O executivo Alexandre Teixeira Jubert, diretor-superintendente do Sistema Correio de Comunicação (na foto ao lado, à esquerda, com Beatriz Ribeiro ao centro e o ex-senador Roberto Cavalcanti, à direita) anunciou que as próximas pesquisas de aceitação de programas de televisão feitas pelo Ibope, na Paraíba, já serão realizadas através da utilização do Peoplemeter, ou “medidor de audiências”, que é um dispositivo desenvolvido pela empresa Nielsen Media Research, da Suécia, que permite medir passivamente a audiência dos canais de TV ou rádio.
Funcionamento dos aparelhinhos
O sistema é acionado mais ou menos assim: um codificador de áudio ou vídeo é instalado na emissora ou na rede a cabo, e emite um sinal especial dentro do sinal de vídeo e áudio do determinado canal de TV. Na casa do telespectador, com a devida autorização do mesmo, outro dispositivo é instalado, criando assim uma interface de comunicação para o envio de uma série de informações, tais como:
Operacionalidade gera confiança
Freqüência do canal, hora em que foi sintonizado/dessintonizado o aparelho em questão, hora em que a TV foi desligada, entre outros detalhes. Essas informações permitem à empresa gerar uma tabela informativa para analisar as audiências de cada programa exibido, hora a hora.
Assistência minuto a minuto
Esse aparelho é usado há cerca de 20 anos para medir o hábito dos telespectadores pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), empresa que domina as pesquisas na área, em todo o País.
Campeão é conhecido na hora
Na Grande São Paulo, os dados do Peoplemeter são transmitidos por ondas de rádio para a sede do Ibope e a audiência na TV é calculada em tempo real, permitindo que o resultado seja disponibilizado quase simultaneamente aos clientes, pela Internet, mediante uma senha especial de acesso para os compradores de cada pesquisa.
Resultado será consolidado
Em outras cidades, as informações são coletadas uma vez por dia, por telefone, e divulgadas aos clientes no dia seguinte, após aproximadamente 30 minutos da computação dos dados, ou seja, a partir do fechamento matemático de cada tabulação de pesquisa.
Totalização é incontestável
No geral, o Ibope utiliza cerca de 6.000 Peoplemeters, que estão instalados em mais de 3.500 domicílios e atingem aproximadamente 14 mil pessoas residentes em cidades de nove regiões do Brasil, incluindo o Nordeste.
“Sampa” já sabe como utilizar
A maior região pesquisada é a Grande São Paulo, com cerca de 850 aparelhos instalados. A escolha das casas onde os aparelhos são instalados é feita por meio de amostragem, o mesmo princípio aleatório usado nas pesquisas de opinião pública do instituto.
Sistema Correio sai na frente
Há 21 anos, o economista Alexandre Jubert assumia a superintendência do Sistema Correio. No dia 2 de abril de 1990, ele iniciou uma trajetória que reposicionou o jornal “Correio da Paraíba” no mercado, o que resultou na conquista da liderança do setor, ampliou o poder de comunicação das emissoras de rádio e estabeleceu as bases para o início das transmissões da TV Correio em 1992, empreendimento também de sucesso, que culminou com o lançamento do Portal Correio na web.
Vinte anos de persistência
Hoje, como decorrência do trabalho de mais de duas décadas coordenado por ele, liderando uma equipe de profissionais entre os quais alguns estão ao seu lado há mais de 15 anos, os veículos de comunicação se destacam regionalmente, sendo referência nacional de grandes anunciantes, mantendo parcerias com entidades e empresas em projetos de inclusão social, além de dialogarem permanentemente com as agências de publicidade do Estado.
Pioneirismo em gestão empresarial
Além de economista graduado pela UFPB, Alexandre Jubert é também graduado em Contabilidade, Direito e Administração de Empresas. É pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro e fez especialização na Universidade de Luca, na Itália, com foco em gestão de negócios e empresas.
1º lugar é fruto do dia-a-dia
Entre as características de seu estilo de liderança, estão a capacidade de antecipar cenários para potencializar oportunidades de conjuntura, visão estratégica para maximizar recursos e identificar talentos, além de visão sistêmica para integrar núcleos gerenciais, com a finalidade de redução de riscos e incremento da produtividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário