segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Para ofender Lula e as esquerdas, Ferreira Gullar recorre à mediocridade plena


Juremir Machado da Silva, Correio do Povo

Nada mais conservador do que um ex-comunista. É a síndrome do ex-fumante ou do ex-drogado, o cara que cria uma fundação para pregar a moral que não viveu


O triste fim de um poeta
Ano-Novo, vida velha. Ferreira Gullar foi um baita poeta. O seu "Poema Sujo" é arte das grandes. Foi artista engajado, mas a sua poesia conseguia ir muito além dos clichês bem-intencionados dos revolucionários. Hoje, certamente para ganhar a vida ou sentir-se vivo, escreve "crônicas" na Folha de S.Paulo. O seu primeiro texto de 2012 mostra o grande poeta transformado num cronista de meia pataca destilando lugares-comuns conservadores para felicidade de leitores conformistas que se acham cult ou muito críticos. Um mingau azedo polvilhado de certezas sem amparo dos fatos. Por exemplo: "A América Latina vive hoje, por determinadas razões, a experiência do neopopulismo, que tem como principal protagonista o venezuelano Hugo Chávez. É um regime que se vale da desigualdade social para, com medidas assistencialistas, impor-se diante do povo como seu salvador. Lula seguiu o mesmo caminho, mas, como o Brasil é diferente, não conseguiu o terceiro mandato. A solução foi eleger Dilma para um mandato tampão". Como prova? Apenas o seu ranço.

Racismo no restaurante Nono Paollo abre feridas e deixa profundas lições


Por Sueli Carneiro (foto abaixo), Geledes

O menino negro era o único "ponto escuro" entre os clientes do restaurante e para esse "ponto escuro" há lugares socialmente predeterminados dos quais restaurantes de áreas consideradas "nobres" da cidade de São Paulo estão excluídos


Há coisas essenciais sobre o racismo no episódio ocorrido no restaurante Nonno Paolo com um menino negro.

Eu não estava lá, mas pela reação de indignação da mãe da criança e seus amigos é lícito supor que a criança em questão, seja amada e bem cuidada, portanto, não estava suja e maltrapilha como costumam estar as crianças de rua que encontramos cotidianamente na cidade de São Paulo.

Então, a "confusão" de quem a tomou, em princípio, por mais uma criança pedinte se deveu ao único traço com o qual a define a mentalidade racista: a sua negritude. Presumivelmente, o menino negro era o único "ponto escuro" entre os clientes do restaurante e para esse "ponto escuro" há lugares socialmente predeterminados dos quais restaurantes de áreas consideradas "nobres" da cidade de São Paulo estão excluídos.

Criança indígena de oito anos é queimada viva por madeireiros no Maranhão


Os madeireiros que cobiçam o território dos awa-guajá em Arame não cessam um dia de ameaçar, intimidar e agredir os índios. A situação é a mesma em qualquer lugar onde há um povo indígena lutando pela demarcação da sua área


Uma criança de oito anos foi queimada viva por madeireiros em Arame, cidade da região central do Maranhão.

Enquanto a criança – da etnia awa-guajá  – agonizava, os carrascos se divertiam com a cena.

O caso não vai ganhar capa da Veja ou da Folha de São Paulo. Não vai aparecer no Jornal Nacional e não vai merecer um “isso é uma vergonha” do Boris Casoy.

Também não vai virar TT no Twitter ou viral no Facebook.

Presidente do PT nega atrito com PSB por crise na Integração


O presidente do PT, Rui Falcão, divulgou uma nota nesta sexta-feira, 6, na qual diz que as dúvidas referentes à liberação de verbas do programa de prevenção de desastres do Ministério da Integração Nacional foram esclarecidas pelo titular da pasta, Fernando Bezerra.
Na nota, Falcão afirma que as relações do partido com o PSB, sigla a qual pertence o ministro, são 'as melhores possíveis'. O petista ainda destaca que o episódio envolvendo o ministro da Integração 'está encerrado' e diz que as relações entre PT e PSB não foram abaladas 'nem um pouco'.
O Estado revelou que, em obras iniciadas em 2011, Pernambuco concentrou 90% dos gastos da pasta destinados a prevenção e preparação de desastres naturais, segundo levantamento feito pela organização não-governamental Contas Abertas com base em dados do Tesouro Nacional.