sexta-feira, 3 de junho de 2011

Médicos assinam contrato e retornam ao trabalho ainda hojeGoverno do Estado decidiu pagar R$ 1 mil por plantão


O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, assinou na tarde desta sexta-feira (3) contrato com os 23 médicos prestadores de serviço do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Depois de intensas negociações, o Governo do Estado decidiu pagar R$ 1 mil por plantão e com isso os médicos prestadores de serviço voltam ao trabalho já a partir das 19h desta sexta-feira.

Waldson de Souza explicou que com a volta dos médicos prestadores de serviço o atendimento no Trauma será restabelecido e a população não será penalizada. “No fim valeu o bom sendo de ambas as partes e o atendimento a população não correrá mais nenhum risco”, comemorou o secretário. De acordo com o secretário, cada plantão do Trauma conta com 30 a 40 médicos de várias especialidades.

Com relação aos 15 médicos efetivos, Waldson Souza disse que já tomou conhecimento da reivindicação deles e que a situação será negociada.

Declaração do líder do PT sobre a oposição acirra ânimos no Senado


Para o vice-líder do PSDB, derrubada de MPs é prova de que o governo "não pode tudo"
A declaração do líder do PT, senador Humberto Costa (PE), de que a base do governo adotará postura mais dura com a oposição acirrou os ânimos no Senado. A origem da discórdia foi a derrubada de duas MPs (medidas provisórias) para a área da saúde, ocorrida na sessão de quarta-feira (1º), em razão do prolongamento dos debates para além de meia-noite.
Para a oposição, o resultado da votação é prova de que o governo "não pode tudo". Para Humberto Costa, o governo foi traído pela oposição.
- Se é paz, é paz. Mas, se querem guerra, terão guerra.
Humberto Costa também repetiu que o PT não firmou acordo para viabilizar a aprovação da PEC 11/11, de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), que muda a forma de tramitação das MPs. A proposta foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) na forma de substitutivo do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e agora aguarda prazos regimentais para ser votada em Plenário.
- Depois de tudo o que vivenciou nesta semana, o PT vai rever suas posições no Senado.
Para Costa, a expectativa do partido é de que a PEC 11/11 permita que as MPs continuem cumprindo seu papel, possibilitando, ao mesmo tempo, que o Congresso Nacional tenha o tempo necessário para analisá-las adequadamente.
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), vice-líder do seu partido, disse que as declarações do líder do PT mostram "que ele não está acostumado com o processo democrático". Para o senador tucano, "a base do governo e, em especial, o PT, teima em não deixar cumprir o que foi acordado".
Segundo Flexa Ribeiro, as declarações de Humberto Costa mostram uma posição de intolerância política do PT, em função da predominância quantitativa da base do governo.
- Estão achando que podem tudo. Podem muito, mas não podem tudo.
Flexa Ribeiro afirmou que a forma de tramitação das MPs tornou-se insustentável. De acordo com ele, até parte da base do governo concorda com a alteração do rito. O senador espera que haja uma reunião de líderes para que se reinicie a discussão e a oposição possa apresentar sua posição e, dentro do previsto no Regimento Interno do Senado, fazer as votações de forma transparente.
O parlamentar também criticou o encaminhamento dado à votação das MPs na quarta-feira, quando, segundo ele, os senadores "sequer podiam ouvir" o texto do requerimento que estavam votando.
A líder do PSOL, senadora Marinor Brito (PA), afirmou que a oposição, ao tentar evitar a aprovação das MPs, procurou "dar qualidade à discussão", para que o debate não ocorresse "no afogadilho". Ela disse que seu partido vai insistir em mudanças nas regras de tramitação e que pode apresentar outro substitutivo à PEC 11/11 durante seu exame em plenário.
'Significado pedagógico'
O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que a disputa entre governo e oposição, travada na quarta-feira (1º), tem de ser vista com um "significado pedagógico", para que os senadores possam chegar a um acordo para mudanças nas regras de tramitação das MPs.
Romero Jucá disse que vão continuar as conversas e negociações entre governistas e oposicionistas para que o Senado aprove um texto que possa ser aceito pela Câmara. O líder do governo também frisou que o presidente José Sarney terá papel importante na negociação das alterações com o presidente da Câmara, Marco Maia.

Para o líder do PDT, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), as declarações de Humberto Costa refletem uma briga partidária com o PSDB. Ele esclareceu que, embora seu partido faça parte do governo e tenha compromisso com a governabilidade, não é subserviente e somente votará a favor do que for constitucional e do interesse do Brasil.
De acordo com Acir Gurgacz, o Senado tem uma importância muito maior que o tempo dado atualmente para aprovar uma medida provisória, "sempre em toque de caixa". Ele lembrou que o projeto original apresentado por José Sarney teve sua votação acertada em reunião que contou com a participação de todos os líderes partidários.

Pastor inova e cria o dízimo no débito automático

Igreja firmou parceria com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco.  Não é por falta de criatividade que as igrejas deixarão de arrecadar dinheiro dos seus fiéis. Maior exemplo de inovação é o missionário R.R.Soares, líder da Igreja Internacional da Graça, que acaba de lançar uma nova modalidade de coleta de dízimo, por meio de débito automático em conta-corrente.

Segundo Soares divulgou em seu programa na Band, o membro da igreja poderá fazer suas doações mensalmente de forma mais prática. Para isso o fiel deve preencher um cadastro nos sites da igreja e passar seus dados bancários.

É o doador, afirma Soares, quem decide quanto quer doar. Quem se cadastrar, diz ele, ganha "um brinde de Jesus", sem dizer o que é.

O missionário garante ainda que, se por acaso o doador não tiver saldo num determinado mês para dar o dízimo automático, ele não será debitado e "o fiel não será incluído no SPC ou no Serasa". A doação mensal voltará a ser debitada no mês seguinte, sem acumular a que não foi paga.

Para criar o "dízimo em conta corrente", a Igreja Internacional da Graça firmou parceria com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco.

"Heaven Card"

Além do dízimo automático, o pastor R.R.Soares também lançou o cartão de crédito da Igreja Internacional da Graça de Deus. Entre outras vantagens, o cartão permite pagar as compras "em até 40 dias, financiar no crédito rotativo e fazer saques de emergência no Brasil e exterior".

Segundo a igreja, o cartão "é mais uma forma de você contribuir com as ações e obras sociais da igreja". Além da Internacional da Graça, a Universal e a Mundial também aceitam o pagamento de dízimos e doações por meio de cartão de crédito e débito. As operações são legais.
Uma das mansões do Edir Macedo, cunhado de RR Soares
Romildo Ribeiro Soares, 64, é cunhado de Edir Macedo (casado com a irmã de Macedo, Maria Magdalena) e co-fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Deixou o parente por suposta divergência no final dos anos 70 e criou sua própria igreja em 1980.

Sua igreja tem negócios com várias emissoras, de quem compra horários, e também é proprietária de uma operadora de TV paga, cujos pacotes não oferecem nenhum canal que exiba cenas de violência, erotismo ou tenha linguajar chulo.

Serra Branca: Vereador Galeguinho faz duras críticas ao prefeito


Em entrevista concedida ao Jornal da Comunidade, da Rádio Solidariedade FM, o vereador petista Josenildo Gonçalves (Prof. Galeguinho) lamentou a falta de perspectiva do município, considerando a má administração municipal, que em sua opinião o prefeito governa de forma improvisada, sem compromisso social, e que a falta planejamento verificada até agora, terceiro ano de mandato, só ratifica um projeto meramente eleitoreiro.

Confira a síntese da entrevista:

PLANEJAMENTO

- As associações já se planejam, fazem projetos. A Associação das Duas Serras por exemplo, trabalha com vários projetos. Enquanto caminha com um, outro já está por acontecer e dessa forma observa-se o grau de organização que aquela comunidade adquiriu, onde desenvolve projetos que garantem trabalho e renda para as famílias. Não só trabalho e renda, mas dignidade. Lamentavelmente o município (administração) não segue o mesmo exemplo, sequer consegue se inscrever nos editais do governo federal para captar recursos. E dinheiro tem, e muito, para todas as áreas existem recursos disponíveis, basta querer trabalhar.

Fica a questão: Se as associações conseguem, porque é que a prefeitura não? Vamos continuar neste marasmo até quando?

Não se vai a Brasília com uma mala pra buscar dinheiro. Tem que ter equipe competente, fazer bons projetos e assim se planeja e projeta o município para o desenvolvimento.

FALTA DE AÇÃO

 - A gente não pode se contentar com pouco, ou com nada. Visitando a zona rural do município, somos cobrados pela falta de corte de terra, pela falta de manutenção das estradas. Quando cobramos ação dos administradores somos tachados de querer atrapalhar o governo.

Estão pegando o patrimônio público e doando, lavando as mãos, deixando de possibilitar ao município a contrapartida de conjunto habitacional para simplesmente doar os terrenos e dizer: “te vira, pra construir”.

Não e por aí, temos que ter responsabilidade, e pensar pra frente. Se Lula disponibiizou 1 milhão de casas populares e agora projeta-se 2 milhões, por que Serra Branca não faz o seu planejamento e acaba com seu déficit habitacional. Não precisamos de muito para isso. Em torno de 150 unidades resolveria a problema. Mas pra isso tem que ter coragem para trabalhar.

CRÉDITO ESPECIAL

- Será apresentado na próxima sessão, nesta sexta-feira, dia 03, um projeto do executivo que prever o remanejamento de recursos do orçamento para aquisição de uma retroescavadeira.

O governo federal abriu edital, no início no ano, para que os municípios pudesse adquirir a custo zero, e Serra Branca sequer se inscreveu, porquê?

Agora se tira 200 mil reais do orçamento, dinheiro que serviria para o corte de terra, para calçamentos, para saneamento das águas servidas que as pessoas das Malvinas sempre cobram, enfim para tantos outros benefícios que a população necessita. Não é que uma retroescavadeira seja desnecessária para o município, mas poderíamos tê-la à custo zero, e melhor, sem prejuízo de outros investimentos.

É isso que a população precisa entender: não sou, a bancada de nosso partido não é contrária a aquisição de uma “retro”, mas não podemos deixar de discutir e principalmente informar aos serra-branquenses que por falta de compromisso com a coisa pública, de manter o município preparado para receber benefícios de outros entes governamentais, ela (a população) é quem sofre as consequências.

E como se preparar pra isso, para receber recursos do governo federal? Mantendo o município adimplente; contratando pessoas com capacidade técnica para elaborar projetos e não fazendo da prefeitura cabide de emprego para cumprir promessas eleitoreiras.

Projeto obriga presídios a comprar alimentos de agricultura familiar


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 669/11, que obriga os presídios a utilizar 40% dos recursos destinados à alimentação na compra de produtos de agricultura familiar. A compra, pelo texto, poderá ser feita diretamente de empreendedor familiar rural ou de suas organizações e cooperativas.

“A medida pode promover qualidade de vida, melhores oportunidades e geração de emprego e renda no campo”, sustenta o autor da proposta, deputado Weliton Prado (PT-MG).

O parlamentar acrescenta que a aquisição desses produtos pelas unidades prisionais representaria um aumento imediato de produção, o que beneficiaria principalmente os agricultores das regiões de baixa renda per capita.

Diretora pleiteará reposição financeira dos professores e manutenção de expediente


A diretora da 3ª Regional de Ensino do Estado da Paraíba, professora Joselma Ferreira, comentou a situação dos professores da rede pública agora que foi decretada a ilegalidade da greve e consequentemente o fim do movimento.
Em entrevista concedida à Rádio Campina FM, ela disse esperar encontrar uma solução para o corte do ponto como também a reposição financeira dos docentes.
- Acredito que chegaremos a um entendimento quanto a questão do corte do ponto. Já estamos providenciando, através de medidas imediatas, a reposição financeira para os que tiveram o ponto cortado - revelou.
Joselma Ferreira disse também que as pessoas que se sentirem prejudicadas com os erros cometidos com o corte do ponto devem procurar a 3ª Regional de Ensino para a tomada das devidas providências.
- Para que isso aconteça, é necessário, os professores que não foram grevistas, levar consigo o registro das aulas. No caso dos grevistas tentaremos um entendimento para que o ponto não seja cortado - explicou.
A diretora da 3ª Regional de Ensino disse ainda estar com o calendário de reposição de aulas pronto para a apreciação da Secretaria de Educação.