quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vereador de Bayeux diz que todo político é mentiroso e recebe apelido de 'super sincero'

No exercício de seu terceiro mandato, Severino Ramos Soares (PSDB), mais conhecido com Raminho do Calçamento, vereador mais idoso da Câmara de Bayeux, não titubeou em um debate acalorado com uma parlamentar durante sessão realizada ontem, terça-feira (12).

A discussão com a vereadora Célia Domiciano (DEM) sobre as realizações da ex-prefeita Sara Cabral (DEM) e do atual gestor Jota Júnior (PMDB) foi tão intensa que o vereador Raminho do Calçamento, em plena tribuna, disparou: “todo político é mentiroso”. De imediato os colegas reagiram com espanto.

Na galeria, o público considerou o gesto uma prova extrema de sinceridade. “Raminho disse o que todo mundo pensa sobre os políticos”, afirmou um cidadão que acompanhava a sessão.

Com a declaração, o vereador recebeu o apelido de “Super Sincero”. Raminho do Calçamento é conhecido por não ter papas na língua e dizer o que pensa, nos raros momentos que usa a tribuna.


Bolsonaro nega racismo em defesa na Câmara, mas admite homofobia



Deputado entregou defesa de acusações na Câmara e cita até José Dirceu
Agência CâmaraAgência Câmara
Deputado federal Jair Bolsonaro (esq.) apresentou sua defesa à corregedoria da
Câmara nesta quarta-feira
O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) entregou nesta quarta-feira (13) sua defesa contra as acusações de racismo e homofobia que enfrenta na Câmara. Numa peça de 13 páginas, ele alega que entendeu de forma errada a pergunta feita pela cantora Preta Gil durante o programa CQC, da TV Bandeirantes, sobre como reagiria se seu filho namorasse uma mulher negra. No programa, ele respondeu que seus filhos não foram criados num ambiente de promiscuidade. Depois da acusação, disse que pensou que a pergunta era sobre casais gays.
- Eu sou casado com uma afrodescendente. Meu filho, por ser maior de idade, poderia namorar qualquer pessoa, do sexo feminino, e desde que não tivesse o comportamento da senhora Preta Gil, conforme está no blog dela e em CDs, que são coisas que não posso falar em público em nome dos bons costumes.

Em sua defesa, o deputado cita até o desafeto José Dirceu, ex-deputado cassado após o escândalo do mensalão, em 2005. Bolsonaro irá relembrar uma “pegadinha” que um jornal fez com vários deputados no início dos anos 90, recolhendo assinaturas para um projeto que reinstituía a escravidão e tornava o Brasil colônia de Portugal. Dezenas assinaram sem ler.
O deputado preferiu não divulgar o documento, dizendo que iria seguir determinação da Corregedoria de manter o processo em segredo. A partir da entrega, o corregedor, Eduardo da Fonte (PP-PE) terá até 180 dias para se posicionar e enviar, ou não, o caso ao Conselho de Ética, colegiado de deputados com poder para punir o colega com advertências ou até perda de mandato.
Sobre as chances de ser punido, Bolsonaro disse que não fez mal a ninguém e pediu uma entrevista ao vivo no CQC para se explicar.
- Eu não fiz nada contra a Câmara, contra qualquer parlamentar. Foi uma resposta dada a uma pergunta enviesada do CQC, e acho que eles devem uma explicação.
O deputado aproveitou a repercussão do caso para criticar projetos do governo que promovem a discussão da homossexualidade nas escolas, chamando a iniciativa de “kit gay”. Também criticou propostas do Congresso que criminalizam agressões contra homossexuais. Questionado se admitia que fosse homofóbico, Bolsonaro relativizou.
- Se for a defesa da nossa garotada nas escolas ser um ato considerado homofóbico, aí eu sou homofóbico. Se defender a família, os bons costumes e a religião for homofóbico, então podem continuar me chamando de homofóbico.

O JORNALISMO-PIADA QUE MANIPULA

A TV paraibana nunca foi tão ridicularizada. As mortes transmitidas das 12 às 13h, que já eram prato principal dos almoços de muitos paraibanos "vidrados" no correio verdade agora estão do jeito que o jornalismo imprudente sempre sonhou: as pessoas riem da desgraça alheia e a bandidagem ainda vira melô, hit musical...
Pois é, as novas celebridades do jornalismo local não são reconhecidos por seu trabalho sério e competente em informar...não são visto pelo Brasil como repórteres que elevam a Paraíba...são reconhecidos em toda a parte, mas, como o próprio Portal Correio anunciou em 2010, " Agora, toda a Paraíba vai ver e conhecer a força, a alegria e a irreverência de Samuca Duarte e Emerson Machado." É mesmo uma pena que estivessem falando de um programa policial...
Sucesso no you tube, orkut e afins, a "dança do mofi" é unanimidade: agrada tanto aos cidadãos de bens quanto aos bandidos. As crianças, incentivadas até mesmo pelos pais, colocam a camisa na cabeça e com os braços para trás dançam e aumentam a popularidade do jornalismo que todas as tardes ri da falta de consciência de uma população que já acostumada com a impunidade, resolveu aceitar que ela virasse piada.
Tratados como "amigos" (já que são a audiencia), os criminosos até gostam das brincadeiras, afinal de contas, nem é assim tão grave o que eles fazem...
...
Para mim, parecia que já tinham usado e abusado de todas as armas do sensacionalismo, mas mostraram que não: no dia 31 de março o telejornal foi transmitido em pleno Mercado Público de Mangabeira, e é claro, com direito a palco e plateia. A cada notícia de mais uma entrada no Hospital de Emergência e Trauma ou de uma briga em bar que acabava em morte, uma música era tocada pela banda que estava participando do Caravana da Verdade. Lágrimas, perdas e outras tristezas que merecem respeito (seja por quem for), viraram show. Um show desejado e aclamado por muitos telespectadores. Ah, a ideia contraditória e doentia da contratação da banda foi anunciada no prórpio Portal Correio, com as seguintes palavras:" A Banda Identidade Baiana realizará um show para animar ainda mais o evento, das 11h às 14h."
Samuka Duarte, Emerson Machado ( Mô- fi), Marcos Antonio (O Àguia), Josenildo Gonçalves (O Cancão da Madrugada) e toda a equipe de edição do Correio Verdade conseguem, dia após dia, tornar animadas as refeições de paraibanos que não se importam em almoçar frente às cenas de corpos perfurados e poças de sangue humano. Creio que não conseguem, com a mesma eficácia, tornar menos dolorosa a sina de uma mãe que sente a dor de ter um filho que agora é presidiário, de parentes de uma criança que morreu acidentalmente ou de um pai, que vê seu filho destruído pelas drogas, morto e servindo de audiência para um programa de humor chamado Correio Verdade.
Não sou jornalista. Sou nutricionista, mas antes disso, cidadã. Incomodada com o desprezo explícito à vida humana senti a obrigação de pedir a todos os meus contatos que repensem seus valores de respeito e dignidade à vida sempre que pensem em assistir esse e outros programas que indiquem sinais tão fortes de insulto a nós, telespectadores. Insulto a nossa capacidade e direito de exigir jornalismo de qualidade em palavras e atitudes.
Se concorda, repasse o email. Quanto mais as pessoas se conscientizarem dos "pequenos" males que nos envolvem com graça e alguns risos com gosto de sangue, mais chance teremos de exercer e usufruir daquilo que chamamos de cidadania. Merecemos mais respeito.


Atenciosamente,
Elaine Oliveira
Nutricionista e Personal Diet
Contato: (83) 88687950



--
"A MAIOR TRAGÉDIA DO NOSSO TEMPO É A ATROFIA DAS ASAS EM BENEFÍCIO DAS PATAS" Cassiano Rosas

Grupo de trabalho vai escolher com Governo 10 prioridades da PB


                                              
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) revelou ao Parlamentopb ter sido produtiva a reunião mantida na noite de ontem no gabinete do 2º vice-presidente do Senado Federal, senador Wilson Santiago (PMDB), em Brasília. O encontro, que contou até com a presença do deputado federal Manoel Júnior (PMDB), um dos mais ferrenhos adversários do governador Ricardo Coutinho (PSB), discutiu os projetos de maior interesse do Estado e selecionou as propostas de cada um dos parlamentares. Segundo Ruy, foi formado um grupo de trabalho integrado por ele, pelos senadores Wilson Santiago e Vital Filho (PMDB), além dos deputados federais Efraim Filho (DEM) e Wellington Roberto (PR) e ficou agendada outra reunião, desta grupo com representantes do Governo da Paraíba, no dia 26 de abril, às 18 horas, também no Senado.

- A intenção é selecionar, dentre as propostas do Governo do Estado e dos parlamentares, aqueles 10 projetos que são considerados prioritários para o desenvolvimento do Estado. Essa lista será apresentada à presidenta Dilma Rousseff com o aval consensual do Governo e da bancada. Queremos que essas ações escolhidas por todos sejam incluídas no Plano Plurianual do governo federal - explicou Ruy Carneiro.

Segundo Ruy, as prioridades são uma decisão política. Ele citou como exemplo o Porto Seco, que o Governo do Estado quer implantar em Campina Grande, mas que também está sendo disputado pelo município de Salgueiro, em Pernambuco.

O governador Ricardo Coutinho protocolou na terça-feira, 5, no Palácio do Planalto, em Brasília, um pedido de audiência com a Presidente da República, Dilma Rousseff (PT). A solicitação do governador inclui a participação de toda a bancada federal da Paraíba. A data do encontro ainda não foi confirmada.

Onze prefeitos devem deixar seus partidos e se filiarem ao PSD

Outra sigla que também deve ter o desfalque de dois prefeitos é o PTB
debandada1_20110405_155821O efeito debandada causado pelo PSD do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab começa atingir as prefeituras paraibanas. Pelo menos onze gestores municipais já falam em deixar seus partidos de origem e migrar para a nova sigla que na Paraíba será comandada pelo vice-governador Rômulo Gouveia. A maioria deles é do PSDB.
Cinco tucanos já aparecem na lista dos que prometem alçar voo para o PSD, Roberto Florentino, de Santa Cecília; Tom Maroja, de Juripiranga; Adelson Benjamin, de Areial; Arthur Galdino, de Pocinhos; e, Edvard Herculano, de Lagoa Seca.
Quem também deve perder prefeitos é o PHS que já conta com dois gestores na lista dos que devem debandar. Os que devem alçar voo são Paulo Oliveira, de Massaranduba; e, Alcione Beltrão, de Alagoinha.
Outra sigla que também deve ter o desfalque de dois prefeitos é o PTB. Quem promete migrar para o PSD são os gestores Beto Medeiros, de São João do Cariri; e, Dr. Lonza, de Santo André.
Além deles, devem deixar suas legendas e migrar para o PSD Manoel Andrade (PR), de Barra de Santana; e, Marcus Odilon (PMDB), de Santa Rita. Este último já confirmou sua filiação no novo partido.

Três prefeitos da Paraíba escapam de ter seus mandatos cassados no Tribunal Regional Eleitoral

Os juízes entenderam que não existiam provas suficientes contra os gestores e indeferiram os pedidos de cassação dos mandatos
TRE-PB_20100310_174029O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) manteve nos cargos, durante sessão desta terça-feira (12), os prefeitos dos municípios de Fagundes, Gilberto Muniz Dantas; de Pitimbú, José Rômulo Carneiro e de Gurjão, José Martinho Cândido. Os juízes entenderam que não existiam provas suficientes contra os gestores e indeferiram os pedidos de cassação dos mandatos.
No primeiro caso, o prefeito de Fagundes estava sendo acusado pela Coligação “Muda Fagundes” de ter supostamente ajudado a sua mulher a assumir uma vaga na Câmara Municipal depois de renúncia de um dos vereadores. O relator do processo, o juiz João Ricardo Coelho, entendeu que as provas que constavam nos autos não eram suficientes para cassar o mandato do prefeito. O voto do relator foi acompanhando pelo restante da Corte.
No caso de Pitimbú, o prefeito estava sendo acusado de captação ilícita de sufrágio e uso de bens públicos na época da eleição. Assim como no caso de Fagundes, o relator João Ricardo Coelho também entendeu que não existiam provas substanciais para que fosse cassado o mandato do gestor municipal. Todos os juízes acompanharam o voto do relator pela manutenção do mandato.
Já o caso de Gurjão, o prefeito chegou a ser cassado em primeiro grau, mas conseguiu uma liminar do TER para permanecer no cargo até o final do julgamento pela Corte. Nesta terça, o prefeito conseguiu manter a liminar e se segurar no cargo por mais um tempo.

Ministra do Supremo diz que Lei Maria da Penha mudou o direito brasileiro

Carmen Lúcia participou de audiência no Senado sobre possíveis alterações na lei
A Lei Maria da Penha, que estabelece penas mais duras para os casos de agressão a mulheres, quebrou paradigmas e mudou o direito brasileiro, afirmou nesta terça-feira (12) a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia.
A ministra participou de audiência pública no Senado para debater possíveis alterações na lei. Para a ministra, a legislação representa um avanço no que se refere aos direitos humanos, em especial, na proteção dos direitos das mulheres.
Cármen Lúcia disse que a lei mudou completamente a forma como o Estado brasileiro e a Justiça interpretam o espaço público e privado. Segundo a ministra, a partir da Lei Maria da Penha, o quarto de um casal, por exemplo, deixou de ser um espaço privado para se tornar público, quando houver violência contra a mulher.
- Havia um ditado que dizia que, em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher, mas mete, sim, se a colher for pesada e violenta. [...] Essa lei vai muito além e pôs outro paradigma que nem nós, juízes, fomos capazes de entender. O que era espaço privado não é mais como antigamente.

De acordo com Cármen Lúcia, a lei também transformou direitos declarados, como os direitos humanos.
- A lei mudou muito mais do que o Congresso é capaz de supor. Ela mudou o direito brasileiro.
Para Cármen Lúcia, a lei está conseguindo derrubar

Após declaração de Chico César, secretário de Campina diz que atitude é sensata

Secretário de Estado garantiu apoio a eventos juninos

Secretário de Campina Grande Gilson Lira
O Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande, Gilson Lira, disse que vê “com bons olhos” a declaração do Secretário Estadual de Cultura, Chico César, de que o Governo do Estado, como fez a gestão passada, vai apoiar este ano o Maior São João do Mundo. Para Gilson, a iniciativa é “um primeiro passo para ver que há sensibilidade do governo em receber o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, para a audiência que tratará, dentre outros assuntos, do apoio ao Maior São João do Mundo”.

Gilson afirmou que tomou conhecimento da declaração do Secretário Chico César, “mostrando que no governo há sensibilidade” em alguns setores. Ele disse que “a disposição do Secretário em afirmar que o Governo do Estado vai apoiar eventos como o que Campina Grande realiza, o Maior São João do Mundo, demonstra uma atitude sensata”, afirmou Gilson Lira.

Segundo Gilson Lira, o São João de Campina Grande é caracterizado por ser o maior do mundo, com 31 dias de realização, uma mega estrutura - que abrange o Parque do Povo, centro e bairros de Campina Grande - além dos sítios e distritos de Galante e São José da Mata, com uma programação para todos os gostos.

Ele lembrou que o São João de Campina é rico em atrações e citou a presença de nomes como Flávio José, Amazan, Elba Ramalho, Alcimar Monteiro, Tom Oliveira, Zé Ramalho, Santana, Dominguinhos, Zé Calixto, Luisinho Calixto, Coroné Grilo, João Gonçalves, Clã Brasil, Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Os 3 do Nordeste, Waldonys, Antônio Barros e Céceu, Pinto do Acordeon, “além de mais de 150 trios de forró pé-de-serra e os mais diversos grupos de tradição folclórica, quadrilhas juninas, poetas declamadores, repentistas, violeiros, cordelistas e toda a riqueza cultural de nossa região”.

Mesmo apoio - Gilson disse esperar que o atual governo tenha a mesma sensibilidade do anterior, repetindo a atenção que foi dada pelo Governo do Estado em 2010, quando o então governador José Maranhão determinou total apoio ao evento mais popular do país, segundo a Embratur, como também um patrocínio superior a R$ 1 milhão de reais.

O Secretário finalizou dizendo tem preocupado Campina Grande o fato de “a menos de 45 dias do evento, a audiência solicitada pelo prefeito para discutir os assuntos de interesse da cidade, a exemplo do Maior São João do Mundo, ainda ter sido agendada”.

Ele disse que a PMCG tem buscado as parcerias da iniciativa privada e do Governo Federal, via Ministério do Turismo, através da atuação do Senador Vital do Rego, faltando saber do apoio do Governo do Estado. “A estrutura já está sendo montada e até agora a audiência não foi, sequer, agendada, mesmo tendo sido solicitada há quase dois meses e considerando a necessidade de a Prefeitura ter conhecimento do apoio estatal ao evento com antecedência”.

CRISE

Vereador diz que foi usado por deputado e que PMDB está desorientado na PB

Parlamentar reclama de falta de atenção e compara o PMDB ao Titanic. “Está afundando”

Mangueira (PMDB), vereador de João pessoa disse nesta terça-feira (12) que o seu partido está “desorientado” e sem comando. Ele voltou a criticar a direção do PMDB, acusando dirigente de só está preocupado com interesses particulares. O parlamentar reclama da falta de atenção que os vereadores da Capital, ele e Fernando Milanês (PMDB), estão recebendo dos dirigentes partidários. “O PMDB continua batendo cabeça, não valoriza quem tem mandato”.

Para o vereador, as derrotas eleitorais sofridas pelo partido é fruto da desorganização. “O PMDB tem passado por grandes derrotas na Paraíba, porque só deixa as coisa para última hora. Só fecha as portas depois que foi roubado”, disse o parlamentar que não poupou criticas ao seu partido. “O PMDB está parado”.

Sobre o seu relacionamento com o atual presidente municipal do partido, deputado federal Benjamim Maranhão (PMDB), ele disse que entendimentos políticos não passaram das eleições, quando apoiou a candidatura do deputado e afirmou que foi “usado” por ser inexperiente e está em seu primeiro mandato. “Na próxima eu sei quem presta e quem não presta”, disparou.

“Não rompi com o deputado, mas eu acho que ele nunca foi meu amigo. Ele só tinha interesse próprio. Depois que foi eleito deputado só lembrou-se dos bois dele”, disparou Mangueira contra Benjamim.

Mangueira afirmou que não recebeu reciprocidade do apoio que deu aos seus companheiros de partido no pleito de 2010. Como saldo do apoio aos peemedebistas, ele disse que acumula um rompimento com o grupo socialista, que lhe rendeu a perda de cargos na administração municipal e estadual.

Carente de cargos, o parlamentar reclama de Benjamim e da deputada Olenka Maranhão (PMDB), que também recebeu apoio do vereador nas eleições. “Eles não tiveram consideração e afetividade com o vereador. Meu desgosto é esse”.

“Tenho que procurar outras pessoas, que saibam ser amigos de primeira hora e não só em momentos das vacas gordas”, complementou o desgostoso com as alianças políticas.

Para finalizar, Mangueira comparou o PMDB a um barco que está afundando e revelou que se não ver como a situação pode ser revertida deve abandonar o navio. “Tenho que fazer tudo para que esse titanic não afunde , se continuar do jeito que vai, eu não vou afundar”, revelou o parlamentar ao dizer que recebeu convites de outras legendas, onde pode está contemplando um bote de salvação.