sábado, 7 de maio de 2011

Festa suprapartidária para Delúbio

Festa suprapartidária para Delúbio
Mai 7, 2011
Lideranças do PMDB, PP, PTC, PTB, DEM, PSC, PSB PC do B e PR de Goiás participam da festa do PT de Buriti Alegre pela refiliação de Delúbio Soare
O ex-tesoureiro nacional do PT foi recepcionado com muito carinho por seus conterrâneos na manhã de sábado, numa festa organizada pelo PT de Buriti Alegre. O evento ocorrido no Ginásio Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, saudou o retorno do sindicalista ao partido do qual é fundador.
Mas apesar das cores vermelha e branca do PT predominarem no ambiente, a  festa teve caráter suprartidário, dado o grande número de lideranças de outros partidos presentes, como PMDB, PP, PTB, PTC, DEM, PSB, PC do B, PR, PTN e PSC.


Ao lado do pai, Antônio Soares, da mãe, Jamira Soares e dos irmãos Carlos Soares, Delma Soares e Carlos Antônio,  Delúbio agradeceu as manifestações de apoio, ressaltando que retoma sua militância guiado pelas palavras do presidente Lula e da presidenta Dilma, que estabeleceram como meta acabar com a miséria no Brasil. “Os oito anos de mandato do presidente Lula transformaram o Brasil num país de classe média. Lula tirou 30 milhões de brasileiros da pobreza, a presidenta Dilma quer erradicar a miséria em nosso país. A este esforço todos os militantes do PT devem estar engajados”, frisa.
Presidente do PT de Buriti Alegre Delmar Arantes deu as boas vindas a Delúbio que retomou a vida partidária após decisão majoritária do Diretório Nacional do PT que o reconduziu à legenda por decisão de 77% dos dirigentes (60 votos a favor, 15 contra, 2 abstenções). “Fomos contra a decisão que o retirou do partido há quase seis anos e comemoramos muito sua volta pois sua militância honra Buriti Alegre, honra Goiás e honra o país”, afiança Delmar.

Multipardiário
Presidente do PMDB de Itumbiara, Radivair Miranda, entende que não é só o PT que ganha com Delúbio, mas todos os partidos que estão aliados pelo progresso da região Sul de Goiás. “Este moço é de muito valor, mostrou isto o tempo todo, e na política são necessários os homens de coragem”,frisa. Presidente do PC do B de Itumbiara, Cleuber Cardoso, ressalta que “Delúbio sempre foi uma referência para sindicalistas e lideranças de esquerda da Região Sul, sem perder a energia, dando exemplo de vitalidade, ressalta que egre pela refilia o reconhecimento de todospletou”  .
Ex-governador do Estado, ex-prefeito e ex-deputado por Morrinhos, Helenês Cândido (PP), diz que “Delúbio é um batalhador e por esta característica sua militância sempre trouxe benefícios para o Estado”. Eurípedes Pankão (PP) concorda. Ex-secretário de Articulação Polícia do governo Alcides Rodrigues, alega que “Delúbio é um dos responsáveis pelo sucesso dos governos do presidente Lula – o qual ajudou a eleger. Você Delúbio é como o buriti a palmeira que dá nome à sua terra: resiste aos ventos, às tempestades e ao excesso de humidade de pé, sem perder a energia, dando exemplo de vitalidade”. Vice-prefeito de Goiatuba, Saburo Buró saudou o petista, pela “resistência democrática”.
Para o ex-prefeito Darci Accorsi (PT), “Delúbio retoma um trabalho do qual nunca se afastou que é o da construção de uma sociedade mais justa, menos desigual”. Para o Secretário Parlamentar do prefeito Paulo Garcia, “o partido fez justiça, dando oportunidade para que um de seus fundadores retome sua tragetória vitoriosa”. Prefeito de Inhumas e ex-presidente da AGM, Abelardo Vaz (PP), destacou a amizade de Delúbio e seu companheirismo como principais qualidades. “Ele sempre está presente quando um amigo precisa, e estamos felizes pela decisão que seu partido tomou, retornando aos quadros politicos”.
Emocionado, Ivanor Florêncio destacou que a militância está feliz com o retorno de Delúbio à legenda. Ex-presidente do PT de Goiânia, e atual secretário de Mobilitazação da prefeitura de Goiânia, ele diz que “o PT de Buriti fez sua homenagem ao conterrâneo, mas o PT de Goiânia também fará um grande evento para o seu ilustre filiado”.
Reinado Fonseca, dirigente nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) enfatiza que Delúbio foi um dos fundadores da entidade e que “jamais faltou por parte do movimento sindical apoio a um de seus mais valorosos militantes”.
Prefeito de Nova Aurora, Jerônimo Carneiro (PT), parabenizou Delúbio e destacou sua fidelidade ao presidente Lula e a presidenta Dilma. Edson Bueno, prefeito de Montividiu (PT) completou: “Delúbio preparou o caminho para eleição Lula e com sua sapiência ajudou a eleger Dilma. Por isto é tão querido pelo PT”, assevera.
O encontro, que reuniu cerca de quinhentas pessoas, teve presença dos presidentes do PT de Itumbiara (Luis Damião), de Joviânia (Antônia de Mendonça), de Goiatuba (Ailton Américo), de  Adriano Moreira (PC do B), vereador em Inhumas, Marley Rezende , presidente do PR de Inhumas, Cleuber Cardoso – presidente do PC do B de Itumbiara, José Alfaiate Ferreira, Presidente do PMDB de Buriti , Ivanildo José, tesoureiro do PT de Goiânia, Wellingon Gomes Secretário Geral do PT de Goitatuba, Valéria Guedes , Presidente da Associação Eleumar Juvêncio , presidente da Camara de Buriti , Vice-prefeito Davi Isaias (PT) – Inhumas, Vice-prefeito de Goiatuba – Saburo Buró (PP), Ademildo  Pereira Godoy– presidente do Sindicato dos Pitidsog de Goiânia, José Antônio – ex-presidente da CUT-GO, Radivair Miranda – presidente do PMDB de Itumbiara.

(correlata)
Expectativa sobre candidatura
Muitos que se dirigiram para o Ginásio da Paróquia Nossa Senhora do Rosário esperavam que o evento anuncias

se a candidatura de Delúbio Soares à prefeitura de Buriti Alegre. “Ele é candidato? “, questionou a senhora Mari
a Isaura. Vice-prefeito, Tiãozinho da Ótica (PP) é um dos cotados para sucessão do prefeito João Alfredo, e av
alia que Delúbio é um cabo-eleitoral importante para qualquer um que seja o candidato no município.
O empresário Jorge Zabroski, sócio da Goiaves, cooperativa agrícola que foi uma das responsáveis pela implantação da Sadia no município, também reconhece a liderança política do petista. “Nos conhecemos há cinco anos, e ele é uma pessoa amiga, que trabalha muito pelo progresso de Buriti Alegre e por isto tem o reconhecimento de todos”, manifesta.

O prefeito de Buriti Alegre, João Alfredo (PT), lembra que a cidade é exemplo da importância das eleições de Lula e Dilma. “Buriti ganhou muito, pois hoje a cidade é uma das referências na produção agrícola, na produção avícola e de hortifrutigranjeiros. A vinda da Sadia para Buriti é resultado do crescimento do que o Brasil experimentou à partir da eleição do presidente Lula, e nós devemos a Delúbio esta eleição, ele que foi companheiro de primeira hora do presidente”, analisa.

Alfredo, que já é reeleito, ainda não discute o nome do possível successor. O petista diz que o virtual candidato será resultado de um projeto coletivo, de conversas com a base que dá sustentação à sua administração.  Delúbio será ouvido? O prefeito diz que sim, lembrando que sua liderança é importante para ele e para todos os filiados do PT do município.

ESSE É O PT QUE NÃO CONHECI


Leilão da primeira concessão de aeroporto sai em 60 dias

Leilão da primeira concessão de aeroporto sai em 60 dias A primeira concessão de aeroportos federais deverá ter seu leilão em 60 dias.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou ontem que libera na segunda-feira o edital para passar à iniciativa privada o novo aeroporto de Natal (RN).

O modelo jurídico dessa concessão deverá ser usado para a cessão a investidores de outras unidades já anunciadas pelo governo, entre as quais Guarulhos e Viracopos (SP), Galeão (RJ), Confins (MG) e Brasília (DF).

Mas cada aeroporto terá de ter seu próprio estudo de viabilidade.

O novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante vai substituir o atual aeroporto de Natal, que voltará a ser uma base aérea. A Infraero e o Exército estão fazendo desde 2008 as obras da pista e do pátio (80% estão realizados e com previsão de término em novembro de 2011), ao custo de R$ 250 milhões.

O valor mínimo da outorga pagaria apenas 20% do investimento público já feito.

"A outorga não é feita para cobrir esses investimentos. E o investimento privado ficará para o poder público após a concessão", afirmou o diretor de infraestrutura da Anac, Rubens Vieira.

PRAZOS

O vencedor da concessão construirá o terminal de passageiros e vai administrá-lo inteiramente por 25 anos após a obra, prevista para três anos.

É um pouco diferente do que o governo anunciou para Guarulhos, onde a iniciativa privada vai administrar apenas a parte comercial do terminal de passageiros.

"A experiência internacional mostra que é possível construir essa unidade entre 20 e 24 meses", afirmou Vieira, lembrando que o vencedor será incentivado a isso já que só pagará a outorga três anos após a concessão.

Ao longo da concessão, o estudo aponta que o concessionário terá gastos de R$ 650 milhões com a unidade.

O estudo afirma que o custo estimado de capital do vencedor (que inclui a taxa de retorno) é de 6,3%. O governo não dá garantia de receitas nem de retorno, sendo risco do vencedor.

De acordo com a Anac, empresas aéreas poderão ser sócias do consórcio vencedor com, no máximo, 10% no capital.

São Gonçalo do Amarante foi concedido como experiência e também porque tem um enorme potencial de carga, que é considerado pelos especialistas sempre mais lucrativa que a aviação de passageiros.

Natal é a cidade brasileira mais próxima da Europa, e o aeroporto poderia ser usado como "hub" (uma espécie de ponto de recepção) de carga aérea para o país.

O PT não tem dono


 É inacreditável como determinados setores da imprensa dão mais valor à intriga e à fofoca do que aos fatos que estão à vista de todos.
A eleição de Rui Falcão para a Presidência do PT, na semana passada, fez brotar mais uma vez esse tipo de matéria que despreza as regras básicas do bom jornalismo e se agarra a especulações fantasiosas que não tem qualquer lastro na realidade.
Todos os jornalistas presentes à reunião do Diretório Nacional estavam dentro do plenário quando Rui foi eleito. Eles viram, portanto, que o nome de Rui foi defendido por representantes de TODAS as correntes partidárias e que sua eleição se deu por UNANIMIDADE dos integrantes do DN.
Quem conhece minimamente a política, sabe que não se chega a um consenso desses sem que todos os envolvidos no processo sejam previamente consultados e estejam de acordo. No caso do PT, essa consulta inclui, evidentemente, o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma.
Se não houvesse acordo, os membros do Diretório teriam, como sempre tiveram, total liberdade para se expressar e votar conforme suas convicções.
Desconsiderando tudo isso, um jornal de circulação nacional insiste, desde sexta-feira passada (28 de abril), na versão de que o nome de Rui teria sido “imposto” pelo ex-ministro José Dirceu e por seu suposto “grupo”, num movimento que, segundo a tese sem pé nem cabeça do jornal, teria contrariado a vontade de Lula, de Dilma e do próprio PT!
As correntes no PT são regulamentadas estatutariamente. Dirceu faz parte da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB). Dentro da CNB, não existe “grupo de Dirceu” nem de qualquer outro integrante. No Diretório Nacional, a CNB integra a chapa Partido que Muda o Brasil (PMB), da qual também fazem parte as correntes Novos Rumos e PT de Luta e de Massas. Com a concordância de Lula e Dilma, o nome de Rui foi discutido democraticamente na nossa chapa, depois com as demais chapas/correntes e depois votado no Diretório, tendo a imprensa por testemunha.
É assim que se faz política no PT, com democracia, transparência e respeito à opinião de todas as suas forças internas. Jamais uma só pessoa ou um grupo teriam força, no PT, para impor sua vontade ao conjunto do partido, sobretudo numa questão como essa.
Minha única dúvida é se o veículo em questão insiste no erro por incapacidade jornalística e analítica ou se perpetua barrigadas movido por interesses outros.
Francisco Rocha da Silva (Rochinha) é dirigente nacional do PT.

Álcool anidro despenca na usina, mas gasolina mantém alta nos postos de todo o Brasil

Álcool anidro despenca na usina, mas gasolina mantém alta nos postos de todo o Brasil O avanço da safra, e a consequente oferta maior de álcool, fez o preço do produto despencar nas usinas paulistas nesta semana. Essa redução está longe, no entanto, do bolso do consumidor.

O álcool anidro, principal causador da alta da gasolina nas últimas semanas, devido à pouca oferta do combustível, recuou para R$ 1,8817 por litro, em média, na porta das usinas paulistas.

Esse preço registrou queda de 21% em relação ao valor médio da semana passada.

O hidratado, ao recuar para R$ 1,0651, caiu 20%.

Os dados são do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e não incluem impostos.

Ao recuar para R$ 1,88 por litro nesta semana, o anidro --que vai misturado à gasolina-- está R$ 1 abaixo do pico registrado nesta entressafra, quando chegou a R$ 2,88 na usina. Ou seja, o valor da gasolina já pode recuar R$ 0,25 por litro, uma vez que a mistura do anidro ao derivado de petróleo é de 25%.

Mas não é o que ocorre. A gasolina manteve a trajetória de alta. A pesquisa da Folha registrou alta de 0,85% para o combustível nesta semana.

O álcool hidratado, que começou a cair nas usinas em abril, manteve recuo de preços para os consumidores. O valor médio praticado nos postos de São Paulo foi de R$ 2,14 por litro (menos 2,1%).

USANDO O BOM SENSO

 Rodrigo Soares admite aliança do PT com Luciano Agra

Rodrigo Soares, ao centro

O presidente do diretório estadual do PT da Paraíba, Rodrigo Soares, disse hoje no Tambaú Debate da Tambaú FM que defende a candidatura própria a prefeito de João Pessoa e Campina Grande nas eleições de 2012. O dirigente afirmou, contudo, que o momento atual não é de citar os nomes dos postulantes, mas sim de construir projetos para as principais cidades do Estado. Ele destacou o fato de o PT ter experiência na administração de várias cidades brasileiras e não poupou as críticas ao Governo de Ricardo Coutinho (PSB) e à gestão de Luciano Agra (PSB) em João Pessoa.
- João Pessoa tem ficado para trás e não tem conseguido gerar emprego e renda como a economia requer. O PT participa da administração municipal, mas não é o prefeito. Uma gestão do PT teria um outro olhar sobre o problema. O PT não está no núcleo de governo.
Mesmo tendo reclamações ao prefeito Luciano Agra, Rodrigo enfatizou que uma eventual composição com o socialista para as eleições municipais de 2012 não está fora das cogitações do partido:
- Esse cenário não está descartado porque não há definições formais do partido a respeito desse assunto. Mas eu diria que João Pessoa, assim como outras cidades da Paraíba, estará concluindo um ciclo de 8 anos. A gestão de Agra é o final do ciclo de Ricardo Coutinho. Acredito que seja bom o PT colocar um nome na disputa. Nossos parlamentares estaduais e federais estão entre os mais votados das eleições de 2010.
Campina Grande - O presidente do PT da Paraíba também comentou o panorama sucessório em Campina Grande e disse que o partido pode lançar um candidato a prefeito na Rainha da Borborema. Ele minimizou o fato de o presidente do diretório local, Alexandre Almeida, ser assessor do senador peemedebista Vital Filho:
- Em Campina Grande, estamos avançando neste sentido. Em João Pessoa, os dirigentes querem candidatura própria e em Campina Grande é a mesma coisa.
Ao ser questionado sobre a aparente contradição no fato de o presidente do PT campinense, Alexandre Almeida, ser assessor do senador Vital do Rêgo, do PMDB, Rodrigo disse não ver problemas:
- Isso é uma questão muito pessoal do presidente do PT de Campina. Eu não quero adentrar. O PT é um colegiado. O presidente não tem sua vontade imposta. O colegiado tem diferentes correntes e o partido toma as decisões. Mas, em Campina Grande também se conclui um ciclo de oito anos do PMDB.

Presidente do PT paulista admite disputar Prefeitura de SP com PMDB

 Edinho Silva reiterou que seu partido lançará nome próprio e pregou respeito a Chalita

O presidente do PT paulista, deputado estadual Edinho Silva, admitiu nesta sexta-feira (6) possibilidade de que PT e PMDB caminhem separadamente nas eleição para prefeito de São Paulo, no ano que vem.

Edinho reafirmou que o PT lançará nome próprio e defendeu que uma eventual candidatura do deputado federal Gabriel Chalita, cogitada pelo PMDB, seja recebida com respeito.

- Não precisamos que todos os aliados estejam juntos em um primeiro momento. Se for possível, seria o ideal. Se não for possível, estaremos juntos no segundo turno.

Edinho destacou que Chalita - hoje no PSB, mas com adesão ao PMDB já confirmada - faz parte da base de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff, e afirmou que se trata de uma liderança com capacidade para disputar a Prefeitura de São Paulo.


- Podemos procurar o PMDB, mas sempre com muito respeito, enxergando que o partido está construindo uma candidatura, uma liderança que tem todas as condições de disputar a Prefeitura.

O presidente estadual do PT disse acreditar que o partido encontrará um nome natural para a eleição paulistana, sem a necessidade de prévias.

- Acredito no diálogo, e que é possível, sim, construirmos uma candidatura que unifique o PT.

“Hoje você quase não vê cavalos transportando pessoas, você vê motos”, diz Ricardo ao justificar Medida Provisória

MP da anistia das motos será assinada em Pombal

O governador Ricardo Coutinho assina neste sábado (11) a medida provisória que anistia os emplacamentos de motos, até 150 cc., em Pombal.

“Hoje você quase não vê cavalos transportando pessoas. Você motos”, disse o governador justificando a iniciativa do Governo, ao lembrar que muitas motos têm hoje um débito maior, com o Detram, que o valor do veículo.

Ricardo deixou claro que não pretende anistiar os motociclistas outra vez e que quem perder a oportunidade será punido com o vigor da lei.

Só terão direito as anistias os proprietários que tenham uma só moto e que emplaquem o veículo este ano.

Segundo o Governo a medida vai permitir a regularização de cerca 120 mil motocicletas que se encontram inadimplentes.