segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Agra defende gestão pactuada e acusa oposição de cultuar derrotismo


O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB) foi hoje a Mangabeira para entregar a reforma do Complexo Hospitalar, que passa a contar com uma Urgência Pediátrica e 32 novos leitos de cirurgia eletiva em traumatologia e ortopedia. Abordado pela imprensa para comentar o questionamento judicial feito pelos vereadores de oposição ao projeto que regulamenta a atuação das organizações sociais, Agra minimizou a suspensão da lei, aprovada na Câmara, por liminar na juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho e acusou a oposição de fazer um culto ao derrotismo:

- O que se está questionando são os procedimentos simples como a minha assinatura na sanção da lei. Eu faço isso quase todos os dias e me cerco de todos os cuidados. O que existe é o alarde da oposição, que não faz um registro das nossas realizações. Só faz puxar para baixo a cidade. Faz um culto ao derrotismo, uma coisa negativa!


Solenidade - Durante a inauguração dos novos leitos do Ortotrauma, o prefeito destacou que o benefício irá favorecer não apenas o município de João Pessoa, mas 180 outras cidades conveniadas com a Capital. Agra ressaltou que, com a inauguração da ala Rebeca Cristina e do anexo Dr. Arnaldo Tavares, está sendo possível garantir o atendimento à população. "Todos os equipamentos da rede hospitalar municipal estão recebendo investimentos, a exemplo do Santa Isabel, com o equipamento de Ressonância Magnética e o próprio Complexo de Mangabeira, com os novos leitos. Sabemos que uma grande parte dos atendimentos no Complexo, seja em razão de convênios ou procura espontânea do usuário, é feita em pacientes originários de outros municípios. Temos que garantir que o serviço prestado à população de João Pessoa melhore cada vez mais e humanizar o atendimento”, explicou o prefeito.        

Para a construção das melhorias no Complexo foram gastos aproximadamente R$ 1,5 milhão, dentre aquisição de equipamentos e construção da obra. Thatiany Monteiro Coelho, diretora-geral do Complexo Hospitalar, ressaltou que os investimentos integram uma ação de melhoria de qualidade no atendimento à população pelo qual o hospital está passando, como ampliação de exames e ampliação de leitos. "Tínhamos um contingente de pessoas que aguardavam nos corredores que agora passaram a ser alojados confortavelmente em leitos”, salienta Thatiany.

A usuária Maria do Carmo, residente no bairro de Mangabeira, afirmou que as obras inauguradas são muito importantes para a população de João Pessoa, especialmente para os moradores do bairro de Mangabeira. "Nossas crianças já eram atendidas pelo município, mas agora esse atendimento vai ser muito mais rápido. É uma alegria muito grande hoje para todo mundo de Mangabeira, que agora pode ter a certeza de levar seu filho para receber um atendimento de urgência quando precisar”, enfatizou a moradora.

Na oportunidade, a secretária Roseana Meira lembrou que a demanda de atendimentos na especialidade será suprida com os novos leitos. "A grande quantidade de acidentes de trânsito vem causando um transtorno nos hospitais de urgência. Com a inauguração do novo anexo estamos desafogando quantitativamente esta demanda e evitando colocar pacientes nos corredores e isso com a celeridade necessária”, assinalou Roseana.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira atende a urgências e emergências em clínica médica, traumatologia, cirurgia geral, bucomaxilofacial, bem como realiza cirurgias eletivas em traumatologia e ortopedia e bucomaxilofacial, bem como atende a urgências pediátricas em clínica médica e em traumatologia. Só em traumatologia e ortopedia são realizadas 270, em média, cirurgias ao mês.

O hospital conta também com um Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm), hoje conta com oito leitos. Além das tomografias realizadas em pacientes internos e em crianças, no hospital podem ser realizados exames de colonoscopia, endoscopia, exames laboratoriais, ultrassonografia e raio-x, através da indicação dos médicos das Unidades de Saúde da Família e da Central de Regulação de João Pessoa.

Nenhum comentário: