quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

NESTA QUARTA

Ricardo visita Lagoa Seca e lança programa de distribuição de sementes na Paraíba

Plano Safra 2011/2012 deve ser implantado no Estado

O governador Ricardo Coutinho visita nesta quarta-feira (26) o município de Lagoa Seca, onde fará o lançamento simbólico do programa de distribuição de sementes relacionado à safra de 2011. Acompanhado do secretário do Desenvolvimento de Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista da Silva, ele se reúne, a partir das 10h com lideranças do Pólo Sindical e na sequência visita o Banco Mãe de Sementes.

Devem participar do encontro representantes dos movimentos sociais do campo, de instituições de ensino, de entidades ligadas a projetos de extensão rural e pesquisa em ciências agrárias, do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil, de prefeituras municipais da região e de conselhos municipais de desenvolvimento rural. Com as lideranças do Pólo Sindical, Ricardo discutirá propostas de ações conjuntas visando o melhor desempenho do setor agrícola nos próximos anos. Conforme dados distribuídos pela assessoria técnica, o Governo do Estado está determinado a construir o Plano Safra 2011/2012. O processo terá a participação efetiva dos movimentos sociais do campo e a previsão para o período é de uma produção de 800 toneladas de sementes. Para obter os resultados desejados, a Emepa e a Embrapa atuarão em parceria com o agricultor familiar, assegurando a utilização de sementes adaptadas e de qualidade, proporcionando economia para os cofres públicos e geração de renda para as famílias produtoras. Empenhado na conclusão do Banco Mãe de Sementes – estrutura que servirá de apoio às dinâmicas da agricultura familiar do território, especialmente das atividades ligadas ao patrimônio genético (armazenamento de sementes) – o Governo pretende dar apoio especial à revitalização da cultura da batatinha em cultivo agroecológico. A revitalização envolve a compra de toneladas de semente de batata de variedades mais produtivas, desenvolvidas pela Embrapa e já testadas em 2010 pelos produtores paraibanos. Será feita também a restauração da câmara fria utilizada para armazenamento da batata semente. Para isso será utilizado o armazém da Conab, que fica localizado na cidade de Esperança. Atualmente, segundo dados da equipe técnica da administração estadual, aproximadamente 150 a 200 famílias têm essa lavoura em sua composição de renda. O Governo também pretende fortalecer o programa do Biodiesel. A previsão para este ano é que a atividade envolva a participação de 5.700 famílias com o cultivo consorciado em 11.400 hectares de plantas oleaginosas (mamona e girassol) e com plantas alimentares (milho e feijão).

Da Secom PB

Um comentário:

Naza disse...

Um dos mais brilhantes pesquisadores da Paraíba o petista Marinilson Batista da Silva, é um dos poucos acertos do governador na composição de sua equipe de governo, espera-se muito desse disciplinado pesquisador da EMBRAPA soluções para equacionar os problemas enfrentaados no dia-a-dia pelo agricultor paraibano, sobretudo o pequeno agricultor. A agricultura familiar, que é responsável pela grande maioria da produção de alimentos deverá, até por força das politicas para o setor empreendidas pelo Governo Federal receber uma atenção especial, pois nela esta a verdadeira geração de empregos e porporcionando uma melhor qualidade de vida.
Mas a disciplina profissional do Secretário não se aplica à sua carreira política e partidária, eleito vereador em 2004 pelo PT em Remigio, sua cidade, não exerceu o mandato que lhe fora conferido pelo povo e foi prestar relevantes serviços como Delegado do MDA na Paraíba. Agora Marenilson enfrenta um processo disciplinar dentro do PT, justamente por desobedecer uma decisão majoritária proclamada pelo Diretório Regional em 11 de dezembro de 2010. A punição caberá ao Conselho de Ética e, decisão majoritária não se discute, se cumpre ou enfrenta as consequências.