sábado, 22 de janeiro de 2011

Governador prestigia comemorações dos 95 anos da Federação Espírita Paraibana


 AUDITÓRIO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA DA PARAÍBA.

Governador prestigia comemorações dos 95 anos da Federação Espírita Paraibana
Divaldo_palestrando.jpg
O governador Ricardo Coutinho prestigiou as comemorações dos 95 anos da Federação Espírita Paraibana, que teve como atração principal o conferencista de nível internacional e médium baiano Divaldo Franco. O evento aconteceu na noite desta sexta-feira e, na ocasião, proferiu o seminário sobre “Em busca da Verdade”, baseado num livro psicografado por ele, da autoria do espírito Joanna de Ângelis, que aborda a necessidade do equilíbrio físico-psíquico para chegar a um estado de bem-estar e paz.
Cerca de mil pessoas assistiram ao seminário, distribuídas num auditório principal superlotado, necessitando providenciar mais outro mini-auditório com telão para acolher a demanda. Foi considerável o número de comitivas de outros estados e cidades paraibanas, que se deslocaram especialmente para participar do evento. Tinha gente de Pernambuco (Recife, Olinda, Caruaru), Rio Grande do Norte, Ceará, Campina Grande e outras cidades paraibanas.
Na ocasião, o presidente da Federação Espírita Paraibana, José Raimundo de Lima, destacou que esta foi a primeira vez que um governador de Estado prestigiou pessoalmente um evento na FEPb. Ressaltou, no entanto, que Ricardo Coutinho prestigia eventos espíritas desde sua gestão como vereador, depois como deputado estadual, na condição de representante da Câmara e Assembléia, e pessoalmente como prefeito.
Pela terceira vez, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, foi à Federação Espírita assistir a um seminário de Divaldo Franco, de quem se revela admirador.Rai_Irae.jpg Div_Azamor.jpg
Ainda na ocasião, a FEPb ofereceu duas placas. Uma à deputada Iraê Lucena, em reconhecimento aos diversos projetos parlamentares, que contribuíram para a divulgação da mensagem espírita. A outra placa para Azamor Cirne, fundador e diretor do jornal Tribuna Espírita, pelos seus 30 anos de fundação, bem como pela sua dedicação aquele veículo de comunicação.
R_P_R_D.jpgJosé Raimundo (presidente da FEPb), Pâmela Bório (primeira-dama), governador Ricardo Coutinho e o médium Divaldo Franco, logo após o evento 
Texto e fotos: Fátima Farias – Assessora de Comunicação Social da FEPb
  Av. Bento da Gama, 555, Torre - João Pessoa/PB - CEP 58.040-090

Momento de Reflexão

GOVERNANTES E GOVERNADOS

Cada qual ocupa posições favoráveis às suas condições, suas qualidades, seus defeitos, suas boas obras, obras inacabadas, compromissos ora cumpridos, ora desfeitos por vezes terminados. Esses e tantos outros motivos, nos colocam no lugar a ser ocupado por hora, e por isso somos governantes ou governados.
Mas de qualquer forma, estamos sempre sob o domínio da Lei Maior. Quer queiramos ou não, acabamos sempre respeitando-a, pois bem lá dentro de nós sabemos que essa Lei é a própria vida.
Não reclamamos por estar numa determinada condição, reclamamos sim, porque nossa percepção ainda não consegue ir mais além de nós mesmos.
Viver é estar sempre junto, é crescer, e isso requer que alguém nos auxilie a ficarmos de pé. E aprender a ficar de pé significa também levar alguns tombos, e isso machuca.
E assim governar é frustrante, ser governado é um martírio.
E só se compreende estes estados quando as posições mudam e se percebe que o valor ou o peso estão dentro dos corações, e não na posição em si, porque essa, a qualquer momento poderá mudar.
Estejamos na condição que estivermos, saibamos colocar nossos corações como o verdadeiro governador e saberemos aproveitar cada instante das terríveis aflições que todos vivemos. Nossos corações se acalmam quando passamos a avaliar as situações não mais como injustiças, mas como experiências por ora necessárias.

Um amigo

CULTURA.

ESTAÇÃO NORDESTE

Estação Nordeste: Maria Bethânia é a grande atração deste sábado na praia de Tambaú. Show acontece às 21:00h.

Este show que Maria Bethânia traz a João Pessoa foi levado em turnê por quase todo o Brasil e lançado em DVD e CD duplo ao viv


 Em um chão salpicado de rosas vermelhas, forrando uma tábua envelhecida, vai pousar a musicalidade de um Brasil remoto e ao mesmo tempo urbano. Neste sábado (22), o cenário do festival 'Estação Nordeste' está preparado para receber a voz da cantora Maria Bethânia, a "abelha-rainha" da MPB. A artista traz à capital paraibana seu mais novo show "Amor, Festa, Devoção", dedicado à Dona Canô e adaptado para a apresentação aberta na praia de Tambaú. A outra atração da noite é o grupo paraibano Clã Brasil, que tem nas veias o baião, xote, xaxado, coco e maracatu nordestinos. O evento gratuito começa às 21h. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Para Maria Bethânia, o título do show reporta os temas considerados referências em sua vida. "São palavras que me dão norte e que têm como subtexto a fé, a esperança e a caridade, características fortes em minha mãe", comenta. "Isso explica a energia e o seu espírito para com a vida, os seus 102 anos. Tudo isso são aprendizados para mim. Só agora consigo traduzir em música, intenção e gesto tudo que ela representa para mim", explica.

Este show que Maria Bethânia traz a João Pessoa foi levado em turnê por quase todo o Brasil e lançado em DVD e CD duplo ao vivo, no final do ano passado. O trabalho, que tem como base os últimos álbuns "Tua" e "Encanteria", alcançou logo o topo da lista dos mais vendidos. O primeiro tem o título da canção homônima de Adriana Calcanhoto e tem um repertório mais romântico. Já o segundo, de celebração e festa, ganhou o nome de uma das músicas e letras de Paulo César Pinheiro, presentes no disco.

Com direção e cenário de Bia Lessa e roteiro da própria Bethânia com Fauzi Arap, o repertório predominante no show são dos dois CDs, a exemplo de "Santa Bárbara" e "Feita na Bahia" (ambas de Roque Ferreira), "O Nunca Mais" (Roberto Mendes e Capinan) e "O Que Eu Não Conheço" (do sobrinho J. Velloso, em parceria com Jorge Vercillo). Pela primeira vez, ela gravou uma composição de Wander Lee ("Estrela"), outra de Dori Caymmi ("É o Amor Outra Vez", em parceria com Paulo César Pinheiro) e dos conterrâneos Márcio Valverde e Nélio Rosa ("Você Perdeu").

O público que for a Tambaú vai ouvir ainda canções conhecidas de Chico Buarque e Caetano Veloso. Outros sucessos da intérprete também foram incorporados especialmente para a apresentação em João Pessoa, que vai contar com a participação de Chico César, dividindo o palco com Maria Bethânia.

Palco - O cenário armando na praia de Tambaú, aliado ao repertório, retrata a fé, as pessoas e as coisas do Brasil. Um manto, também com rosas vermelhas, vai ser realçado pelas pequenas luzes internas, que alternam cores, posição e ritmo. Nele, vários pequenos quadros com fotos de fachadas de casas populares do interior do Nordeste, fotografadas por Anna Mariana, retratam um cenário presente no canto de Maria Bethânia. A artista se embrenha pela musicalidade de um país remoto, interiorano, caipira, sertanejo, litorâneo e vai buscar canções desconhecidas, ou à margem do urbano, porém repletas de religiosidade. Lauro Escorel, premiado diretor de fotografia de cinema, assina a iluminação.

Clã Brasil – o grupo paraibano, que já se apresentou em várias cidades do país e até no exterior, vai mostrar no 'Estação Nordeste' um repertório composto por artistas consagrados como Sivuca, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos,Pinto do Acordeon, Rosil Cavalcanti e João Silva. A musicalidade dos integrantes inclui ainda baião, xote, xaxado, coco e maracatu com novos arranjo. Um destaque do show é a performance interativa de cinco pandeiros que se somarão em uma sequencia de cocos.

Em maio deste ano, o grupo completa dez anos de existência. Entre os novos projetos está a gravação de um CD e DVD com o título ¨Clã Brasil 10 Anos – Parcerias¨. Trata-se de um trabalho autoral, com a parceria de compositores nordestinos. O segundo trabalho em andamento é o ¨Clã Brasil canta Rosil¨, em homenagem ao compositor e parceiro de Jackson do Pandeiro, Rosil Cavalcanti.

Clã Brasil é formado por membros de duas famílias. Daí veio o nome do grupo, que tem seis CDs e dois DVDs gravados O grupo é formado por Lucyane Pereira Alves (acordeon, fole de oito baixos, bandolin e voz principal), Laryssa Pereira Alves (zabumba, pandeiro, violino e vocal), Lizete Pereira Alves (flauta transversa, pífano, pandeiro e vocal), Fabiane Medeiros Fernandes (cavaquinho, violão de dez cordas, guitarra, pandeiro e vocal), José Hilton Alves, o "Badu" (violão de sete cordas), Maria José Pereira Alves (triângulo, afoxé, ganzá e vocal) e Francisco Fernandes Neto (pandeiro e percussão).

 

Sem admitir ‘ilusões’ RC inicia batalha para reformar o Estado da PB; quadro detalhador de despesa no DO vai comprovar investimentos e mudanças

O slogan utilizado na campanha pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) de que era ‘o novo’ parece que não vai ficar apenas na campanha. Pelo menos é isso que garantiu o novo secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira.

Nogueira confirmou que o governador Ricardo quer mesmo buscar a experiência de reforma administrativa realizada nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Pernambuco, através da contratação de uma consultoria especializada neste assunto.

O secretário acredita que o Governo da Paraíba publicará no “Diário Oficial do Estado”, provavelmente até a próxima segunda-feira (dia 24), o detalhamento dos gastos previstos no Orçamento Geral de 2011, chamado Quadro Detalhador de Despesa (QDD).

As informações são da coluna do jornalista Giovanni Meirelles

Veja na íntegra

O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira (na foto ao lado), me disse que o governador Ricardo Coutinho (PSB) quer mesmo buscar a experiência de reforma administrativa realizada nos Estados do Ceará, Minas Gerais e Pernambuco, através da contratação de uma consultoria especializada neste assunto.

Controle das obras públicas

Gustavo também revelou que o SICO (Sistema Informatizado de Controle e Acompanhamento de Obras Públicas) estava desativado há dois anos e a Seplag já está procurando atualizá-lo, recolhendo dados junto às diversas secretarias estaduais e órgãos correlatos da administração indireta, principalmente aqueles que mais executam trabalhos de engenharia, como a Infra-Estrutura, Suplan, DER, etc.

Coutinho não admite ilusões

Nogueira assegura que o governador Ricardo Coutinho não permitirá jamais a existência de um orçamento fictício, imaginário, cheio de invencionices, totalmente irreal, por ter sido feito exclusivamente por tecnocratas trancafiados o dia inteiro dentro de um gabinete com ar-condicionado, sem haver a participação da sociedade civil organizada.

Pior do que se imaginava

Ele me revelou, ainda, que vem tomando sustos a todo o momento, desde que assumiu a pasta, há apenas 20 dias no cargo, porque os dados e informações que ele vem obtendo retratam uma situação financeira do Estado em pior do que ele calculava, somente a partir dos relatórios elaborados pela Comissão de Transição de Governo, integrada à época – final do ano passado – por Aracilba Rocha, Livânia Farias, Walter Aguiar, Zenóbio Toscano e ele próprio.

“Diário Oficial” publicará QDD

O secretário acredita que o Governo da Paraíba publicará no “Diário Oficial do Estado”, provavelmente até a próxima segunda-feira (dia 24), o detalhamento dos gastos previstos no Orçamento Geral de 2011, chamado Quadro Detalhador de Despesa (QDD).

Transparência nas verbas oficiais

Com a oficialização desse quadro, será possível para qualquer cidadão interessado no assunto, conhecer os valores detalhados de cada verba prevista para ser aplicada por todos os órgãos da administração indireta e demais secretarias estaduais, durante os 12 meses deste ano.

Governo iniciará pagamentos

Portanto, a partir da próxima 2ª feira, todas as secretarias terão seus recursos financeiros liberados para serem utilizados no custeio da máquina governamental. Geralmente, o QDD só saía no final de fevereiro, travando o empenho das despesas realizadas a fim de efetivar seu pagamento.

Destravando a máquina estatal

Agora, a publicação foi antecipada para a metade do mês de janeiro, para viabilizar a quitação de dívidas contraídas com fornecedores e prestadores de serviços terceirizados, pois sem ele, a administração estadual não pode gastar os recursos disponíveis em caixa, nos cofres do Tesouro.

Tesouro guardado nas Finanças

Hoje, o QDD é acoplado à Lei de Orçamento Anual (LOA). Anteriormente, o quadro era publicado sempre num suplemento do DOE, causando muita expectativa e rebuliço junto às diversas repartições públicas, prefeituras municipais, empreiteiras e firmas de construção, por exemplo, que sempre fazem fila para receber dinheiro, nos balcões da secretaria das Finanças, localizada no Centro Administrativo de Jaguaribe.



RC faz convocação de urgência para ‘entender’ passado de Daniella Viccuna


 

EXCLUSIVO: RC faz convocação de urgência para ‘entender’ passado de Daniella Viccuna O governador Ricardo Coutinho (PSB) convocou, em caráter de urgência, na noite desta sexta-feira (21), o Secretario de Segurança Pública do Estado da Paraíba, Cláudio Lima, o adjunto, além do Corregedor e do atual Delegado Geral para tratar sobre o ‘passado’ político da recém nomeada Gerente Executiva de Polícia Civil Metropolitana Daniella Vicunna;

Segundo informações obtidas pela reportagem do PB Agora, o impasse aconteceu porque Ricardo não saberia que, no passado, Daniella Vicunna participou de greves no Governo Cássio Cunha Lima e recentemente era nomeada do Governo Maranhão III, trabalhando inclusive como assessora do então Secretário de Segurança Gustavo Gominho.

Ao que tudo indica, o governador da Paraíba teria se sentido ‘enganado’ pela omissão do passado da delegada. Ainda segundo informações, Ricardo teria tomado conhecimento do fato através de artigo publicado no portal PB Agora, mas precisamente na coluna do jornalista Giovanni Meirelles.

Confira o artigo de Giovanni Meirelles na íntegra e entenda os motivos da ‘revolta’:


Operação-Tartaruga na Civil5 Dentro dos gabinetes das delegacias e nos corredores da Central de Polícia, localizada no bairro do Varadouro, em João Pessoa, não se fala em outra coisa desde o início da semana, a não ser na iminente possibilidade dos servidores da Polícia Civil deflagrarem uma greve branca, também chamada de Operação-Tartaruga.

Todo mundo vai pular fora

A paralisação seria causada por via indireta, através de uma avalanche de pedidos de licenças provocadas por diversos motivos, em reação à nova escala de serviço anunciada ontem pela delegada Daniela Vicuuna de Oliveira Trindade (na foto ao lado), atualmente investida no cargo de Gerente Executiva de Polícia Civil Metropolitana.

Delegada já foi grevista

Daniella é aquela mesma militante empolgada que se destacou na efervescência da última greve deflagrada no seio da categoria, liderada pelo atual diretor-administrativo do Detran e agente de investigação Flávio Moreira (ex-candidato a deputado federal pelo PSB e presidente licenciado da Aspol).

Liderança na categoria

Na ocasião, ela mandou uma mensagem de apoio ao movimento paredista através de seu e-mail pessoal, cujo conteúdo foi publicado pelo site www.sindepol.com.br, contendo um comentário extremamente jocoso criticando o então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), hoje aliado do socialista Ricardo Coutinho.

Reunião de advertência

Na 4ª feira (dia 19), no auditório da Espep (Escola de Serviço Público do Estado), sediada em Mangabeira, foram convocados todos os escrivães da Polícia Civil, a pretexto de receberem novas instruções normativas de natureza cartorárias, numa determinação dos atuais dirigentes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado.

Cargo na secretaria

Antes de assumir esta função atual, a delegada exerceu um cargo de apoio como corregedora-auxiliar da Polícia Civil, cumprindo apenas um expediente, durante a gestão do ex-secretário Gustavo Ferraz Gominho, ainda no mandato do ex-governador José Maranhão (PMDB). Ela é natural do Estado de Goiás.

Nova escala de trabalho

Agora, ela está tentando implantar junto aos funcionários públicos que prestam serviços na Polícia Civil, um regime de trabalho baseado no turno de escala em plantões de 12/36 horas, cuja operacionalidade tornará obrigatório o fechamento de todas as Delegacias Distritais da área metropolitana da Capital no turno da noite, durante os dias de feriado, aos sábados e domingos, inclusive nas cidades circunvizinhas a João Pessoa, como os municípios de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo.

Policiais preparam reação

Os escrivães e os agentes de investigação voltaram a se reunir nesta 5ª feira, às 13h00, no mesmo local (Auditório da Espep, em Mangabeira, defronte ao prédio onde funciona o Detran). Houve uma série de apelos à Gerente Executiva, para que a própria Daniella sugerisse aos seus superiores, em particular o secretário titular, delegado da Polícia Federal Cláudio Lima (na foto acima, ao lado dela), outra opção administrativa para a implantação de tais medidas, cujas conseqüências poderão ser desastrosas para o funcionamento normal das DD’s.

Desabafo dos prejudicados

Algumas frases formuladas pelos escrivães e agentes, durante a reunião, foram estas, transcritas ipsis-litteris, abaixo:

– Imagine você morar em Cabedelo e ter que se dirigir a uma delegacia perto de sua residência para resolver algum tipo de problema qualquer e então descobrir que a mais próxima de sua casa será a localizada na avenida Epitácio Pessoa (3ª DD – Central de Flagrantes), distante 18 km do seu local de moradia ou veraneio?

Plantonistas sem descanso

– O que nós pedimos é que vocês nos ajudem a tentar mudar essas idéias, pois vão acabar prejudicando toda a sociedade e a todos os policiais civis, pois não teremos descanso e o serviço prestado por nós à população vai piorar ainda mais.

Amizade governamental

A delegada Daniela Vicuuna conheceu o governador Ricardo Coutinho (PSB) por acaso, durante um determinado jantar com alguns familiares dela de origem nordestina, que estavam se confraternizando no restaurante Tererê, localizado na praia do Cabo Branco.

Na época da campanha

A delegada goiana pediu licença a essa parte de sua família, para poder fazer companhia a um homem magro e bastante discreto que estava jantando sozinho. Era o ex-prefeito da Capital e – então – apenas, ainda um mero candidato ao cargo de governador do Estado.

Relato da crise interna

Drª Daniella se apresentou como delegada a Ricardo e obteve a permissão de sentar-se à mesa, para então mostrar em detalhes ao postulante socialista ao Palácio da Redenção, quem era quem dentro da instituição onde ela trabalha, politicamente falando.

Confiando nas revelações

Ela fez um croqui do esqueleto interno da secretaria para o futuro governador, contando muitas coisas que ele jamais esperava ouvir de uma policial civil e acabou ganhando a confiança do atual morador da Granja Santana, que terminou lhe nomeando para a gerência-executiva da PC na Capital e cidades em seu entorno, em retribuição ao relato recebido.

Onda de férias e licenças

Como a Polícia Civil passou 17 anos sem realizar concurso público para renovação dos seus quadros profissionais, cerca de aproximadamente 60% dos servidores efetivos estão engatilhados para solicitar licenças prêmios de 6, 7 e até 9 meses de duração, além de pedirem administrativamente uma ou duas férias anuais ainda não gozadas.

Enxurrada de aposentadorias

Eles projetam também pedir várias licenças para acompanhamento de familiares e licenças para tratamento de saúde, assim como também inúmeras aposentadorias, somente com o intuito de escapar ao famigerado plantão de 12/36 horas. A escala atual é de 24/48 horas, para delegados, escrivães, peritos, motoristas policiais e agentes de investigação.

 

Simão Almeida acha cedo para PC do B apoiar Ricardo Coutinho






O ex-deputado e membro da executiva estadual do PC do B na Paraíba, Simão Almeida, não descartou hoje o apoio do partido ao governador Ricardo Coutinho (PSB), mas disse que é cedo para que a sigla se pronuncie a respeito. Ele lembrou que nas eleições de outubro, os comunistas estiveram ao lado do então candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) e disse que a escolha do peemedebista foi "correta":
- Nós perdemos a eleição, mas fizemos a coligação correta porque nossa visão era de que eleger Dilma Rousseff era o centro da eleição. Eleger José Serra seria uma tragédia. Por isso, achamos que o palanque de Dilma era o de Zé Maranhão e de Rodrigo Soares. Em função disso, nossa decisãonão foi errada. Perdemos a eleição comandada por Ricardo Coutinho, que é do PSB, partido com o qual temos uma aliança  grande em nível nacional, apesar de alguns conflitos em alguns estados. Nós achamos que declarar de imediato que o PC do B é oposição ao Governo de Ricardo, não tem sentido porque nega a aliança em nível nacional. Mas, também não podemos fazer o que alguns companheiros querem que é apoiar imediatamente o governador. Nossa campanha foi para derrotar Ricardo. Agora, por que Ricardo ganhou nós vamos declarar esse apoio? Isso não é correto e nem tem coerência.
Simão Almeida acrescentou que é preciso dar tempo para que o Governo do Estado implemente suas primeiras ações para, depois, analisar se o partido deve ou não fazer parte da base de sustentação.
- É preciso tentar recompor o campo de esquerda na Paraíba e discutir a relação com o governo de Ricardo Coutinho.
Finalmente, o dirigente do PC do B informou que a postura da agremiação política no Estado deve ser definida com o aval da executiva nacional, que também estaria discutindo a relação com o PSB em outros Estados.

Operação "Cidade Segura" ocupa bairros da Grande JP

As Polícias Civil e Militar iniciaram na noite desta sexta-feira (21) a Operação "Cidade Segura" na Região Metropolitana da Capital.
A ação conta com um efetivo de 400 homens e tem o objetivo de combater o crime organizado através da apreensão de motos e carros irregulares, além de drogas.
A Operação "Cidade Segura" é coordenada pela Delegada Daniela Vicuna, Gerente de Policiamento da Grande João Pessoa, e tem o comando operacional do Coronel Washington.

Veneziano Vital instala nesta terça o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia

























Campina Grande vai ganhar o seu Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. A posse dos conselheiros acontecerá nesta terça-feira, 25, às 9h30min. A solenidade acontecerá no salão social do Gabinete do Prefeito, no Palácio do Bispo, sendo presidida pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, professor Emir Candeia, vai presidir o Conselho. Segundo ele, a meta é aglutinar pessoas e instituições que fazem parte das áreas de ciência e tecnologia de Campina Grande e que dão uma efetiva contribuição para o desenvolvimento da cidade.

“A iniciativa representa, ainda, o cumprimento de uma promessa feita pelo prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo. Assim que ele instalou a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, firmou um protocolo de intenções para a instalação do Conselho e, agora, irá concretizar esse novo benefício em favor do nosso município”, comentou.

O Conselho, criado através de lei aprovada pela Câmara Municipal de Campina Grande, vai ter na prática, segundo Emir Candeia, “o papel de um verdadeiro conselho de desenvolvimento econômico de Campina Grande”. Os seus membros (titulares e suplentes) terão um mandato de três anos, os quais vão ter, entre outras missões, a tarefa de encaminhar à prefeitura o que a sociedade realmente necessita em termos de projetos e demandas tecnológicas e científicas.

“A prefeitura evidentemente vai atender às demandas dentro das suas possibilidades. Além disso, o Conselho terá um caráter consultivo. As entidades vão levantar sugestões e soluções para as questões referentes ao desenvolvimento da ciência e tecnologia na cidade. Ele vai ter, por tudo isso, um papel de aglutinador e de liderança”, comentou.

O secretário informou, ainda, que o Conselho contará com a representação dos seguintes órgãos e instituições: Chefia do Poder Executivo; Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia; Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão; Câmara Municipal; Universidade Federal de Campina Grande; Universidade Estadual da Paraíba; Federação das Indústrias do Estado da Paraíba; Fundação Parque Tecnológico; Associação Técnico Científica Ernesto Luís – ATECEL; além de representantes da comunidade.

Previsão de chuva este final de semana em toda a PB

As chuvas deverão continuar na Paraíba neste final de semana, embora de forma isolada. Essa é a previsão do meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno. A tendência é de evolução de chuvas mais representativas para as próximas 24 horas.
Magno adiantou que o tempo deverá ficar entre parcialmente nublado a nublado, com ocorrência de chuvas isoladas. Segundo ele, algumas localidades da região semi-árida – Cariri, Curimataú e Sertão – deverão receber chuvas mais moderadas, mas não há previsão de temporal, como o que ocorreu na madrugada de quarta-feira (19) na região do Litoral.
O meteorologista da Aesa explicou que as precipitações pluviométricas registradas entre os meses de janeiro e março são inerentes ao sistema vórtice ciclônico em ar superior, que induz a formação de nuvens e chuvas sobre o Nordeste.
Embora haja previsão de chuvas, a temperatura continuará alta em todo Estado, uma média de 30°C. Na região do Litoral, neste sábado, (22), o tempo deverá registrar muita nebulosidade e ocorrência de chuvas em áreas isoladas, com temperatura mínima de 25°C e máxima de 30°C. Já no Brejo, o céu estará com nebulosidade variável e possibilidades de ocorrência de chuvas isoladas, com temperatura mínima de 20°C e máxima de 30°C.
Ação preventiva
Para combater e minimizar os estragos das chuvas, que estão previstas para o final de semana a Defesa Civil e Empresa de Limpeza Urbana da capital realizaram ações em áreas de risco da cidade durante esta sexta-feira (21). Enquanto a Emlur retirava lixos e entulhos, a Defesa Civil orientava a comunidade sobre perigos de determinadas moradias, além de formas de agir em situação de emergência.

Defesa do ex-governador Ronaldo Cunha Lima recorre ao STJ no caso Gulliver



O caso Gulliver vai subir para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), conforme despacho do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Junior, publicado nesta sexta-feira no Diário da Justiça. O caso tramita no 1º Tribunal do Júri de João Pessoa, desde quando houve a renúncia do ex-governador Ronaldo Cunha Lima do cargo de deputado federal.

Ronaldo Cunha Lima é acusado de atentar contra a vida do ex-governador Tarcísio Burity, fato ocorrido no dia 5 de novembro de 1993, no restaurante Gulliver, em João Pessoa. O processo teve seu início no Superior Tribunal de Justiça (STJ), já que na época Ronaldo era governador e detinha foro privilegiado.

Depois que ele foi eleito para o Senado o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). Posteriormente, Ronaldo se elegeu deputado federal e o processo permaneceu no STF. Veio em seguida a renúncia do cargo de deputado federal e o caso Gulliver foi enviado para ser julgado pela Justiça da Paraíba.

Na Paraíba, o juiz do 1º Tribunal do Júri determinou que Ronaldo sentasse no banco dos réus para responder pela tentativa de homicídio. Ele recorreu ao Tribunal de Justiça alegando excesso de linguagem utilizada pelo juiz em sua sentença. A Câmara Criminal anulou a sentença, entendendo que “houve exageros na linguagem, constituindo um pré-julgamento”.

O relator do recurso, desembargador Nilo Ramalho, mandou que o juiz reformasse a sentença. “Voto pela nulidade da sentença e pelo encaminhamento dos autos ao juízo de origem para que a mesma seja reformulada”, afirmou na ocasião do julgamento o desembargador Nilo. Só que a defesa agora está questionando a permanência do juiz à frente do caso, sendo este o motivo da interposição de um novo recurso, desta vez para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Governador garante pagamento de salários dos servidores da PB dentro do mês trabalhado


“A folha de pagamento do funcionalismo é nossa prioridade absoluta e será paga dentro do mês trabalhado”
Ricardo_Coutinho_Gov_20110105_185948O governador Ricardo Coutinho (PSB) garantiu nesta quinta-feira durante entrevista à imprensa local que o pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de janeiro será pago dentro do mês. O chefe do Executivo estadual ressaltou inclusive que a folha de pagamento do funcionalismo será prioridade em sua gestão.
“A folha de pagamento do funcionalismo é nossa prioridade absoluta e será paga dentro do mês trabalhado”, garantiu o governador.
Ricardo Coutinho enfatizou também que quando o Estado recuperar seu equilíbrio fiscal e financeiro também vai implantar políticas de valorização dos servidores a exemplo do que ele fez quando foi prefeito de João Pessoa.
“Não fui eleito apenas para governar uma folha de pagamento. Portanto, a exemplo do que fizemos na prefeitura de João Pessoa, também buscaremos valorizar nossos servidores. E eu estou trabalhando para isso”, complementou ele.