, conseguiu se reestruturar e ser a segunda potência econômica do mundo, até o ano passado.
Agora foi vítima daquele tsunami terrível, que voltou a lhe causar outra grande desgraça, inclusive causando, também, um dos mais perigosos e terríveis males que pode ocorrer no meio ambiente, que é a contaminação nuclear.
Tem um detalhe que quero observar aqui, bastante relevante: Não se viu casos de invasões de supermercados, saques e roubos de alimentos de espécie alguma. Milhões sofrendo pela sede, mas todo mundo se submetendo, disciplinadamente, a beber a quota de água que lhe era destinada, sem procurar levar vantagens em assaltar as quotas dos outros. As vítima não se submeteu a roubar, para justificar as suas dificuldades.
Não duvidem, mas dentro de um ou dois anos, no máximo, aquele país estará totalmente recuperado dos danos causados pelo tsunami, as ruas e as casas todas estarão reerguidas, quem perdeu os seus carros os terão de volta e ninguém nem se lembrará mais deste momento amargo.
Por quê?
Porque se trata de um povo lúcido, responsável, espiritualizado em consciência e não em palhaçadas religiosas e compromissado com ética e patriotismo, valores que, infelizmente, não são características do brasileiro, salvo raras exceções.
A China, outro país cheio de problemas, com uma hiper-população acima de um bilhão e duzentos milhões de pessoas, também sujeito a terremotos, tsunamis e furacões, cuja qualidade fértil do terreno não chega a dez por cento da potencialidade do terreno brasileiro, regime comunista, que se opõe ao capitalismo, consegue se transformar, hoje, na segunda potência econômica do mundo, com previsões de chegar à primeira posição nos próximos dez anos.

E o Brasil, por que não consegue?

Porque é um país comandando por ladrões, canalhas, safados e descarados eleitos por um povo burro e omisso, que adora enganar-se a si mesmo.
E quando alguém escreve num tom deste, ainda aparecem alguns idiotas para dizer que "você está sendo agressivo", que "o seu texto é agressivo", exigindo que você também fique inserido no universo dos bonzinhos de fachada, aqueles que adoram tapar o sol com a peneira.
Nunca se roubou tanto do povo brasileiro, com tanto imposto e tantas taxas, como nos dias atuais, e o país nunca tem dinheiro para nada, a educação é uma merda, a saúde é uma porcaria, a segurança pública é uma vergonha e o saneamento básico é uma tristeza.   
Agora mesmo estamos sujeitos a passar uma das maiores vergonhas do mundo, na possibilidade de ter a copa transferida para outro país, por não termos competência nem dinheiro para construir estádios, infra-estrutura aeroportuária e hoteleira, coisa que a África do Sul, um país incomparavelmente mais pobre que a gente, conseguiu fazer, ano passado, sem maiores sacrifícios. Eu não admito dar ao futebol toda essa importância que o brasileiro dá, mas que é uma vergonha, é, não ficam dúvidas.
Se a China, com toda aquela dificuldade, incomparavelmente mais pobre que o Brasil, conseguiu se tornar a potência econômica que é, por que o Brasil, com muito mais condições, não consegue?
Todos nós sabemos quem são os principais ladrões do país, os maranhenses sabem quem são os maiores ladrões do seu estado, os goianos sabem quem são os seus, os baianos sabem, os paranaenses sabem, os paraenses sabem... enfim, todo mundo sabe, no entanto nas eleições o povo elege os mesmos canalhas, mesmo vendo as suas fortunas, os seus enriquecimentos ilícitos diante dos seus narizes.
É exagero, gente, chamar um povo deste de burro, idiota e imbecil?
Será que a disposição de achar, simplesmente, que o escritor está sendo agressivo, no seu artigo, é a postura mais adequada e inteligente para quem lê?
Gente, o mensalão foi uma realidade neste país e continua sendo. Foi denunciado, foi provado, a televisão mostrou e, o que é pior, a população viu e continua vendo que os acusados estão MILIONÁRIOS, alguns estãoBILIONÁRIOS sem que reste a menor dúvida dos enriquecimentos ilícitos. Contra fatos não há argumentos.
O governo negou, tudo ficou por isto mesmo, ninguém foi preso e os canalhas CONTINUAM ROUBANDO e o povo não fala nada, continua votando neles.
É ou não é um povo burro?
O Juiz Lalau está em casa, gente, e não devolveu o dinheiro roubado!
Zé Roberto Arruda está solto, Roriz está solto, Luis Estêvão está solto, Delúbio volta a assumir cargo poderoso no Brasil, a indústria dos pedágios continua em São Paulo, a indústria das multas de trânsito continua, apesar da denúncia escancarada do Fantástica, a indústria da religião cresce a cada dia, fazendo bilionários sem pagar impostos, os bancos continuam a faturar cada vez mais, as telefônicas continuam a prestar péssimos serviços e faturarem cada vez mais...
E o povo não fala nada.
Os políticos de fichas mais sujas, cujas safadezas ficaram mais escancaradas ainda, foram autorizados, pelo STF, a tomarem posse, mesmo sabendo o STF que eles são safados, corruptos de alto grau e ladrões do mais alto nível.
E o povo não fala nada.

Agora veja este email que recebi, hoje, que relata o Brasil como um “país bonzinho” para os nossos vizinhos.
O relato é do meu leitor: Sérgio Pereira dos Santos, Servidor Público Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Corumbaense e residente em Corumbá/MS, divisa com a Bolívia.

----- Original Message -----
From: spsantos@fazenda.ms.gov.br
To: alamarregis@redevisao.net
Sent: Friday, May 13, 2011 10:52 AM
Subject: Desabafo de um pantaneiro tupiniquim!

Alamar, bom dia!

Moro aqui em Corumbá/MS, área de fronteira com a Bolívia.
Aqui passamos a muitos anos, desde que me entendo por gente, nesses meus 41 anos de idade, por situações absurdas, tipo de coisa que infelizmente já se tornou um rótulo de nosso país tupiniquim, e em crédito, acredito, que na maioria das vezes pelo estilo morno de cada brasileirinho.
Até hoje não consigo compreender essa via de mão única com nosso dito país vizinho, onde apenas ele tem todo e qualquer benefício com da parte de nosso grande e bondoso país verde e amarelo.
Aqui passamos por coisas do tipo:
- Caso um veículo seja tomado de assalto aqui no Brasil (o que não é
novidade nenhuma, como já foi mostrado em diversos programas como no
próprio Fantástico da Rede Globo, por exemplo), daí para você reaver o seu
veículo, além de ser grandemente extorquido por "autoridades" bolivianas,
você tem de pagar um suposto valor que eles alegam que o "hermano" pagou pelo seu veículo no lado boliviano, ou seja, você paga para reaver o que lhe pertence, por não haver naquele local crime de receptação. Agora, vai roubar alguma coisa na Bolívia e trazer para o Brasil e verá se não te
enquadram direitinho aqui no lado brasileiro, piada essa boa relação com
esse território que se intitula país, pior ainda é a burrice estúpida e
idiota de nosso país em manter tal relação;
- Outra situação é a de que somente veículos brasileiros pagam o pedágio boliviano, carros com placa boliviana passam direto e não dá nem
satisfação, agora se um brasileiro passar direto é preso e extorquido. Lá
eles andam sem cinto de segurança, mas se uma "autoridade policial"
visualiza algum brasileiro dirigindo na mesma situação, manda parar,
prende o motorista e nova modalidade de extorsão, torno a dizer, o Brasil
é bom!;
- Aqui em Corumbá/MS, os bolivianos têm comprado terrenos, construindo casas e passando a ter residência fixa, isso tudo de forma irregular, mas tudo continua seguindo o seu curso na maior naturalidade, como se fosse tudo extremamente dentro da legalidade;
- Quando, por exemplo, ocorre um incêndio no lado boliviano, quem é que corre até lá para prestar socorro? Justamente, é o Corpo de Bombeiros do Brasil que se desloca até lá. Como se não bastasse, o SUS é inchado a cada dia que passa por pessoas que vêm da Bolívia para fazer tratamento de
saúde gratuito no bom país vizinho, nosso Brasil.
O que sinceramente não consigo ter um entendimento verdadeiro é sobre essa relação entre os dois países, onde brasileiros além de serem discriminados e mal-tratados, também sofrem com roubo, extorsão de toda modalidade (eles são bons inventores nessa área).
Penso e vivo me questionando, onde é que o Brasil consegue vislumbrar que seu povo um dia conseguirá ter uma contrapartida em função de tanto apoio que direciona e disponibiliza a esse país sem leis. Aliás, as leis por lá é algo que somente funciona para favorecer a eles mesmos. Faz até lembrar nosso congresso com c minúsculo, que se torna a cada dia que passa uma piada.
Caro Alamar, aproveitando esta oportunidade em estar lhe escrevendo, quero ressaltar sobre as reportagens veiculadas em nossos meios de comunicação, sobre a prática de safáris ilegais em fazendas, com apoio de pecuaristas, dentro do Pantanal Sul-Matogrossense, vejo ser de grande valia coibir e até penalizar práticas como essas, apenas vejo como um grande contraste a isso tudo o perdão na negociata do governo com o lado ruralista, com relação ao Novo Código Florestal, onde o "coerente, honesto e
desinteressado em contrapartida" Governo Federal, concluiu que não haverá
necessidade de recuperação pelo desmatamento de 23 milhões de hectares de floresta em Área de Preservação Permanente, ou seja, esse desmatamento absurdo e ilegal e o aval de nosso digníssimo Governo Federal, através de seus "bons, inteligentes e sábios" representantes não tem o discernimento que até uma criança nos dias de hoje possui, onde vislumbra que afetará drasticamente o equilíbrio ecológico, afetará o planeta e conseqüentemente cada ser vivo.

Atenciosamente.

Sérgio Pereira.

Vejam agora esta carta, que também circula pela internet, e que dizem ter sido enviada por um americano ao jornalista Alexandre Garcia, da Rede Globo. Tentei contactar com o Alexandre hoje, que me dá a honra de ser um dos meus leitores ilustres, para checar a veracidade disto, mas não o encontrei. Mas, já que o conteúdo é bom e está realmente dentro do que acontece em nosso País, eu vou publicar assim mesmo, sem a confirmação dele.

Quem é mais rico?
O Brasil ou os EUA?

Carta recebida por Alexandre Garcia
(comentarista da rede Globo)
enviada por um amigo Americano.

Segue a carta:

Caros amigos brasileiros e “ricaços“:

Voces brasileiros pagam o dobro do que os americanos pagam pela água que consomem
Embora tenham água doce disponível, aproximadamente 25% da reserva mundial de água Doce está no Brasil.
Voces brasileiros pagam 60% a mais nas tarifas de telefone e eletricidade. Embora 95% da produção de energia em seu país seja hidroelétrica (mais barata e não poluente) .
Enquanto nós, pobres americanos, somente podemos pagar pela energia altamente poluente, produzidas por usinas termelétricas à base de carvão e petróleo e as perigosas usinas Nucleares.
E por falar em petróleo...
Voces brasileiros pagam o dobro pela gasolina, que ainda por cima é de má qualidade, que acabam com os motores dos carros, misturas para beneficiar os usineiros de álcool. Não dá para entender, seu país é quase auto-suficiente em produção de petróleo (75% é produzido aí) e ainda assim tem preços tão elevados. Aqui nos EUA nós defendemos com unhas e dentes o preço do combustível que está estabilizado a vários anos US$ 0,30 ou seja R$ 0,90 Obs: gasolina pura, sem mistura.
E por falar em carro...
Voces brasileiros pagam R$ 40 mil por um carro que nos EUA pagamos R$ 20 mil. Voces dão de presente para seu governo R$ 20 mil para gastar não se sabe com que e nem aonde, já que os serviços públicos no Brasil são um lixo perto dos serviços prestados pelo setor público nos EUA. Na Flórida, caros brasileiros, nós somos muito pobres; o governo estadual cobra apenas 2% de imposto sobre o valor agregado (equivalente ao ICMS no Brasil), e mais 4% de imposto federal, o que dá um total de 6%.
No Brasil voces são muito ricos, já que afinal concordam em pagar 18% só de ICMS.
E já que falamos de impostos...
Eu não entendo porque voces alegam serem pobres, se, afinal, voces não se importam em pagar, além desse absurdo ICMS, mais PIS, CONFINS, CPMF, ISS, IPTU, IR, ITR e outras dezenas de impostos, taxas e contribuições, em geral com efeito cascata, de imposto sobre imposto, e ainda assim fazem festa em estádios de futebol e nas passarelas de Carnaval. Sinal de que não se incomodam com esse confisco maligno que o governo promove, lhes tirando 4 meses por ano de seu suado trabalho.
De acordo com estudos realizados, um brasileiro trabalha 4 meses por ano somente para pagar a carga tributária de impostos diretos e indiretos.
Nós americanos lembramos que somos extremamente pobres, tanto que o governo isenta de pagar imposto de renda todos que ganham menos de US$ 3 mil dólares por mês (equivalente a R$ 9.300,00), enquanto aí no Brasil os assalariados devem viver muito bem, pois pagam imposto de renda todos que ganham a partir de R$ 1.200,00. Além disso, voces tem desconto retido na fonte, ou seja, ainda antecipam o imposto para o governo, sem saber se vão ter renda até o final do ano. Aqui nos EUA nós declaramos o imposto de renda apenas no final do ano, e caso tenhamos tido renda, ai sim recolhemos o valor devido aos cofres públicos. Essa certeza nos bons resultados futuros torna o Brasil um país insuperável.
Aí no Brasil voces pagam escolas e livros para seus filhos, porque afinal, devem nadar em dinheiro, mas aqui nos EUA, nós, pobres de país americano, como não temos toda essa fortuna, mandamos nossos filhos para as excelentes escolas públicas com livros gratuitos. Voces, ricaços do Brasil, quando tomam no banco um empréstimo pessoal, pagam POR MÊS o que nos pobres americanos pagamos POR ANO.
E por falar em pagamentos...
Caro amigo brasileiro, quando voce me contou que pagou R$ 2,500.00 pelo seguro de seu carro, ai sim eu confirmei a minha tese: voces são podres de rico!!!!!!!!
Nós nunca poderíamos pagar tudo isso por um simples seguro de automóvel. Por meu carro grande e luxuoso, eu pago US$ 345,00. Quando voce me disse que também paga R$ 1.700,00 de IPVA pelo seu carro, não tive mais dúvidas. Nós pagamos apenas US$ 15,00 de licenciamento anual, não importando qual tipo de veiculo seja. Afinal, quem é rico e quem é pobre?
Aí no Brasil 20% da população economicamente ativa não trabalha. Aqui, não podemos nos dar ao luxo de sustentar além de 4% da população que esta desempregada.
Não é mais rico quem pode sustentar mais gente que não trabalha???


Veja, a seguir, o comentário do Alexandre Garcia, que é um dos mais corajosos, destemidos e coerentes jornalistas deste país, pelos comentários que faz todos os dias no Bom Dia Brasil, da Rede Globo.

Caro leitor, estou sem argumentos para contestar este ianque. Afinal, a moda nacional brasileira é a aparência. Cada vez mais vamos nos convencendo de que não é preciso ser, basta parecer ser. E, afinal, gastando muito, a gente aparenta ser rico. Realmente é difícil comparar esta grande nação chamada EUA que desde o seu descobrimento teve uma colonização de povoamento, com nosso país que foi colônia de exploração por mais de 300 anos, com nossas riquezas sendo enviadas para Portugal. E hoje ainda sofremos com essa exploração, só que dos próprios governantes que pilham e enviam nossas riquezas para suas contas bancárias em paraísos fiscais. E não fazemos nada para promover uma mudança radical de atitudes, conceitos e afirmação de nossa dignidade. Precisamos sair deste comodismo que estamos vivendo ou o sonho do País do futuro será apenas um ideal na boca dos demagogos que estão no poder.

Alexandre Garcia

CONCLUSÃO:
“Não se trata de sermos um país rico, mas sim de uma República de BANANAS!!!”

  
Vejamos também a gasolina que exportamos para a Argentina, eles vendem lá muito mais barato do que é vendida aqui e o combustível não é tão vagabundo, como aqui, misturado com álcool.
Como é que pode, gente, o governo cobrar tão caro pela gasolina aqui e exportá-la muito mais barata, para que outros países possam oferecer barata para os seus consumidores?
Os gaúchos que moram em cidades de fronteira sempre abastecem os seus carros do outro lado,  porque economizam muito mais.
O nosso é ou não é um país que adora fazer o seu povo de idiota?
Existem inúmeros outros exemplos, que chegam a ser tão ridículos como estes, que não dá para relatar aqui, porque faria com que o arquivo virasse um livro.
Fico por aqui então.
            Para a apreciação de todos.
 Com um forte abraço.  


  Alamar Régis Carvalho
  w w w . a l a m a r r e g i s . c o m

LUTO: Morre filha do ex-governador da PB Wilson Braga

Morre Patrícia Braga, filha do ex-governador da Paraíba Wilson Braga

Faleceu no início de manhã, Patrícia Navarro Braga, filha do ex-governador da Paraíba, Wilson Leite Braga. Patrícia tinha 43 anos e ficou paraplégica depois de acidente automobilístico em 1985, Minas Gerais.Patrícia faleceu em sua casa no Altiplano.
Em 2007 o casal Wilson Lúcia Braga perdeu seu primeiro filho, Marcelo Navarro Braga, de 42 anos, e. na época era superintendente adjunto do Instituto de Previdência da Capital e diretor-presidente da Rádio Sanhauá. Marcelo faleceu no Hospital Santa Paula, após falência múltipla dos órgãos.
No ano passado, a filha caçulaMariana Vasconcelos Leite Braga, 23 anos sofreu um grave acidente automobilístico em João Pessoa.


Em 11 anos, só 4 políticos foram condenados pelo STF

 Apesar das centenas de ações e inquéritos abertos no STF (Supremo Tribunal Federal) contra autoridades, a Corte registra desde 2000 apenas quatro condenações, todas contra deputados e ex-deputados. As decisões foram tomadas pelo Supremo em 2010, quando a chefia do Ministério Público Federal estava nas mãos de Roberto Gurgel.

 Mas as investigações começaram anos antes e, em um dos casos, a demora levou à prescrição.

 Em maio, o STF condenou o ex-prefeito de Curitiba (PR) Cássio Taniguchi por crime de responsabilidade. No entanto, o tribunal concluiu que a pena não poderia ser cumprida porque ocorreu a prescrição.

 Também em maio do ano passado, o STF condenou o ex-prefeito de Caucaia (CE) José Gerardo de Arruda Filho por crime de responsabilidade. O caso chegou ao Supremo em 2006.

 Em setembro, o Supremo condenou José Fuscaldi Cesílio (GO), mais conhecido como Tatico, por crimes de apropriação indébita previdenciária e sonegação de contribuição previdenciária. Em outubro, foi a vez de Natan Donadon (RO) ser condenado pelo tribunal por crimes de formação de quadrilha e peculato.

 Conforme a Constituição, políticos com mandato só podem ser julgados pelo Supremo, o que muitas vezes motiva a entrada na vida pública de pessoas com pendências na Justiça.

Tornado provoca destruição em cidade do Missouri, nos EUA


 Um tornado atingiu neste domingo (22) a cidade de Joplin, em Missouri, nos Estados Unidos, devastando casas, departamentos comerciais e um hospital. Ainda não informações oficiais sobre o número de mortos e feridos, mas a imprensa norte-americana, citando testemunhas e fontes do hospital, dá conta de ao menos 30 mortos.

 Muitos dos prédios públicos da cidade ficaram gravemente danificados, especialmente dois colégios de ensino fundamental e médio, assim como o hospital regional St. John, que ficou praticamente destruído.

 Testemunhas asseguraram à imprensa que o hospital foi golpeado diretamente, não parcialmente, pelo tornado, e várias de suas alas sofreram incêndios. Segundo as autoridades locais, os estragos provocados pelo tornado podem ser comparados à devastação sofrida pela localidade de Tuscaloosa, no Alabama, no mês passado, onde morreram 30 pessoas.

 Os veículos de emergência trabalham por toda a cidade para ajudar as pessoas presas e recolhem os cidadãos feridos a fim de levá-los para os hospitais mais próximos.

 O jornal local da cidade, que conta com cerca de 50 mil habitantes, "Joplin Globe", narra em seu site o aspecto desolador que o tornado deixou, com as ruas praticamente impraticáveis por causa da queda de árvores e de postes da luz.

 Um caçador de tornados, Steve Polley, disse à "CNN" que a situação de Joplin era irreconhecível, e que tinha acontecido uma "completa devastação".

 O tornado que se abateu sobre Joplin faz parte de uma cadeia de tempestades que atravessou neste domingo (22) alguns estados do meio oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.

 Em Minneapolis, os tornados provocaram o fechamento de estradas e rodovias devido à queda de árvores e fios elétricos, além de ter provocado escapamentos de gás e destruições de casas. As autoridades advertiram que os tornados continuarão nas regiões próximas do meio oeste do país, e recomendaram à população buscar abrigo.

Presidente do Sindicato dos Taxistas de João Pessoa é executado na BR 230


      A polícia procura explicações para elucidar o assassinato do presidente do Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, Edmilson Francisco da Silva, 60 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (23), na Capital. Ele era dono da casa de show ‘O Xamegão’, em Bayeux, na Grande João Pessoa.

 Por volta de 1h15, Edmilson retornada para casa, quando passava em frente do Corpo de Bombeiros foi surpreendido por homens numa moto.

 Os acusados abordaram o carro da vítima e efetuaram um tiro na cabeça do presidente, que morreu na hora.

 Dentro do veículo, os policiais encontraram jóias, dinheiro e uma arma. Nada foi levado do carro. Informações da PRF apontam que a vítima estava com outra pessoa no veículo.

 A polícia trabalha com a hipótese de execução, porque os assassinos não subtraíram nenhum objeto do carro de Edmilson Francisco.

PMDB quer Maranhão na presidência do Banco do Brasil

A presidente Dilma Rousseff prepara uma estratégia para se aproximar dos congressistas. Ela convocou ministros e líderes aliados para uma megarreunião na próxima segunda-feira. No encontro, pretende apresentar os projetos do programa de combate à pobreza, mostrar o que o governo vem fazendo nas mais variadas áreas e, ao mesmo tempo, explicar a demora de algumas nomeações. Além do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, estão na lista as ministras do Bem Estar Social, Tereza Campelo; do Planejamento, Miriam Belchior; da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; da Agricultura, Wagner Rossi, e todos os líderes de partidos aliados e os do governo.

Com o encontro, a presidente espera atender uma reivindicação feita pelos parlamentares no início do governo, que é dar conhecimento prévio aos partidos do que está sendo discutido nos gabinetes. Por isso, apresentará a eles o programa de combate à pobreza antes mesmo do lançamento oficial.

Quanto aos cargos, Dilma tem dito em conversas reservadas que se o governo não fosse de continuidade, as mudanças já teriam ocorrido. Mas, como ela assumiu com aquela estrutura que ajudou a montar no governo Lula, as substituições não são tão simples. No caso do Dnocs, por exemplo, houve expectativa de alteração, mas, para não irritar o PMDB, as alterações não ocorreram

Aos poucos, entretanto, as mudanças começam a ser referendadas. Uma reunião de peemedebistas com a presidente na última segunda-feira, da qual participaram Renan Calheiros e Romero Jucá, fechou, por exemplo, o nome de Orlando Pessuti para o para o Conselho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Pessuti aguardava a indicação desde o início do ano, quando deixou o governo do Paraná. Foi discutido ainda o futuro do ex-governador da Paraíba e ex-senador José Maranhão. Ele era cogitado para a Embratur, mas a cúpula do PMDB quer vê-lo na diretoria de governo do Banco do Brasil, cargo que o partido ocupou no passado, com o ex-senador Maguito Vilela. Hoje, a Vice-Presidência de Governo do Banco do Brasil é ocupada por Ricardo Antonio de Oliveira, que não passou pelo aval dos partidos aliados ao governo.

Chá de cadeira

A demora nas indicações irritou alguns pretendentes. O ex-ministro de Comunicações e ex-senador Hélio Costa, que foi candidato ao governo de Minas Gerais e perdeu para Antonio Anastasia, avisou ao seu partido que vai para a iniciativa privada. A cúpula do PMDB esperou por seis meses para ver se conseguia colocar o ex-ministro num cargo de primeira grandeza, mas houve resistências do PT e, como o cargo não saiu, Hélio foi cuidar da vida.

Dilma vai desatando, aos poucos, os nós. Recentemente, nomeou Geddel Vieira Lima para a Caixa Econômica. Há duas semanas, enviou ao Congresso as indicações para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) sem levar em conta os nomes sugeridos pelo PMDB. Preferiu Florival Carvalho, ligado ao PCdoB de Haroldo Lima; e o professor Helder Queiroz, ligado ao PT, cujo nome foi sugerido por Graça Forster, da Petrobras.

Última fase do mensalão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, relator da ação penal do mensalão, pediu que o Ministério Público Federal (MPF) se manifeste sobre as alegações finais do processo. Essa é a última etapa antes de a ação ser ajustada para o ministro preparar seu voto. A expectativa é de que o Supremo julgue até 2012 os 39 réus acusados de envolvimento com o mensalão, esquema no qual parlamentares supostamente recebiam dinheiro em troca de apoio a projetos do governo no Congresso.



Filho de Salomão Gadelha se filia ao Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores da cidade de Sousa iniciou uma campanha de filiação neste sábado (21). Fundadores e antigos membros da legenda realizaram uma solenidade na Câmara Municipal para dar as boas vindas aos novos integrantes.

Um dos potenciais filiados é o jovem Lafayete Pires Benevides Gadelha, de 20 anos de idade e filho do ex-prefeito de Sousa, Salomão Gadelha. O presidente municipal do PT, Gervário Bernardo chegou a apresentá-lo como provável candidato a prefeito nas próximas eleições.

Lafayete desconversou sobre candidatura. “Só falo em política em 2012”. O novo filiado revelou que escolheu a legenda por ter sido o partido de sua mãe Aline e por ter tido a simpatia do pai Salomão (ambos falecidos). Ele ainda destacou a admiração pelo ex-presidente Lula.

Além de Lafayete, a irmã, Miriam também assinou ficha de filiação a sigla petista. Outras pessoas também aderiram a campanha de filiação a exemplo do comunitarista Marcelo Laurentino e do coordenador da ONG Via Sertaneja, Fernando Perissé.

Ministério da Integração deu aprovação técnica para Nova Camará entrar no PAC 2

 O Governo do Estado conseguiu, junto ao Governo Federal, a aprovação técnica para incluir no montante de obras a serem financiadas pelo PAC 2 na Paraíba, a construção da barragem Nova Camará. No mesmo pacote, estão incluídas as construções de 20 adutoras e uma outra barragem, a de Pitombeiras, ações com as quais o governo estadual pretende resolver o problema da falta d”água nas regiões do Brejo e do Curimataú.

O conjunto das obras vai levar condições adequadas de abastecimento d”água a mais de 200 mil habitantes de 21 cidades.

Segundo o governador Ricardo Coutinho, o Ministério do Planejamento recebeu do Ministério da Integração ofício aprovando tecnicamente a substituição da barragem de Manguape pela de Camará, levando em conta aspectos técnicos que dão ao segundo projeto melhores condições de execução.

Substituição otimiza – O governador explicou que estudos técnicos que foram feitos pelo Governo em Manguape detectaram que questões como nível de salinidade da água e o fato dessa região estar a 308 metros abaixo do nível onde está Camará, tornariam o projeto muito caro.

Seria necessário, pela conformação do terreno de Manguape, a construção de um sistema especial para elevar a água e distribuí-la com as comunidades que hoje necessitam do abastecimento. Camará, por sua vez, está no nível apropriado para atingir mais cidades.

Valor da obra – A reconstrução de Camará está orçada em R$ 29 milhões, as adutoras em R$ 39 milhões e a barragem de Pitombeiras, em Alagoa Grande, em R$ 7 milhões. Os recursos na ordem de R$ 75 milhões serão provenientes do PAC 2, cujos projetos selecionados devem ser divulgados pelo Governo Federal em junho.

Ricardo Coutinho anunciou as obras durante plenária do Orçamento Democrático, na noite deste sábado, em Esperança. Ele disse que o Governo do Estado trabalha no sentido de resolver o problema da água nessa região, um drama que dura mais de 70 anos, e leva em consideração critérios técnicos e jurídicos.