O prefeito Luciano Agra (PSB) vai realizar uma audiência pública no Bairro do Bessa ainda esta semana para discutir com a população local a polêmica da retirada do Aeroclube do espaço onde se encontra hoje.
A audiência é o ponta pé inicial para um caminho que Agra pretende levar essa debate: o da legitimação social.
Depois disso, o prefeito vai propor um plebiscito, com base no Estatuto das Cidades, para que o pessoense diga se a prefeitura deve continuar lutando para colocar o Aeroclube em outro local. A Justiça Eleitoral realizaria a consulta.
Agra foi claro: se a população não quiser um grande parque com direito a teatro e tudo no Bessa, a prefeitura vai esquecer esse assunto. “E faremos o parque dentro do canal”, declarou o prefeito.
Agra considera que a situação chegou num nível que somente a palavra popular terá o poder de conduzir o debate.
A audiência será realizada provavelmente no auditório de uma igreja no Bessa, com capacidade para duas mil pessoas. Serão chamados ainda os representantes legais e jurídicos do Aerclube, bem como associações de moradores e representantes da prefeitura de João Pessoa.
Hoje, o Aeroclube promoveu manifestação (foto) e recebeu solidariedade de pilotos de outros estados pela destruição da pista no dia em que a prefeitura recebeu da Justiça liminar para tomar posse do local. Eles alegaram truculência por parte da prefeitura.
Moradores do Bessa, no entanto, prometem ato público em favor da retirada do empreendimento do local. A prefeitura diz que deu três opções de localidade para construção de novo Aeroclube e ainda depositou R$ 5 milhões pela desapropriação. O projeto prevê a construção de um parque em 75% da área do Aeroclube. O acordo inicial previa que 25% da área seria destinada para que os donos do empreendimento vendessem para a especulação imobiliária.
O debate tomou conta da cidade e mexeu até com quem nunca andou de avião ou passou pelo Bessa.
De toda forma, a tese de transferir para o povo a decisão é acertada. Tira o debate do gabinete do prefeito e da sala dos empresários e coloca na rua. Dependendo da resposta, um dos dois lados vai perder força.
Blog do Luís Tôrres
Nenhum comentário:
Postar um comentário