domingo, 15 de maio de 2011

Com gol do coadjuvante Arouca e frango, Santos vence Corinthians e fatura o bi do Paulistão

Time do litoral ainda obteve a supremacia do Estadual no milênio, com quatro troféus
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Arouca o primeiro gol do título do Santos no Paulistão
Publicidade
O Santos soube superar a ausência de Ganso e conquistou neste domingo (15) o 19º título paulista de sua história com uma vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, na Vila Belmiro. A equipe atualmente comandada por Muricy Ramalho chega assim a sua segunda conquista seguida e obtém a supremacia no século, com quatro troféus contra três do rival desta tarde.
Os gols do título foram marcados por Arouca e por Neymar, em um frango de Julio César. Morais descontou para o Corinthians já nos minutos finais do jogo.


O título santista coroa uma campanha que teve momentos de irregularidade. Sob o comando de Adílson Batista, a equipe teve um começo avassalador na competição. Nos primeiros cinco jogos, foram quatro vitórias e um empate.

Na sequência, o início ruim na Copa Libertadores e a queda de produção do time provocaram a queda do treinador. A opção pelo interino Marcelo Martelotte logo se revelou pouco eficaz, e a diretoria optou pela contratação de Muricy Ramalho no começo de abril.

O novo técnico deu solidez defensiva ao time, que matou o São Paulo na semifinal com um segundo tempo taticamente impecável no Morumbi. Nem a contusão de Ganso, na primeira partida da decisão, tirou o jovem time do rumo do título.
Agora, os campeões paulistas voltam a suas atenções para a Copa Libertadores e não terão tempo de comemorar. Na quarta-feira (18), a equipe enfrenta o Once Caldas, no Paceambu, pelas quartas de final

O Santos tentou fazer valer o mando de campo no início do jogo e criou duas boas chances logo de cara. Aos 6min, Jonathan passou por dois marcadores e cruzou para a área. Neymar cabeceou mal e mandou a bola por cima do gol. No minuto seguinte, Arouca deu lindo passe para Léo. O lateral-esquerdo invadiu a área e finalizou muito perto do travessão de Julio Cesar.
O domínio santista continuou forte na partida. Aos 14min, Zé Eduardo chegou a marcar, mas o lance foi invalidado pelo árbitro Luiz Flávio de Oliveira, que assinalou impedimento.

No entanto, não demorou para que a equipe de Muricy Ramalho fizesse 1 a 0. Aos 16min. Léo encontrou Zé Eduardo livre na área, o atacante girou e rolou para Arouca desviar e marcar. Foi o primeiro gol do volante com a equipe do Santos em 66 jogos.

Logo após o gol, o lateral Jonathan sentiu uma contusão muscular e pediu substituição. Muricy colocou Pará em seu lugar.
A substituição não mudou o panorama da partida. O Santos manteve o domínio apostando na velocidade. O Corinthians permaneceu estático e sem conseguir reagir.

Animado após ter aberto o marcador, Arouca quase aumentou a vantagem santista aos 34min. Após cruzamento de Elano da esquerda, a defesa do Corinthians tirou mal, e o volante pegou de primeira da entrada da área para mandar na trave direita de Julio Cesar.

Com o susto, o Corinthians acordou e teve uma boa oportunidade aos 41min. Chicão cobrou falta para a área, a bola passou por Jorge Henrique, mas assustou o goleiro Rafael.

O Santos respondeu na sequência. Neymar recebeu de Zé Eduardo e, livre diante do gol, chutou em cima de Julio Cesar.

Ao fim da etapa inicial, eram oito finalizações do Santos e apenas duas do Corinthians, o que resumiu a supremacia do time do litoral na partida.

Tentando modificar esse panorama, o técnico corintiano Tite voltou para o segundo tempo com Willian no lugar do ineficiente Dentinho. Mas foi o Santos que teve o primeiro lance de perigo. Aos 4min, Alan Patrick chegou a marcar após cobrança de escanteio, mas estava impedido.

Nenhum comentário: