sábado, 11 de junho de 2011

Líder no PT na Câmara Federal debate reforma política com filiados paraibanos


 Paulo Teixeira está percorrendo diversos estados brasileiros

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Federal, Paulo Teixeira (PT-SP), se reúne neste sábado, 11, com membros da legenda para debater a reforma política.
Entre os petistas presentes no encontro, destacam-se o deputado federal Luiz Couto (PT), o petista Walter Aguiar, secretário de Estado do Governo da Paraíba, o presidente municipal do PT da capital, Antônio Barbosa, o superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael, o secretário de Turismo de João Pessoa Francisco Linhares, entre outras figuras ilustres do PT paraibano.
Paulo Teixeira disse que tem discutido a Reforma Política com o seu partido nos estados brasileiros, e esteve nesta sexta, 10 com o PT do Rio Grande do Norte, em um encontro ocorrido em Natal. Na capital, a iniciativa de convidar o deputado partiu do Diretório do PT de João Pessoa, segundo informou Walter Aguiar. Para ele, é preciso debater as mudanças que estão sendo propostas tais como voto distrital, fim da reeleição, financiamento público de campanha, lista fechada entre outras.
Walter Aguiar disse que o partido tem um posicionamento firme sobre a necessidade de se aprovar o financiamento de campanha eleitoral. “A ideia é retirar a questão do financiamento privado da eleição, e colocar o poder público como financiador, mediante critérios, proporcional ao peso de cada partido, isso vai se discutir”, defendeu. Para ele, essa mudança eliminaria uma “brecha para corrupção” hoje existente no financiamento das campanhas eleitorais.
O deputado federal Luiz Couto ressaltou a importância de trabalhar a temática da Reforma Política nos estados e nos municípios, para participar a discussão à sociedade. “Pois sabemos que sabemos que só haverá reforma política se houver pressão popular”, defendeu Couto, para quem não é possível continuar com o atual sistema eleitoral e político, no qual na maioria das vezes “o poder econômico defina o resultado das eleições”. “Nós achamos que na estrutura que temos, hoje, no Congresso Nacional, dificilmente teremos uma reforma política para valer, se não houver mobilização da sociedade e pressão popular”, reforçou.
Luiz Couto disse que a partir da reunião deste sábado, o partido vai tirar proposta de fazer o debate amplo em todos os segmentos da sociedade paraibana, e anunciou que o PT realizará reunião em setembro, antes do período eleitoral, para discutir a Reforma Política com mais profundidade.

Nenhum comentário: