quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Para Dilma, Hospital da Ulbra leva padrão de hospitais privados ao SUS


Presidente inaugurou 110 novos leitos para pacientes da rede pública, em Canoas
Para Dilma, Hospital da Ulbra tem qualidade privada
Crédito: Roberto Stuckert Filho / PR / CP
 Em um dos compromissos mais importantes para o governo federal no Estado, a presidente Dilma Rousseff inaugurou, na tarde desta sexta-feira 02/09/, 110 novos leitos de atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Universitário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas.

Dilma destacou a importância da parceria entre a prefeitura municipal e o Sistema de Saúde Mãe de Deus, que assumiram recentemente a gerência da instituição. “Essa cerimônia evidencia o que é um sistema de saúde de qualidade: é levar ao SUS um padrão que nós estamos acostumados a usar, que é o padrão dos hospitais privados”, afirmou.

A presidente classificou a parceria entre setor privado e público como “criativa” e elogiou algumas vezes o prefeito, a quem qualificou como “excelente gestor”. “Um sistema do porte do SUS tem que dar conta de três elementos: ser universal, gratuito e de qualidade. Geralmente ou é de qualidade ou é universal; ou é pago ou é de qualidade”, disse.

“Assistimos durante dois anos o presidente (dos Estados Unidos Barack) Obama lutar pra provar algo que nos reconhecemos desde 1988. Nós estamos na frente? Estamos sim, porque aqui no Brasil ninguém ousa dizer que a saúde não deve ser universal e gratuita. E os que pensam que não deve ficam calados, porque a sociedade brasileira não aceitaria isso”, completou.

A presidente destacou que a melhora no atendimento a pacientes do SUS é uma espécie de exigência de um “ciclo virtuoso” que elevou “uma Argentina inteira” (cerca de 40 milhões de pessoas) à classe média desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Enquanto o Brasil era feito para poucos, era possível governar e estar fora do sistema público. Agora você governa para pessoas que usam esse serviço, têm clareza da necessidade de qualidade”, disse. “É porque o País deu um passo à frente que vai ser imperdoável pro gestor não fornecer saúde pública eficiente."

Com um investimento mensal de R$ 2,2 milhões a partir de outubro, o hospital passará a ter 285 leitos do SUS. O prédio está em processo de transferência para a União como forma de pagamento de dívidas da Ulbra. Depois, ele deverá ser cedido à prefeitura de Canoas. Atualmente, a gestão assistencial, administrativa e financeira está delegada ao Mãe de Deus.
Governador Tarso Genro também esteve presente na cerimônia ao lado de Dilma | Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR / CP 



Nenhum comentário: