Movimento promove ações em todo o país no chamado “Abril Vermelho”
Um grupo de 200 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocupou nesta sexta-feira (15) uma área da Usina Hidrelétrica de Taquaruçu, que fica na divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná.
A empresa Duke Energy, que administra a unidade, informou que entraria ainda hoje com uma ação para pedir a reintegração de posse.
Neste mês, o MST promove o chamado “Abril Vermelho”, jornada nacional de mobilizações que lembra o aniversário do massacre de Eldorado dos Carajás (PA), ocorrido no dia 17 de abril de 1996, quando 19 sem-terra foram mortos pela polícia em uma estrada. Nas últimas semanas, o movimento já promoveu ações em 16 Estados para cobrar o avanço da reforma agrária.
A área ocupada hoje fica na divisa da fazenda São Domingos. Durante uma ocupação ocorrida em 1997 no local, houve confronto com empregados da fazenda e 11 sem-terra foram feridos à bala. O coordenador estadual do MST, Ricardo Barbosa, disse que as ações vão continuar.
Na madrugada de hoje, o MST ocupou ainda a fazenda Santa Cecília, em Araçatuba. Também houve mobilização na fazenda Maria Ofélia, em Pereira Barreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário