segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PRF anuncia redução do número de acidentes no feriado de Natal


Número de acidentes, mortes e feridos reduziu se comparado com o mesmo feriado do ano anterior
 A Polícia Rodoviária Federal registrou uma redução no número de acidentes, mortes e feridos no feriado prolongado de Natal, se comparado com o mesmo feriado do ano anterior. A Operação Final de Ano, que teve início no último dia 16, vem intensificando as ações de fiscalização nesse período de festividade e só termina no dia 02 de janeiro.
De sexta-feira (23) até a ontem (25) foram registrados 35 acidentes, com 22 feridos e 01 morte. No ano passado foram registrados 37 acidentes, com 33 feridos e 05 mortes. Durante a Operação Final de Ano as ações de fiscalização foram intensificadas principalmente no que refere-se à combinação perigosa entre direção e ingestão de bebidas alcoólicas.

Brasil levará até 20 anos para ter padrão de vida europeu, diz Mantega


Para ministro, desafio é aumentar o emprego e a renda para manter o crescimento
  Mantega: Brasil deverá manter ritmo acima dos países desenvolvidos (Elza Fiuza/Agencia Brasil)

Ao comentar a notícia de que o Brasil superou o Reino Unido e será, ao final de 2011, a sexta maior economia do mundo, o ministro da Fazenda, Guido  Mantega, afirmou nesta segunda-feira que, apesar de o Brasil crescer a taxas superiores aos países desenvolvidos, vai levar entre 10 e 20 anos para alcançar um padrão de vida europeu. "Vamos ter de continuar crescendo mais do que esses países, aumentar o emprego e a renda da população. Nós temos um grande desafio pela frente", disse Mantega, conforme nota divulgada no início da tarde.

O ministro reafirmou que neste momento de crise, centrada sobretudo nos países da zona do euro, os países emergentes vão ter uma expansão econômica superior ao crescimento dos ricos. "Os países que mais vão crescer são os emergentes, como o Brasil, a China, a Índia e a Rússia. Dessa maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é de que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos", sustentou.

O Brasil hoje é um país mais "respeitado e cobiçado", disse Guido Mantega. "Tanto que os investimentos estrangeiros diretos devem somar 65 bilhões de dólares este ano", afirmou, citando previsão do Banco Central.

Paraíba obteve maior desempenho na geração de emprego, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados


A Paraíba registra expansão de empregos com carteira assinada. Nos primeiros onze meses deste ano, foram gerados 20.834 novos postos de trabalho, o que representa 6,30% de acréscimo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), só no mês de novembro, o Estado gerou 2.150 empregos celetistas, que correspondem a um aumento de 0,62% em relação a outubro de 2011.

Proporcionalmente, o desempenho da Paraíba foi o melhor de todo o Nordeste. De outubro a novembro deste ano, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte tiveram expansão de 0,41%, 0,40% e 0,25%, respectivamente. A Paraíba gerou 571 empregos por milhão de habitantes, enquanto o Ceará gerou 516 e a Bahia, 225. Pernambuco, que é considerado hoje o "motor” do Nordeste, gerou 584 empregos por milhão de habitantes.

Coperve começa a corrigir redações; resultado final do vestibular sai no dia 25 de janeiro de 2012


A Coperve – Comissão Permanente do concurso Vestibular da Universidade da Paraíba – UFPB vai começar a corrigir a redação das provas da segunda etapa do Vestibular 2012. A informação é do professor João Lins, presidente da Coperve, adiantando que o cronograma de correção das provas esta de acordo com o calendário estabelecido pela comissão.
Ele adiantou que são mais de 28 mil e 500 redações e que o trabalho dos professores que vão fazer a correção é minucioso e tem que ser feito com muita calma. O presidente da Coperve disse que das provas da segunda etapa do vestibular, 10 quesitos foram questionados com o pedido de cancelamento das respostas e a soma dos pontos para todos os vestibulandos.
No entanto, o professor informou não houve alteração nas respostas e o esclarecimento sobre cada quesito já esta no site da Comissão. Sobre a divulgação final do vestibular com a relação dos nomes aprovados para um dos cursos de graduação da UFPB, ele disse que esta mantido o calendário e o resultado será divulgado no dia 25 de janeiro de 2012.

Jonas Batista

Em busca de reciprocidade: PT de JP deve exigir vice de Agra caso tese da candidatura própria seja derrotada


Mesmo com a determinação do PT Nacional para que o partido tenha candidatura própria em todas as Capitais do país, o PT de João Pessoa ainda sonha em fazer parte do Conselho Político do PSB e apoiar a candidatura à reeleição do atual prefeito, Luciano Agra.

Caso essa seja a tese vitoriosa o partido não ficará inerte e não lançará o apoio de mão beijada. Segundo o deputado federal Luiz Couto (PT), um dos defensores do apoio ao PSB, se o PT não tiver candidatura própria, será iniciado um processo de negociações por espaços na gestão socialista e o primeiro alvo é a vaga de vice.

Banco irá indenizar 200 mil negros e latinos em U$ 335 milhões por racismo


Usando a cor da pele e a etnia como critérios, banco negava concessão de empréstimos ou cobrava juros maiores


O Bank of America chegou a um acordo judicial com o governo norte-americano se comprometendo a criar um fundo de 335 milhões de dólares para compensar negros e latinos por discriminação na concessão de créditos hipotecários. Essa prática foi realizada por sua subsidiária Countrywide, entre 2004 e 2008, antes desta ser adquirida pelo banco. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21/12) pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

A negociação, por sua vez, encerra uma acusação contra a subsidiária do banco, acusada de negar empréstimos a mais de 200 mil clientes negros ou de origem latina por motivos étnicos e raciais.

Jogador de futebol abandona a carreira para doar rim à filha


O jogador afirmou que sentirá saudade da antiga profissão, mas que o futebol “é algo ínfimo perto disto que estamos vivendo agora”


Depois de 14 anos atuando como jogador profissional de futebol, o argentino Ariel Giaccone, de 36 anos, resolveu abandonar a carreira. Não foi por culpa de lesões e muito menos por sua condição física. Giaccone deixou a profissão para doar um rim à filha.

Em abril a filha do ex-jogador, Gabriela, de 19 anos, foi diagnosticada com insuficiência renal. A jovem começou o tratamento e também a buscar um rim compatível. “Foi muito duro. Saía do trabalho para estar com ela durante todo o tempo que durava a diálises”, afirmou Giaccone, se referindo ao procedimento médico adotado para quem tem insuficiência renal. “Em quatro horas intermináveis e vê-la com essa máquina ao lado me destruía”, completou, em entrevista ao jornal argentino Clarín.

Homossexual assumida, sobrinha de Fidel Castro inaugura blog e twitter


Filha de Raul Castro é líder na defesa dos direitos dos gays em Cuba


Mariela Castro, filha do presidente cubano, Raúl Castro, e diretora do Cenesex (Centro Nacional de Educação Sexual), lançou nesta quarta-feira (21/12) um blog, um mês após estrear nas redes sociais abrindo uma conta no Twitter. O site, denominado "O blog de Mariela Castro", traz no momento duas postagens.

Mariela é gay e lidera um movimento pelos direitos civis dos homossexuais em Cuba. Um dos textos fala sobre um debate no Parlamento cubano sobre a "problemática racial" na ilha, onde Mariela relata que foi convidada na terça-feira (20/12) para um reunião de trabalho na Assembleia Nacional em que foi discutido o racismo.


Conforme escreveu Mariela, os 53 anos da revolução cubana confirmam que o país deve trabalhar de forma permanente em estratégias educativas e de comunicação social para conquistar "mudanças culturais" na sociedade e "justiça plena".

Mariela Castro abriu em novembro uma conta no Twitter, que atualmente reúne mais de 5 mil seguidores.

A incomensurável responsabilidade do PT na CPI das Privatizações Tucanas


A CPI que está sendo proposta não deve ser encarada como uma oportunidade de revanche contra personalidades arestosas da vida política nacional


O desabalado processo de privatizações vivido pelo Brasil nos anos 90 ressentiu-se, entre outros requisitos, da necessária transparência de um debate sereno e abrangente.

No atropelo que marcou uma agenda impulsionada por coalizão de interesses econômicos e ideológicos, então no auge do seu poder, a mídia conservadora cumpriu a função de silenciar as vozes e forças discordantes, asfixiando-as com o método conhecido da desqualificação.

O aparelho de Estado resultante de quase duas décadas de ditadura militar necessitava sem dúvida ser passado a limpo pela democracia, tendo sido desvirtuado como instrumento da sociedade e do desenvolvimento.

Namorado de prefeita vai a delegacia após disparar arma.


Namorado, que é ex-PM, disse que deu os tiros após ver vulto  Prefeita de Jandira, Anabel Sabatine (PSDB)
Prefeita de Jandira, Anabel Sabatine (PSDB
A prefeita de Jandira, Anabel Sabatine (PSDB), e seu namorado foram parar em uma delegacia após o homem fazer diversos disparos de arma de fogo na madrugada desta segunda-feira (26). Os tiros foram dados por volta da 1h na casa de Anabel, situada em um condomínio em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo.

O porteiro do condomínio foi chamado após os disparos pela prefeita. O namorado da prefeita, que é ex-policial militar, disse na delegacia que efetuou ao menos cinco disparos após ver um vulto atrás do carro.

Estado e Prefeitura fazem parceria para beneficiar três bairros de JP


O governador Ricardo Coutinho e o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assinaram na manhã desta segunda-feira (26) convênio para implantação de ligações viárias entre os bairros Altiplano Cabo Branco, Bancários e Castelo Branco, na Capital. A solenidade ocorreu às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Redenção.

Com orçamento de R$ 9,1 milhões, a obra teve o projeto elaborado pelas Secretarias Municipais de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), e será executado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Manoel Júnior tenta desejar ‘Feliz Natal’ a Maranhão e acaba ‘quebrando a cara’


Deputado tenta esfriar tensão e garante que sua intenção não foi atacar ex-governador 
Um fato registrado este final de semana apimenta ainda mais a hoje turbulenta relação entre os peemedebistas Manoel Júnior e o José Maranhão, após manifesto do deputado condenando o continuísmo e o nepotismo presente em seu partido – o que foi entendido como um recado direto ao ex-governador.

Em entrevista ao jornalista Luís Torres, Manoel Júnior, afirma ter ligado para José Maranhão no dia 24 (véspera de Natal), a fim de desejar-lhe ‘boas festas’, no entanto sequer foi atendido.

“Não liguei mais porque achei que estava incomodando”, complementou o parlamentar.

Ainda segundo Manoel Júnior, seu manifesto não foi contra José Maranhão, mas ‘a favor do PMDB’.

O deputado espera que uma pesquisa qualitativa, combinada entre ele e Maranhão, possa apontar qual o melhor perfil para o PMDB lançar. O deputado garante que vai respeitar a indicação das ruas. No entanto, avisa: “Se Maranhão for o escolhido, e ‘abrir’ nas vésperas da eleição, eu entro pra ser candidato”. 

MaisPB