quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Couto quer criar “força federal” para combater grupos de extermínio

Deputado voltou a falar no assunto após operação que prendeu policiais em Goiás.

Ao elogiar a ação da Polícia Federal (PF) responsável pela prisão de 19 integrantes de um grupo de extermínio que atuava no estado de Goiás, o deputado federal Luiz Couto (PT), que é ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, declarou nesta quinta-feira (17) que vai pedir à PF para que a instituição atue em todo o país no combate a esse tipo de crime.

"Vou solicitar ao Ministério da Justiça que crie uma força constituída de policiais federais para atuar em todos os estados onde existam grupos de extermínio", afirma.

O parlamentar destacou que somente com a atuação firme da Polícia Federal é que os crimes “encomendados ou executados por gente graúda" poderão ser combatidos e esclarecidos.

Ele pondera que se refere a “políticos, empresários e fazendeiros inescrupulosos” quando fala em “gente graúda” de declara que muitas vezes as vítimas são crianças, adolescentes e mulheres.

Segundo informações da PF, o grupo desarticulado na operação "Sexto Mandamento", em Goiás, era composto por policiais militares e autoridades do Estado. Entre os integrantes está um ex-secretário de Segurança Pública do Estado, um ex-secretário da Fazenda, o atual subcomandante da Polícia Militar de Goiás, além de policiais de várias patentes.

Nenhum comentário: