Homenagem será entregue a ex-presidente no dia 30 em Londres
Ricardo Stuckert/Presidência/19.02.2006
Lula
e Bono já se encontraram outras vezes, como em 2006, quando o vocalista
do U2 visitou o Brasil e se reuniu com o ex-presidente em Brasília
Na categoria Perestroika (Reconstrução), "pela contribuição ao desenvolvimento da civilização global", receberão o prêmio Lula; o cientista britânico Tim Berners-Lee, considerado o precursor da internet; e o empresário americano Martin Cooper, criador do telefone celular.
Lula, considerado o homem mais influente do mundo pela revista Time em 2010, foi eleito por "mudar o mundo no início do século XXI ao dirigir o renascimento de seu país".
Bono, Spielberg e o fundador do canal de notícias CNN, o americano Ted Turner, são os três vencedores na categoria Glasnost (Transparência), "pela contribuição ao desenvolvimento da cultura em um mundo aberto".
Finalmente, o cientista e empresário americano de origem russa Sergey Brin, um dos fundadores da gigante Google; o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas; e o engenheiro queniano Evans Wadongo, criador de lâmpadas solares para os pobres, obtêm o prêmio na categoria Uskorenie (Aceleração) "pela contribuição ao desenvolvimento da ciência e tecnologia modernas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário