quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A quem serve a “faxina” no governo Dilma?


Por Altamiro Borges

A corrupção é uma praga que prejudica principalmente o trabalhador – que paga impostos e que mais necessita que este dinheiro seja revertido em escolas, hospitais, transporte, etc. Qualquer desvio dos recursos públicos deve ser apurado com rigor e os corruptos e corruptores devem ser punidos. Não dá para tergiversar diante da corrupção. Nenhum fim justifica esse meio ilícito. Ponto!

Feita esta declaração de princípio, é preciso ficar atento diante da cobertura da mídia sobre este tema. A fase do romantismo na imprensa já passou. Hoje, meia dúzia de famílias controla a mídia no Brasil e utiliza esse poder para defender os seus interesses. As investigações jornalísticas sérias, isentas, devem ser valorizadas. Já as manobras sorrateiras dos barões da mídia precisam ser desmascaradas.

A “escandalização da política”

Só os ingênuos acreditam na imparcialidade das familias Marinho, Civita, Frias e outras que controlam a imprensa. Elas sempre usaram a “escandalização da política” com objetivos escusos. Contra as leis trabalhistas e o nacionalismo de Getúlio Vargas, elas inventaram o “mar de lama”. O mesmo moralismo serviu para envolver a classe média na preparação do golpe militar de 1964.

Contra o presidente-operário Lula, a mídia golpista escancarou todo o seu ódio de classe. Editoriais pregaram o seu impeachment. Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e executiva do Grupo Folha, justificou a partidarização alegando que a oposição estava muito fraca. O golpismo só não vingou porque Lula foi às ruas e a mídia ficou com medo do confronto.

Fim traumático do “namorico”

Agora, a mídia demotucana volta à carga. Após um breve “namorico” com a presidenta Dilma, que visou enquadrá-la para impor as teses neoliberais derrotadas nas urnas, ela partiu com brutal ferocidade contra o governo. Desde o estouro do escândalo do súbito enriquecimento de Antonio Palocci, em 15 de maio, o noticiário é só desgraceira. Parece que o Brasil afunda na corrupção.

Nestes três meses de denuncismo, três ministros já caíram por distintas razões (Palocci, da Casa Civil; Nelson Jobim, da Defesa, e Alfredo Nascimento, dos Transportes) e outros dois estão na berlinda (Wagner Rossi, da Agricultura, e Pedro Novais, do Turismo) – um recorde em tão curta gestão. A badalada “faxina” da presidenta já varreu vários membros do alto escalão do seu ministério.

Os três objetivos da mídia

Dilma Rousseff não pode vacilar diante da corrupção e ela tem sido dura no trato do tema – bem diferente de FHC. Se houvesse “faxina” quando da denúncia da compra de votos para a sua reeleição ou das falcatruas na venda das estatais, não teria sobrado ninguém no seu governo. Na época, a mídia não fez tanto alarde, até porque defendia a continuidade de FHC e as privatizações.

O falso moralismo udenista, tão seletivo e matreiro, sempre serviu a objetivos escusos. Na prática, a mídia demotucana retomou a onda denuncista com três objetivos básicos: o primeiro é desgastar a imagem da presidenta – o que já respinga nas pesquisas; o segundo é colocar o governo na defensiva, pautando a sua agenda; e o terceiro é implodir a sua base de apoio no parlamento.

O governo sob fortes riscos

Este terceiro intento é o mais forte no momento – e também o mais perigoso. Folha, Estadão e O Globo publicam editoriais quase diários aconselhando Dilma a acelerar a “faxina” (termo com viés machista), varrendo os partidos da sua base de apoio. Depois do rompimento do PR, a mídia estimula agora o confronto com o PMDB, a segunda maior força de sustentação do atual governo.

Os barões da mídia são raposas velhas. Eles sabem que se houver uma conflagração na base aliada, Dilma Rousseff terá enormes dificuldades para governar. Poderá até sucumbir antes do fim do seu mandato. No atual sistema político brasileiro, não há como prescindir do apoio parlamentar. A armadilha da “faxina”, que seduz os mais ingênuos, visa implodir o atual governo.

Desafios urgentes

Alguns dos partidos “tratados como lixo” pela mídia também fazem parte da base de sustentação de governos estaduais tucanos. Neste caso, eles não são incomodados. Não há denúncias de corrupção contra os governos da direita. Até os demos viraram santos. Inúmeros pedidos de CPIs morrem nos corredores das Assembléias Legislativas hegemonizadas pelo PSDB e a mídia não faz qualquer alarde.

A equação é difícil. A presidenta Dilma não pode vacilar diante da corrupção, mas também não pode ser pautada pela mídia que deseja implodir a sua base de sustentação. Um critério básico é respeitar a Constituição, que garante a “presunção da inocência” – a mídia, de forma leviana e criminosa, pratica a “presunção da culpa”. Apurar com rigor, mas com justiça, e retomar a ofensiva política, saindo da armadilha do “faxina” – eis os grandes desafios políticos do governo. Não é fácil, mas é urgente!
Postado por Miro às 14:33

Sandy volta a dar declaração polêmica a Playboy


Cantora fala o que acha sobre infidelidade masculina 
Esqueçam a possibilidade do prazer anal. A frase estampada na capa da revista Playboy deste mês que serve como chamada para entrevista com a cantora Sandy é bem menos forte do que uma das três declarações colocadas em destaque na primeira página do texto. Se entre quatro paredes vale tudo para irmã de Júnior, o mesmo também parece valer na hora de perdoar os deslizes masculinos. Sim, em letras bem impressas, ela afirma que homem não nasceu para ficar com uma mulher só.

Mais ainda, reduz a missão feminina à maternidade, algo até contraditório para quem tem uma agenda de trabalho lotada desde os seis anos de idade e que não há a mínima perspectiva de uma redução. A lista das opiniões a respeito de intimidades que poderiam criar polêmica para por aí, embora ela também tenha respondido sobre striptease, pileques, masturbação, casamento e suposta homossexualidade do irmão. O que não se consegue arracar, nem à fórceps, é o histórico dia em que perdeu a virgindade.

A polêmica originou-se quando perguntada se ela perdoaria uma traição do marido. Ela vai, volta e não consegue dar uma resposta definitiva. "Eu acho que às vezes dá para perdoar, mas pode ficar uma cicatriz tão grande que não sei se dá para passar por cima disso'.

Insatisfeito, o repórter insiste e a cantora chega à conclusão. Acredita que uma pulada de cerca do homem seria apenas uma fragilidade em se deixar levar pela emoção sem que isso signifique falta de amor ou que o mesmo tenha chegado ao fim. "Se você pensar no lado animal, instintivo, ele não nasceu para ficar com uma mulher só. Homem gosta de sexo, gosta de variedade, gosta de experimentar".

Indagada a explicar essa ânsia pela variedade do sexo forte, Sandy vai buscar argumentos nos primórdios das formações das famílias. O homem no papel de provedor. A mulher cuidando da casa. E uma dita "obrigação" de fidelidade seria fruto apenas de convenções ocidentais.

"O instinto do homem é o de perpetuar a espécie. Então, fez filho com uma, vai e faz filho com outra. Macaco é assim, cachorro é assim (...) Todos os animais são assim. (...) e na cultura ocidental resolveu-se que o homem tem que ser fiel. (...) Mas, racionalmente, entendo a vontade que alguns têm de trair." 

NE10

Lobão diz que modicidade tarifária vai garantir energia mais barata


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (17) que mesmo se o governo decidir renovar as concessões do setor elétrico, que vencem a partir de 2015, haverá regras que obriguem as atuais concessionárias a oferecer energia mais barata para os consumidores. Lobão esteve reunido com senadores da Comissão de Infraestrutura do Senado e prometeu comparecer ao Congresso Nacional para debater o assunto na próxima quinta-feira (25).

Segundo o ministro, a decisão da presidenta Dilma Rousseff sobre a renovação das concessões deve ser divulgada dentro de um ou dois meses. “Nós defendemos o princípio da modicidade tarifária, e ele será atendido de um modo ou de outro, na mesma dimensão. A lei vai estabelecer as regras para a prorrogação das concessões e a modicidade tarifária é o princípio básico”.

A partir de 2015 começam a vencer as concessões de diversas usinas hidrelétricas, termelétricas, linhas de transmissão e distribuidoras de energia. O governo pode alterar a legislação atual e renovar as concessões ou fazer novos leilões, como prevê a Lei 9.074, de 1995, que determina que, depois do término da concessão, os empreendimentos são devolvidos para a União.

Para o ministro, não há urgência para debater a renovação das concessões, já que existe uma legislação que trata do assunto. “Essas concessões vão começar a vencer no próximo governo e nós estamos no início deste governo, portanto não há tanta pressa assim. Tem uma lei regulando a matéria, se não fizermos nada, já tem uma disposição legal”.

A reunião da próxima semana vai tratar também da distribuição dos royalties do petróleo da camada pré-sal. O encontro será promovido pelas comissões de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos do Senado.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, 114 usinas hidrelétricas terão suas licenças expiradas a partir de 2015, sendo que 67 só no primeiro ano. Os empreendimentos somam 30,7 mil megawatts de potência. Além das hidrelétricas, oito usinas térmicas terão suas concessões vencidas a partir de 2015, somando mais de 2 mil megawatts de potência.

Das 63 concessionárias de distribuição de energia elétrica do país, 41 terão suas licenças vencendo entre 2015 e 2016. Nove concessões de serviço público de transmissão de energia, que somam cerca de 70 mil quilômetros, vencem em 2015 e não podem mais ser prorrogadas.

Agra manda indireta ‘seca’ para Cássio sobre manutenção de pacto em 2012


Ao ser questionado sobre continuidade da aliança com tucano, prefeito mandou ‘recado’  Luciano Agra
O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB) mandou um recado, disfarçado de cobrança, para o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). 

Questionado se ele acredita que o tucano vai manter a aliança firma com grupo até as eleições de 2012, o chefe do executivo municipal lançou a indireta: "Espero que Cássio corresponda à votação que nosso grupo político deu a ele durante as eleições para o Senado, em 2010, na capital paraibana".

O alerta do prefeito se deve ao fato que, caso se confirme a entrada do senador Cícero Lucena (PSDB) na disputa pela Prefeituira de JoãoPessoa (da qual concorre À reeleição) Cássio decide "esquecer o passado" e abraçar a campanha do correligionário. 

Agra deixou claro que vai cobrar contrapartida do tucano nas eleições 2012.


MaisPB

Ricardo Berzoini realiza palestra em encontro do PT


Evento irá debater a Reforma Política e Estatutária do partido

Mudanças no estatuto do PT e a Reforma Política serão debatidos pela legenda, em João Pessoa, nesta quinta-feira, 18, às 19h, com a presença do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP). No evento será lançada na Paraíba a campanha “Um novo Brasil, uma nova política – O país mudou, você mudou, a política também precisa mudar”.
Ricardo Berzoini, que também é membro da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados e presidente da Comissão Estatuinte do PT, foi convidado para realizar uma palestra para os filiados paraibanos.
O presidente do PT da Paraíba, Rodrigo Soares, ressaltou os quatro pontos que são defendidos pelo partido na reforma política e farão parte do debate com o deputado Berzoini: “O PT defende na Reforma Política o financiamento público exclusivo de campanhas, o voto em lista preordenada, a presença de mais mulheres na política e a maior participação popular. A colocação de cada um desses temas em prática contribuirá para o aumento da democratização do sistema político brasileiro, com a participação ativa de todos os segmentos da sociedade”.
O evento será realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadoras de Mesas Telefônicas do Estado da Paraíba (Sinttel), localizado na rua Rodrigues de Aquino, nº 290, Centro.


da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

Agentes de controle urbano agredidos estão afastados de suas funções


Quatro agentes de controle urbano lotados na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) precisaram ser afastados de suas funções em virtude de violência sofrida durante o trabalho. Os servidores precisaram ser afastados das atividades até o restabelecimento da saúde e outros seguem trabalhando depois de sofrerem escoriações leves. A Procuradoria Geral do Município está acompanhando os fatos que geraram o confronto entre servidores e ambulantes na tarde da terça-feira (16).

Os agentes controle urbano são responsáveis pela desobstrução do passeio público na Capital paraibana. Os funcionários cumpriam o que determina o Código de Posturas do Município de João Pessoa (Capítulo III da Lei Complementar nº 07, de Agosto de 1995) nas principais vias da cidade quando foram cercados por supostos comerciantes ambulantes que insistiam em permanecer nas calçadas. "Os agentes agiram em legítima defesa e apanharam bastante. Na verdade eles só não foram mortos porque a Polícia Militar a Guarda Municipal chegaram a tempo”, afirmou o secretário da Sedurb, Lucius Fabianni.

O secretário acredita que o confronto tem motivações políticas uma vez que os verdadeiros comerciantes ambulantes que atuavam nas ruas da Capital paraibana estão hoje em algum dos cinco shoppings populares mantidos pela administração municipal. "A intenção é tentar desestabilizar a gestão do prefeito Luciano Agra”, avalia, lembrando ainda que os fatos ocorridos na última semana estão sendo acompanhados de perto pela Procuradoria Geral do Município (Progem).

Apesar dos últimos conflitos e da ameaça de morte sofrida por alguns agentes, o secretário da Sedurb garante que eles continuaram suas atividades nas ruas de João Pessoa. "Não vamos deixar que as ruas sejam novamente tomadas pelo comércio informal. Isto seria um retrocesso e não faz parte da política dessa gestão”, garante Lucius Fabianni. Ele acrescenta que a PMJP terá reuniões com a Secretaria de Segurança Pública da Paraíba e com a Polícia Militar para combater o comércio de produtos pirateados.

Shoppings populares – Sensível à situação dos ambulantes que trabalhavam nas ruas, desde que a PMJP iniciou a política de desobstrução do passeio público, em 2005, o órgão já conseguiu instalar mais de mil comerciantes que atuavam em condições precárias de higiene e segurança. Os legítimos trabalhadores foram cadastrados e transferidos para os cinco shoppings populares especialmente planejados para atender as necessidades dos comerciantes e da população.

Governo capacitará profissionais para atendimento a pessoas com deficiência


O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, promoverá a capacitação de 1.215 profissionais em todos os municípios paraibanos para o atendimento a pessoas portadoras de deficiência. Aprovado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o projeto “Qualificação Intersetorial de Fortalecimento da Política da Pessoa com Deficiência no Estado da Paraíba” vai ser executado pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH).

O objetivo da iniciativa é contribuir para a efetivação, na Paraíba, da política da pessoa com deficiência, garantindo a cidadania aos portadores de necessidades especiais e fomentando a sua acessibilidade nas áreas de educação, saúde, assistência social, habitação, lazer e emprego.

Por meio do projeto, serão qualificados profissionais que atuam em entidades públicas e privadas, com ênfase para a área dos direitos humanos. Segundo a chefe de Planejamento da Funad, Cristiane Cavalcanti, a qualificação será realizada por meio da realização de quatro seminários e dois cursos de aprofundamento nas quatro macrorregiões do Estado, e atingirá os 223 municípios paraibanos.

Também serão desenvolvidas ações voltadas para a produção de material educativo, divulgação em meios de comunicação e a articulação da inclusão da política da pessoa com deficiência em todo o Estado.

Deputado estadual trocou sessão na ALPB por “Marcha das Margaridas”

Parlamentar usou sua página no Twitter para tentar justificar ausência em sessão polêmica 
O deputado estadual Frei Anastácio (PT) justificou a sua ausência na polêmica sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba que discutiu a permuta dos terrenos de Mangabeira e do Geisel, nesta quarta-feira (17)

Enquanto o clima esquentava no parlamento, o Anastácio utilizou seu Twitter para explicar que não podia estar na sede do parlamento paraibano simplesmente por que estava participando da “Marcha das Margaridas”, em Brasília.

No entanto, Frei Anastácio afirmou que, mesmo longe, acompanhava a questão da permuta.

Movimento - A Marcha das Margaridas é uma estratégia das trabalhadoras rurais e florestais para reivindicar seus direitos.

Na manhã de hoje, as dezenas de milhares das mulheres, concentradas desde segunda-feira no Parque da Cidade, realizaram uma caminhada até a Esplanada dos Ministérios para conquistar visibilidade, reconhecimento social, político e cidadania plena.

Em frente ao Congresso Nacional, as mulheres protestaram contras as desigualdades sociais, denunciarão todas as formas de violência, exploração e dominação e solicitarão avançar na construção da igualdade de gênero.



MaisPB

Ministério da Pesca autoriza cessão do Terminal Pesqueiro para a PB


   No final da tarde de ontem, o governador Ricardo Coutinho recebeu a confirmação, durante audiência com a secretária executiva da Pesca, Maria Aparecida Perez, de que o ministério da Pesca e Aquicultura autorizou a cessão da administração do Terminal Pesqueiro para o governo da Paraíba.

O pleito havia sido feito no início de junho pelo governador à então ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvati, durante audiência no Palácio da Redenção. Ricardo Coutinho comemorou a cessão do terminal para o Estado e avaliou que essa ação vai contribuir para ativar setor pesqueiro da Paraíba.

“Vamos trabalhar para a melhoria das condições de trabalho e a qualificação dos pescadores. O Terminal Pesqueiro poderá auxiliar no trabalho a ser realizado pelo Centro de Referência de Navegação, que será implantado pelo IFPB em terreno doado pelo Estado”, ressaltou Ricardo.  

A Secretária executiva da Pesca, Maria Aparecida, disse que o parecer jurídico do ministério concluiu que a cessão pode ser feita ao Estado, e que a visão do ministério não é concorrer com os Estados, mas trabalhar no sentido de somar esforços para aumentar a produção do pescado em todas as regiões.

Dilma garante recursos para Centro de Convenções e barragem Nova Camará


   A presidente Dilma Rousseff, em audiência na manhã desta quarta-feira (17) com o governador Ricardo Coutinho, garantiu a liberação de convênios no valor de R$ 24,5 milhões para a construção do Centro de Convenções de João Pessoa, de mais R$ 8 milhões para o início das obras da barragem Nova Camará e para a continuidade das obras de dragagem do Porto de Cabedelo. A presidente encaminhou alguns pleitos do Estado para os respectivos ministérios e destacou a importância de garantir esses investimentos para o desenvolvimento da Paraíba.

Durante uma hora e meia, o governador Ricardo Coutinho discutiu com a presidente e as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do Planejamento, Miriam Belchior e das Relações Institucionais, Ideli Salvati, sobre a revisão da dívida pública, obras de infra-estrutura, desenvolvimento econômico e liberação das emendas do Orçamento Geral da União (OGU). Os secretários de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia do Estado, João Azevedo, e do PAC na Paraíba, Ricardo Barbosa, participaram da audiência.

Ricardo Coutinho disse que a pauta administrativa superou as expectativas, por traçar investimentos como a possibilidade de conseguir um novo financiamento junto ao BNDES e a garantia de que, a médio e longo prazo, a Paraíba seja brindada com projetos estruturantes.

Ele pediu a instalação de um Porto Seco em Campina Grande, destacando o seu papel no desenvolvimento da região, e a liberação de R$ 600 milhões para desenvolver o projeto de modernização do Porto de Cabedelo, que prevê o reforço do cais e um terminal de múltiplo uso para abrigar contêineres. “Um avanço foi a garantia que a presidenta nos deu para a conclusão, até o final de setembro, da dragagem do canal de acesso. Não queremos rivalizar com Suape, pois temos a visão de que o nosso porto é complementar e pode, com a sua modernização, aproveitar bem essa condição. A presidenta está estudando esse projeto, mas garantiu a inclusão do porto nos investimentos futuros na área portuária”, completou.

De acordo com o governador, Suape já opera com 18% acima de sua capacidade, e a modernização do Porto de Cabedelo dialoga com o investimento da Fiat na divisa entre Pernambuco e Paraíba e com outros empreendimentos, como as quatro fábricas de cimento que serão instalados na Paraíba – que se tornará o maior produtor de cimento do país.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou que a presidente demonstrou o máximo interesse em liberar as emendas do OGU para complementação das obras do Centro de Convenções de João Pessoa e a construção do Hospital Metropolitano de Santa Rita. Segundo ele, as demais emendas ficarão para o orçamento do próximo ano. “A presidenta sabe que é fundamental manter o ritmo de investimentos no atual momento da economia mundial, para que o Brasil saia fortalecido desse processo de instabilidade econômica”, completou.

Dívida Pública – A renegociação da dívida do estado da Paraíba, que atualmente chega a R$ 3 bilhões, foi um dos temas da audiência concedida pela presidente Dilma Rousseff ao governador, que completou que uma das alternativas é permitir que os recursos sejam investidos nos estados, em especial nas obras de infraestrutura.  

Mais de 450 presos reduzem pena trabalhando em estádios da Copa e no Minha Casa, Minha Vida


Governo contrata e, em troca, detentos ganham salário e redução da pena
Presos passam a roupa que confeccionam no
presídio de Tremembé, interior de São Paulo



F.L.A acorda cedo, veste seu uniforme, bebe rápido o café e corre para o centro de Brasília, onde cuida da manutenção do canteiro de obras do Estádio Nacional de Brasília, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Essa história não teria nada demais se F.L.A – hoje com 23 anos – não estivesse preso e tirasse do estádio parte do sustento da mulher e dos dois filhos.

Presos reduzem condenação trabalhando na cadeia. Veja fotos


- É uma realidade bastante diferente. Agora eu estou ganhando dinheiro suado, não é mais o dinheiro fácil de antes.

Esse é só um exemplo dentre outros parecidos: detentos que estão construindo estádios da Copa do Mundo para reconstruir a vida aprendendo uma profissão, ganhando dinheiro e, de quebra, abatendo a pena. Para cada três dias trabalhados, um dia a menos na prisão.

Ao todo, 76 presos estão ajudando a construir algumas arenas que vão servir de palco para a Copa no Brasil. Em Belo Horizonte, 28 trabalham nos canteiros de obra do Mineirão. Em Salvador, 30 presos constroem a Arena Fonte Nova, enquanto em Brasília há dez presos e na Arena Pantanal, em Cuiabá, há oito condenados.

Enquanto estiver ajudando a levantar o Estádio Nacional de Brasília, F.L.A vai receber todo mês R$ 554 como Bolsa Ressocialização mais R$ 220 de auxílio-transporte. O acordo firmado entre o governo federal, a Funap (Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) remunera ainda mais do que fixou a LEP (Lei de Execuções Penais), que obriga o pagamento de 75% do salário mínimo, hoje em R$ 545. Esse dinheiro vai direto para uma conta judicial, e só pode ser sacado depois que o detento cumpre a pena ou quando a família ganha na Justiça o direito de resgatá-lo.

É sob esse sistema que o Ministério dos Esportes dá emprego para detentos que produzem material esportivo para programas sociais em 103 fábricas pelo país. Entre 2003 e 2010, 2,9 milhões de bolas, redes e bolsas esportivas foram produzidos, reinserindo 13 mil presos, segundo dados do ministério.

Mas uma das maiores contratações de presos em um único programa do governo federal acontece no Maranhão, onde 300 detentos foram incumbidos de levantar as paredes de uma das principais vitrines do governo federal, o Minha Casa, Minha Vida, de casas populares.

O presidente do Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção Civil) no Estado, João Alberto Teixeira Mota Filho, admite que as seis empreiteiras que contrataram a mão de obra prisional estavam de olho mesmo é na isenção de encargos trabalhistas.

- Porém, tão ou mais importante do que isso é a oportunidade que vamos dar para essas pessoas recomeçarem a vida.

A diretora-executiva da Funap de São Paulo, Lúcia Casali (responsável pelos cursos e vagas de emprego aos presos do Estado), confirma a existência de "muito empresário que procura a gente porque pensa na mão de obra barata”.

- Desde 2006, eu rescindi mais de 2.000 contratos com esse perfil.

Na ausência de empresas, o próprio governo contrata. É o caso dos dez presos que produzem tijolos ecológicos para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Complexo Penitenciário de Gericinó, zona Oeste do Rio de Janeiro.

Lá, eles produzem 50 mil blocos por mês que dispensam cimento na construção. Constituído de solo natural e sem necessidade de levar ao forno, o tijolo não consome energia.

É também no Rio que a ONG Tem Quem Queira dá emprego a 20 homens e mulheres condenados. Criada pelos donos da agência de eventos LG Ventura, Adriana Gryner e Marco Luna, ela usa restos de banner para fazer estojos, tapetes, carteiras, sacolas e bolsas. Ao R7, Adriana conta que as confecções já produzem todo mês 4.000 peças assinadas por estilistas como Isabela Capeto, Renata Abranches e Ronaldo Fraga.

- Pra mim, esse sucesso foi uma surpresa.

R7

Destino Paraíba é divulgado em Barretos e em Salvador


Técnicos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), secretarias de Turismo de João Pessoa e do Conde, além de representantes da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abhi-PB), participam, a partir desta quinta-feira (18), de dois grandes eventos do setor turístico em níveis nacional e internacional. Os principais roteiros da Paraíba serão divulgados em Salvador (BA), durante o Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur), e em Barretos (SP), no Festival do Turismo Brasileiro, evento inédito e que será promovido paralelamente à 56ª Festa do Peão Boiadeiro – considerado maior evento da América Latina.

De acordo com o diretor de Economia e Fomentos da PBTur, Temi Cabral, a participação da Paraíba no Festival do Turismo Brasileiro pode ser entendida como uma das ações de divulgação do Destino Paraíba mais ousada dos últimos anos, pelo investimento e pelo tempo de duração do evento. Serão dez dias de exposição dos roteiros paraibanos para um público de mais de 1 milhão de pessoas. “Iremos para Barretos em três turmas e manteremos contato direto com o público, distribuindo material institucional com os nossos roteiros, com ênfase no tema sol e mar”, disse o diretor da PBTur.

Além do corpo a corpo com o público que vai estar em Barretos, a PBTur montou uma estratégia de marketing inédita, com a instalação de vários outdoors nas principais vias de acesso às arenas da Festa do Peão Boiadeiro. As secretarias de Turismo de João Pessoa (Setur) e do Conde distribuirão material institucional, enquanto a ABIH-PB entregará cerca de três mil lenços de algodão colorido às pessoas que visitarem o estande da Paraíba.

Na Bahia – Outra ação da PBTur e parceiros do trade e prefeituras vai ocorrer em Salvador, na Bahia. Também a partir desta quinta-feira (18), os roteiros paraibanos serão divulgados no Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur), que vai acontecer no Centro de Convenções. De acordo com o presidente do evento, Sérgio Gordilho, este ano o Entur superou as expectativas, já tendo comercializado 98% dos 285 estandes disponíveis. Espera-se que mais de dois mil agentes de viagens participem do evento.

Neste ano, o evento contará com a participação de companhias aéreas nacionais e internacionais, secretarias de turismo do Estado e municípios, operadores, fornecedores, agentes de viagens, redes hoteleiras e resorts, empresas de navios, locadoras de automóveis, instituições financeiras, entre outras. Haverá também rodadas de negócios com a participação de dez das maiores operadoras de turismo do País.

Deputado diz ter encontrado solução fácil para resolver problema da permuta do terreno da Acadepol


Para defender sua tese parlamentar comparou situação com a testemunhada em João Pessoa 
O deputado estadual Anísio Maia encotrou nesta quarta (17) ma solução fácil para resolver o impasse  em relação a permuta do terrno da Acadepol pelo terreno do Geisel.

Irônico, o petista defendeu deu 'o mapa da mina' para o Governo do Estado: desapropriar terreno do Geisel como área de interesse público e abrir licitação para o terreno de  Mangabeira, "com fez a prefeitura de João Pessoa tcom o terreno do Aeroclube da Paraíba". 

"É só fazer do mesmo jeito que seu amigo fez na Capital", ironizou.

Mesmo com ar de deboche, o petista afirmou que vai votar favorável ao projeto do Governo do Estado.

O deputado explicou que ficará a favor da matéria apenas porque foi emendado pelo deputado Gervásio Maia, estabelecendo uma licitação para que outros empresários que tenham também interesse em investir na área disputem o imóvel. A emenda também impõe que o empresário que ganhar a concorrência deve iniciar a obra do Shopping em um Período de três anos.. 


MaisPB