quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Toinho sem tempero, destempero de Aracilba, nervosismo e imaturidade de deputadas é o saldo de sessão na ALPB

Sessão tumultuada aconteceu nesta quarta-feira, na ALPB

Durante a sessão que debateu as demissões dos prestadores de serviços do Governo no Estado, nesta quarta-feira (16), as trocas de acusações foram constantes entre situação e oposição. A sessão que começou de manhã só terminou no final da tarde, às 17h.

Oposição diz que o Governo não respondeu perguntas e os representantes do Estado afirmaram que oposição não quer entender a realidade.

Sem tempero, o deputado Toinho do Sopão (PTN) assumiu a tribuna para relatar que descobriu uma torneira quebrada em um banheiro no Palácio da Redenção. O parlamentar foi logo repreendido pelo presidente da sessão, Edmilson Soares (PSB). “ Deputado, o assunto não é pertinente”.

A deputada Daniella Ribeiro (PP) disse que a secretária de finanças era “arrogante e destemperada”. A Secretária rebateu e falou que deputada é “imatura e marinheira de primeira viagem”.

Olenka Maranhão(PMDB) acusou o Governo de criar secretaria para acomodar aliados.O secretário negou que exista novas despesas e disparou contra Olenka. “ A deputada está nervosa”.

A sessão ainda foi interrompida, por alguns minutos, por causa de tumulto criado no fundo do plenário.

Disputa pela prefeitura de João Pessoa em 2012 pode provocar novo racha no PMDB

Os deputados federais Manoel Júnior e Benjamim Maranhão estão cobiçando a prefeitura de João Pessoa, o que deve provocar mais uma briga interna
pmdb-rachado_20110120_131423A crise no PMDB da Paraíba parece que está mesmo longe de ter um fim. Como se não bastasse o racha interno ocorrido nas eleições passadas quando peemedebistas famosos, a exemplo dos ex-deputados Iraê Lucena e Quinto de Santa Rita, romperam com o então candidato José Maranhão e passaram a apoiar Ricardo Coutinho (PSB), agora é o pleito de 2012 que começa a estremecer o partido.
benjamin_20100208_184101O problema é que os deputados federais Manoel Júnior e Benjamim Maranhão estão cobiçando a prefeitura de João Pessoa, o que deve provocar mais uma briga interna. Ambos já revelaram o desejo de entrar na briga pela gestão da Capital, mas nenhum deles disse ainda quem vai abrir mão do “sonho” para dar vez ao outro.
As discussões em torno das eleições 2012 já começam na próxima semana e serão comandadas por Benjamim que é o presidente municipal do PMDB. A informação foi publicada no twitter do peemedebista. “Próxima semana reunião do PMDB de João Pessoa, a pauta será a preparação do partido para a eleição municipal; vamos a luta”, comentou dando sinais de que não deve desistir da disputa.
manoel-jr_20100315_184640Contudo, a reunião agendada para a próxima semana é apenas o começo do debate em torno do pleito futuro. A intenção de Manoel Júnior e Benjamim Maranhão de concorrer a prefeitura da Capital deve fazer com que essa discussão se estenda por muito tempo ainda e pode levar os dois aliados a um rompimento.
Até então os dois deputados federais continuam aliados. Entretanto, a briga pela vaga de chefe do executivo municipal pode mudar o quadro dentro do PMDB que já enfrenta uma crise interna desde 2010 e que ainda não terminou.

Luiz Couto apóia proposta do Governo para o salário mínimo






  O deputado federal Luiz Couto (PT) vai seguir a orientação da bancada de seu partido de apoiar a proposta do Governo Federal sobre o valor do novo salário mínimo, de R$ 545,00. A votação do novo mínimo ocorrerá nesta quarta-feira, no plenário da Câmara dos Deputados.

De acordo com Luiz Couto, o entendimento da bancada do PT é de que a política implantada já no Governo Lula para o reajuste do salário mínimo vem dando certo e deve continuar no Governo de Dilma. “O acordo firmado pelo Governo com as Centrais Sindicais, em 2010, garante a correção do valor pela soma do Produto Interno Bruto (PIB), o que valoriza o salário mínimo e preserva o poder aquisitivo do trabalhador”, observa.

O deputado destaca que a fórmula encontrada pelo Governo para o reajuste é importante para a implantação de uma política de valorização em longo prazo. Pela regra estabelecida entre o Governo e os Sindicatos, já em 2012 o salário mínimo subirá para R$ 616,00. “O acordo garante que o salário mínimo tenha uma correção anual, favorecendo e assegurando o trabalhador, assim como garantindo o equilíbrio das contas públicas pelo Governo”, observa Luiz Couto.

Anastácio vê nepotismo cruzado no Governo da Paraíba

Segundo parlamentar, problema envolveria secretário Gilberto Carneiro | | Frei Anastácio, deputado estadual do PT O deputado Estadual Frei Anastácio (PT) denunciou hoje, no plenário da Assembléia, a suposta existência de nepotismo cruzado no governo . “Refiro-me ao caso do nepotismo cruzado verificado recentemente envolvendo a nomeação em cargos públicos pessoas de parentescos muito próximos ao secretário da administração do estado, Gilberto Carneiro e Paulo Américo Maia de Vasconcelos Filho, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 13ª Região”. Segundo o deputado, a esposa do atual secretário de administração do estado, Ana Patrícia da Costa Silva Carneiro Gama, foi nomeada no dia 20 de janeiro deste ano para exercer o Cargo em Comissão de Assessora Jurídica – Símbolo CJ 03, do Gabinete do Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho. Como retribuição, segundo o parlamentar, a esposa do atual Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Selda Celeste Ribeiro Coutinho Maia, foi nomeada no dia 31 de janeiro último para exercer o cargo em comissão de Chefe da Assessoria Jurídica – Símbolo DAS 1, do Quadro de Pessoal Comissionado do Departamento Estadual de Trânsito. “Ao trazer ao conhecimento de meus pares esse ato de nepotismo cruzado, o faço com a clareza de que se trata de uma iniciativa que descumpri e desrespeita princípios constitucionais e que deve receber tratamento adequado. E quero anunciar que estarei, nos próximos dias, encaminhando representação aos órgãos competentes com o intuito de ver prevalecer o regime da lei”, disse o parlamentar.