sábado, 22 de janeiro de 2011

Momento de Reflexão

GOVERNANTES E GOVERNADOS

Cada qual ocupa posições favoráveis às suas condições, suas qualidades, seus defeitos, suas boas obras, obras inacabadas, compromissos ora cumpridos, ora desfeitos por vezes terminados. Esses e tantos outros motivos, nos colocam no lugar a ser ocupado por hora, e por isso somos governantes ou governados.
Mas de qualquer forma, estamos sempre sob o domínio da Lei Maior. Quer queiramos ou não, acabamos sempre respeitando-a, pois bem lá dentro de nós sabemos que essa Lei é a própria vida.
Não reclamamos por estar numa determinada condição, reclamamos sim, porque nossa percepção ainda não consegue ir mais além de nós mesmos.
Viver é estar sempre junto, é crescer, e isso requer que alguém nos auxilie a ficarmos de pé. E aprender a ficar de pé significa também levar alguns tombos, e isso machuca.
E assim governar é frustrante, ser governado é um martírio.
E só se compreende estes estados quando as posições mudam e se percebe que o valor ou o peso estão dentro dos corações, e não na posição em si, porque essa, a qualquer momento poderá mudar.
Estejamos na condição que estivermos, saibamos colocar nossos corações como o verdadeiro governador e saberemos aproveitar cada instante das terríveis aflições que todos vivemos. Nossos corações se acalmam quando passamos a avaliar as situações não mais como injustiças, mas como experiências por ora necessárias.

Um amigo

Nenhum comentário: